"Quando Armandinho toca, a gente se toca da diferença que há entre o talento e o gênio", já acertava Moraes Moreira sobre um dos maiores músicos que o Brasil possui atualmente. Lançando seu mais recente trabalho, o CD Pop Choro (pela Biscoito Fino), Armando da Costa Macêdo -- o Armandinho da virtuosÃssima guitarra baiana -- esteve nesta terça-feira, 7 de maio, na Saraiva Mega Store do Salvador Shopping, na capital baiana, para distribuir autógrafos, tirar fotos e, obviamente, falar do próprio trabalho para a galera que curte seu som.
Falando dos passos que percorreu, da técnica que desenvolveu para executar o instrumento (é autodidata e, segundo o próprio, até hoje não conhece de teoria musical), do trabalho no grupo A Cor do Som, entre outras coisas, deixou bastante evidente a grande admiração que tem por seu pai, Osmar Macêdo, co-inventor do Trio Elétrico com Dodô Nascimento -- daà o nome Trio Elétrico Dodô e Osmar. Até hoje tem no pai, falecido em 1997, uma grande referência para tudo o que faz.
Com um CD de 14 faixas repletas de chorinhos (a maioria é de composições próprias com parceiros), Armandinho Macêdo mostra o que é que a guitarra baiana tem. Além disso, deixa marcadas de uma vez por todas neste trabalho as influências que formaram o seu inconfundÃvel estilo ao longo de sua carreira: entre eles, o rock, o pop, a música regional brasileira e essencialmente a herança genial de seu pai.
O time convocado pra acompanhar o músico está à altura do trabalho proposto: Marcelo Brasil na bateria, Mou Brasil no violão, Rudson Daniel na percussão, Cezário Leone no baixo, Yacoce no piano e acordeon, além de assumir a direção musical e, junto com o próprio Armandinho, o arranjo das faixas.
Faixas do CD:
01 - Pop Choro Exaltação (Armandinho e Kinho Xavier)
02 - Lembrando Jacob (Armandinho e Luiz Brasil)
03 - Sarajevo (Armandinho e Pepeu Gomes)
04 - Noites Cariocas (Jacob do Bandolim)
05 - Pororocas (Armandinho e Luiz Brasil)
06 - Bonitinho e Gostoso (Armandinho e Luiz Caldas)
07 - Jazzquifrevo (Armandinho e Luiz Brasil)
08 - Desde Garoto (Armandinho)
09 - Forró Bachiano (Armandinho e Sivuca)
10 - Um Tom Pro Ernesto (Armandinho e Yacoce)
11 - Alto Leblon (Armandinho e Zeca Barreto)
12 - Pop Choro Lamento (Armandinho)
13 - Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
14 - Dança do Tempo (Armandinho)
Vendas na Biscoito Fino
viva Armandinho! e sobre a guitarra baiana, há este texto bem interessante no Overmundo - há também este site inteiramente dedicado ao instrumento
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 10/5/2009 14:25
Armandinho um dos maiores músicos do Brasil, aerfeiçoador da guitarra baiana, junto com Dodô e Osmar, fizeram a Bahia tremer, como ainda hoje faz, numa performance de espantar os maiores solistas do mundo.
Naeno Rocha
Armandinho!
Sem comentários.
Parabéns Armando!
Faço minhas as palavras do post acima. Vou ouvir logo isso!
Mansur · Rio de Janeiro, RJ 10/5/2009 23:33
Interessantes as dicas de sites, Hermano! O Armandinho no dia desse lançamento contou algumas histórias muito massa sobre o instrumento e sobre o perfil Prof. Pardal do grande Osmar Macêdo. Valeu pela dica!
Abraço
Carlos ETC
http://interludios.blogspot.com
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!