Aprontando o Baião

Lia de Paula
Equipe de filmagens de olho no baião do Faustino
1
Felipe Gurgel · Fortaleza, CE
13/12/2006 · 277 · 10
 

MAKING OF - O Homem Que Engarrafava Nuvens, documentário sobre a vida do compositor cearense Humberto Teixeira, tem suas imagens gravadas pelo Ceará desde a última quinta, 7. Entre a capital, Centro-Sul e Cariri, as locações sublinham as origens do grande parceiro de Luiz Gonzaga

Apesar de tratar da vida de um dos membros da "corte" histórica do baião - ritmo nordestino que alicerçou a MPB - o projeto do documentário O Homem Que Engarrafava Nuvens, sobre o compositor cearense Humberto Teixeira, demorou a vingar. Foram cinco anos de maturação da idéia. Mais um tanto de esforço pela credibilidade da iniciativa. Enfim, a fase de apostas passou. Lírio Ferreira (cineasta), Walter Carvalho (fotografia), Denise Dummont (produtora e filha do homem) e equipe agora estão aqui. Pelo Ceará. Desde a última quinta, 7. Até o fim desta semana.

"Na verdade, em agosto de 2002, houve um show-tributo no Teatro Rival (RJ), e daí tivemos a idéia. Fizemos entrevistas pingadas (com o cineasta Anselmo Duarte, entre elas), amadurecemos o projeto. Agora, enfim, começou a filmagem oficial, quase diária, há um mês", conta Lírio (O Baile Perfumado), o diretor, em pausa rápida durante a manhã do segundo dia das filmagens em Fortaleza.

A produção trabalha em marcha-ré. Parte da consagração às origens. Ou seja, o caminho inverso do compositor que, ao lado de Gonzagão, fez favor de criar Asa Branca, Qui Nem Jiló e Juazeiro - para não dizer mais um monte de canções - hoje tombadas pela história da MPB.

"Começamos a filmar em Nova Iorque (EUA), onde o baião tem expansão por meio de David Byrne e outros músicos. Fomos depois para o Rio de Janeiro. Lá, fizemos a contextualização: o encontro dele com Luiz Gonzaga. Era a capital federal até então, centro cultural do País. No Ceará, voltamos às origens. Ele começa a estudar música em Iguatu (onde nasceu) e depois vai a Fortaleza. Aqui é a contemplação do baião. Daqui, passamos por Choró, Quixadá, Quixeramobim, até Iguatu. Depois, temos o Cariri - área onde as raízes do baião estão bem impregnadas", explica Lírio.

O segundo batente na capital acontece no Cantinho do Faustino. Restaurante ali na Varjota, onde o próprio chef de cozinha, o Faustino, ensina a receita do baião-de-dois. "O baião é slow food, não fast food. Comer algo de qualidade com tranqüilidade", explica o chef, às câmeras. Ele tem mesmo esse perfil: óculos de grau, fala cadenciada, uma lerdeza sadia que revela sobriedade.

São vários takes (tomadas) rápidos. Lírio fala entre um e outro. Dedicado à trilha sonora desde seus primeiros filmes, o diretor diz que, neste projeto, a obra do homenageado basta. Não à toa, ele garante que o documentário não quer corrigir nenhuma injustiça - em alusão ao fato de Humberto não ser reconhecido como Luiz Gonzaga. E sim pontuar a relevância do iguatuense. "Ele nunca se preocupou com isso, e dizia isso para o próprio Nirez (pesquisador cearense). Diz que se ele tivesse que cantar, o baião não tinha chegado onde chegou", lembra o diretor.

A cada take, o baião de Faustino cheira mais forte. Um cheiro absurdamente bom, espalhado por todo o restaurante. Se no fogo já era bom, pronto aquele prato deve ter sido melhor ainda: a equipe traçou uma bandeja farta que levava queijo, cuentro e banana por cima. "Quem come isso, faz filho de seis em seis meses. É afrodisíaco", dizia Denise, chamando atenção para as coordenadas do chef.

Matéria publicada anteriormente no jornal O Povo

compartilhe

comentários feed

+ comentar
rodrigo de oliveira
 

fiquei animado com a idéia desse documentário.
quero ver na tela.

força!

rodrigo de oliveira · Fortaleza, CE 13/12/2006 14:26
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Felipe Gurgel
 

Coincidentemente, a matéria sai aqui no dia nacional do Forró... Nascimento de Luiz Gonzaga =)

Felipe Gurgel · Fortaleza, CE 13/12/2006 14:30
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Pedro Rocha
 

Massa Felipe.

Detalhe para Iguatu, cidade do interior do Ceará que tá com tudo no cinema nacional, primeiro recebendo o Céu de Suley do Karim Aïnouz, agora tendo documentário sobre "um de seus filhos ilustres", como se costuma falar nessas ocasições.

Pedro Rocha · Fortaleza, CE 13/12/2006 17:17
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Angélica Feitosa - Grupo TR.E.M.A.
 

Fiquei com vontade de ver o filme e comer o baião!
Parabéns, Felipe, muito boa.

Angélica Feitosa - Grupo TR.E.M.A. · Fortaleza, CE 15/12/2006 15:31
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
m.maia
 

Grande iniciativa esse documentário sobre o Humberto Teixeira. Essa homenagem é extremamente válida, por esmiuçar a vida e a obra desse doutor-compositor, tão importante pra história da música brasileira, em especial a nordestina. Tenho certeza que o filme vai ficar bonito, ainda mais com o Walter Carvalho na fotografia (assistam O Céu de Suely). Subliminarmente é um incentivo ainda maior para quem busca fazer música contemporânea inspirada em raízes regionais, coisa que hoje, mercadologicamente, está "fora de moda". Vejamos se o Seu Humberto não é mais moderno do que qualquer coisa hoje em dia...

m.maia · São Paulo, SP 16/12/2006 12:08
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
ich_bien_ein_elmo
 

que interessante

ich_bien_ein_elmo · Coqueiro Seco, AL 16/12/2006 20:20
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Carlos ETC
 

Meus caros!!! Esse lançamento está previsto pra quando??
Pois então ponham pequi nesse baião-de-dois e me chamem quando forem servir! E salve o Humberto Teixeira, o dotô do Baião!
Abraços!

Carlos ETC · Salvador, BA 10/1/2007 01:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Candice Gonçalves
 

O baião do Faustino eu já comi, do Rei do Baião eu já sentei no colo quando criança, só me falta agora ver na tela o documentário! Parabéns pela matéria, Felipe.

Candice Gonçalves · Crato, CE 3/9/2007 15:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
mariana pimenta
 

Oh saudades do Ceará!!

mariana pimenta · Lagoa Santa, MG 27/6/2008 19:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Victor Mr. Blue
 

Olá...
Pelo amor de Deus..
como eu faço para adquirir o DVD do documentário
" O homem que engarrafava Nuvens"...

Gostaria muito de poder assistir ele..

Aguardo o retorno..

Victor!!

Victor Mr. Blue · Goiânia, GO 21/11/2009 12:14
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Movimentação na cozinha a partir do olhar do diretor zoom
Movimentação na cozinha a partir do olhar do diretor
Walter Carvalho no set zoom
Walter Carvalho no set
Claquete indicando as locações no Faustino zoom
Claquete indicando as locações no Faustino

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados