Com uma idéia na cabeça e uma Olivetti nas mãos, José Carlos Ryoki de Alpoim Inoue escreveu 999 livros em 6 anos sobre os mais variados temas. Best-sellers assinados com pseudônimos estrangeiros — James Monroe, George Fletcher, Jeff Taylor, Bill Purse e muitos outros, somando um total de 39 nomes "americanizados" — "Era uma exigência das editoras", explica Ryoki.
Seu milésimo livro acompanha um prefácio do jornalista Alexandre Garcia: “As histórias de seus livros são de tirar o fôlego. Como os eventos ocorrem em minutos e dias, Ryoki faz os batimentos cardíacos dos leitores aumentarem. É difícil interromper a leitura por causa da narração que acontece como num filme, como no bom cinema americano com todos os ingredientes repletos de sexo, corrupção, violência, política, espionagem e um final surpreendente. Ryoki é o Pelé da literatura.”
Recentemente ele lançou pela Editora Globo o livro "SAGA", um romance de 365 página que conta a história de quatro gerações de uma família japonesa no Brasil.
E o livro técnico de número 1.074, pela Summus Editorial, "Vencendo o desafio de escrever um romance", onde trata o processo criativo e redacional como técnica, enfatizando a disciplina, a pesquisa e a organização. A obra traz informações valiosas tanto para escritores iniciantes como para os que já publicaram e desejam se aprimorar.
E vem por aí o "O Fruto do Ventre", um livro que, segundo a Editora Record, promete ser um sucesso com mais de 500 páginas repletas de ação e muito suspense.
Críticos e jornalistas falam sobre o autor que já teve seu seu nome como objeto de matérias em importantes publicações e programas de TV, como a Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Folha da Tarde, Jornal da Tarde, Valeparaibano, Gazeta de Vitória, A Tribuna, revistas Veja, IstoÉ e Manchete, no Brasil; revista Lire e Culture, na França; Der Spiegel, na Alemanha; Wall Street Journal (matéria de capa), nos USA; e várias outras publicações ao redor do mundo; programas Jô Soares - Onze e Meia (SBT) Globo Repórter e Fantástico (Rede Globo), e foi entrevistado pela Radio Culture de Paris e pela Nippon Televison Network, de Tóquio, entre outros:
"A maioria das pessoas não conseguem ler na mesma velocidade que ele escreve." Jô Soares, Jô Onze e Meia
"Ele produz capítulos inteiros durante suas idas ao banheiro." Matt Moffet, Wall Street Journal
“O mais produtivo escritor do Brasil e do mundo tem seus trabalhos escritos com um português perfeito.” ANSA Agency
“Não é difícil encontrá-lo escrevendo em seu PC de 6 às 2 da manhã.” Fantástico, TV Globo
“A produção literária do incansável Ryoki Inoue
levou-o não apenas ao Guinness Book como o autor mais prolífico do mundo, mas também a ser comparado a Georges Simenon por alguns críticos internacionais. Outros comparam seu estilo e sua velocidade de produção com Sidney Sheldon. Outros dizem que ele pode ser posto ao lado de Harold Robbins, principalmente pela forma como tece as tramas de
seus thrillers.” Flávio Tiné
“Ryoki alimenta sozinho mais de 400 mil leitores por mês.” Eduardo Bueno, Estadão
O milésimo livro marca a virada na carreira de José Carlos Ryoki de Alpoim Inoue. E agora, Presidente? Um romance político-policial que aproxima esse escritor de ficção da realidade brasileira.” Paulo Pestana, Correio Brasiliense
“Junto com a imaginação e o dom de escrever, o que o torna especial é sua disciplina e determinação.” Goulart de Andrade
"A maioria das edições dos livros escritos por Ryoki alcançam mais de 10 mil exemplares. Todos eles são vendidos imediatamente." Severino Francisco, Correio Brasiliense
Quem quiser já pode aproveitar e baixar no site www.ryoki.com.br dois de seus livros: "A Carta Amassada" e "A BRUXA", escrito em 1992, desta vez utilizando-se do computador.
BOA LEITURA!
Uau! Completa novidade para mim.
Mas ele ainda usa a Olivetti ou já se conectou mesmo?
Mi, o autor decidiu abandonar a Olivetti, qndo em uma das entrevistas no Jô Soares, este sugeriu que comprasse um computador. Ryoki saiu dali para uma loja de informática e desde então escreve em seu computador.
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 1/3/2007 10:42
Muito boa matéria, Georges. E esta informação sobre a compra do computador poderia figurar nela. É muito interessante também. Bem... é só uma sugestão.
Abraços do Verde.
Tem razão, Daniel. Esqueci de mencionar esse fato. De qualquer modo a resposta para a Mi já foi feita. Uma vez novato por aqui, naquilo que eu puder esclarecer o farei imediatamente.
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 1/3/2007 10:56
Não tem problema, meu amigo. O texto ainda está em edição. Você sempre pode adicionar a informação lá no texto, se quiser.
E é fazendo que a gente aprende, seja aqui no Overmundo ou no mundo lá fora.
Abraços do Verde.
Eu consenti e assim tudo se fez novo novamente. Um autor é o grande criador porque existe a matéria. A natureza consentiu com as obras do criador. Um grande texto parabéns Duende!
Giordano Bruno · Londrina, PR 1/3/2007 14:19
Seguindo a sua sugestão, acrescentei o computador. Obrigado Daneil.
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 1/3/2007 15:40
Porque a frase de Lavosier é confusa quando ele declarou que “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Porque na natureza tudo é obra do seu criador. E a natureza corresponde, consentindo ou não, com o seu criador. Porque a natureza é a serva do seu criador. Mas tudo o que foi criado tem o seu inicio meio e fim. Mas tudo o que foi criado tem o seu criador. E tudo o que tem nome foi criado por alguém. E tudo o que nasce, cresce envelhece e morre. Mas quando ela sofre uma ação mecânica da natureza inferior que é uma ação mecânica, a sua obra da criação poderá ser interrompida antes de completar o seu ciclo, ou ainda ser prolongada. E com a ação das forças de natureza superior da matéria acontece o mesmo. E quem a faz sofrer as suas transformações são as mudanças do estado físico da matéria pelas influências de suas forças. Porque as suas forças atuam isoladas ou conjuntamente, predominando a superior sobre a inferior quando ela atua. Portanto são duas as forças que interagem na matéria. E existem duas formas de criação; perecíveis e imperecíveis. E tudo o que é perecível perecerá e o que é imperecível não perecerá. E, além disto, existem os auto gerados, os não gerados e os gerados, porque não foram criados.
Giordano Bruno · Londrina, PR 2/3/2007 06:54
existe uma maneira de saber quantos exemplares de livros dele já foram vendidos?
e, na frase "ele lançou pela Editora Globo o livro "SAGA", um romance de 365 página que conta a história..." falta um s em "página".
no mais, ótima matéria.
já vou pro site desse fenômeno. rs rs
Obrigado André! Qnto ao número de exemplares, talvez eu consiga obter essa informação se você especificar de qual título gostaria de saber.
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 2/3/2007 07:40nenhum título em especial. tinha curiosidade de saber o total, juntando todos os livros.
André Gonçalves · Teresina, PI 2/3/2007 08:30
Estava procurando onde baixar o livro A BRUXA e esse artigo veio na hora certa!! Obrigada Georges!
Patricia S. · São Paulo, SP 2/3/2007 19:09
Num país onde as pessoas não tem o hábito de ler, é surpreendente como este autor escreve tanto. Mais surpreendente ainda, é que autores bem ruinzinhos façam tanto sucesso quanto ele que escreve tão bem e tão rápido. Patricia, eu já li A BRUXA. Tenho certeza de que vai gostar. O namorado da minha prima foi no lançamento do livro SAGA que teve lá na Livraria da Vila e disse que é muito bom. Quando ela terminar de ler, vai ser a minha vez. :) Pena que esse não tenha download, né? B-jinho.
Tantan · Campos do Jordão, SP 2/3/2007 23:31
Patricia, nesse caso aproveite essa chance e não deixe de ler também o "A Carta Amassada". bjo.
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 2/3/2007 23:43
Tania, gostei do seu comentário. Me diga, qual o nome desse namorado de sua prima? Talvez eu tenha conhecido ele. bjo.
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 2/3/2007 23:49
Me interessei no livro 'SAGA'. Parece ser bem interessante.
O Overmundo tem dessas coisas...a cada visita, informações dificilmente encontradas em livros.
Valeu, Georges!
O 'interessei' e o 'interessante' ficou esquisito...hahah!
Oi Marcos! Não se preocupe com esses detalhes. O mais importante é que você teve interesse. Nesse caso, se quiser saber mais sobre o livro SAGA, leia a resenha em www.ryoki.com.br/saga.htm
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 3/3/2007 10:19
Nossa, o cara é recordista no Guinness e eu nem conhecia! Que sensação estranha. É tão curioso...
Andressa Back · Fortaleza, CE 3/3/2007 21:38
Pois é... Não é um recorde como a maioria, por isso não é tão divulgado. Mas agora você pode conhecer um pouco mais sobre o Ryoki. E vale a pena! Bjo, Andressa.
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 3/3/2007 23:36Nunca li. Mas deve ser um monte de lixo...
ella · Cametá, PA 4/3/2007 11:19
Como uma pessoa ode afirmar que algo deveser um monte de lixo sem ao menos ter conhecimento do que é, sem ter ao menos ido uma letra do que o escritor escreve!
Precisamos rever nossos conhecimentos, conceitos e até mesmo nosso estado de espírito, antes de criticar algo que nem se quer conhecemos...
Como uma pessoa pode afirmar que algo deve ser um monte de lixo sem ao menos ter conhecimento do que é, sem ter ao menos lido uma letra do que o escritor escreve!
Precisamos rever nossos conhecimentos, conceitos e até mesmo nosso estado de espírito, antes de criticar algo que nem se quer conhecemos...
Confesso q tb pensei a mesma coisa q vc, ella. Fiquei meio na dúvida pq muita quantidade costuma ser sinônimo de pouca qualidade, mas temos q ler antes de afirmar.
apple · Juiz de Fora, MG 4/3/2007 12:51
Me desculpa Criss, mas eu discordo. A Ferrari é um ótimo carro e é capaz de desenvolver grande velocidade. Qualidade e velocidade pode andar juntos.
Nickie · Gonçalves, MG 4/3/2007 13:06
Amigos, críticas também são bem-vindas em artigo que publiquei sobre o autor no banco de cultura em com o tópico "Escritor brasileiro é o mais prolífico do mundo".
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 4/3/2007 13:15Pode até que podem, porém não é esperado...ao contrário. Todavia há surpresas, 'as vezes.
apple · Juiz de Fora, MG 4/3/2007 13:22
Então, Criss. É uma questão só de testar. Baixe A BRUXA, ou A CARTA AMASSADA, não custa nada, você não irá gastar e pode ainda gostar. É só uma sugestão. Bjo.
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 4/3/2007 13:24É...vou guardar a sua sugestão. Só que tem outra...qualidade é bem relativo...vc pode achar q tem e eu discordar.
apple · Juiz de Fora, MG 4/3/2007 13:27
Criss, o gosto não se disputa, se não fosse do mal gosto o que seria do amarelo?
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 4/3/2007 13:31
Pois é...precisa se amarelo é mau gosto tb...para mim não é mesmo. Depende muito da forma e onde vc vai utilizar.
Agora especificamente o q pensei desses livros é q devem ser p/ puro entretenimento...logicamente q nunca se sabe como é o conhecimento e a habilidade do autor...só vendo mesmo.
Penso que não devem ter aquela densidade, aquela complexidade de "Grande Sertão Veredas" ou "Casa Grande e Senzala", por exemplo, ... mas só vendo mesmo para dizer.
Não vamos falar de clássicos e nem de autores tupiniquins que ostentam fardão ou, ainda menos, daqueles que são candidatos a uma imortalidade tão paradoxal que o primeiro (e se não for o único) direito que visam é aquele de poder ser sepultado no túmulo da ABL. O túmulo dos imortais... Também não podemos esquecer que Monteiro Lobato repudiou esse direito. E caprichou, dentro do estilo da época, em escrever uma literatura solta, de rápida leitura e que só fazia trabalhar o subconsciente. Lobato talvez tivesse podido ser considerado como um dos precursores da indução subliminar.
E também foi criticado! Muitos achavam exatamente que a literatura dele (especialmente a destinada ao público leitor adulto) era leve demais, rápida demais.
Passou o tempo em que havia tempo para a maioria das pessoas poderem ler. Ryoki tem essa perspectiva como público-alvo. Ele quer - e produz - o que se deve chamar de literatura de lazer. Uma literatura que, se você der um pouco de rédeas ao seu subconsciente, vai conseguir apreender muita coisa útil. E vai ter, também no que pensar. Mas, se a sua vida - aliás, como a da imensa maioria dos leitores atuais - estiver tão atabalhoada e tão cheia de preocupações e estresses que não permita ao subconsciente enxergar outras coisas que não os seus próprios problemas, ler um livro do Ryoki pode e deve fazer seu cérebro descansar. E isso, além de lhe proporcionar a oportunidade de sonhar um pouco. Exatamente como faz(ia) Sidney Sheldom ou Harold Robbins. Exatamente como se você sentasse diante da televisão e - apenas para se distrair - assistisse a um filme de ação. Este é e sempre foi o objetivo de Ryoki: distrair o leitor. E, se você quiser se aprofundar um pouco mais em suas teorias, leia o livro que ele acabou de publicar pela Summus "Vencendo o desafio de escrever um romance". Agora, se tiver um pouco mais de paciência, no segundo semestre deste ano ele estará lançando, pela Record, "O Fruto do Ventre", romance histórico para nenhum Dan Brown botar defeito.
Ah, tá. Prosseguimos com a nossa discordância e com a minha incomensurável falta de vontade de tornar a esse tópico...no mais depois se eu resolver eu leio, então... Tchau, tchau...
apple · Juiz de Fora, MG 4/3/2007 16:39Tchau mesmo pq ser contra a cultura estabelecida só para "posar" de cult, alternativo não faz a minha cabeça.
apple · Juiz de Fora, MG 4/3/2007 16:42
Queridos,
Comparar literatura com automóveis foi o Top da discussão. E volto e reafirmar, não preciso ler o senhor recordista para saber que o que ele escreve é lixo. Primeiro porque quando se escreve tendo em vista um público alvo, não se faz literatura, se faz um produto, e eu não tenho o menor interesse em produtos. Tenho interesse sim em boa literatura, e jamais gastaria meus neurônios com o Sr Ryoki. A comparação com Sidney Sheldon me assegura mais ainda a qualidade dos livros. Além do mais não assisto filmes de ação, que também são um lixo. Se quer distrair alguém põe uma mini saia e vai rebolar na rua, o problema é que não dá tanta grana quanto vender lixo. Já que lixo vende muito bem. Que o diga o Paulo Coelho, o cara é um mago, transformou merda em milhões de dólares. O Sr Ryaki, ou ryoki, ou seja lá como for, deve ir no mesmo rumo. Quem sabe com a velocidade que ele escreve compre uma Ferrari em pouco tempo, pra satisfazer a companheira Hickie. Compreendo a excitação em torno do recorde, e mesma excitação das pessoas que veêm filmes de ação e pulam da cadeira quando o mocinho salva o presidente yankee dos terroristas. Gastemos nossos nerônios com boa literatura, porque de merda já estamos até o pescoço.
Beijos da chata...
Pois é, ella...a citação de Sidney Sheldon foi mesmo um fiasco, né? ; ) Hahaha...
Bjs
Ella & Criss... Se inveja doesse vocês duas estariam uivando... E me parece que a Ella já andou tentando ganhar dinheiro e não deu. Talvez fosse melhor vender lixo. Especialmente aquele lixo que nenhuma editora quer publicar. Não é o caso do Paulo, nem do Sidney e muito menos do Ryoki.
Nickie · Gonçalves, MG 4/3/2007 17:21
Puxa! Para alguém que fala que é melhor colocar uma mini-saia e vender prazer na rua, acho que não tem o menor dissernimento para opinar nesse seu artigo. Georges, meu conselho é não dar mais corda. Continuo aprovando o seu artigo e, respondendo a sua pergunta, o nome dele é Stephen. Eles moram em Londres.
Tantan · Campos do Jordão, SP 4/3/2007 17:35Ah! Eu tb continuo aprovando o artigo...pode escrever o quê quiser...por mim tudo bem. Até votei! Serve pelo menos para pensar, debater... Agora só disse que tenho que ler para ver se gostarei, mas em princípio não me atrai.
apple · Juiz de Fora, MG 4/3/2007 17:44
Inveja? Inveja de que? Eu, hein? Essa é boa... Hahaha...
Agora vcs querem q só faça elogios a tudo? É ruim, hein? Depois ainda ficam uns e outros falando da importância da crítica. Ah, tá...só não querem crítica perto deles... Ah, bom... Então, tá!
Invejo a disposição e determinação desse cara.
Fernando Mafra · São Paulo, SP 4/3/2007 17:53
Muito triste ver assim uma crítica que parte da ignorância, que permanece sendo debatida sem critérios e é levada para o lado pessoal.
Eu não julgo trabalhos pela capa ou por quantidade, mas costumo levar bem a sério declarações simplesmente cruéis e também aquelas hipócritas. Cada um na sua, néam?!
Crítica? Crítica a q? Disse apenas q tenho a impressão/intuição de q não gostarei de ler...ponto! Se vou ler? Quem sabe...se eu resolver eu leio, senão não leio. Se vcs quiserem q leiam que não leiam...problema seus. Não estou sugerindo que leiam nem que deixem de ler. Fui...
apple · Juiz de Fora, MG 4/3/2007 18:02
Amigos, sei que é impossível agradar a todos. Acho que toda a crítica é bem-vinda. Adorei esse Overmundo! Gosto muito de dar uma passadinha por aqui, ler o textos do banco de cultura, overblog... e percebi no entanto, que para se fazer valer o direito de comentar, é preciso ter respeito. E para aqueles que gostaram do artigo e acima de tudo, interessaram-se pelo trabalho do autor, podem ter a chance de ganhar um livro autografado. Então, participem e boa sorte!
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 4/3/2007 21:19Hummm... Acho que não...o quê gostam mesmo é de adeptos/companheiros e aplausos... mas tudo bem. Se for para lerem mais está valendo independente de qualquer coisa. Até leio e implanto alguns elogios aqui...
apple · Juiz de Fora, MG 4/3/2007 22:29
Vamos 'as perguntas agora, Georges:
-Vc é ilustrador desse autor, né? Qts livros dele vc leu? De q vc mais gosta no conjunto da obra? Pq resolveu ilustrar? Desde qdo vc realiza esse trabalho?
-Pq o autor utiliza tantos pseudônimos? Dificuldade de distribuição? Cada pseudônimo segue um estilo?
Pq vc acha q o livros podem atrair e a quem? Qual é a utilidade deles? Pq exatamente eu deveria lê-los?
apple · Juiz de Fora, MG 4/3/2007 22:40
Já li vários livros dele, embora não todos. Afinal são muitos e boa parte já estão esgotados. Ryoki teve de usar tantos pseudônimos porque, na época as editoras perceberam que os leitores se viciavam com muita facilidade num único pseudônimo, deixando de lado as outras coleções. Com relação às outras perguntas, você pode achar as respostas se adquirir o mais novo lançamento do autor. "Vencendo o desafio de escrever um romance", onde ele ensina as técnicas literárias para escrever um bom livro.
Georges Kirsteller · São Paulo, SP 5/3/2007 00:52
Aqui! Só mais uma coisinha...se vcs tivessem ficado calados qdo a ella se manifestou, teriam evitado que eu manifestassse a minha opinião. Agora quis ser contra? Tá bom...então vai ter que discutir comigo tb e pelo q parece q parece vou dar muiiiiiiiiiito mais trabalho, hein? Hahaha... Agora vai ter! Nem emitiria a minha opinião contrária, mas vcs pediram. De repente só falaria de pontos bons, mas vou mesmo é falar do que mais despertou a minha atenção!
O bom daqui é que se não servir para nada, pelo menos sempre tem um motivo para rir... Hahaha...
Criss, você mesmo disse "muita quantidade costuma ser sinônimo de pouca qualidade", cuidado com o excesso!
Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 5/3/2007 12:39Isso é uma comédia. Para que é que eu fui mexer nesse troço. Não estou aqui pra vender livro, o que parece ser o caso do Georges. Hickie, procurei seus textos, pena que não encontrei nada, talvez deva comprar o "Vencendo o desafio de escrever um romance" do Guiness Writer e ser feliz. Pra mim chega. Beijos...
ella · Cametá, PA 5/3/2007 13:30
Bem que eu devia ter desconfiado que, com este número de comentários, a discussão por aqui andava quente. :)
Sou também escritor, e demoro um bocado escrevendo algumas poucas linhas. Mas esta é a minha realidade e a minha prática da escrita. Acredito na existência de escritores de grande qualidade e profundidade que são capazes de escrever com grande velocidade. Consta-me que Clarice Lispector, embora bastante minuciosa com sua obra, escrevia um bocado rápido. Rubem Fonseca também, pelo tamanho e diversidade de sua obra e por sua literatura leve, me parecia ter escrita bastante fluida.
Portanto, em vez de julgar a obra do autor que escreve tão invejavelmente rápido, limito-me a assumir minha inveja de sua facilidade de escrita e produtividade. Desejo muito sucesso ao cara. Aliás, nem se faz necessário tal desejo, pois pelo visto o cara já tem todo sucesso que sua obra conseguiu arrebanhar.
As comparações com Paulo Coelho são também estranhas, principalmente quando advindas de pessoas que nem sequer leram um livro sequer do senhor Ryoki. Talvez a prosa de Rioki guarde alguma semelhança com a do senhor Coelho, talvez não. Talvez a única semelhança entre elas resida na grande vendagem que encontram (se bem que o Paulinho é imbatível, não é mesmo?). Por outro lado questionar a qualidade das obras destes dois autores, que talvez nem dividam o mesmo público, passa por questionar o gosto e a escolha de seus públicos. Ninguém lê o que não quer ler.... ou lê?
É válido lembrar que há escritores que levam anos sentados em cima de seus preciosos livros para lançarem, por fim, algo que não interessa a ninguém mais -- não fala com ninguém mais -- além do próprio autor. Se qualidade literária se discute, não é pela velocidade da escrita ou pela quantidade e pluralidade de trabalhos que ela pode ser aferida. Se fosse capaz de escrever uma fábula por dia e gostar do que escrevi, eu o faria e as publicaria com gosto e orgulho.
As uvas estão muito verdes para minhas amigas raposas?
Abraços do Verde.
Muito bom Daniel!
Acho que seu comentário encerra esta discussão!
Vocês não concordam??
Quantas comparações..
E indiscutível a questão de que não existe comparação entre Paulo Coelho e Ryoki Inoue...
É mesmo, Mi! Vc acha? Está mudando de idéia...
apple · Juiz de Fora, MG 5/3/2007 21:06
Daniel, Daniel!
Como uma pessoa vai primar pela qualidade se lança um livro atrás do outro? E a revisão, a melhora? Ah, tá... Quer defender defende, mas para cima de mim não, querido...
Engraçada a Mi...sempre criticando e fazendo o q diz para não fazer... Só rindo... Hahaha...
apple · Juiz de Fora, MG 5/3/2007 21:12
-Não leve para o lado pessoal! - ela diz.
Hahahaha... Só rindo da cara de certas pessoas mesmo... Hahaha...
Criss, onde foi que você leu que não há trabalho de revisão no material do Sr. Ryoki? Quanto tempo você acha que se leva para fazer a revisão de um texto literário? Tem gente que vive disso, e o trabalho não é bem remunerado. Revisar textos literários é algo relativamente rápido e fácil (se não um pouco chato) de se fazer.
Por outro lado, eu continuo não vendo por quê a produtividade do Sr. Ryoki deva implicar necessariamente em uma baixa qualidade do trabalho, em qualquer aspecto que seja. Mas não vou repetir meus argumentos. Já falei o que tinha que falar.
Já viram quanta coisa legal tem no Overmundo ultimamente? Tá bem legal, né?
Abraços.
Ah, Daniel!
Concordo com encerrar a discussão pq não vai levar a nada...
Agora vc não comentou também sobre os conhecimentos, sobre a vivência, ... sobre o q embasaria esses textos. Qual é o roteiro detalhado? Quais são os sentimentos que ele busca transmitir...qual é o enquadramento exato disso...qual é a profundidade do texto.
Nem quero saber tb não... para mim já é tanto faz quanto tanto fez. De toda forma, reitero as minhas afirmações anteriores...
Quer ver outra coisa? Vai... Se eu vou? Quem sabe... Se os devem ir? Se o seu conselho tiver valendo alguma coisa, né? Vamos ver...
Bjs
P.S. Contudo e por tudo, gosto muito de vc, Dani! Vc sabe... Não fique com raiva, mas tenho que defender a minha opinião.
Daniel,
Já que vc gosta de perguntar tanto "Onde vc leu isso?" , pergunto p/ vc tb onde vc leu algo além do que imagino ser o texto... Vc viu q eu afirmei categoricamente algo sobre o texto sem ter lido? Vc não pensa em nada antes de começar a ler? Ah, tá... Me engana que eu gosto...
Não fica nervoso, tá? Mas...
Bjs, Dani!
Olha, embora eu ache que essa discussão já tenha cansado, vou jogar mais lenha na fogueira. Um outro autor extremamente prolífico é Isaac Asimov; que independente das críticas quanto ao seu estilo de escrever, produziu vários livros memoráveis (não apenas de ficção científica e não apenas de ficção), discutindo temas adiante de seu tempo e recebeu diversos prêmios.
Embora eu não possa falar do trabalho de Ryoki, digo apenas que existem autores incansáveis que produzem sim algo de qualidade. Assim como há autores esporádicos que produzem porcaria.
Como disse, já dei a minha opinião. Se discordamos Criss, não há problema. Há espaço para a pluralidade de opiniões aqui e em qualquer lugar que se valha a pena estar. :)
Quanto ao exemplo dado pelo Fernando Mafra... perfeito, e soma-se muito bem aos outros exemplos dados. Cada um escreve do seu jeito e é lido por quem gosta daquele trabalho. Não acho que caiba discutir algo além da qualidade final do trabalho, quando muito. Se o cara escreve pelado ou vestido, 10 livros por ano ou um livro a cada 10 anos, não me importa. Marguerite Yourcenar levou quase 30 anos escrevendo "Memórias de Adriano". Por sua vez o Senhor dos Anéis foi escrito em menos de 5 anos ao todo por J.R.R.Tolkien. Sou igualmente fã das duas obras.
Abraços do Verde.
Realmente...tds podem ter câncer de pulmão...agora se vc fuma tem beeeeeeeeem mais chance.
No mais é como se diz "tapar o sol com a peneira"...
Nossa o clima está quente aqui. Mas vejam bem, já tive a "oportunidade" de ler um dos livros do Rioky, para fazer uma resenha e posso garantir:
NÃO VALE A PENA A DISCUSSÃO!
É LITERATURA DE PÉSSIMA QUALIDADE!
abs,
Pedro
Bem... ao menos você LEU um dos livros do Rioki para formular sua opinião. Respeito isso.
O que eu não gosto é das inferências do tipo "o cara escreve rápido / o cara escreve muito / logo ele escreve mal".
Abraços do Verde.
Então, Pedro!
Acertei não foi? Vejo as coisas longe, queridos...
Daniel, alguém afirmei q ele escreve mal? Lógico q não, mas suspeito q sim... Uma coisa é hipótese, outra é comprovação... Não posso deixar de levantar hipóteses e atuando no q é mais provável... Agora se vc quer ficar divagando p/ manter uma política de boas relações...é com vc.
Abçs
Se queremos falar de Evolução por exemplo...qualquer hipótese é válida, mas qual vai entrar p/ os livros? A mais provável...é claro!
A mais provável é a q retrata a realidade? Talvez... A menos provável é a q retrata a realidade? Talvez...
Então, vc vai sortear qualquer uma? Ah, tá...belo cientista! Congratulações...
Bjs
Ah? Vc vai ficar parado sem apontar p/ nenhuma hipótese como a mais provável? Brilhante... brilhante...
apple · Juiz de Fora, MG 6/3/2007 12:55
Pedro respeito sua opinião , mesmo não concordando, pois gosto do que já li de Ryoki Inoue, mas não concordo que outras pessoas que nunca leram um texto se quer dele , tomem a sua opinião como base para poder criticar e reafirmar sua própia crítica, isso não está levando a lugar algum.
O própio Ryoki Inoue nem deve estar ciente disso e se estiver, talvez esteja achando graça ou pelo que conheço dele, bem provável que não deve estar dando a mínima para está discussão toda.
Por que alguém largaria uma profissão como a de Médico para passar a escrever livros, se não escrevesse no mínimo razoavelmente bem???
Eu não gosto do que Paulo Coelho escreve, ele está milhonário, muitas pessoas curtem o que ele escreve e pagam para lê-lo e alimentam sua riqueza, mas não saio por ai afirmando que ele escreve mal, e que seu livros são porcarias, por que mesmo que eu o fizesse, ele não estaria dando a mínima para minha opinião, ele já está milhonário mesmo!!
Se fulano está achando ou vai achar isso ou aquilo, Luli? E daí? Estamos precisando de aprovação?!
Se Paulo Coelho é bom ou ruim? Sei lá... Tem quem ache q novela e programa de auditório tb são ótimos... Cada um com o seu pradrão...o q não é o meu. Agora se é o seu...não posso fazer nada.
Se largou a Medicina é bom? Não garanto pq conheço médico 'as pencas. Já vi cada história...contando a pessoa até admira... Cara q fez a esposa largar a profissão, por exemplo. E depois virou hippie, indo trabalhar td esculhambado, por exemplo.
adoraria vera cara do ryoki rindo, dando gargalhadas disso tudo agora..
ahahahahahahahahahahhhahahahahahah
Quanta perda de tempo!!!!!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHH
Legal o papo por aqui. Adoro o "inferno"... rssss
Eu concordo com a Criss e a ella, nem pagando eu leio este sujeito... Calma gente!! A matéria aqui publicada pelo Georges é interessante sob o ponto de vista de informação.(minha opinião)
Eu somente leio o que me provoca, me atrai... Também somente escrevo o que vivo intensamente... Calma aos contrários!! Respeito quem gosta do previsível, o água com açúcar e etc. Cada um cada um...
Agradecido, José
Pô!!! Esfriou a guerra!!! vou botar meu nariz de palhaço e assistir o BBB!!!
Valeu!!!
FUI!!!
Todos os lados tem uma parte da razão.
Porque a razão não é una. Quanto aos egos feridos, o bom censo deve sempre prevalecer...
Abraços Guaicuru a todos!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!