Mais de cinqüenta pessoas envolvidas em um dos maiores espetáculos de circo, dança e teatro que Macapá já viu. Assim foi considerado o “Auto de Jesus Cristinho Para todos os meninosâ€, apresentado no dia vinte e três de dezembro ao lado da Fortaleza de São José. Também pudera, foi uma longa maratona de preparações para apresentar ao público a proposta de colocar a história de Jesus Cristo em forma de um trabalhador de rua que passa pelos processos de roubo, assalto e perseguição, ou seja, o cenário em que Cristo viveu foi transportado para o nosso espaço geográfico e colocada em uma discussão contemporânea.
A história começa com muita alegria, em um ambiente circense, depois os atores em cena passam por um processo de tortura através dos choques elétricos. Entre atores de grupos como o Núcleo CÃnico Desvaneio e artistas da Loukartes Produções ArtÃsticas cuspindo fogo, virando cambalhotas, andando em perna-de-pau e fazendo malabarismos a apresentação ainda contou com dançarinos da Cia de Dança Sandra Santos, Grahm Cia de Dança e Cia Agesandro Rego. Eles simplesmente deram ao espetáculo um tom espetacular (rs). Eram saltos e coreografias que fascinaram ao público presente. A trilha sonora também não seguiu a linha dos tradicionais “dingo bells†de natal e sim uma variedade marcante de música eletrônica e popular. Até o céu ajudou, tendo em vista que o mesmo espetáculo, ano passado, foi prejudicado pela chuva, mas esse ano a Lua cheia também estava dando o seu show regada à fogos de artifÃcios coloridos.
O autor dessa proeza é o pessoal da Cia Ãvlis em Movimento, que teve a felicidade de contar com um grupo de artistas que não só tem responsabilidade com o trabalho, mas também muita dedicação, já que problemas com o repasse do orçamento fizeram com que os cachês fossem reduzidos pela metade. Os membros não desanimaram e decidiram, ao invés de se retirarem do processo, fazer uma apresentação merecedora de enxurradas de aplausos, mostrando a força e dedicação de figuras como a Diretora Vânea Ãvlis, que disse que no próximo ano espera uma distribuição mais justa: “Existem grupos que estão fazendo o Auto de Natal com seis pessoas e recebendo a mesma quantia que a gente. Outros começaram os ensaios há uma semana de suas apresentações. O governo já avançou bastante na questão de encaminhar orçamentos para os espetáculos, mas ele ainda não conseguiu encontrar um mecanismo eficiente para dividir essa parcela de forma qualitativa e quantitativaâ€, afirma.
No mais só temos a agradecer por mais essa maratona que envolve os bastidores de um espetáculo como esse e por isso não podemos deixar de dedicar aplausos à equipe técnica do espetáculo e da galera que realmente faz movimento. Parabéns.
Maravilhosa notÃcia de macapá.
Achei interessantÃssima a abordagem atual da vida de Jesus porque aproxima o Sagrado Filho do homem comum e, or outro lado, valoriza este, aumentando-lhe consciência de sua vida de dificuldades.
Parabéns a todos.
beijos, feliz ano novo
Maravilha!!! É assim que deve ser, a história do nascimento de Jesus que se repete em muitos lugares em nossas periferias, debaixo das lonas do MST, nos acampamentos de refugiados das guerras pelo mundo afora.
É uma história tão viva e tão atual que pode muito bem ser contextualizada para os dias de hoje, sem perder o elo de conexão com o sagrado e com a tradição.
Parabens!!! a todos os envolvidos na produção.
Abraços
Paulo,
Aqui em Aracaju, participamos da produção de um presépio que tem caracteristicas próximas com o trabalho produzido por vocês.
A nossa intenção era também produzir um auto de natal com proposta semelhante aquilo que vocês propuseram, entretanto a grana não deu. Fica para o próximo ano.
Abraços,
Legal, boa materia. Boas informações,
abraços, andre.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!