Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Artistas baianos levam a arte de rua para New York

Denissena.com
Denis Sena e Eder Muniz, calangos de rua
1
Denis Sena · Salvador, BA
11/2/2007 · 115 · 6
 

A partir do dia 12 de fevereiro de 2007, o graffiti baiano vai mostrar sua cara para o mundo. Com o objetivo de divulgar o projeto Salvador Graffita, desenvolvido pela Prefeitura de Salvador em parceria com 43 grafiteiros, os artistas de rua Eder Muniz e Denis Sena irão a Nova Iorque, Estados Unidos, onde divulgarão, em oito universidades, o trabalho iniciado em 2005. Ao contratar os grafiteiros para pintarem o cenário urbano de Salvador, o projeto busca promover a inclusão social de jovens moradores de bairros populares da cidade e reduzir a pichação, prática considerada transgressora e ilegal, de riscar nomes e mensagens aleatórias em locais sem permissão.

“A proposta de transformar as pichações espalhadas pelas ruas em arte é inovadora e deu um grande estímulo aos grafiteiros em Salvador”, conta Denis Sena, que irá representar, junto com Eder Muniz, os autores das pinturas que hoje colorem diversos bairros da cidade e até mesmo os trens da Estação da Calçada, no Subúrbio Ferroviário. Entre fevereiro e março de 2007, eles farão seminários sobre o Salvador Grafita nas universidades nova-iorquinas, seguidos de workshops de graffiti e mostras de alguns trabalhos de sua autoria, apresentados em telas e outros suportes artísticos.

Denis Sena, operário cultural

Um dos nomes que estarão levando o graffiti baiano para fora é Denis Sena. Artista plástico e educador social, desde 1996 experimenta diversas linguagens artísticas para expressar sua identificação com a cultura baiana, marcada pelas raízes negras africanas, e um discurso em defesa de valores como liberdade, paz e consciência social.

Autodidata e operário cultural, como ele gosta de se denominar, Denis Sena é um artista inquieto, que usa a rua e materiais incomuns, como lixo reaproveitado, como suporte para suas obras. Autor de trabalhos artísticos feitos em lojas, empresas, escolas e até em terreiros de candomblé, também faz performances em diversos eventos culturais, como shows, festivais e seminários acadêmicos. No campo da arte-educação, vem desenvolvendo oficinas e cursos de graffiti em escolas públicas, particulares e organizações não-governamentais. Entre suas experiências, foi instrutor de graffiti no Projeto Abrindo Espaços, da Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no ano de 2002.

Atualmente, é facilitador da oficina de artes plásticas do Projeto Cidadão, no qual dá aulas a crianças e adolescentes moradores do bairro do Cabula I, onde cresceu e vive até hoje. Também atua como educador em escolas públicas municipais e no Liceu de Artes e Ofícios, organização não-governamental de Salvador. Como mais recente trabalho artístico, está sua parceria com o fotógrafo baiano Marcelo Reis, que resultou na exposição Processo Instantâneo. A mostra consiste em fotografias feitas durante uma oficina de graffiti, realizada por Sena para meninos e meninas de sua comunidade, dentro do Terreiro de Candomblé Ibê Ojí Tundé, no Cabula I.

Eder Muniz, Calangos

Responsavél pelo movimento Calangos, reúne do graffiti a outras linguagem artísticas. Além de ser um grande interventor urbano, Muniz vem desenvolvendo oficinas de graffiti nos bairros periféricos de Salvador. Recentemente desenvolveu uma ação social com crianças e adolescentes na comunidade da Rocinha, Pelourinho.

Vale ressaltar que o artista Eder Muniz transformou seu bairro numa galeria de arte e pode contribuir com a estética local e auto-estima da comunidade do Castelo Branco, periferia de Salvador.

http://www.flickr.com/photos/calangosderua/
http://www.denissena.com

New york os esperam!



compartilhe

comentários feed

+ comentar
Egeu Laus
 

Lindo, lindo, lindo!
Tem mais fotos dos trabalhos?

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 7/2/2007 23:41
sua opinião: subir
Carol Garcia
 

fiz umas fotos de Denis e Eder pintando os trens da Estação da Calçada, em Salvador. Estão em www.flickr.com/photos/carol_garcia. E também há fotos de Denis Sena em plena produção em www.denissena.shutterfly.com/denissena

Carol Garcia · Salvador, BA 11/2/2007 11:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Carol Garcia
 

ops, desculpem. é www.denissena.shutterfly.com !

Carol Garcia · Salvador, BA 11/2/2007 11:31
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
dj yuga
 

Bacana o trabalho da dupla, e mais bacana ainda é saber que estão representando o Brasil nas Gringas. Parabéns aos cabras...

No mais...

DJ Yuga

dj yuga · Belo Horizonte, MG 11/2/2007 13:41
sua opinião: subir
Niltim Lopes
 

Eta

Niltim Lopes · Salvador, BA 30/4/2007 13:33
sua opinião: subir
Niltim Lopes
 

faltou completar que...

.... esses dois fizeram bonito na terra de tio Sam!
que bom!

agora faz arte por aqui!

axé pra vcs!

Niltim Lopes · Salvador, BA 30/4/2007 13:34
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados