Os trabalhos em fotografia parecem reunir sempre uma trÃade na qual é impossÃvel escapar qualquer análise, esta trÃade é representada pelos conceitos de: tempo, espaço e memória. No trabalho de Joelma Pimenta Dias não é diferente. Iniciante no mundo das exposições, Joelma que tem por formação as artes cênicas, nos presenteia com um conjunto de fotos digitais, onde a ação do tempo sobre o espaço contrasta com o dado da memória. Sua série fotográfica intitulada, “As pedras de Maria da Cruzâ€, remete a uma verdadeira poética do espaço, a partir da memória da infância. Em algum lugar no Norte de Minas Gerais, a artista encontra uma locação perfeita ao revisitar a cidade de sua infância, Pedras de Maria da Cruz, à s margens do Rio São Francisco. Lá, são tiradas fotografias-registro do lugar que agora é e que um dia foi. Nesse embate, é possÃvel analisar uma luta permanente entre a natureza sempre exuberante e a arquitetura local, muitas vezes em decadência, como nas fotografias de ruÃnas. Há quase sempre um forte contraste entre as cores ocres, os tons de terra e os tons ferruginosos dos telhados semi-destruÃdos, do chão em sua triste aridez, com o azul estonteante do céu ou o verde quase fluorescente do calango rastejante ou até mesmo no verde vivo da vegetação que insiste em brotar.
Como fica muito presente na fotografia onde a morbidez do cemitério se dissolve lentamente com a presença simultânea da árvore com sua folhagem natural em tons quentes coloridÃssimos, a poética desenvolvida pela artista parece nos induzir à s conhecidas dicotomias entre morte x vida, individual x coletivo, homem x natureza e por fim, real x imaginado.
A série "As Pedras de Maria da Cruz" estão em exposição no Espaço Imaginário, e podem ser vistas de segunda a sexta, das 09 às 21h.
Texto de Renata Gesomino
doutoranda em História e CrÃtica da Arte pelo
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ
Rio de Janeiro, maio de 2010
Magnifico de uma verdadeira Artista de Visão e Arte.
Parabéns!!!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!