Bois e Reisados de Aracatiaçu (distrito de Sobral)

Hudson Costa
Bincantes de reisado de Aracatiaçú
1
Hudson Costa · Sobral, CE
21/1/2008 · 136 · 6
 

Em nosso país de dimensões continentais, muitas vezes experimentamos a sensação de viver em diversos Brasis. E na região norte do estado do Ceará esse fenômeno não é diferente.
Ainda no ano de 2007 quando estive cobrindo as apresentações de Bois e Reisados, tive a oportunidade de conhecer o distrito de Aracatiaçú, bem como o seu reisado.
Se eu já achava os bois e reisados de Sobral interessantes, o de Aracatiaçú era muito mais.
A primeira diferença no reisado deste lugar é que toda a brincadeira é cantada em forma de repentes. E quanto ao visual também há uma grande diferença. Todos os brincantes estão mascarados. E também existem vários outros personagens, como o magarefe, que é quem mata o boi, reis magos, etc. E outros animais, como o bode. Até mesmo o boi tem um tamanho diferente.
Além dessas diferenças, a brincadeira em Aracatiaçú dura muito mais tempo e a população se reune em uma quadra para prestigiar as apresentações do grupos de bois e reisados.
Durante três noites acompanhei uma equipe da Secretaria da Cultura e Turismo à Aracatiaçú. Na primeira noite eu já havia ficado encantado com aquela linda manifestação de cultura popular. Porém, ainda estava por vir a conhecer um personagem encantador: o Mestre Antônio Ferreira, da Lagoa do Mata.
Mestre Antônio Ferreira é um típico homem do sertão. De feições fortes e marcadas pelo tempo e pelo trabalho na roça. Homem sem letras, mas de imensa cultura!
No final da apresentação de seu grupo, Mestre Antônio Ferreira foi entrevistado pela Coordenadora de Cultura da Sec. da Cultura e Turismo de Sobral. Durante essa entrevista, o Mestre contou como ele, juntamente com pessoas da comunidade da Lagoa da Mata, se uniram pra fazer resurgir a tradição do reisado.
Segundo o Mestre, pelos idos de 1970, ele teve a idéia de montar um grupo de reisado somente mesmo para reviver essa tradição que ele percebia estar cada vez mais esquecida pela população na época. O grupo deu tão certo que surgiram vários convites para fazer apresentações em outras comunidades da região.
Uma outra história que o Mestre Antônio Ferreira contou foi quando a convite do INCRA ele foi representar o CE em um encontro no RN.
Lá chegando, ele foi chamado por um dos organizadores do evento que perguntou a ele se ele organizaria um reisado ali. Aceito o desafio, o Mestre disse: "Mas eu estou sozinho... Meu grupo não veio comigo..." O organizador olhou ao redor, e lá haviam inúmeras pessoas de diversos estados, artistas de grupos folclóricos, etc... Depois disso, o desafiante chegou pro mestre e disse que ele tinha inúmeras pessoas ali a disposição dele.
O mestre pediu um tempo e foi organizar o seu reisado. Segundo ele nos contou, a apresentação improvisada foi tão bonita que requisitaram eles para outras apresentações durante o evento.
Não é a toa que Mestre Antônio Ferreira é chamado de Mestre!!!
Em 2007, o Mestre recebeu um convite da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, para participar de um festival em Portugal, onde ele levaria as máscaras que o seu grupo usa nas apresentações. Porém, o mestre disse que tinha receio de viajar de avião, ainda mais para atravesssar o oceano. Mesmo com todas as despesas pagas e com direito a um acompanhante, o Mestre Antônio recusou o convite, porém, ele mandou as máscaras... Um pedacinho da cultura popular de Aracatiaçú esteve em Portugal representando nosso estado...
Para ver um outro texto sobre os Bois e Reisados de Sobral, acesse o seguinte link: Bois e Reisados de Sobral-CE

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Oi Hudson. Estou adorando sua cobertura sobre os bois daí. Sensacional a variedade! As fotos estão lindas. Queria só sugerir que você colocasse o link para o texto anterior, sobre o boi de Sobral. Assim, quem não leu pode ir acompanhando a "série". Abraço!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 18/1/2008 16:41
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 


Impressionantes as mascaras Hudson! Bem diferente do reisado que temos aqui em Alagoas, fiquei curioso para escutar o som deles. O visual das mascaras me lembra um pouco a banda de som pesado americana de Iowa, Slipknot.
Ótima história, lindas fotos. Abraço

Marcelo Cabral · Maceió, AL 19/1/2008 22:38
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Lu&Arte
 

Ótimo acompanhar os reisados nestes teus textos. Dá mais vontade de conhecer.

Lu&Arte · Porto Alegre, RS 20/1/2008 15:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Hudson!
Ótimo trabalho, folclore e tradições é algo que deve permanecer vivo.
É uma grande riqueza da nossa terra e da nossa gente.
Abraços

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 27/1/2008 10:38
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Hudson Costa · Sobral (CE)
Bois e Reisados de Aracatiaçu (distrito de Sobral).
Magarefe, Brincantes, Mestre Antonio Ferreira.
Abrangendo os Bois no Total.
As M[ascaras portentosas com todaa tradicáo e magia.
Tem todo merecimento de louvor.
Parabéns e votos merecidos.
Abraco Fraterno

azuirfilho · Campinas, SP 10/2/2008 22:17
sua opinião: subir
Dutra
 

Na minha cidade, Granja-Ce, também existe a brincadeira do Boi, lendo seu artigo percebo variações. Isso é bom!

Quero deixar meus parabéns a você. E serei muito grato se você mim enviar mais informações sobre o referido reisado. Pois sou professor de História, já trabalhei 2 anos na área cultural e gosto da nossa cultura.
contato:
liradutra@gmail.com
www.granjaceara.blogspot.com

Dutra · Granja, CE 6/12/2008 03:02
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Magarefe dançando com o boi zoom
Magarefe dançando com o boi
Brincantes do boi recebendo dinheiro do capitão da casa zoom
Brincantes do boi recebendo dinheiro do capitão da casa
Mestre Antônio Ferreira e brincantes de seu grupo de reisado zoom
Mestre Antônio Ferreira e brincantes de seu grupo de reisado
Magarefe dançando com o boi zoom
Magarefe dançando com o boi
Mestre Antônio Ferreira e brincantes de seu grupo de reisado zoom
Mestre Antônio Ferreira e brincantes de seu grupo de reisado
Mestre Antônio Ferreira e brincantes de seu grupo de reisado zoom
Mestre Antônio Ferreira e brincantes de seu grupo de reisado

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados