Arte e direitos pra todo mundo e para o mundo todo

Apresentação de integrantes Ecarte na I Mostra de Arte e Cidadania
1
Thiago Paulino · Aracaju, SE
13/7/2010 · 14 · 7
 

EXPERIÊNCIA DO PROJEO ECARTE SERÁ APRESENTADA EM CONGRESSO MUNDIAL



Coloque em prática o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) com arte e transforme em oficinas voltadas para adolescentes da periferia da Grande Aracaju. Assim originou o projeto ECARTE no ano de 2002. A experiência construída com arte-educadores e lideranças comunitárias será apresentada no “VII Congresso do IDEA - Abraçando as Artes de Transformação: Viva a Diversidade Viva!” que acontecerá nos dias 17 a 25 de julho.

Segundo o idealizador do projeto ECARTE, o professor de História, arte-educador e Produtor Cultural Zezito Oliveira, a viagem será uma ótima oportunidade de conhecer outras metodologias de trabalho e divulgar a produção sergipana na categoria de iniciativas culturais e transformação social. De volta a Aracaju, o arte-educador pretende repassar o conhecimento e experiências obtidas durante o congresso. Para Zezito participar de um evento deste porte é fundamental:

“Dentre os aspectos importantes para a participação no congresso do IDEA destaco as possibilidade de ampliação do alcance e a repercussão do Ecarte, colaborando com a ampliação da auto-estima de quem esteve envolvido e sentido de pertencimento em relação a Ação Cultural, pelo fato de ser a primeira vez que esta iniciativa é apresentada em um congresso internacional. Outro aspecto importante é que esta apresentação em Belém, está exigindo uma apuro em termos da sistematização do Projeto Ecarte o que vem proporcionando uma apreensão mais aprofundada do limite e potencial do trabalho realizado, o que trará um avanço bastante significativo em relação aos aspectos qualitativos da assessoria pedagógica, neste momento de revitalização do Projeto Ecarte. “

A participação do ECARTE no Idea 2010 se dará através de uma breve apresentação, utilizando recursos áudio-visuais para abordar pontos como: caracterização do local onde foi realizado; principais agentes envolvidos; idéias que norteiam o trabalho; metodologia das oficinas e resultados alcançados, além de depoimentos de adolescentes e jovens participantes.

IDEA 2010 – A instituição Idea foi fundada em 1992 através da convergência de diversos agentes culturais e educadores que tinham como foco seguir a diretriz de que “todos os seres humanos têm a capacidade e o direito de aprender as linguagens criativas e habilidades necessárias para criar um mundo justo e pacífico”.

Nesta VII edição o Congresso Idea terá uma maior abrangência em relação às edições anteriores. O encontro traz uma nova proposta pedagógica para a educação mundial, que será apresentada direto da capital paraense por representantes de mais de 70 países que formam o IDEA, com apoio da Unesco-Brasil, Aliança Mundial pelas Artes, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e diversas instituições de ensino. Para se ter noção da dimensão do evento seguem alguns números do Congresso: público estimado de duas mil pessoas de todos os continentes; 117 horas, nove dias ininterruptos para criar propostas pedagógicas e transformar as relações sociais nos setores vitais da sociedade como escola, segurança pública e saúde; mais de 400 ações organizadas em debates, conferências, apresentações, palestras, oficinas artísticas, atrações de dança, teatro e música. Os palcos serão as praças, universidades, teatros, escolas e 15 ilhas da comunidade ribeirinha que circundam a cidade.



HISTÓRICO ECARTE -
Veja o depoimento de Fernanda Almeida, na época que concedeu entrevista era uma das adolescentes do Ecarte. Hoje Fernanda estuda comunicação sucial na Universidade Federal de Sergipe.

O projeto foi fruto do 1º Fórum Comunitário de Políticas Públicas, realizado em agosto de 2001. Nesse, além dos conferencistas, alguns grupos de teatro e dança, formados por adolescentes da comunidade, foram convidados para, através da arte, mostrar os seus anseios e frustrações com relação ao tema. Por isso, foi iniciada a formação de uma rede de agentes culturais formada por adolescentes e jovens interessados em ampliar a sua atuação na área.

No período 2002 à 2006, no Conjunto Jardim, bairro periférico do município de Nossa Senhora do Socorro (SE) aconteceram as oficinas do ECARTE. Durante esta época foram proporcionadas, aos adolescentes da região, iniciação às artes cênicas, utilizando o Estatuto da Criança e do Adolescente como tema das coreografias e esquetes teatrais. Aproximadamente 60 adolescentes tiveram oportunidade de descobrir o mundo do teatro e da dança além da consciência dos seus direitos fundamentais.

Em 2010 a meta é atuar em parceria com a Cia de Dança Rick di Karllo que possui um trabalho consolidado no Conjunto Eduardo Gomes, no município de São Cristóvão (SE). Pretende-se atingir 20 crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de ensino. O projeto ECARTE é realizado pela organização Ação Cultural que tem como filosofia a utilização da cultura como forma de transformação da realidade social trabalhando nas periferias da região metropolitana de Aracaju.

Mais informações:

http://www.idea2010.art.br/
http://www.overmundo.com.br/overblog/vii-congresso-mundial-idea-em-belem
http://www.overmundo.com.br/overblog/com-arte-e-com-afeto-1

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Zezito de Oliveira
 

Thiago,
Texto muito bom! O titulo bastante inspirado.
Importante registrar o apoio cultural do Sebrae-SE, através do custeio da passagem aérea.
Abraço,

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 13/7/2010 09:30
sua opinião: subir
alcanu
 

Força no seu Projeto !
Obrigado pelo convite !
Assim que for possível
abusarei dessa tua
simpática hospitalidade !
Um beijo!

alcanu · São Paulo, SP 13/7/2010 10:01
sua opinião: subir
Vasqs
 

Legal, Zezito, vamos ficar aqui torcendo pelo sucesso do evento. Parabéns pela iniciativa.
abraço

Vasqs · São Paulo, SP 13/7/2010 13:18
sua opinião: subir
Thiago Paulino
 

Não por acaso o ECA completa hj, dia 13 de julho, 20 anos!!

Thiago Paulino · Aracaju, SE 13/7/2010 23:54
sua opinião: subir
ayruman
 

Toda verdadeira Arte é uma expressão da Alma. As formas externas se valorizam, apenas enquanto são as manifestações do Espírito interior do homem... As produções da Arte humana são valiosas apenas como meio para a auto-realização da Alma. (Gandhi).


Luz e Paz. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 19/7/2010 12:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Thiago Paulino
 

Belíssimo Comentário (assim com maiúscula mesmo), JBConrado Ayruman

Thiago Paulino · Aracaju, SE 20/7/2010 09:56
sua opinião: subir
ayruman
 

Voltando e novamente apreciando!
Um bom Domingo. Uma boa Semana...

ayruman · Cuiabá, MT 15/8/2010 15:54
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Conjunto Jardim zoom
Conjunto Jardim
Apresentação de integrantes da oficina de dança - I Mostra Arte e Cidadania zoom
Apresentação de integrantes da oficina de dança - I Mostra Arte e Cidadania
Reunião referente a retomada do Projeto ECARTE zoom
Reunião referente a retomada do Projeto ECARTE
Apresentação de integrantes da oficina de dança - Jornada da Confiança - Aracaju zoom
Apresentação de integrantes da oficina de dança - Jornada da Confiança - Aracaju

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados