Até com a fé se negocia voto!

Felipe Gesteira
Políticos na Paraíba durante showmício gospel.
1
Felipe Gesteira · João Pessoa, PB
22/10/2008 · 239 · 44
 

Nunca se comprou tanto voto como nas últimas eleições, ou pelo menos, as denúncias não eram feitas. Na Paraíba, a situação eleitoral evoluiu com a prisão de "votinho de ouro" pela Polícia Federal, mas ainda falta muito a ser investigado. O que acho mais grave do que a compra e venda de votos é a falta de educação eleitoral por parte do povo. Isso deveria ser ensinado na educação básica, e talvez seja mais urgente para as crianças terem uma boa formação política do que aprender cultura indígena, não menosprezando nossas raízes, é claro.

Um fato curioso é que não é só com dinheiro que se compra votos. Os candidatos se aproveitam da ingenuidade de eleitores menos esclarecidos, explorando a sua fé. Presenciei durante um comício em Mamanguape, cidade localizada no litoral norte da Paraíba, a 50km da capital, uma candidata a vereadora tentando fazer isso. A Pastora Haide (PDT-PB), começou o seu discurso pedindo primeiramente votos para ela e para o seu candidato à prefeito "em nome de Jesus", e logo depois pediu silêncio para começar uma oração no meio do comício. No meio da reza, saiu com: "Senhor, em nome de Jesus, afasta agora todo o espírito de dúvida que paira sobre este povo e traz pra nós Senhor, o espírito da certeza para que todos não tenham mais dúvida em quem votar no dia 5 de outubro". Depois agradeceu, terminou a oração e pediu votos novamente. Parece que o "espírito de dúvida" se afastou mesmo dali, pois os eleitores tiveram a certeza que candidato que se preza não mistura religião com política. A pastora Haide obteve 61 votos, pelo visto nem os fiéis da cidade votaram nela.

Esse moído entre orações e eleitores me lembrou meu primeiro furo, em março de 2006, quando fui credenciado por uma revista local para fotografar um evento gospel na Lagoa, que reuniria os maiores nomes da música gospel do país. O evento era gratuito, e pouco divulgado na mídia, só conhecido pelo público das igrejas. Estranhei a gratuidade do evento, até pelo alto custo, mas fui fazer meu trabalho. Enquanto eu estava no palco fotografando os artistas, subiram o ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, acompanhado por uma comitiva de deputados estaduais e federais paraibanos e o senador José Maranhão (PMDB-PB), que já começava sua campanha para governador nas eleições de 2006.

O "showmício" gospel realizado às escuras foi irregular, pois o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba só permitia qualquer tipo de comício a partir de junho daquele mesmo ano. Interessante mesmo não foi a irregularidade, e sim o pedido de oração e fé por parte dos candidatos, que dançaram a "dança da abelhinha", com a cantora Cristina Mel e disseram no palco que deveriam ser eleitos pela vontade de "Deus e do povo". O furo foi publicado no JORNAL DA PARAÍBA do dia 9 de março de 2006 e gerou repercussão até na Assembléia Legislativa do Estado. O senador saiu derrotado nas eleições para governador em 2006.

Quem também perdeu as eleições foi o bispo Marcelo Crivella (PRB-RJ), que concorria este ano à Prefeitura do Rio de Janeiro. Será que a justiça divina é mais rápida que a eleitoral e pune os candidatos antes mesmo das urnas serem abertas? Vai ver é castigo mesmo.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Lúcio Xavier
 

Muito bom! Este teu certamente será publicado. Estou em votação, dê uma passada. Obrigado!

http://www.overmundo.com.br/overblog/a-des-graca-de-um-poeta

Lúcio Xavier · Curitiba, PR 19/10/2008 20:41
sua opinião: subir
Coluna do Domingos
 

O que acho mais grave do que a compra e venda de votos é a falta de educação eleitoral por parte do povo. Isso deveria ser ensinado na educação básica, e talvez seja mais urgente para as crianças terem uma boa formação política do que aprender cultura indígena, não menosprezando nossas raízes,
Muio real, oportuno, urgente, nós precisamos problematizar este assunto, sempre, exaustivamente até encontramos a solução para um pleito eleitoral que dignifique a lisura, a transparência e a civilidade, Um processo eleitoral que seja a feramenta para o exercício pleno da cidadania. Prabéns

Coluna do Domingos · Aurora, CE 20/10/2008 14:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Valdir Medori Jr.
 

O negócio é sordido e cada vez piora mais. Parabéns pelo texto.

Valdir Medori Jr. · São Paulo, SP 21/10/2008 23:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
raphaelreys
 

Caro Felipe! Essas novas igrejas são repastos de políticos disfarçados. Verdadeiros predores da fé e do santo nome! É o fim da picada! Virou banbdalheira geral! Parabéns pela denuncia!

raphaelreys · Montes Claros, MG 22/10/2008 06:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
heraldo hb /.
 

votado - com louvor.

heraldo hb /. · Duque de Caxias, RJ 22/10/2008 09:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cassiane Schmidt
 

Muito bom seu texto! Lido e votado!

Cassiane Schmidt · Gaspar, SC 22/10/2008 10:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

Domingos
Você foi contundente no comentário, e bastante correto. O pleito eleitoral deve "dignificar a lisura, a transparência e a civilidade". Se aproveitar da ignorância de fiéis deveria se qualificar como crime eleitoral.
---
Raphael Reys
As igrejas são sim novos currais eleitorais. Não é à toa que hoje vemos deputados e até senadores eleitos por igrejas ligadas à grandes meios de comunicação. Precisamos denunciar sempre.

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 22/10/2008 11:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

Valdir, Heraldo e Cassiane
Obrigado pelos votos. Com a publicação e a repercussão da denúncia, fazemos nossa parte para a melhora do processo elaitoral e educativo do nosso país.

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 22/10/2008 11:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Jesuino André
 

bom texto. boa abordagem.
parabéns!
aproveito pra pedir que visite o www.ladonorte.net
abs

Jesuino André · João Pessoa, PB 22/10/2008 11:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
joe_brazuca
 

é "Deus e o diabo na terra do sol", amigo...
Glauber, esta se revirando na tumba...
Tudo isso cheira a mais pura e simples "sacanagem"...
Povo é gado, meu amigo...Infelizmente.
E...não é de hoje que se coligam Igrejas e Poder.Vc sabe disso.
Daqui a alguns anos, veremos as tribunas dos Senados e Congressos virarem púlpitos e "bispados" das Igrejas Universais do deus Dólar !...Guarde isso....Quem sobreviver, verá !

muito boa sua reportagem !...alerta é pouco...Parabens !
abs

joe_brazuca · São Paulo, SP 22/10/2008 11:53
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcos Pontes
 

Bem colocada a questão, mas a coisa é muito mais profunda do que possa parecer, Sem querer discordar ou mesmo criticar sua iniciativa, muito pelo contrário, a educação para a cidadania, mesmo quando bem feita na escola, é totalmente destruída se a criança tem maus exemplos em casa ou nos amigos dos pais. Sei bem do que estou falando, acredite.
Compram-se votos com dinheiro, saco de farinha, milheiro de telhas e promessas de emprego, por exemplo. Ou seja, o candidato só compra o que está à venda, o que dói é saber que apenas arraias miúdas são punidas, enquandto a compra de votos grassa em todo o país e em todos os níveis.

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 22/10/2008 12:01
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Felipe.
texto esclarecedor e pertinente.
É um absurdo o que acontece.
Mas é só através da educação que
podemos mudar esse quadro.
Uma educação consciente e critica
que instrua os seres humanos a dar valor
à sua dignidade e a execer seus direitos,
tanto quanto seus deveres de cidadãos.
bjss

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 22/10/2008 12:21
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
joe_brazuca
 

"... a criança tem maus exemplos em casa ou nos amigos dos pais..."
é isso Pontes !...matou a cobra e mostrou o pau !

joe_brazuca · São Paulo, SP 22/10/2008 12:52
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

Obrigado Jesuíno, vou visitar sim.

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 22/10/2008 13:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

Muito bem colocado Joe, a carência de suporte, tanto religioso como de políticas públicas faz os regimes assistencialistas se destacarem cada vez mais. se antes disso não acontecer uma revolução de educação e cultura no país, a tendência é essa mesmo, infelizmente.

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 22/10/2008 13:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

A construção de valores éticos e de cidadania começa mesmo em casa, meu caro Marcos, mas devemos lutar pela melhoria dos alicerces morais para crianças e jovens e pela punição dos que desejam destruir essas bases.

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 22/10/2008 13:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

Obrigado Doroni, vamos repercutir para que esses casos sejam cada vez mais conhecidos e as mudanças comecem a acontecer!

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 22/10/2008 13:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Edu Cezimbra
 

Boa denúncia, fabulosa!
Talvez uma passagem por Chiapas, pelos barrios argentinos e pela favelania fosse uma maneira mais eficaz de alfabetizarmo-nos ambiental e culturalmente.
ABC(Abraço e Beijo do Cezimbra)

Edu Cezimbra · Porto Alegre, RS 22/10/2008 14:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

Felipe,
muito boa matéria, escrita com indignação ética e consciência. Todavia, e com todo respeito e admiração, sou obrigado a discordar da dita "falta de educação eleitoral por parte do povo", uma vez que acho, sinceramente, que o povo melhorou e muito sua educação política nos últimos anos. Aliás, você mesmo constata isso ao afirmar que a "pastora Haide obteve 61 votos, pelo visto nem os fiéis da cidade votaram nela", apesar do proselitismo religioso da candidata e da fé do eleitores. Algo parecido aconteceu com várias candidaturas no Rio e em outras partes do Brasil que apostaram na ingenuidade e na "boa-fé" do povo. Pode não parecer, mas coisas estão mudando - mesmo que lentamente. Sua excelente matéria é um retrato disso. Meus parabéns, amigo, e continue exercendo o jornalismo com coragem, ética, dignidade e independência. Nós, o povo, agradecemos. Um fraterno abraço.

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 22/10/2008 14:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Felipe,
Caso os Governos Nacional, Estadual e Municipal estivessem interessados em promver Educação para o povo haveria menos
ladrões, assassinos, prostitutas, crianças e velhos na rua.
Por conseguinte haveria mais Saúde, dignidade, trabalho.
Povo educado, é povo com saúde, povo com trabalho.
É o exercício da cidadania.
Grande abraço e votos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 22/10/2008 15:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Kowalsky
 

Muito bom o texto, Felipe. No segundo turno, aqui em Belo Horizonte, também enfrentamos um espoliador oriundo do ramo de negócios da fé. A cidade periga sair da trilha de uma administração razoável e retroceder mais de 12 anos, uma vez que esse candidato, Leonardo Quintão (PMDB), é apoiado por um séquito de notórios corruptos e saqueadores dos cofres públicos, como Newton Cardoso.

abs
Kw

Kowalsky · Belo Horizonte, MG 22/10/2008 15:59
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

Gostei da indignação. E a educação começa em casa e a escola é complemento. Exato. Além disso, votos são comprados de todas as classes. O preço é que é diferente, não o ato. E a igreja sempre compactuou com o poder político. concordo com quem reforça o papelda educação. Mas, qual? É urgente um programa amplo, bem refletido a partir de estudos sériosque levem em conta a particularudade de cada lugar para que um sistema robusto de educação seja implantado. Vide Coréia.

Compulsão Diária · São Paulo, SP 22/10/2008 16:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Felipe,

O negócio da compra de votos por aqui também correu solto. No dia da eleição fui para a feira cedinho, como faço sempre aos domingos e conversando com um amigo capoeirista que não encontrava-o há algum tempo, quando na minha presença, uma senhora conhecida comum de nós dois, perguntou para ele, se não iria dar o numero do titulo e se cadastrar para receber R$30.00 pelo voto. Conversei com ela sobre as consequência do gesto e ela me afirmou sobre as necessidades imediatas e coisas e tal
Após as eleições as conversas correm soltas, até nos taxis e ônibus, sobre os valores que determinados candidatos gastaram para se eleger como a tal famigerada boca de urna.
Abraço,

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 22/10/2008 18:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Vinícius Motta
 

Não interessa a ninguém que o povo tenha real consciência do seu voto. A sua proposta de educação política é das melhores, mas com isso como os corruptos iriam se eleger?
Quem está dispoto a dar um tiro no próprio pé?
Daí fazer um link com a religião é um pulo, pois a igreja é um agente de homogeneização dos pensamentos e atitudes. Em tempo de tamanha instabilidade - vide Bolsa que sobe-e-desce - só resta Deus para aliviar as angústias. Não por acaso tantos pastores(as) se candidataram neste ano.

Tivemos algumas provas de que o povo pode perceber que politica não se faz com sermões, esmolas ou pães. Mas devemos trabalhar melhor para que a politica seja feita por pessoas verdadeiramente preocupadas com os probelmas das cidades, estados e países.

Vinícius Motta · Rio de Janeiro, RJ 22/10/2008 19:24
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Prof. Sebah
 

GOSTEI,VOTADO.

Prof. Sebah · João Pessoa, PB 22/10/2008 19:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Falar verdade, gostei e acho que ´é e está sendo verdade
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 22/10/2008 20:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

Cezimbra
A denúncia é necessária, pelo que vc falou, deu até vontade de conhecer essa região.
---

Obrigado Nivaldo
Acredito que todo jornalista tem uma responsabilidade social, como uma obrigação, de doar um pouco do trabalho para o esclarecimento e a evolução humana.
Tb acredito que as coisas estão melhorando em relação à consciência política do povo. O que impressiona é a má fé dos políticos. Com gente ruim eu não me acostumo.
---

Educação é base para tudo Regina
Precisamos revolucionar a educação no país. Muito têm sido feito, mas ainda falta um bocado!

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 22/10/2008 23:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

è uma pena que sua cidade caia no retrocesso Kowalsky, mas infelizmente cada lugar tem o governo que merece. Um governante ruim só assume pq o povo votou nele. Nosso papel, como mais esclarecidos, é de abrir os olhos do povo e fazer a nossa parte, com educação política.
---
Bem colocado Compulsão Diária, vc falou tudo!
---

Zezito
Compra de voto é crime pra quem vende e pra quem compra, mas particularmente, culpo mais a quem compra. Sempre que vou instruir uma pessoa a não vender o voto e ela me conta todas as necessidades que passa em casa eu fico desarmado. O comprador sabe das necessidades e as usa em proveito próprio, esse ato de má fé é maquiavélico. Para os compradores, é essencial que o povo continue na miséria, dependendo de compradores de votos e políticas assistencialistas.

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 22/10/2008 23:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

"Dar um tiro no próprio pé"
É bem por aí mesmo Vinícius, está certíssimo!
---

Sebah e André, obrigado pela contribuição! Abraços!!

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 22/10/2008 23:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Eloah
 

Maravilha!!! Sou de uma cidade que ainda usam o voto como moeda de compra. É ainda mais covarde porque explora a miséria do povo. Espero que um dia isso mude.

Daniel Eloah · Chaves, PA 23/10/2008 12:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Coluna do Domingos
 

Votado

Coluna do Domingos · Aurora, CE 23/10/2008 13:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Edu Cezimbra
 

Felipe,
Dá uma bisolhada nesta eportagem fotográfica, isto se fores imunizado ao senso comum da mass media.Para muitos esta é a autêntica educação popular.
http://br.groups.yahoo.com/group/retrans/message/5020

Edu Cezimbra · Porto Alegre, RS 23/10/2008 14:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Rafael D.
 

O que que não é negóciado com votos né? Belíssima conclusão graças a Deus mesmo, abraços

Rafael D. · Belo Horizonte, MG 23/10/2008 18:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Juscelino Mendes
 

Vai demorar muito para o esclarecimento chegar. No dizer de Voltaire, "Quando o povo começa a pensar é porque tudo já está perdido".

Juscelino Mendes · Campinas, SP 23/10/2008 18:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

Fantástico Edu! Essa educação popular é interessante, dá pra ver que o povo participa da revolução no país. O mass media vai contra por conta do processo de estatização, contrário ao neo-liberalismo.

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 23/10/2008 22:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

Rafael e Juscelino, a situação vai demorar a mudar sim, mas "graças à Deus" tem melhorado. Estamos fazendo a nossa parte!

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 23/10/2008 22:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Quem vende voto está do lado da miséria moral de quem compra.
A miséria individual de quem vende o voto não exime qualquer da responsabilidade pela miséria social e moral que decorre da venda do voto.
A necessidade individual resolvida por um dia submete toda uma comunidade à corrupção e à miséria moral por quatro anos, no mínimo.
Não é novo o método, nem exclusivo daqui, sabe-o bem George W. Bush, que só não perdeu na suprema corte esse segundo mandato que tarda a findar pela arranjada coincidência de, às vésperas, aqueles aviões de carreira desviarem das rotas seqüestrados por ex-amigos e sócios da família Bush ansiosos por encontrar Alá, fanatizados até à auto-imolação.
A educação não está solta no espaço.
Ela, como o demais nas sociedades humanas, costuma corresponder aos interesses dos que governam e reproduzir os interesses dos que controlam o poder.
Paulo Freire anotou que a educação para a liberdade se dá em oposição à exploração e por conscientização e aprendizado em espaço democrático.
A tarefa de liberta~ção é para ser desenvolvida no mínimo em todo o território de um país, sempre alertou Lênin, mas está elacionada objetivamente com o modo de produção existente no lugar, no continente, e no plaenta, sabem bem os cubanos e os chineses, mesmo os coreanos do norte.
E deve considerar os sistemas de conquista e manutenção da hegemonia, completou do cárcere fascista de Mussolini o pensador italiano Antônio Gramsci.
Platão já alertava que os que não fazem a política conformam-se em ser governados pelos que fazem a política.
Um manifesto, um programa, uma estratégia, uma tática bem resolvida e eficaz para as conjunturas, simpatizantes da ação e ações generalizadas vem sendo propostas há pouco mais de 160 anos (o Manifesto Comunista é de 1848) como parte da transformação que necessitam os de baixo.
Os de cima têm se safado da extinção enquanto classe dominante e governante com guerras localizadas, crises cíclicas esperadas ou aparentemente inusitadas ou meswmo acordos e pactos como em Moncloa, na Espanha, o Compromesso, na Itália, e algo sem nome, mas similar recentemente no Brasil de Sarney a Fernando henrique e, um pouco mudado, mas mantido agora com Luís Ignácio.
Nenhuma revolução moral ocorre sem a necessária circunstãncia, as relações sociais, decorrentes das relações de produção, as sustente.
Aprender sobre cultura indígena é imprescindível, para que se saiba que a extinção das nações se dá pela política, pela ganância, pelo coloniaslismo,na época, e agora pelo imperialismo de outras nações tecnologicamente mais bem aparelhadas e, como acaba de revelar Greenspan, mesmo que equivocadas sobre as verdades que fazem o mundo cometer por 40 asnos.
---
Continuo procurando, se me dão licença, pelos neoliberais, esses fantasmas que sequer tem correntes para arrastar.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 24/10/2008 01:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Sem falar das compras de voto indiretas, chantagistas do tipo, vote neste candidato que ele tem 'amizade com os governos estadual e federal'

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 24/10/2008 10:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Gesteira
 

Fantástico Adroaldo!
A libertação é realmente o passo definitivo. Quando gozarmos de liberdade cultural e política, poderemos viver em uma verdadeira utopia democrática, que vai muito além daquela democracia que se fala por aí.
Abraços.
----
Spirito Santo,
Isso que vc menciona é sim uma forma de chantagem, e tb de enganar o eleitor. Eles usam todo tipo de jogo sujo. Uma pena.

Felipe Gesteira · João Pessoa, PB 25/10/2008 01:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Vilorblue
 

Tudo já foi dito Felipe, o que que sobrou foi gostar e votar.
Abç...

Vilorblue · Colombo, PR 25/10/2008 08:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
macsax
 

Felipe Gesteira,
enquanto não diminuir o analfabetismo, portanto melhorar a consciência política dos cidadãos, haverá coisas canhestras
na política,
Seu texto votado,
macsax

macsax · João Pessoa, PB 25/10/2008 19:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bruno Resende Ramos
 

Tão vendendo lote no céu novamente. Hehehehehe.

Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG 27/10/2008 08:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
meus traços e linhas
 

Felipe,
Desculpe-me só hj vir por aqui, sei q tens outros textos em votação, porém não poderia deixar de externar a minha revolta a essa prática imoral. Esse discaramento de políticos desalmados, só acabará, quando acabar o analfabetismo, a desigualdade social e tantas outras causas gritantes que estão estampadas no nosso dia-a-dia, infelismente o eleitor de baixa renda, e principalmente os analfabetos que são alvos dessa prática abusiva tende a alimentar o hábito dessa imoralidade. A justiça por sua vez trocou a credibilidade por conivência, e finalmente, quem se arrisca a atirar a primeira pedra na tentativa de debelar essa safadeza? Acho também que o pobre analfabeto já não é mais tão leigo na história, a mídia está em todas as casas hj em dia, nas ruas e em todos os segmentos da informação, mas falta conscientisação, vende o voto agora, e se ferra por 4 anos.
Seu grito de guerra é mais que oportuno!

Parabéns!

Um feliz 2009 e que venha outros gritos se calarmos pior ainda!

bjsssss meu jovem e brilhante poeta!

meus traços e linhas · Cabedelo, PB 28/12/2008 01:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Enrique Martinez
 

Faz anos perguntei a um exageta: O Evangelho é Politica??
Contesto-me: a politica é a arte de dirigir e governar os homens
O Evangelho é a arte de ensinar os homens a autogovernar-se. A Politica religiosa edifica o ser humano, quando esta é bem ensinada.
Felipe, teu articulo, imposivel de ser superado em todo sentido.
Parabens.
A politica como a conhecemos e capaz de corrompe ate os membros do TSJ.
Só esperar, si viver.

Enrique Martinez · Curitiba, PR 9/11/2009 17:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados