As Pedras de Maria da Cruz - Joelma Pimenta Dias

As Pedras de Maria da Cruz - Joelma Pimenta Dias
Fotografias de Joelma Pimenta Dias no Espaço Imaginário
1
luisa gomes cardoso · Rio de Janeiro, RJ
3/6/2010 · 16 · 3
 

Os trabalhos em fotografia parecem reunir sempre uma tríade na qual é impossível escapar qualquer análise, esta tríade é representada pelos conceitos de: tempo, espaço e memória. No trabalho de Joelma Pimenta Dias não é diferente. Iniciante no mundo das exposições, Joelma que tem por formação as artes cênicas, nos presenteia com um conjunto de fotos digitais, onde a ação do tempo sobre o espaço contrasta com o dado da memória. Sua série fotográfica intitulada, “As pedras de Maria da Cruz”, remete a uma verdadeira poética do espaço, a partir da memória da infância. Em algum lugar no Norte de Minas Gerais, a artista encontra uma locação perfeita ao revisitar a cidade de sua infância, Pedras de Maria da Cruz, às margens do Rio São Francisco. Lá, são tiradas fotografias-registro do lugar que agora é e que um dia foi. Nesse embate, é possível analisar uma luta permanente entre a natureza sempre exuberante e a arquitetura local, muitas vezes em decadência, como nas fotografias de ruínas. Há quase sempre um forte contraste entre as cores ocres, os tons de terra e os tons ferruginosos dos telhados semi-destruídos, do chão em sua triste aridez, com o azul estonteante do céu ou o verde quase fluorescente do calango rastejante ou até mesmo no verde vivo da vegetação que insiste em brotar.
Como fica muito presente na fotografia onde a morbidez do cemitério se dissolve lentamente com a presença simultânea da árvore com sua folhagem natural em tons quentes coloridíssimos, a poética desenvolvida pela artista parece nos induzir às conhecidas dicotomias entre morte x vida, individual x coletivo, homem x natureza e por fim, real x imaginado.

A série "As Pedras de Maria da Cruz" estão em exposição no Espaço Imaginário, e podem ser vistas de segunda a sexta, das 09 às 21h.

Texto de Renata Gesomino
doutoranda em História e Crítica da Arte pelo
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ
Rio de Janeiro, maio de 2010

compartilhe

comentários feed

+ comentar
ayruman
 

Parabens... Saúde e Paz. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 4/6/2010 17:36
sua opinião: subir
saletinha
 

Parabéns!

saletinha · Pinhão, PR 16/8/2010 16:36
sua opinião: subir
gil magalhaes
 

Magnifico de uma verdadeira Artista de Visão e Arte.
Parabéns!!!

gil magalhaes · Rio de Janeiro, RJ 31/5/2016 18:58
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter