Aurora: perspectiva sóciocultural de um novo tempo

JC Cariry
Ponte sobre o rio Salgado, atrativo natural de Aurora-CE
1
José Cycero · Aurora, CE
30/10/2008 · 310 · 70
 

Tradicionalmente o município de Aurora tem-se notabilizado no
cenário artístico do Ceará, do Nordeste e por que não dizer do Brasil, como um verdadeiro celeiro de uma das mais autênticas riquezas culturais do interior brasileiro. Com uma vertente por demais variada, indo da literatura à música, da escultura às artes plásticas, do artesanato à culinária, assim como do repentismo poético(violeiro) ao reisado e aos penitentes da Ordem Santa Cruz. Todos esses valorem compõem o verdadeiro caleidoscópio das preciosidades sócio-culturais desse belo município localizado nos grotões do Cariri cearense, de onde não se exclui uma diversidade de outros gêneros da cultura popular que juntos, integram o conjunto das manifestações tradicionais peculiares ao cotidiano da gente aurorense.
No entanto, o abandono em que se encontram relegadam antigas tradições que no passado fizeram a alegria e a diversão de gerações inteiras tais como: a dança do coco, o reisado, o bumba-meu-boi, o maneiro-pau, as pastorinhas, o forró de pé de serra, o xaxado, a literatura de cordel, dentre outras que se encontram hoje quase que completamente esquecidas pelas pessoas consideradas de meia-idade e, praticamente inexistente para os mais jovens. De tal maneira, não constitui nenhum exagero afirmar que parte considerável das manifestações da cultura popular de Aurora ou já desapareceu ou encontra-se num acelerado processo de extinção, rumo ao esquecimento total. Uma vez que aqueles que eram possuidores deste conhecimento oral, já tenham quase todos falecidos. E como não houve nenhum trabalho de registro e preservação deste patrimônio imaterial pouca coisa ainda resta a fazer neste sentido. Porém, o que é preciso ser feito em favor do bem e do futuro sempre tem força. Razão pela qual está a exigir de nós, os contemporâneos, um trabalho de fôlego, ousado e desprendido em defesa das nossas mais legítimas expressões da cultura popular de Aurora.
O mesmo acontece com o patrimônio arquitetônico de onde se destacam o Casarão do Cel. Xavier de 1831, a antiga residência da brava matriarca Marica Macedo, o prédio da Estação Ferroviária de 1920, incluindo a do distrito de Ingazeiras, juntamente com as residências do Agente da Reffesa da sede e do citado distrito. Todo este patrimônio precisa ser recuperado e tombado(enquanto há tempo) segundo as normas que regem os mecanismos de defesa e preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, tanto em nível de Estado quanto da própria União.
Um trabalho rigoroso com esta perspectiva preservacionista pode inclusive gerar divisas não apenas no sentido da preservação da memória histórica, mas principalmente no aspecto do turismo local que também precisa ser iniciado. Atualmente nenhum município pode abrir mão desta ferramenta fundamental para melhorar sua economia, investindo na cultura, dando maior visibilidade às ações administrativas lá fora por meio do desenvolvimento das suas atividades turísticas. Há, decerto, uma possibilidade efetiva de um desenvolvimento cultural sustentável. Não importa se estamos apenas começando, é preciso que tenhamos uma visão de futuro para tudo... Nenhuma ação imediatista funciona bem, quando o negócio é o empreendedorismo, sobretudo no contexto público-municipal.
Por conseguinte, com a implementação de uma política voltada para este setor é possível que Aurora passe a ocupar de vez um lugar de destaque e que tanto merece no cenário regional do Cariri e quiçá no Ceará. Já que potencial para isso possui de sobra...
O fenômeno relacionado à figura da Mártir Francisca, conhecida no além-fronteira como “A santa Popular de Aurora” constitui um outro aspecto fundamental para a projeção de Aurora e o desenvolvimento do chamado turismo religioso no contexto regional. Mesmo sem nenhum trabalho voltado para o setor(até agora 27/10/08) por parte do poder público, a história da mártir correu o mundo, ao ponto de serem muitas as caravanas de curiosos, devotos e fiéis que vêm todos os anos a Aurora para visitar a capelinha da ‘Santa’. O primeiro passo, seria dotar o local de visitação de uma infra-estrutura mínima necessária, proporcionando mais conforto, comodidade e bem-estar aos visitantes. O turismo religioso é outro item propulsor de desenvolvimento que vem sendo trabalhado em todo o mundo. Creio que em Aurora não poderia ser diferente.
Por outro lado, temos ainda cerca de 42 km do rio Salgado(o maior rio da região) cortando Aurora de uma ponta a outra. Com a viabilidade do projeto de Transposição do São Francisco para o Nordeste e, que usará o percurso do Salgado como calha natural, ajudará em muito a execução de um possível programa voltado para o turismo ecológico em várias partes do rio, notadamente onde os atrativos naturais são preponderantes. Para tanto, faz-se mister certo investimento no tocante à questão da infra-estrutura de acesso. Para citar apenas alguns dos muitos atrativos naturais do manancial salgadiano, basta lembrar a aprazível vista da ponte; os mergulhos nas suas diversas barragens; o banho e o panorama ecológico proporcionado pelo Poço-do-Meio, o insólito sítio arqueológico da Massalina(sítio Volta), a promoção de pescaria esportiva e controlada em quase todo o seu percurso, etc. Tudo isso, facilitaria o despertar para a necessidade de uma efetiva consciência ecológica atrelada a uma visão mais responsável no tocante à preservação dos recursos naturais do Salgado e por extensão, de todo o bioma aurorense por parte da população. Também é digno, tanto de preservação, quanto de aproveitamento turístico; a enigmática necrópole conhecida sob a denominação de Cemitério da Bailarina situada no sítio Carro-quebrado na região de Antas. Resquícios de sepultamentos clandestinos que remontam possivelmente o século XVII. (ver matéria especial publicada na Revista Aurora nº 01/07).
Um município com o potencial cultural de Aurora não pode se dá ao luxo de prescindir de um centro cultural, de um museu, de oficinas de artes e ofícios, de um núcleo de exposição permanente, de uma central de artesanato, de uma biblioteca que seja modelo e referência para o Cariri, enfim de uma política de cultura realmente “agressiva” que possa mostrar aos próprios aurorenses e ao Brasil o que o município tem de melhor nesta área. É inconcebível que tenhamos ainda jovens que sequer já ouviram falar em Hermenegildo de Sá Cavalcante, Jaime de Alencar Araripe, Nêgo Simplício, Serra Azul, Marica Macedo, Padre Francisco França, Padre Luna, Amarílio Gonçalves e tantas outras figuras importantes desta terra. Ainda, os que muito pouco ou quase nada conheçam acerca da história de luta e formação deste núcleo urbano. Todavia, conhecem de cor e com riquezas de detalhes: Madona, Xuxa, Michael Jackson, Tiririca, Bola de Fogo, Ronaldinho Gaúcho e por aí vai...Convenhamos, não podemos permanecer impassível perante esta inversão de valores a cada dia mais crescente. Antes de se estudar o rio Nilo, Tigre e Amazonas por exemplo; é imperioso conhecer o rio Salgado, o Jaguaribe, o riacho do Jenipapeiro, dos Porcos, o açude Cachoeira, o Orós, o Castalhão, a Massalina, o bouqueirão, o olho d'água de Vinô, etc... de modo que o universal possa começar efetivamente, por nosso quintal.
Esta constatação também está umbilicalmente atrelada a forma como temos tratados historicamente as nossas riquezas culturais(tradição, o folclore, os saberes do senso-comum) e, por conseqüência o tratamento que se tem oferecido aos nossos autênticos valores da terra(os artistas e artesãos). A própria escola( no seu atual modelo engessador de novas idéias) e, sobretudo a sua metodologia estanque tem ajudado no atual emaranhado destas contradições. Além de todo o "lixo" midiático que tem produzido na nossa gente um verdadeiro "estupro cultural" ao subestimar a sua capacidade de raciocinar livremente sem a imposição do "emburrecimento" premeditado/programado. Mas é verdade, a TV não é apenas causa, mas consequência também.
No entanto, digamos que uma cultura de verdade não se cria. Vive-se na medidda que a preservamos. Ao passo que a cultura é a própria identidade de um povo, sem ela, não se é ninguém... Assim como um povo sem história nunca pode sequer se imaginar no esteio do futuro. Portanto, para que estejamos definitivamente situados no tempo e no espaço por intermédio desta nave cósmica que é a terra, levitando no éter espacial da via-láctea universal no seu eterno itinerário expansionista, precisamos desta visão holística; só nos proporcionada pela consciência plena dos nossos verdadeiros valores sócio-culturais, ambientais e humanistas. É preciso conhecer para viver uma cultura de verdade, sob pena de não sermos ninguém. Ou quem sabe, apenas mais um, perdido para sempre numa massa amorfa que não pensa e não vive por si mesma. Chega, de se viver e consumir gregariamente o que não é nosso.
Por isso acreditamos que Aurora daqui para frente resistirá à tentação, construindo a sua própria história. Ou pelo menos se esforçará para isso. Optando por viver e construir um novo tempo cultural para sua gente, com o mesmo entusiasmo de quem constrói uma aventura para uma vida inteira.
____
José Cícero -
Professor, pesquisador, poeta e escritor.
Editor da Revista Aurora
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
celina vasques
 

Sensacional tua matéria !!!
Uma verdadeira aula de história do Brasil e que gostei muito de ler e reler!Parabéns pelo excelente texto muito bem escrito e fundamentado!
beijo no t
eu coração!

celina vasques · Manaus, AM 27/10/2008 22:52
sua opinião: subir
ana wagner
 

É um bom trabalho,com muitos fatos do nossa cultura.
Parabéns amigo!
Abraços

ana wagner · Porto Alegre, RS 27/10/2008 23:11
sua opinião: subir
Thiers
 

Uma cultura não se cria, vive-se e preserva-se. Isso msm! A cultura é um bem. Que Aurora permaneça assim... Afinal já nasceu Aurora, abre-se ao mundo

Thiers · Rio de Janeiro, RJ 27/10/2008 23:13
sua opinião: subir
José Carlos Brandão
 

Parabéns pelo esforço de valorização e resgate da cultura de Aurora, que é a cultura do Ceará e do Brasil.
abs.

José Carlos Brandão · Bauru, SP 27/10/2008 23:51
sua opinião: subir
Juscelino Mendes
 

É sempre bem-vinda esse tipo de reportagem. Muito bom.
Abraços.

Juscelino Mendes · Campinas, SP 27/10/2008 23:57
sua opinião: subir
JACINTA MORAIS
 

Caro professor,pesquisador e poeta:
JOSÉ CÍCERO
"AURORA,OPTANDO POR VIVER E CONSTRUIR
UM NOVO TEMPO CULTURAL PARA A SUA GENTE"
Estamos agradecidos,por nos brindar com suas
Pesquisas tão ricas,com detalhes esmerados!
As influencias do seu povo,no caminho da fé,da luta,
Da divulgação de um legado,devem receber a "NOTORIEDADE"
Equivalentes à seriedede e importância desse projeto!
PARABÉNS pela magnífica apresentação...
abraços!

JACINTA MORAIS · Cascavel, PR 27/10/2008 23:59
sua opinião: subir
azuirfilho
 

José Cycero · Aurora (CE)
Aurora: perspectiva sócio-cultural de um novo temp

Um Trabalho magnífico que dá uma visáo maravilhosa do potencial Cultural infinito de Aurora.
Tem tudo para florescer em tantas Áreas do conhecimento e das Artes Humanas literatura à música, da escultura às artes plásticas, do artesanato à culinária, assim como do repentismo poético(violeiro) ao reisado e aos penitentes da Ordem Santa Cruz...E, também pode retomar e ampliar, mesmo outras formas de expressóes Culturais, que se encontram em condicóes adversas...

.... o abandono em que se encontra relegado velhas tradições que no passado fizeram a alegria e a diversão de gerações inteiras como: a dança do coco, o reisado, o bumba-meu-boi, o maneiro-pau, as pastorinhas, o forró de pé de serra, o xaxado, a literatura de cordel, dentre outras,...
Todo esse material Divino pode ser retomado e reaprendido pelo povo e usado para construir a sua Felicidade, sua organizacáo e formacáo de consciéncia e cidadania e, igual se pode animar a formar times de futebol em todas as ruas, também se pode formar grupos culturais qye váo formar o povo e construir um Grande Polo Turistico Cultural.
Tem tudo para Trabalhar a bessa. Tem a Necessidade e a razáo, Vai ser um trabalho que vai tornar toda a cidade feliz.
Um Trabalho para o Bem de todos e para motivar os Jovens com sonhos para o futuro melhor se fazer já no seu processo de construcáo.

Através da Educacáo se forma esse cidadáo polivalente que estuda e desenvolve Esporte e Arte que vai permitir a Cidade rabalhar o Turismo Cultural e, no formar esse aluno especial Desportista e Artista vai lhe dar condicóes de estudar muito mais para ser um Profissional de Nível Superior, Professor, Advogado, Dentista, Engenheiro e Médico.
Achei admirável esse Projeto ou possivel projeto em formacáo.
Domingos Pode Ajudar muito, com a forca da Igreja de Aurora ajudando a unir os grupos antagónicos para construirem as aliancas para apoio e construcáo desse plano Gigantesco útil e belo.
Só a Igreja vai ter essa Autoridade e representacáo para unir os contrários.
Vai ter de unir esses contrários senáo um vai combater o trabalho do outro.
Gostei muito.
Já sinto um amor muito grande por Aurora.

Deus é Grande, náo há obscuridade para Aurora.

Parabéns pelo sonho para construir.
Boa Obra.\
Abracáo Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 28/10/2008 00:21
sua opinião: subir
Sônia Brandão
 

Vivas aos filhos de Aurora que sabem engrandecê-la, resgatando e preservando a sua cultura. E o meu agradecimento pela oportunidade de conhecer um pouco mais da sua história.
abs

Sônia Brandão · Bauru, SP 28/10/2008 00:29
sua opinião: subir
Lena Girard
 

Menino, que beleza!
Todos nós agradecemos por tão bela contribuição!
parabéns!
Beijos

Lena Girard · Belém, PA 28/10/2008 01:10
sua opinião: subir
delen
 

Que beleza de texto , fiz uma ótima leitura , deixou uma verdadeira obra de arte tanto na imagem , quanto no texto , parabéns . Abraços...

delen · Cotia, SP 28/10/2008 02:57
sua opinião: subir
assis pio
 

Este seu desejo Cicero, é meu também. Estou nessa luta com você, Domingos, João Paulo, etc...
Tenho alguns poemas sobre a caieira, lenha, rio salgado, cacimba, etc... Aos poucos estou colocando no over mundo pra divulgar nossa cultura.
Preciso aprender muit com vc, domingos, gente que ainda não conheço pessoalmente.
Um grande abraço.

assis pio · Aurora, CE 28/10/2008 04:44
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza a promoção do folclore da sua terra José. A nossa aldeia é o nosso universo! Parabéns. Aqui no Norte de Minas temos os catopés, marujadas, caboclinhos etc! Um abraço e parabéns!

raphaelreys · Montes Claros, MG 28/10/2008 06:22
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

simplesmente um trabalho formidável, parabéns.depois eu volto.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 28/10/2008 06:30
sua opinião: subir
Jota Lago
 

Eae Zé, na pazzz??

Velho, é o seguinte.
Parece existir uma luta constante de alguns pequenos grupos ditos superiores, políticos ou sei lá o que, em deteriorar a cultura do país e implantar um estado de mêdo nas pessoas.

Querem "emburrecer-nos", lutam para que as coisas caminhem de mal à pior, sempre para manterem sua posição, seu domínio e seu status intacto!
Não digo aqui nenhuma novidade, eu sei, mas acredito muito que as grandes mudanças ocorrem sempre de dentro pra fora. É o que estão fazendo, com muita competência, você, o Domingão e outras pessoas de Aurora e de outras partes de nosso Brasil também.
Cabe à nós que queremos um país melhor, acreditar que é possível e contribuir como podemos!! A luta é constante, a mudança é lenta! Mas existe! Então vale à pena continuar lutando e sonhando.
A grande mídia com certeza continuará jogando lixo no ventilador, teremos então novas Xuxas e coisa e tal, mas a educação nos salvará desse mal, porque a mídia não é CAUSA, é CONSEQUÊNCIA! Então temos ela na mão e não o inverso, mas a maioria de nós, não enxerga isso. Um dia certamente enxergará! :-)

Abração e parabéns pelo belo trabalho em Aurora!

Jota Lago · São Paulo, SP 28/10/2008 09:06
sua opinião: subir
Hideraldo Montenegro
 

Olha, tomara realmente que as pessoas tomem consciência da preservação e divulgação de nosso patrimônio cultural. O fato é que precisamos tentar e resgatar sempre estes valores.
Parabéns mesmo!
Muito importante.

Hideraldo Montenegro · Recife, PE 28/10/2008 09:15
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Sendo neto de cearense e filho de pernambucano, filho muito orgulhoso dessa beleza toda.

Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 28/10/2008 09:39
sua opinião: subir
Eloy Santos
 

Minha solidariedade e minha homenagem ao seu permanente trabalho em defesa das tradições e do patrimônio de Aurora, professor José Cícero.
É preciso gritar sempre. Lutar sempre.
Só assim, com uma campanha sem parar, se consegue ter alguma coisa de positivo em favor da história e da cultura.
Um país que não dá os recursos devidos à saúde e à educação fecha sempre os olhos para o patrimônio material e imaterial.
Vocês aí de Aurora vão abrir esses olhos, professor.

Eloy Santos · Rio de Janeiro, RJ 28/10/2008 09:57
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

É preciso não perder os elos,
para não perder o bonde,
que de um jeito ou de outro
(embora bonde) caminha
para o futuro.
Muito legal
um abraço

EdimoGinot · Curitiba, PR 28/10/2008 10:42
sua opinião: subir
Saramar
 

Excelente artigo que nos dá uma visão de toda a riqueza cultural, histórica e ambiental desta cidade de nome alvissareiro.
Sem dúvida, os administradores municipais e estaduais precisam divulgar urgentemente a importância cultural do município e buscar recursos para implementar os trabalhos necessários à sua preservação e valorização.
Infelizmente, como o senhor destaca, as tradições culturais mais importantes vão desaparecendo da memória das cidades, em vista do desinteresse e da cegueira daqueles que delas, deveriam cuidar.
E os jovens, desconhecendo a importância dessas manifestações, porque não lhes foram transmitidas, endeusam ídolos comerciais e vulgares, enquanto, sob seus pés, dormem as mais belas e ricas tradições.
Esperando que seu sonho se materialize enquanto é tempo, agradeço-lhe muito esta aula que nos deu.
Obrigada.

beijos

Saramar · Goiânia, GO 28/10/2008 11:01
sua opinião: subir
Coluna do Domingos
 

COLUNA DO DOMINGOS DÁ BOAS VINDAS AO REDATOR DA REVISTA AURORA, JOSÉ CYCERO

Gostaria de dá boas vindas ao redator da vitrene Cultural do Cariri Cearense -Revista Aurora- Prof. escritor e poeta José Cycero, penso que os artigos da revista podem ser repassados para o overblog, pois assim, estamos divulgando o patrimônio artístico, literário, musical e cultural do cariri cearense para o banco de dados do overmundo, ao tempo em que solicito de meus colegas overmanos que também divulguem os valores culturais{...} de suas regiões, pois o meu sonho é transformar o overmundo no maior banco de dados da cultura brasileira. É claro que nesta tarefa nós precisamos dar as mãos nos comentários, nas votações, pois ter o maior patrimônio artístico, literário, musical, poético é tarefa de gigantes, porém penso que nós somos pequenos gigantes e posso afirmar de cátedara que toda família Overmana é, vive, repira a arte, a história, a literatura, a música a poesia, porém vejo que neste {resgate intensivo}não podemos perder nada,assim, devemos sempre ficar atentos nas votaçãoes, pois perder uma texto artístico cultural por falta de votos é realmente algo que não gosto nem de pensar.

Contos com todos os colegas do overmundo para a construção do banco de cultura , arte, história, música, poesia e literatura do Brasil

Coluna do Domingos · Aurora, CE 28/10/2008 11:06
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

José Cícero,
Ótima e elucidadivo texto

É muito importante resgatar esses valores e patrimônios culturais que são veradadeiras obras de arte e destacam uma época.
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 28/10/2008 11:18
sua opinião: subir
graça grauna
 

Parabens pela iniciativa de mostrar as belezas patrimoniais do cariri cearense. Viva a cultura brasileira.

graça grauna · Recife, PE 28/10/2008 11:19
sua opinião: subir
José Cycero
 

Desejo aqui em nome do meu dileto amigo, irmão e camarda prof. Luiz Domingos de Luna agradecer a todos os meus novos confrades e confreiras pela gratidão e honra que me proporcionaram quando Comentaram as minhas modestas considerações acerca do neo-movimento cultural de Aurora e a realidade periclitante por que passsam nossas manifestações populares como um tudo. Que o grande Allá proteja a todos e a Deusa da sabedoria os iluminem. Saudações Culturais e fraternas. JC

José Cycero · Aurora, CE 28/10/2008 12:07
sua opinião: subir
Guilherme de Faria
 

Excelente matéria do professor Cícero, indicada a mim pelo seu bravo conterrâneo, o companheiro Domingos. Por ela tenho a oportunidade de conhecer uma cidade do sertão do Carriri tão rica culturalmente, que de outro modo nunca viria a tomar conhecimento. Grato, professor Cícero, e muitos parabéns por sua luta. As culturas locais, regionais e folclóricas, precisam ser preservadas e só podem contar com paladinos como o senhor para o poder público abraçar a essa nobre e imprescindível causa. Voltarei e votarei.
abraço
do cordelista paulistano
Guilherme

Guilherme de Faria · São Paulo, SP 28/10/2008 12:08
sua opinião: subir
Carlos Mota
 

professor José Cycero, parabéns pelo texto e pela preocupação com a preservação dos bens culturais e artísticos da sua Aurora
penso que a maneira mais coerente de se chegar a um estado de satisfação em termos de preservação da cultura local, é fazer com que os valores culturais cheguem às escolas, principalmente do ensino fundamental, através dos próprios professores e também dos artistas locais: trovadores, poetas, repentistas, artesãos, malabares, mambembes, contadores de causos e quem quer que esteja interessado em ajudar
" a mente que se ocupa com os problemas dos seus, tende forçosamente a ser, uma mente rica"
um abraço ao professor e ao 'de Luna' que me apresentou o texto

Carlos Mota · Goiânia, GO 28/10/2008 12:27
sua opinião: subir
ayruman
 

Preservar e divulgar nossas raízes culturais é um trabalho dignificante e que promove a indentidade nacional dos Brasileiros, neste fantástico Mosaicos de tão relevantes Culturas.
Muito bom!.
Um abraço. jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 28/10/2008 13:19
sua opinião: subir
Marcos Pontes
 

Belíssimo trabalo, Cycero. As tradições populares nacionais, belíssimas, sejam de que região forem, estão sendo ameaçadas pela informação barata e nem sempre de boa qualidade, como a televisão e as ditas músicas populares. Trabalhos como o seu devem ser aplaudidos de pé e cada vez mais divulgados na tentativa de sensibilizar os órgãos oficiais de divulgação e proteção da cultura.
Mas não basta sensibilizar as autoridades sem o apoio do público, principal interessado pelo consumo desse produto que nunca tem paralelo. Ações como a sua e de seu pessoal devem ser aplaudidos de pé e incentivados pelos fazedores de outras culturas, como literatura e artes plásticas não regionais. O Overmundo é apenas um canal para essa divulgação e sensibilização.
Sei o quão duro é se fazer cultura num país que se acultura a cada dia. Nem nossos pratos são mais tão brasileiros. Uma grande pena.
Tenha em mim um incentivador e cúmplice no intento de se fazer conhecer os valores culturais de nosso Ceará e, particularmente, de Aurora.

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 28/10/2008 13:24
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Esse tipo de trabalho é fundamental para que as pessoas tomem consciência e preserve nossas raízes.Belo trabalho, bela imagem.Parábéns, às pessoas que fazem essa renomada revista.

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 28/10/2008 13:25
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Parabens pelo texto, a preservação e elucidação de dados do nosso Brasl é de importante e pernitente para todos, inclusive para este site cultural. Um clamor para que não deixe no esquecimento tão valioso lugar.
Overmundo.ab

Cintia Thome · São Paulo, SP 28/10/2008 14:02
sua opinião: subir
Renata Rimet
 

Parabéns pela iniciativa,
preservar a cultura local é fundamental para a historia de um pais, sempre aprendi que é de pequeno que se faz o grande, mas são poucos os que compreendem a genialidade da frase, vivemos num pais em que os meninos crescem sonhando em ir embora para a cidade grande, e nada fazemos para que seja diferente, nada fazemos nas pequenas cidades e vilas que agregue valor aos sonhos locais desses meninos, eles crescem e realmente seguem em frente, realmente precisamos investir em pequenos centros culturais, bibliotecas e tudo mais que resgate a história local, valorize e demonstre aos nossos jovens que é possivel ser grande, mesmo nas pequenas localidades...
Boa sorte, e que tantas outras Auroras levantem suas bandeiras pela luta da valorização cultural!!!

R.Rimet

Renata Rimet · Salvador, BA 28/10/2008 14:42
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

As considerações que me antecedem são testemunhos mais abalisados: Este País, esta Nação, começam a se formar, integral e integrados.
Veja, Domingos, o entusiasmos de parte considerável da intelectualidade brasileira com esta iniciativa tua.
De repente parece até sermos todos AURORENSES, todos cearenses, (se bem que como todos temos uma ponta de cigano/negro/branco/indio, e o Ceará é a Pátria quinhentos-anistas do cigano brasileiro,) não será exagero dizer que de verdade somos todos um pouco-muito cearense,.
abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 28/10/2008 15:09
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

José Cícero,
Creio que todo esforço em preservação da cultura de um local é de suma importância.
Conseguiu de uma forma bastante interessante prender a atenção do leitor para o que você se dispunha.
Aplausos e votos.
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 28/10/2008 16:20
sua opinião: subir
Berioliveira
 

Maravilha teu texto, um trabalho voltado à cultura preservação do folclore muito bom trabalho! Parabéns

Berioliveira · Vitória da Conquista, BA 28/10/2008 16:31
sua opinião: subir
MariaLuísa
 

Olá, José Cycero!
Minhas observações:
1- É no presente que construimos o futuro. E para construí-lo é preciso um olhar atento ao que foi vivenciado pelas gerações anteriores. Experiências de vida essas que ensinam, apontam erros e acertos. Constituem nossa memória. Já se disse que um povo sem memória é um povo falido, sem perspectivas sólidas que o levem a um futuras digno.
2- Preservar não apenas é preciso. É fundamental e urgente. Disso depende a Vida. Nossas matas e rios estão cada vez ameaçados. Nosso planeta pede socorro.
Textos como o seu, amigo, deveriam constar nos manuais escolares de cada cidade, porque educam!
Um abraço!

MariaLuísa · Brasília, DF 28/10/2008 17:32
sua opinião: subir
Lola...
 

José Cycero, Parabéns pelo belo trabalho de conscientização e valorização de nossa cultura.
Beijo

Lola... · Curitiba, PR 28/10/2008 18:38
sua opinião: subir
Agassi
 

Por quantas vezes nos olhamos e pensamos: "Quem vai lembrar de nós?" Aí você vem e toca num ponto extremamente crítico e muito plausível: "E nós estamos pensamos em nossos precursores?"
Qual o valor que devemos dar ao que são iguais em criação?
Lendo seu texto pensei em "deve haver alguém aqui na minha cidade que foi importante poeta, escritor, artista plástico... mas onde está?" acho que devemos sim refletir e não convergir para o lado oposto, pois como você bem lembrou "Devemos começar a universalização pelo nosso quintal".
Abraços!

Agassi · Caraguatatuba, SP 28/10/2008 19:28
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

"...Além de todo o "lixo" midiático que tem produzido na nossa gente um verdadeiro "estupro cultural" ao subestimar a sua capacidade de raciocinar livremente sem a imposição do "emburrecimento" premeditado/programado..."

só isso ja valeria tudo...
muito bom !...volto

joe_brazuca · São Paulo, SP 28/10/2008 19:47
sua opinião: subir
carlos magno
 

A preservação do patrimônio cultural é obrigação do estado e nós brasileiros não devemos permitir que as nossas manifestações artísticas, continuem cada vez mais prejudicadas pelo abandono das autoridades competentes. Precisamos resgatar a nossa cultura com todas as garras possíveis. Meus sinceros aplausos, amigo Luiz Domingos por nobre iniciativa.
Carlos Magno.

carlos magno · Rio de Janeiro, RJ 28/10/2008 20:51
sua opinião: subir
walnizia santos
 

Caro Cícero,
Suas pesquisas e a divulgação da cultura de sua cidade constituem um trabalho brilhante e valioso.
Esse resgate da cultura, parece-me, cabe
a alguns poucos, escolhidos para a missão...
e você é um deles.
Parabéns.
Beijos

walnizia santos · Brasília, DF 29/10/2008 10:08
sua opinião: subir
Hideraldo Montenegro
 

votado

Hideraldo Montenegro · Recife, PE 29/10/2008 13:33
sua opinião: subir
Gabriel Desaix
 

Salve Cícero!

Dou aqui minhas boas vindas. A se julgar por esse importantíssimo texto suas contribuições nesse espaço serão muito valiosas.

Parabéns pelo trabalho e luta pelo resgate das manifestações culturais regionais do Brasil
.

abraço.

Gabriel Desaix · São Paulo, SP 29/10/2008 15:13
sua opinião: subir
Agenor
 

Resgatar os nossos valores, a nossa cultura, as nossas tradições já moribundas ante a inversão dos valores dos nossos dias...
Iniciativa digna de todo elogio...
Texto muito bem escrito...
Sucesso na sua empreitada!
Abraços

Agenor · Aquidauana, MS 29/10/2008 19:03
sua opinião: subir
brigitte
 

Excelente texto, com tudo que há de bom de AURORA-CE com com fé na renovação dos ideais dos habitantes aurorenses.
Parabéns!

brigitte · Goiânia, GO 29/10/2008 21:06
sua opinião: subir
Marcos Pontes
 

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 29/10/2008 22:43
sua opinião: subir
Circus do Suannes
 

Conheço um poeta José Cícero, irmão de certa cantora. Seria o mesmo?
Como quer que seja, oportuna a divulgação do seu trabalho.

Circus do Suannes · São Paulo, SP 29/10/2008 23:15
sua opinião: subir
Jota Lago
 

Yeah!
Abraço!

Jota Lago · São Paulo, SP 30/10/2008 10:10
sua opinião: subir
Samuel Luciano Assunção
 

ei josé...muito bom...
gostei da abrangência da matéria...focando os diversos aspectos culturais e naturais de sua cidade...parabéns.
abraço

Samuel Luciano Assunção · Angra dos Reis, RJ 30/10/2008 10:10
sua opinião: subir
Coluna do Domingos
 

Valeu conterrâneo
texto primoroso

Coluna do Domingos · Aurora, CE 30/10/2008 10:25
sua opinião: subir
Eloy Santos
 

Votei.

Eloy Santos · Rio de Janeiro, RJ 30/10/2008 11:09
sua opinião: subir
Carlos Mota
 

ah! e imagem da ponte,
bela bela ...

Carlos Mota · Goiânia, GO 30/10/2008 11:45
sua opinião: subir
ayruman
 

Preservar e divulgar nossas raízes culturais é um trabalho dignificante e que promove a indentidade nacional dos Brasileiros, neste fantástico Mosaicos de tão relevantes Culturas.
Muito bom!.
>>> Confirmando e mandando para o Banco do OverMundo.
Um abraço. jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 30/10/2008 11:59
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

vo(l)tando
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 30/10/2008 12:16
sua opinião: subir
Berioliveira
 

Votado, parabéns pelo excelente trabalho!

Berioliveira · Vitória da Conquista, BA 30/10/2008 12:54
sua opinião: subir
celina vasques
 

celina vasques · Manaus, AM 30/10/2008 13:58
sua opinião: subir
José Cycero
 

Ufa!!!! na qualidade de estreante no Overmundo estou, além de maravilhado com todos está comunidade de boa gente, meus novos irmãos - confrades e confreiras das letras e da causa cultural, também assaz sensibilizada pela disposição solidárias de TODOS tanto em Comentar, quanto em Votar neste meus modesto texto atinente aos valores culturas das paragens salgadianas d'Aurora. De fato, tudo que o nobre Luiz Domingos me relatara sobre os Orvemanos, ocorrera muito além das minhas próprias expectativas. Vcs são demais.Obrigado por tudo. Que os deuses do Olimpo os iluminem sempre nos caminhos da sabedoria, humanismo e solidariedade humana. Saudações Culturais...
José Cícero
Aurora-CE
www.blodaaurorajc.blogspot.com

José Cycero · Aurora, CE 30/10/2008 14:19
sua opinião: subir
azuirfilho
 

José Cycero · Aurora (CE) ·
Aurora: perspectiva sócio-cultural de um novo temp

Seu Trabalho é muito rico e deverá dar bons Frutos
Sáo sementes boas que váo florescer com facilidade.
E, Onde florescer a Cultura, ali tem luz para ajudar que a cultura floresca em todos os lugares.
Estamos precisando deste fenómeno de florescer a cultura Popular em todos os lugares, para libertar das desigualdades sociais que nos encontramos.
A Cultura teve de ter sido abafada para permitir o obscurantismo das desigualdades sociais.
Tudo tem a ver com tudo e o Melhor é instruir e aculturar para que a chance de liberdade se agigante e o mundo seja melhor.
Abracáo amigo.

azuirfilho · Campinas, SP 30/10/2008 17:11
sua opinião: subir
Sônia Brandão
 

Sônia Brandão · Bauru, SP 30/10/2008 21:32
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Votadíssimo.

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 31/10/2008 07:33
sua opinião: subir
delen
 

Voltando

delen · Cotia, SP 31/10/2008 10:39
sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

José Cycero,
excelente matéria, rica em informações e bem escrita. Parabéns.

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 31/10/2008 11:52
sua opinião: subir
Juscelino Mendes
 

Juscelino Mendes · Campinas, SP 31/10/2008 14:44
sua opinião: subir
Lila Su
 

Professor, concordo com o "estupro cultural", pois nem nós do sul ouvimos falar de sua terra, suas riquezas e seus costumes ( mas já fomos para o exterior....)São pessoas de valor e amor à terra, como você que nos faz ter vergonha de não conhecermos à fundo o nosso Brasil, coitado, tão bonito, mas tão lesado. Lila Su

Lila Su · São Paulo, SP 31/10/2008 23:34
sua opinião: subir
Fred Ghedini
 

Muito bem, José Cycero. Estou nessa! Vamos criando-recriando nossa cultura, por todos os poros desse imenso Brasil. Parabéns, saúde e vida longa.

Fred Ghedini · São Paulo, SP 1/11/2008 13:01
sua opinião: subir
Eu Grazi
 

Parabéns pela iniciativa, pude perceber que uma sensibilidade em tuas palavras, tenho certeza que causou um ponto de interogação em todos nós.
Abraços!

Eu Grazi · Rio de Janeiro, RJ 1/11/2008 14:10
sua opinião: subir
Rose Canazzaro
 

PARABÉNS!
Votadissimo.

Rose Canazzaro · Andradina, SP 2/11/2008 01:48
sua opinião: subir
José Cycero
 

Sensibilizado pela atenção apreciativas de todos vcs(amigas e amigos) orvemanos mui agradeço com o coração prenhe de alegria e honra. Abraço literário e cultural a Todos.

José Cycero · Aurora, CE 2/11/2008 09:31
sua opinião: subir
MariAlice
 

Parabéns José Cícero pelo seu texto, fiquei com vontade de fazer as malas e conhecer Aurora. Quero que saibas que conheci o mui brilhante Hermenegildo de Sá Cavalcante, colaborador assíduo da agencia de publicidade na qual trabalhei.Adorei seu trabalho e estou votando. Um beijo

MariAlice · São Paulo, SP 17/11/2008 20:08
sua opinião: subir
MariAlice
 

Desculpe o Cícero. Sim, Cycero. Beijo

MariAlice · São Paulo, SP 17/11/2008 20:09
sua opinião: subir
valdezz
 

Parabéns! pela bela e proveitosa aula

valdezz · Arraial do Cabo, RJ 6/12/2008 19:25
sua opinião: subir
Aglacy
 

Passara duas vezes por este texto. Agora o leio para sorte minha. Parabéns pela real preocupação com a identidade de nossa gente.

Aglacy · Aracaju, SE 7/12/2008 13:34
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados