Dentro do calendário de eventos culturais da cidade de Sobral, o perÃodo que começa no dia 06 de janeiro, dia de Reis, e que vai até o final do mês, é, como chamam por aqui, a época dos bois.
Por toda a cidade, dezenas de grupos se organizam pra se apresentar, seja dentro da programação oficial, elaborada pela Secretaria da Cultura e Turismo, seja em apresentações particulares.
No ano de 2007, eu fui contratado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral, para fazer a cobertura fotográfica das apresentações. Foi um trabalho que me fez ficar apaixonado por essa manifestação cultural.
Quase todas as noites, eu saÃa com uma equipe da Secretaria e iamos procurar os grupos de bois pela cidade. Sempre que vÃamos uma concentração popular, juntamente com um toque de sanfona, triângulo e zabumba, parávamos pra fazer as fotos.
Uma das coisas que acho mais bonitas nessa ápoca é que as comunidades ficam altamente empolgadas. É comum ver o boi de um determinado bairro passando pelas ruas e inúmeros moradores seguindo em uma espécie de cortejo. Há sempre muitas crianças! E sempre são elas que vão gritando: "Ooooh!! O boi!!!!" Imaginem, esse grito com um sotaque bem cearense, ou seja, bem cantado mesmo...
E quando o boi chega pra fazer sua apresentação, é formada uma roda e cada personagem assume a sua posição pra começar, o que posso seguramente chamar de um verdadeiro teatro popular.
Durante a brincadeira, a meninada fica o tempo todo "aperreando" a Donana. Imagino que esta seja umas das grandes lembranças que muitos deles irão levar por toda a vida quando crescerem e ficarem adultos. E nesse momento, percebo que apesar dos pesares, de toda essa violência solta nesse mundo, ainda existe espaço pra ser criança em toda a sua plenitude.
E por falar em crianças... Muitos grupos de bois são organizados por crianças. Um vez, conversando com Mestre Fernando, que é um dos mais antigos Mestres de bois da cidade, ele me disse que fica muito "feliz em ver a meninada fazendo o boi, porque assim, sabe que quando ele morrer, ainda vai ter gente pra fazer o boi...".
Mestre Fernando é tão apaixonado pela brincadeira do boi, que chega a investir dinheiro próprio pra fazer o seu boi. Ele nunca espera pelo incentivo financeiro da prefeitura municipal. E isso, segundo ele, já foi motivo de discordias dentro de casa.
Havia outro Mestre em Sobral que tinha um dos mais tradicionais bois. Era Mestre Panteca. Mas Mestre Panteca foi chamado pra fazer seu boi em outra dimensão. Soube que no dia que Mestre Panteca se foi, Mestre Fernando quase que vai junto, pois ficou muito emocionado ao chegar no velório do amigo...
Bom... Mas a brincadeira do Boi é alegre, divertida, enfim, é uma verdadeira celebração. Só vindo mesmo a Sobral pra conhecer de perto tudo isso.
Esse ano as apresentações do calendário oficial ainda não começaram em virtude de não ter sido liberado o incentivo financeiro aos grupos por parte da prefeitura. Bom, vocês sabem, em ano de eleição municipal, os dinheiros das prefeituras, que já são complicados de saÃrem, se tornam mais ainda... Infelizmente, quem acaba perdendo é a população.
Hudson Costa
fotógrafo
www.hudsoncosta.com
Ótimo texto, Hudson!
Fora dos perÃmetros das capitais, encontramos muitas coisas ricas, não é? Gostei muito das fotografias também!
Abração!
http://interludios.blogspot.com
Com certeza deve ser um privilégio presenciar estas manifestações. Parabéns pelas fotos e por compartilhá-las aqui.
Lu&Arte · Porto Alegre, RS 13/1/2008 13:37
Hudson,
Beleza de matéria. Festa de boi como esta, é coisa que tem em quase todo o Brasil, em épocas diferentes, é claro (tempo de Reis, na maioria dos lugares é tempo de Folia de Reis, Reisado, estas coisas) Fiquei querendo saber mais sobre esta curiosidade aà de Sobral. Há quanto tempo será que esta onda de bois começou por a� Foi sempre a manifestação principal desta época?
Sei lá. Assunto pra lá de bom.
Abs
Ah... sem falar que as suas fotos são excelentes!
SpÃrito Santo · Rio de Janeiro, RJ 14/1/2008 07:56
Hudson que maravilha de espetáculo nos traz aqui!
Reportagem completa e fotos, ìmpares!
Nossa, isso me levou a Sã LuÃs do Mrá. Minha Ilha festiva em tempos das festas juninas. Pude ver que o fenômeno da adoração, cortejo, se repetem onde esses folguedos acontecem. Isso me encanta, me fascina. Pois é inexplicável e até inacreditável, ver a multidão em regozijo do festejo, fazendo verdadeira louvação. E os ritos são lindÃssimos. Olha eu não conheço os daÃ, mas penso serem tudo de bom. E foi maravilhoso ve-los aqui. sentir de novo isso de perto, através da tua postagem. Obraigadão.
Parabéns pela matéria e pelas lindas fotos.
Abração
Hudson Costa · Sobral (CE)
Bois do Ceará, que coisa LindÃssima.
Um Grande tesouro vivo.
Gostei muito de ver.
Um Trabalho muito importante.
Instrui a quem é de outra regiáo.
Honra e eleva a quem é do local.
É Uma Grande contribuição na formação de todos nós.
Muito obrigado por me indicar esta beleza.
Parabéns voltarei com satisfação para a votação.
Se Puderem, por favor me avisem.
Abração.
Hudson,
Tudo legal.
Voltei Hudso para os votos.
Bjs
Gostei, estou tentando votar nao consigo....
victorvapf · Belo Horizonte, MG 18/1/2008 08:33Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!