Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Aprenda a desenhar com carvão

http://www.desenhotudo.com
1
Cristina Jacó · Goiânia, GO
6/5/2008 · 126 · 8
 

Mas o que é isso? Desenhar com carvão? Sim, o desenho a carvão é uma prática antiga, desde a época das cavernas e ainda é utilizado hoje. Mas porque? Bem, ao que parece algumas práticas consagradas da arte permanecem além do tempo. Como a pintura a óleo, a aquarela, a têmpera e outras. E com o desenho a carvão não é diferente, isso se explica devido à sua grande flexibilidade para a criação, encantando artistas ao longo dos anos.

O carvão oferece várias vantagens: além de ser mais barato que o grafite é também mais fácil de usar. E assim como o desenho com grafite, no desenho com carvão o mais importante é ver. É preciso saber reconhecer nos modelos ou assuntos que você deseja desenhar, onde estão os tons escuros e onde estão os tons claros e, com calma, ir definindo a forma e aprimorando o acabamento do seu desenho.

O desenho com carvão pode ser usado tanto para estudo ou como uma técnica pura de arte. O curso de desenho com carvão oferecido pelo www.desenhotudo.com vai te mostrar como fazer uso do carvão para continuar a aprender a desenhar e para preparar desenhos que receberão outras técnicas, por exemplo: ao criar esboços para pinturas em tela.

Com carvão e papel barato como o papel jornal ou o papel craft (que é aquele de fazer embrulhos) é possível criar desenhos incríveis como este (acima). É possível usar o carvão para criar paisagens e desenhar objetos dos mais variados tipos. Ao longo das aulas do curso de desenho com carvão você será capaz de experimentar os seus efeitos e todas as características desta técnica artística.

Acreditando "no novo e no velho" vamos resgatando as práticas antigas da arte e o conhecimento artístico consagrado pelas academias no Brasil e no mundo, por isso montamos um curso para quem desejar aprender a desenhar com cursos de desenho on-line. Este é um convite para que você venha conhecer nosso curso de desenho com carvão e venha descobrir como este material artístico pode te ajudar a produzir bons trabalhos, visite o: www.desenhotudo.com.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Renata Silva
 

QUE LEGAL , DEU ATE VONTADE DE TER UM DESENHO MEU A CARVAO, VOTADO

Renata Silva · Aracaju, SE 2/5/2008 22:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Excelente disponibilizar via internet um curso de desenho a carvão.
Até para aqueles que dominam a tecnica, reciclar ou ler o curso no site seria de bom aproveitamento. Ok. Lido.ab

Cintia Thome · São Paulo, SP 4/5/2008 22:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Cristina
vou guardar pra reler depois e abrir o link, etc.
gostei da dika
um abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 6/5/2008 08:20
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Acho interessante a dica também. Mesmo assim, deixo um comentário apenas a título pedagógico: este post caberia melhor no Guia do Overmundo, na categoria mídia.

Um abraço,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 6/5/2008 10:46
sua opinião: subir
Cristina Jacó
 

Ok, valeu pela dica Felipe, não havia me tocado disso, da próxima publico em local mais apropriado, obrigada. E sobre o comentário da Cintia Thome lá em cima aproveito para dizer que no meu projeto: www.desenhotudo.com não apenas se "Lê" sobre arte mas ofereço aulas em vídeo, transmitidas on-line, com demonstrações realistas e práticas para todos que realmente gostariam de aprender a fazer como os artistas fazem. Oferecemos também interação e orientação individual aos alunos (como mentoria) para seus trabalhos e sua jornada artística. Agradeço a oportunidade de estar falando desse projeto aqui. Fui muito bem recebida por esta rede, parabéns a todos.
E Grande abraço!

Cristina Jacó · Goiânia, GO 6/5/2008 10:58
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Cristina, valeu pela aceitação amigável do toque.
De qualquer maneira, sempre cabe elaborar um post no Guia sobre o trabalho que fazes com teu site. Sugiro fazer isso, já que é naquela seção onde as pessoas costumam procurar cursos e oficinas.

Abraço,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 6/5/2008 11:04
sua opinião: subir
Cristina Jacó
 

Legal, já fiz. Me ajuda com seu voto lá. Abração!

Cristina Jacó · Goiânia, GO 6/5/2008 12:12
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Parabéns pela publicação, MUITO LEGAL.

Estou recomendando para minha filha.

Grande abraço Guaicuru!!!

Marcos Paulo Carlito · , MS 7/5/2008 14:36
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados