Há alguns dias, publiquei um texto aqui no overmundo a respeito de um “breve histórico do rock em Cuiabá".
Continuo na onda do “evidente que o que aí está não é um compêndio da história do rock cuiabano, o que seria impossível sem que houvesse um trabalho historiográfico mais completo. Mas uma breve contextualizada de um processo que aconteceu de forma rápida e intensa (principalmente dos anos 90 pra cá), e hoje é vivida e trabalhada com afinco; e claro, com a mesma rapidez e intensidade.”
Assim esclarecido, eis aí a parte 2, após os anos 90, pulando para a década seguinte, mais exatamente o ano de 2002:
No início desse século, a revolução na comunicação, através de veículos como sites, blogs, fotologs, myspace e todas essas paradas da internet fez com que houvesse uma possibilidade muito maior de troca de informações. E, de repente, a moçada que estudava e queimava seu intelecto nos contatos do mIRC (lembram?) resolveu se “articular” conjuntamemente em prol de causas em comum.
Através do contato do movimento estudantil de duas faculdades diferentes (UFMT e UNIC) nasceu o instituto que mais contribuiu com a cultura urbana alternativa de Cuiabá dos últimos tempos.
Sim, advinhão.. me refiro ao Espaço Cubo.
No começo, apenas uma produtora de vídeo e, posteriormente uma produtora de shows, que já se aventurava no agenciamento de bandas. Paralelo a isso, o Festival Calango já engatinhava com suas bandas locais (e algumas do interior) e seu caráter bienal.
Dentre as bandas surgidas na época (Deefor, The Breeze, Vallium, Durangos, entre trocentas outras cujos eternos fãs ficarão revoltados pela minha não-citação) a que mais se destacava, sem sombra de dúvida, era o Deefor. Formada por grungers (nirvaneiros mesmo!) de cerca de 16 anos de idade, a banda conquistava todo o público do colégio (salesiano, diga-se) pelo som acessível e pela sinceridade da proposta.
No repertório (sabido de cabo a rabo pelos fãs) figuravam letras (em inglês) angustiadas; algumas delas escritas pelos amigos/fãs da banda, como era o caso da célebre “Hate versus Hate”, que contava a história de uma garota e seus desentendimentos com o pai. Loyalty também encantava. Chegou a fazer parte do repertório do Vanguart
Agora advinha quem era o band-leader, compositor, guitarrista, vocalista, e semi-mito do Deefor: o então cabeludo Reginaldo Lincoln, hoje baixista do Vanguart. Dá pra acreditar?
Dá!
Uma banda feita por e para jovens, autoral, honesta e que tinha a simpatia da cena rocker. Era a banda ideal para o início dos trabalhos de construção de uma cena na cidade. Só não comparassem Reginaldo com Kurt Cobain, por favor. Era treta na certa.
Na época, alguns produtores também sentiram o impulso cultural e pipocaram produtoras e eventos pela cidade. MT Rock (pop rock e rock brazuca em sua maoiria), Blecaute (Heavy Metal), o Projeto Doze Atos (alterna)...
Em um dos 12 atos (o 5º pra ser mais exato), a banda convidada foi o Autoramas. Parece fato consumado. O Autoramas sempre é a banda carro chefe de cenas independentes em ascensão.
Depois deles vieram Dance of Days(SP), Mechanics(GO), Magaivers(PR), MQN(GO), Carbona(RJ)... entre vááárias outras. A cama estava armada.
A explosão veio mesmo com a super-programação (insuperável?) do Calango 2005.
A qual volto a falar logo mais, na parte 3..
Olá parceiro. Bom artigo, mas extremamente vago. Quem quiser mais informações sobre o rock de MT do período de 200 em diante, recomendo este artigo> http://www.overmundo.com.br/overblog/recordando-mt-rock-o-portal-rock-de-mt
Roberto A · Cuiabá, MT 22/3/2007 14:14
Há dois dias atrás, o Roberto A. (esse aí de cima) me mandou uma msg solicitando que quando citasse o MT Rock, linkasse para
http://www.overmundo.com.br/overblog/recordando-mt-rock-o-portal-rock-de-mt; cujo qual só não fiz por ver a mensagem apenas quando o texto já havia saído do processo de edição.
e é com surpresa que vejo a visível irritação com a pequena citação do portal mt rock no artigo. Bom, é claro que houveram
mais feitos.. mas se eu for catalogar por aqui os feitos de um por um... e como disse, “evidente que o que aí está não é um compêndio da história do rock cuiabano".
A propósito..
A banda da foto, o Deefor, foi a primeira banda cuiabana a se apresentar em um grande festival fora do estado, o Bananada(GO). Coisa que eu também não mencionei.. e nem por isso o Reginaldo Lincoln veio chamar o texto de vago.
Engraçado que no comentario do primeiro texto, o Roberto elogia pacas, pensando ser do Eduardo Ferreira, overmano do Mato Grosso. Agora que sou eu, ficou vago. Que curioso...
Bom, pra quem quiser ver o texto do Roberto (bom texto, inclusive), taí o link mais uma vez:
http://www.overmundo.com.br/overblog/recordando-mt-rock-o-portal-rock-de-mt
mas vale ressaltar que ele conta não sobre o rock de mt.. mas sobre um portal: o MT Rock, esse mesmo que ele me pediu pra linkar pela mensagem.
Boa tarde Ney!
Eu retifiquei lá na parte 1.. o elogio foi pra ti.
Quanto ao meu comentário aqui...não houve nenhumairritação de minha parte...apenas quis expor outros aspectos do rock regional...o link que passei não fala apenas do site mt rock, mas de várias bandas e hits que fazem parte do processo histórico cultural regional.
Uma errata em seu último comentário...A Strauss foi a primeira banda cuiabana a se apresentar num evento de dimensões enormes, ou se quiser chamar de festival de rock...
Roberto A · Cuiabá, MT 22/3/2007 16:07
correcao: o deefor foi a primeira banda a tocar em um festival que ainda existe ateh hoje e continua a movimentar
Bom pros organizadores do festival bananada. esse fato com relação ao deefor pouco acrescenta a discussão.
Roberto A · Cuiabá, MT 23/3/2007 13:15
Mas é para o fundo histórico?
"Queima raparigal véi..."
Nao tem nada de HISTORICO ae, apenas ta falando da Panelinha
Ulisses Ba Calhao · Campo Grande, MS 28/3/2007 09:58Mandou bem Ulisses! Este texto é pura balela. Tem outros bem mais 'históricos', digamos assim. http://www.overmundo.com.br/overblog/mostra-rock-cidadao-museu-do-rio-cuiaba-nov2002-1
Roberto A · Cuiabá, MT 31/3/2007 15:23
prova de sucesso é spam no comment do teu texto
Valeu Robertão!!
já saiu.
ó o link:
http://www.overmundo.com.br/overblog/breve-historico-do-rock-em-cuiaba-parte-final
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!