"A Aracruz trouxe o progresso. A Funai, os Ãndios". Espalhando frases como esta em outdoors pelo EspÃrito Santo, a multinacional Aracruz Celulose espera ter apoio da população para impedir a demarcação de 11 mil hectares como terras indÃgenas.
Essa é abertura de uma matéria que saiu no CMI.
O caso é grave, mas mais grave ainda é o silêncio sobre a questão, especialmente da mÃdia em geral, que recebe - claro - por anúncios da multinacional. Ainda não consegui mapear quais são os veÃculos que têm anúncios, mas seria algo interessante de se fazer.
Num comercial de TV recente, aliás, estavam lá artistas como Gilberto Gil (que cedeu a música Balé de Berlim), e o Seu Jorge, ajudando a construir a imagem da empresa.
Quem quiser entrar na briga, mesmo que seja por e-mail, dê uma olhada aqui.
Ou enviem suas mensagens ao Ministro Márcio Thomaz Bastos, para que apenas cumpra sua palavra e assine a portaria que define os limites das terras Tupiniquim e Guarani: gabinetemj@mjh.gov.br
A avaliação da atuação ética, econômica e ambiental da Aracruz é complexa!
Abordando apenas a vertente ambiental, temos que a Aracruz trabalha com transgênicos e esses podem trazer impactos ambientais.
Perde-se por um lado em biodiversidade, por outro lado as populaçôes que interagem com o transgênico podem sofrer mudanças imprevisÃveis.
O problema, " às vezes", não é o conteúdo, e sim a forma.
Empresas multinacionais são como tratores sem freio, pouca dirigibilidade e muita força..Todo processo que envolve tais empresas tem um lobby à altura..
É preciso a aliança da sociedade, em todos os piquetes, para a defesa das minorias. O capital estrangeiro está querendo até controlar as matas da Amazônia, em busca de Oxigênio, vida que nós temos em abundância, não desperdiçamos, coisa que eles nem pensam em fazer!!!!
Lá vamos nós! Vai acontecer na terça-feira, dia 31 de outubro de 2006, o 2º Encontro de Overmanos e Overminas de BrasÃlia. Daniel Cariello sugeriu ser no Manga Rosa (202 Norte, bloco D - loja 3 - Asa Norte- Tel: (61) 8404-2723), dizem que tem roda de samba de boa qualidade por lá à s terças, eu achei perfeito e estou marcando oficialmente, convidando todos os colaboradores de BrasÃlia do Overmundo e também os que não são daqui mas por acaso estarão pela cidade na ocasião! Para os tÃmidos: não se acanhem, todo mundo que entra aqui e faz um comentário, ou não, já é bem vindo no Encontro, "Ah! Mas eu nunca publiquei nada!" Não tem problema! É bem infomal! Uma galera se reunindo para conversar sobre cultura brasileira e brasiliense, no último teve gente tirando umas dúvidas sobre o funcionamento do overmundo, teve gente trocando figurinhas sobre épocas, lugares, pessoas da cidade, enfim! Só dar uma olhada na descrição do primeiro encontro pra ter uma idéia. Acho que 20 hrs é um bom horário, eu devo sair do trabalho e ir direto, para guardar umas mesas (não sei como é o movimento), para quem quiser chegar mais cedo eu já estarei por lá!
Enfim, venham! Sejam todos bem vindos! Na pior das hipóteses você vai conhecer algumas pessoas no mÃnimo engraçadas...
Leia o dossiê completo sobre a implementação da Aracruz no Brasil e os impactos socio ambientais causados desde então.
Acesse o link abaixo:
http://www.scribd.com/full/47770986?access_key=key-1c7hnrtis28u4o27fl9l
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!