Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

BIBLIOTECA 2.0: CONCEITO COLABORATIVO VAI PRA RUA

t-bone.org.br
Transeuntes folheam livros na Parada Cultural
1
Alexandre Gameiro · Palmas, DF
14/3/2008 · 246 · 11
 

Estava eu neste fim-de-semana em Brasília resolvendo assuntos personalíssimos quando chegou a hora de almoçar. Procurei um restaurante perto do local onde estava, no domingo. Almocei, uma comidinha meia-boca, mas que resolveu um dos problemas do dia.

Para resolver o outro, eu precisava de um cybercafé. Tinha que fazer umas pesquisas, encontrar algumas informações de que eu necessitava antes das 3 da tarde. Andei, andei, andei... e nada! Era na região da 714 norte. E foi ao passar em frente a um ponto de ônibus que encontrei a solução para meu problema. Não, não era um ponto de acesso público à internet. Era algo mais extraordinário, e que se torna mais extraordinário ainda quando pensamos que isto acontece em pleno coração do Brasil.

Uma estante, daquelas de metal, com algumas dezenas de livros e revistas. Eles estavam lá não apenas para serem lidos enquanto espera-se o ônibus, mas para serem emprestados. Sem supervisão, sem ninguém cuidando, apenas um aviso que pedia que se pegasse somente um livro por vez e outro solicitando que o usuário ajude a manter a prateleira organizada!

Não, não é sonho nem delírio. E também não estou falando de algum país da europa. É a mais pura e brasileira realidade que possa existir: algumas dezenas de pontos de ônibus com mini-bibliotecas públicas, gratuitas, de acesso livre e de espírito completamente colaborativo.

Em minha humilde opinião o conceito de Web 2.0 jamais foi tão bem aplicado quanto neste projeto. E espero que esta idéia se espalhe pelo mundo inteiro. Parabéns ao pessoal do Açougue Cultural T-Bone pela brilhante iniciativa!

--
Para ler mais textos meus sobre comunicação, cultura e tecnologia, acesse:
Com!pensar

compartilhe

comentários feed

+ comentar
clara arruda
 

Coisa maravilhosa! Espero que isso se espalha País a fora.
Beijos tem meu voto sempre.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 14/3/2008 05:31
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Rapaz,
Sempre prometi a mim mesmo de ir morar no Tocantins, (antes, que conheci Norte de Goiás). E agora me aguça esta vontade por uma série de coisas apresentads publicadas, aqui no Overmundo. Legal,
um abraço, andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 14/3/2008 06:45
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Saramar
 

Realmente, esta é uma iniciativa inimaginável, que felizmente, deu muito certo.

beijos

Saramar · Goiânia, GO 14/3/2008 08:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ester Charmeira
 

Adorei essa iniciativa, principalmente pq estou trabalhando na implantação de uma biblioteca comunitária.
parabéns!!!

Ester Charmeira · Rio de Janeiro, RJ 14/3/2008 10:19
sua opinião: subir
Alexandre Gameiro
 

Agradeço os comentários de todos e queria só lembrar ao André que, apesar de eu estar morando em Palmas, no Tocantins, o projeto foi implantado em Brasília/DF. Mas como bem falou a Clara, espero que isto se espalhe Brasil afora.

Abraços,

Alexandre.

Alexandre Gameiro · Palmas, DF 14/3/2008 10:39
sua opinião: subir
FILIPE MAMEDE
 

Conheço uma biblioteca que funcione nesse mesmo regime lá na em Pipa - RN. Uma estrangeira que mora por lá montou um esbaço bem legal, onde turistas e locais podem ler, relaxar e tal e tal...bem interessante.

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 14/3/2008 10:39
sua opinião: subir
Alê Barreto
 

Num país onde é alarmante o índice de analfabetismo funcional, a iniciativa está de parabéns!

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 14/3/2008 14:23
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Isso é simplesmente fantástico!
Quem ajuda a generalizar o conceito "se você precisa, outros também, devolva ou doe aqui o seu um exemplar".
Exemplar, em todos os sentidos.
Grande fato, boa nova Alexandre Gameiro.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 14/3/2008 16:18
sua opinião: subir
crispinga
 

Surpreendente como existem vários caminhos para se educar um povo. Um exemplo de civilidade e de crença que o ser humano é bom.
Muito legal sua matéria, Alexandre.

crispinga · Nova Friburgo, RJ 15/3/2008 09:52
sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Salve, Gameiro!

Taí uma iniciativa digna de registro, como este seu. Curioso é perceber que tais ações não ganham destaque na mídia que alguns estão apelidando de PIG - Partido da Imprensa Golpista.

É, MAI BRÓDER. Os grandes veículos de comunicação quase só têm espaços pra desgraças e escândalos, numa programação que sempre leva em conta aquela linha editorial bem ao gosto dos seus donos. E que se dane o "respeitável" público, para quem a receita aplicada continua sendo a mesma: anestésico disfarçado de entretenimento; muita futilidade com doses cavalares de alienação.

Tomara que a idéia de espalhe pelo Brasil inteiro.

Salve, Gameiro!

Antonio Rezende · Palmas, TO 16/3/2008 10:06
sua opinião: subir
Kaléu Caminha
 

Puxa, muito legal mesmo.

Acho que esa idéia inclusive poderia ser aplicada em diversos setores..escolas, empresas, famílias..

muito interessante mesmo.

Kaléu Caminha · Florianópolis, SC 12/7/2008 17:07
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados