Todo trabalho artístico nasce essencialmente da sensibilidade daquele que o traduz para o resto do mundo. Ao artista, cabe a missão de expressar vida através da sua arte, o que é um desejo comum e inerente a todos que a ela dedicam sua própria história.
O que não é habitual de se ver no universo das artes, porém, é que dois artistas, com exatamente as mesmas características e de personalidades complementares se encontrem um dia, passando a dividir até mesmo sua trajetória, ao que muitos chamariam de “encontro de almas gêmeas”. Assim são Demóstenes Fidélis e Lusyennir Lacerda, carinhosamente conhecidos entre os amigos como “Pebinha e Lulu”, respectivamente.
Esses dois artesãos de mão-cheia desenvolvem um trabalho inusitado, que por incrível que possa parecer, tem seu respaldo moral e artístico muito mais reconhecido na capital cearense e no resto do Brasil do que, no próprio sul do Ceará, onde estão suas origens (Crato e Juazeiro do Norte).
À arte, eles se dedicam de forma intensa. Através dela, conseguem falar sobre a cultura, a sociedade e a política regionais, sempre usando a criatividade e a inovação como ferramentas diárias sob temáticas variadas. Mas, sempre únicas!
Por trás de cada escultura modelada, percebe-se claramente que nela existem características que, a princípio, parecem ser completamente antagônicas, mas que são, por eles, facilmente implementadas. É um misto de simplicidade e requinte. Simplicidade nas idéias e requinte nas formas e nos detalhes, sendo estes, o principal diferencial que lhes é atribuído.
Durante anos de dedicação à criação artística, e em variadas fases dela, os dois desenvolveram diversas técnicas, inclusive, em se tratando do próprio material a ser utilizado. Atualmente, uma das suas peças mais conhecidas é o “Jogo de Xadrez” feito em três temáticas – Canudos, Cangaço e Reisado – e eles desenvolveram uma massa feita à base de fécula de mandioca, que permite um manuseio e texturas incomuns.
Ainda tomando como exemplo o “Jogo de Xadrez”, o que mais impressiona aqueles que admiram as peças, por eles, adaptadas, como já dito, é a minuciosidade nos acabamentos, é o detalhamento na temática resultante de toda uma pesquisa histórica, e, finalmente, a pessoalidade que é atribuída à obra. E foi essa mesma minuciosidade que chamou a atenção do escritor Inácio de Loyola Brandão, que encantado com o trabalho, escreveu uma crônica sobre o casal publicando-a em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo.
Sendo principalmente, um trabalho que relata a história da cultura e da política do Nordeste, eles têm o cuidado em fazer toda uma narrativa nas próprias peças, através da observância do “chão rachado” de um sertão sofrido, dos “olhares e posturas típicos dos sertanejos” que misturam a resignação, a fé e a esperança desse povo, “as peculiaridades das armas da época” presentes tanto na guerra de Canudos quanto no Cangaço, bem como, nos rituais de dança folclórica (Reisado), etc.
Na “Banda Cabaçal”, outro trabalho destes artesãos, parece que a musicalidade está realmente ali, presente nas expressões estampadas no rosto e no corpo de cada escultura. Nesses grupos nordestinos, encontramos cinco integrantes, cada um com seu instrumento próprio e com sua particularidade musical. Nesse contexto, Demóstenes e Lusyennir, surpreendentemente, conseguem expressar tudo isso em fécula de mandioca! Cada “homenzinho” feito pelas suas mãos é um personagem único e que parece ter vida própria.
Em indiscutível merecimento desses dois artistas plásticos (porque não chamá-los assim?), vários prêmios já lhes foram concedidos, dentre eles, Concurso Anual de Presépios Artesanais (2003, 2004, 2005 e 2007), Concurso Cultural Brascola 2007, além de expor seus trabalhos em eventos como: Feira Espanha Mostra Nordeste em Brasília, Mostra de Arte Cearense 2006, Corredor das Artes CasaCor Ceará 2006, dentre outros. A Secretaria de Cultura do Estado, através da CEART (Central de Artesanato do Ceará), reconhece e divulga suas obras que também podem ser encontradas em diversos estados brasileiros, que valorizam um verdadeiro resultado artístico.
Seu artesanato há muito ultrapassou as paredes do seu atelier cheio de livros, de instrumentos de trabalho e de discos com a melhor música. Ele já é visto além das fronteiras do país e viaja pelo mundo. Mas, quando um trabalho artístico é singular sob a ótica criativa, tudo o que vem depois se revela em uma continuidade da idéia já elaborada. Como já disse um pensador: “quando um artista cria uma obra de arte, aquilo deixa de ser dele e passa a ser dos outros, mas a essência, a raiz da descoberta, deve ser respeitada e preservada”.
Em outras palavras, o que Demóstenes e Lusyennir criam com fécula de mandioca é o resultado da junção de toda uma técnica própria, sensibilidade e criatividade, conhecimento cultural e histórico, e, acima de tudo, da espiritualidade artística e da dedicação em tudo o que fazem. Com muita propriedade!
O seu trabalho está sendo repassado, ele já é “do mundo”, e suas esculturas fazem parte do acervo particular de muitos que valorizam a boa arte. Esta mesma arte que é revelada por trás de cada peça produzida por eles, seja ela qual for, é essencialmente e originariamente única. Neles se enraizou e é o reflexo de toda uma diversidade cultural que existe no Nordeste e que se renova a cada dia, com novas caras e novas idéias.
========================
Em notas:
No Overblog, espero que o trabalho de Demóstenes Fidélis e Lusyennir Lacerda exposto através deste texto, tenha agora a visibilidade merecida para publicação no Overmundo. Agradeço a todos que prestigiaram suas obras e sua história em "A Similaridade Entre Dois Artesãos" postado no Banco de Cultura.
Contato com os Artesãos:
lusylacerda@hotmail.com
artegoma@yahoo.com.br
http://www.ceart.ce.gov.br
http://www.gomaearte.arteblog.com.br
Outra colaboração que merece aplausos! Arte desse tipo, incomum, impár, que nem todomundo sabe fazer e ainda mais com tamanhas particularidades que não se pode deixar de comentar cada detalhe, cada expressão!
Grande matéria! Parabéns a todos que compõem esta matéria.
Arte em Goma de Mandioca
JACK CORREIA · Crato (CE)
Um Show de beleza e dignidade pra gente se orgulhar da nossa Terra e da nossa gente.
Dois Trabalhos Lindos. O da Divulgação através do Overmundo e o Trabalho Artístico que deve de exigir habilidades de relojoeiro nas miniaturas pintadas ou por si só manufaturadas pequenas.
Estou admirado e feliz,
Grande contribuição que fica sendo uma referéncia de que em todos os lugares se pode fazer essas coisas mágicas.
Haja disposicáo e boa vontade e resto do Trabalho duro e difícil, Deus Inspira e se vai em frente.
Parabéns pelo Divino dos dois trabalhos.
PARABÉNS.
Abração Amigo.
Maravilha de trabalho detalhista, interessantíssimo !
Um beijo, Alcanu
Realmente este trabalho tem que ser divulgado pela criatividade ímpar dos artistas que trabalham com recursos da sua terra e contam sua história e sensibilidade do autor da matéria. Parabéns Jack! Abcs Gi
Gisele Colombo · Campo Grande, MS 19/5/2008 16:12Parabéns a arte e cultura nordestina. Abraços e voto.
Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 19/5/2008 22:05
Belíssimo trabalho! O uso da massa de fécula de mandioca na arte, como material alternativo deve dar uma textura toda especial. "Simplicidade requintada" num trabalho artístico realmente singular.
Parabéns!
Abraços
Jack, estou pasmada diante dessa apresentação.
Sempre digo que os nordestinos nasceram com o dna da criatividade. E, por favor, se no que penso houver alguma espécie de distinção é pela admiração que sinto, imensa, diante de cada manifestação artística dos insuperáveis brasileiros do Nordeste.
Este casal de artistas que você nos apresentou dessa forma maravilhosa é prova do que eu penso.
A beleza das peças, da qual temos um vislumbre por estas lindas fotos, é realmente inigualável e, cá entre nós, depois que Candice me apresentou o Crato e seus artistas, morro de inveja dessa cidade, onde os artistas parecem flores do cerrado, nascendo em cada cantinho.
Muito obrigada por nos apresentar essa maravilha.
beijos
P.S. Seu texto é primoroso.
Jack
Sensacional a sua revelação.
De outro modo, dificil saber.
Muito bom o jogo de xadrez dos cangaceiros.
Belissimo
Um abraço e meu voto
EG
Excelente divulgação.
Obra moldada com as mãos do coração.
Perfeição
Abraços
Noélio
Uma arte que merece ser publicada.E o banco a espera.parabéns!
clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 20/5/2008 00:59
Trabalho prima, arte que retrata a nossa vida,
Brasil e raízes...parabens
Jack que beleza! Uma arte perfeita!
Belíssimo trabalho dos artistas narrado muito bem por você!
Votado
Jack, realmente você está trazendo para o overmundo o que há de mais autêntico e belo na nossa região. Sem exageros, e com conhecimento de causa, sou testemunha da perfeição criada nas peças desses dois maravilhosos artistas do nosso Cariri. Tenho orgulho da amizade do casal e mais ainda de poder vislumbrar de tão impecável trabalho. Pebinha e Lulu são assim: simples e belos, ao mesmo tempo que são únicos e originalíssimos.
Quero pedir a tua permissão para colocar esse teu texto e algumas imagens no blogdocrato, por favor.
Obrigado pelo texto e por me direcionar à ele.
Bjos e sucesso sempre.
Conheci um trabalho de esculturas feitas em giz escolar de um artezaão lá de Sta. Catarina e também o trabalho de uma Senhora lá no Brique da Redenção em P. Alegre. Agora acabo de me impressionar com estas maravilhas. Parabéns aos artistas e a Você por em contato com esse belo trabalho.
Gde Abraço.
Belo trabalho, alias a arte e pura que vem destes mestres dai, o Vitalino e que o diga. Parabens, gostaria de ter um jogo de xadrez de marfim...ja pensou? Arte ainda numas pecas de xadrez, ficando so na vontade! Abracos
victorvapf · Belo Horizonte, MG 20/5/2008 14:24
Nossa, que trabalho maravilhoso, delicado, regastando a cultura rica do povo cearense de forma mais que lúdica, decorativa e de uma criatividade ímpar, usando uma técnica e uma matéria-prima totalmente inovadora.
É de se encher os olhos, fiquei com vontade de ter um dos tabuleiros de Xadrex aqui na minha casa, e a dúvida seria apenas
qual dos temas, bom mesmo ter um de cada.
Muito bem apresentado por sinal, parabéns.
Um abraço.
Parabéns Jack Correia, pela matéria bela e sensível!!! Tenho o prazer de ter uma dessas peças comigo (Patativa do Assaré), e não me canso de admirá-la. O trabalho de Demóstenes Fidélis e Lusyennir Lacerda é primoroso e tem o respaldo histórico de pessoas inteligentes, criativas e orgulhosas de sua terra e sua cultura. As Fotos estão lindas também! Só tenho elogios! beijos.
Candice Gonçalves · Crato, CE 20/5/2008 20:41
Jack, você nem vai acreditar.
Só agora que minha amiga Candice me chamou a atenção, eu liguei o nome (e a técnica) à minha maravilhosa peça crida pelo Demóstenes, que ganhei dela e que é motivo de admiração de todos por aquie do meu constante olhar apaixonado.
Sou uma pessoa extremamente privilegiada por ter amigos como Candice que me presentou e você que abriu meus olhos para estes artistas.
Muito obrigada.
beijos
JACK CORREIA · Crato (CE
Arte em Goma de Mandioca
Um Trabalho cheio de beleza e merecimento.
Diante dele só nos resta é humildade e voto com louvor.
Tem a força do Povo e da sua Cultura.
Abração Amigo
Jack,
Beleza de trabalho.
Beijos, aplausos
e votos.
Regina
Amigo,ja tinha votado mas estava sem tempo de comentar
''nossa terra tem artistas,onde canta a jandaia''
Como são criativos o povo nordestino e a maioria auto didata
falo isso porque tambem sou nordestina [Varjota]e aprendi quase todo tipo de artesanato sozinha,mas é incrível porque está no sangue,aprendi aqui no sudeste pra onde vim bem novinha
Um beijo meu conterrâneo
Parabéns pela matéria que vislumbra e descreve muito bem aarte/trabalho destes artesãos/artistas plásticos.
Sou fã desdes os primórdios no nascimentos dos protótipos de peças.
Beijokas!!
Parabéns!
Texto sensível. A arte não tem fronteiras, não é mesmo? Não existe material no mundo que não possa abrigar uma verdade outra. Só senti falta de uma fotografia do casal...
Um abraço.
Parabéns!!
Isso que é arte!
Vamos valorizar a cultura nordestina!
Parabéns!!!!!
muito bonitas essas esculturas,tambem faço algumas coisinhas de uma olhadinha em meu over blog.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!