Apocalipse motorizado e soluções divertidas

1
Jorge Cordeiro · São Paulo, SP
19/4/2008 · 106 · 9
 

O livro Apocalipse Motorizado - A Tirania do Automóvel em um Mundo Poluído pode ser baixado gratuitamente no site da editora Conrad até o dia 30 de abril.

O livro traz uma coletânea de textos que discutem a dependência que nossa sociedade tem com os carros e os efeitos colaterais disso - poluição, dependência do petróleo, expropriação do espaço público comum e a exclusão social. Num dos capítulos, são propostas ações práticas para diminuir essa dependência - andar mais a pé e de bicicleta, usar transporte público, fazer passeios mais próximos de casa, e por aí vai.

O livro é ilustrado pelo cartunista americano Andy Singer, autor de CARtoons.

Uma proposta que não lembro se está no livro mas que é levada a cabo todos os anos pelo grupo Rebar, formado em 2004 por um grupo de ativistas, designers e artistas, é o de ocupar vagas de estacionamento nas ruas. O Rebar tenta mostrar às pessoas que não devemos simplesmente aceitar passivamente nossa vida cotidiana e suas relações sociais aparentemente auto-evidentes.

Como funciona essa ocupação? Veja o vídeo aqui.

A iniciativa, batizada de Park(ing) Day, acontece todos os anos em São Francisco (EUA) e em outras cidades do mundo. Este ano será no dia 19 de setembro. No ano passado, Rio, São Paulo e Belo Horizonte participaram, além de outras 47 cidades de todo o mundo.

Em Belo Horizonte, o evento foi batizado de Vaga Verde e realizado na praça Savassi, em frente a uma loja do McDonalds. Saiba o que rolou clicando aqui.

No Rio, muda o nome (para Vaga Viva) mas a proposta é a mesma. Posso estar enganado, mas pelas fotos que vi, o evento rolou na avenida Rio Branco, no centro.

Nessas e em outras cidades (brasileiras ou não), a iniciativa se mesclou em 2007 com o Dia Mundial Sem Carro - confira as fotos.

A missão dessas divertidas ações é repensar a forma como as ruas são usadas, chamar a atenção para a necessidade de parques urbanos e melhorar a qualidade do habitat urbano humano. Se tivermos menos carros nas ruas, teremos mais espaço, mais qualidade de vida, um ar mais respirável e menos barulho, menos acidentes, menos estresse no trânsito.

Quer saber como fazer um desses mini-parques urbanos? Clique aqui então.

Fonte: O Escriba

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Uau, Jorge. Taí uma questão que sempre me intrigou: essa relação louca que as pessoas têm com o carro. Não sabia que já havia movimentos e mais movimentos que tratam disso (mas, pensando bem, até que era previsível). Me identifiquei totalmente. Já baixei o livro. :) Abs

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 15/4/2008 16:10
sua opinião: subir
Jorge Cordeiro
 

bem legal, né? tem vários movimentos desse tipo, uns mais radicais, outros mais lúdicos como esse Rebar. Já assistiu ao documentário Sociedade do Automóvel? Recomendo. Ó o link: http://video.google.com/videoplay?docid=1608289607442109392

bjs!

Jorge Cordeiro · São Paulo, SP 15/4/2008 16:13
sua opinião: subir
Jorge Cordeiro
 

E já acatei sua sugestão, Helena. Encontrei dados sobre os eventos que rolaram no Rio, Sp, e BH e vou complementar a matéria, ok?

bjs e obrigado!

Jorge Cordeiro · São Paulo, SP 15/4/2008 16:15
sua opinião: subir
Jorge Cordeiro
 

Tá lá, Helena! Obrigado pela sugestão!

Jorge Cordeiro · São Paulo, SP 16/4/2008 10:01
sua opinião: subir
Everton R.
 

Estou lendo este livro. As ideias dele sao boas, nossas cidades lotadas de carros estao precisando muito de uma organizacao mais sensata.

Everton R. · Brasília, DF 18/4/2008 11:38
sua opinião: subir
Tãnia Barros
 

Vou conferir as dicas, os links, e o livro. Valeu!

Tãnia Barros · Rio de Janeiro, RJ 18/4/2008 20:00
sua opinião: subir
Jorge Cordeiro
 

valeu, Tania!!

Jorge Cordeiro · São Paulo, SP 18/4/2008 23:23
sua opinião: subir
Jorge Cordeiro
 

O livro é muito bom, Everton! E confira também a página do grupo Rebar, os caras têm boas idéias!

Jorge Cordeiro · São Paulo, SP 18/4/2008 23:24
sua opinião: subir
Sergiomirandinha
 

Opa, não sei se você soube, houve uma manifestação que aconteceu agora dia 1 de Janeiro em São Paulo na posse do prefeito. Saiu no 'Va de Bike': http://goo.gl/ebwn3 E no Diario de S. Paulo: http://goo.gl/hZVja Eis aqui fotos da Manifestação: http://goo.gl/VUTQN - Acho que a Bicicletada deve se movimentar em eventos estratégicos assim, para chamar bem atenção, e pedir pontos concretos, como é o caso do plano de 2008 engavetado. Para saber mais sobre o plano de 2008, acesse este artigo do "Va de Bike" http://goo.gl/OCXlJ ......

Sergiomirandinha · São Paulo, SP 6/1/2013 11:32
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados