Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Animação brasileira e os animadores

Animação No Vermelho. Texturas de foto e mix de 2d e 3d.
1
G. Tomé · São Paulo, SP
6/12/2006 · 116 · 7
 

Muito já foi dito sobre a qualidade das animações brasileiras. Críticas corrosivas acompanhadas de comparações com produções gringas são comuns. No entanto, quem muito critica a qualidade de nossas produções pouco sabe do processo que envolve uma animação.

O Brasil é pioneiro em animação 100% digital, com Cassiopéia – longa de Clóvis Vieira – produzido com pouco mais de 15 computadores 486 e lançado em 96 - alguns meses depois de Toy Story que acabou ficando com o título de pioneiro. Mas não é. Woody e seus companheiros foram modelados primeiro fora do computador, em bonecos de argila, e depois digitalizados por meio de scanner tridimensional, lembra Clóvis, que realizou seu filme inteiramente no computador a partir do software e do algoritmo.

De lá pra cá muito vimos. As animações da Pixar e Dreamworks conquistando adultos e crianças. E apesar de não termos visto nada grandioso na animação brasileira nesses últimos 10 anos, o Brasil não parou. Temos sim bons animadores. O que nos falta é viabilidade no processo e vontade nos negócios.

É virtualmente impossível para um estúdio de animação brasileiro encarar a produção de um longa sem apoio. Até os grandes estúdios como a Mauricio de Sousa Produções têm que recorrer a acordos e contratos para dar conta do custo de um longa animado.

Com todas estas conhecidas dificuldades, os artistas brasileiros são obrigados a saírem do país (e são reconhecidamente competentes – como Carlos Saldanha – diretor de A era do Gelo2 e Eduardo Gurman, que participou da produção de Animatrix).

Os que aqui ficam se vêem obrigados a canalizar o trabalho para o mercado publicitário. E é aí, onde há dinheiro e demanda, que os brasileiros mostram seu valor. Animações originais como esta do Papai Noel no vermelho (parece ser um teaser de campanha), que utiliza recursos interessantíssimos de animação em 2d e 3d com texturas de fotos. Ou da Lobo, estúdio brasileiro que faz filmes para Nike, Diesel dentre outras marcas.

Para citar mais casos, lembro o animador José Márcio Nicolosi, diretor de animação dos estúdios Mauricio de Sousa e responsável pela animação do Frango da Sadia, Snoopy, Pantera Cor de Rosa, Tiny Toons, Pernalonga e Bond Boca nos comercias. Ou de Daniel Messias, estúdio brasileiro que o Cartoon Network confia algumas de suas animações. Aliás, o Cartoon Network, o melhor e maior canal de animações, tem como diretor de criação o brasileiro Carlos Tureta. E por aí vai, vários exemplos de que o problema da animação brasileira não é nem nunca foi os animadores.

Esperamos que novas oportunidades surjam para que nossos talentosos animadores produzam trabalhos originais, como Anabele, de Lancast (primeira animação brasileira na Nickelodeon) ou o recém-lançado longa Wood & Stock, baseado nos quadrinhos de Angeli. Que estes criadores não dependam da publicidade para se sustentarem e nem de leis de incentivo, burocracia e patrocínio de estatais para produzirem. Nesta terra que sempre falhou em oportunidades, podemos afirmar com certeza que nunca faltou criatividade ou vontade.


G. Tomé

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

oi Guilherme: muito obrigado pela boa aula: que venham outros textos! seria ótimo ter um panorama aprofundado da animação brasileira aqui no Overmundo. E seria legal que todos esses garotos que gostam do Naruto pudessem criar seus próprios animês em território nacional...

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 5/12/2006 02:12
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
G. Tomé
 

Boa Hermano. Existe um pseudo animê brasileiro, Holy Avenger, que agrada bastante. Já ouvi dizer que viraria série animada. Não sei o que deu disso. Espero que dê certo, seria um bom passo. O esquema é esse mesmo; parar de importar tanto e produzir mais...

G. Tomé · São Paulo, SP 5/12/2006 10:14
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fabii
 

Não entendo muito de animação... mas achei essa animação do Papai Noel genial! Concordo com vcs, devemos produzir e divulgar mais também, pois poucos sabem que a animação brasileira é boa.

Fabii · São Paulo, SP 5/12/2006 16:55
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Augusto C M
 

Guilherme,
Esse texto mostra que, apesar de os incentivos reais para produções culturais ainda serem escassos, há espaço para parcerias entre produtores de cultura e geradores de renda, e, mais importante, há interesse de ambos os lados.
Abraço

Augusto C M · São Paulo, SP 5/12/2006 16:55
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Jonas C.
 

Gostei muito do artigo, até porque prova, através dos links (como o do Papai Noel naqueles dias), que existem excelentes animadores aqui no Brasil. Ótimo o resgate do "Cassiopea", longa de animação inovador.

Jonas C. · São Paulo, SP 6/12/2006 18:03
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
eduardo ferreira
 

tive um parceiro de animação aqui em cuiabá. o cara veio de curitiba e fazíamos animações de massinha. chegamos a participar em 1999 do tókio vídeo festival com o "quem tv?" - tudo feito artesanalmente em vhs (literalmente no fundo do quintal de minha casa). fizemos uma série de animações pra tv local, publicitários, etc. hj, fiquei sabendo agora, esse parceiro, voltou para curitiba e está literalmente com a mão na massa. só que dessa vez como assistente de pedreiro. é sério. sério e foda. talento e apatia (do artista, do mercado, da falta de ânimo que assola tanta gente...).

eduardo ferreira · Cuiabá, MT 6/12/2006 18:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
André Vinagreiro
 

Gostei do post, pra ter uma ídeia é muito dificil achar conteudo bom sobre animação hoje em dia realmente tem que procurar pq pouco se fala sobre o assunto seriamente, e vc passou muitas informações legai, parabéns. Eu animo, atualmente estou em um projeto de curta chamado, Primium Filius, e tenho certeza que sera um sucesso, estou nela a meses e não tenho pressa para acabar pois quero deixa-la incrivel. Vou passar o link de uma animação que fiz em homenagem aos estudios Hanna-Barbera ano passado e meu contato caso alguem esteje interessado em saber do curta que estou trabalhando. E peço que se alguem que entenda do ramo ver minha msg entre em contato por favor, tenho 15 anos e me considero um bom animador, tenho tudo pra ser um grande profissional, mais como o texto diz o que folta é oportunidade, então se você achar que eu tenho talento entre em contato ou me ajude a divulgar meu trabalho. Obrigado pela atenção, fiquem com Deus. Animação : Link Contato Email/Msn : andrevinagreiro@msn.com

André Vinagreiro · São Paulo, SP 3/9/2011 21:14
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados