Bonde das letras

1
Leandróide · Florianópolis, SC
23/4/2007 · 115 · 7
 

A essa hora a polêmica envolvendo certos escritores selecionados a dedo, uma editora, renúncia fiscal e uma idéia genial já está caduca mas mesmo assim vou dar minha opinião.

Homônimo do filme de Wong Kar-Wai, o famoso projeto "Amores Expressos", vulgo Bonde das Letras, é uma idéia a princípio muito louvável: levar escritores novos ou seminovos para dar um rolê na faixa por várias cidades famosas do mundo que não sejam no Brasil e voltar para casa com um livro sobre amor que a Cia das Letras publicará. Que romântico!

Até aí tudo bem. Acontece que isso vai acontecer às expensas do seu, do meu, do nosso suado dinheirinho. E com um processo de escolha dos nomes mais contestado que a escalação do Valdir Peres para o gol da seleção de 82.

Parece que foram escolhidos apenas 16 camaradas da patota do escritor João Paulo Cuenca, que nessa brincadeira vai para Tóquio, e do produtor Rodrigo Teixeira (O Cheiro do Ralo). Teve amigo que ficou de fora, o que não garante grande coisa como critério de isenção.

Além da edição das obras o orçamento de 1, 2 milhão de reais, captados via renúncia fiscal (Lei Rounet), também serve para a produção de documentários sobre o périplo de cada autor atrás da inspiração em terras estrangeiras e conseqüentes compras de direito autoral de adaptação para cinema dos livros resultantes desse verdadeiro trem da alegria.

É muita grana! Quantos livros não poderiam ser adquiridos para as bibliotecas públicas com esse montante? Teixeira anunciou que teria dinheiro para tocar o bonde mesmo que não arrecade pela Rouanet. Nada mais justo que assim seja, a lógica de mercado deve prevalecer. Nunca entendi esse tipo de capitalismo assistido pelo governo que a gente tanto cansa de ver no nosso cinema, música, teatro, artesanato.

Fica aqui a sugestão de fazermos, nós habitantes do Overmundo, uma espécie de intercâmbio e cada um escreve suas experiências em outras cidades em nosso Brasil varonil, mostrando que não são necessário rios de dinheiro nem cenários no exterior para escrever sobre o amor. Quem se habilita?

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Marcos Woortmann
 

Cara, isso eu acho um puta absurdo tb. Tamos aqui pra provar que não é as custas do dinheiro público que se promovem autores, que que pode promover a cultura!!

Marcos Woortmann · Brasília, DF 21/4/2007 20:26
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
SANDRO CÔDAX
 

Taí, concordo que houve certo abuso. Qto a idéia de escrevermos sobre nossas experiências em outras cidades, eu tô dentro!
alguma idéia de como podemos fazer isso?

++++++++++++++++++++++++++++++++

http://sandrocodax.blogspot.com

++++++++++++++++++++++++++++++++

SANDRO CÔDAX · Campos do Jordão, SP 23/4/2007 09:53
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Leandróide
 

Minha sugestão seria a boa e velha barraca de acampar. A gente só precisa de um espaço e água corrente da casa de um overmano para atingir nosso intento.

Leandróide · Florianópolis, SC 23/4/2007 19:51
sua opinião: subir
Isabela ramos
 

Concordo plenamente com vc Leandro...pra quê gastar tanto dinheiro com uma coisa que pode ser feita muito melher aqui no nosso Brasilzão lindo e sem gasto nenhum, apenas com nossas próprias experiências e olha que não devem ser poucas,ainda mais com um país inspirador como esse. Deixem esses milhões pra gastar com o que realmente precisa e se quiserem acampar ofereço a minha humilde overcasa aqui no Piauí!! rsrs os overmanos acampariam na cachoeira do urubu, um lugar lindo, que duvido se não iriam sair belíssimas publicações sobre o amor e tantos outros assuntos! hehehe
abraço a todos overmanos!
beijos Leandro, valeu!

Isabela ramos · Teresina, PI 25/4/2007 14:10
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Este tema recebeu um tratamento interessante em um texto escrito para o Global Voices Online pelo Roberto Romano Taddei. Vale a pena dar uma olhada para expandir a questão.

Ainda não acho que saiba o bastante sobre o caso do "Amores Expressos" para falar muita coisa. Mas, a primeira vista, a coisa parece um tanto suspeita...

Quanto à sua proposta, adorei! Devo voltar a Brasília em breve, e tenho um quintal para hospedar escritores aventureiros. :)

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 8/6/2007 03:11
sua opinião: subir
Leandróide
 

Valeu pelo link, vou dar uma lida. Beleza, com Alegrete do PI e agora Brasília temos 2 cidades para sediar nossa própria aventura literária.
Abr.,
Leandroide.

Leandróide · Florianópolis, SC 8/6/2007 11:56
sua opinião: subir
Daniel Duende
 

Vamos em frente com o nosso projeto então, Leandróide. A gente vai se falando...

Abraços do Verde.

Daniel Duende · Brasília, DF 11/6/2007 04:40
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados