Cadê o sotaque? - Entrevista com os Superguidis

Divulgação
Superguidis: Não tão longe demais das capitais
1
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ
1/6/2007 · 336 · 15
 

O Superguidis tem pouco mais de quatro anos e já vem chamando a atenção da mídia especializada e da galera que tá antenada com o que rola na internet. A banda, que vem de Porto Alegre e Guaíba (RS), é formada por Andrio Maquenzi (voz e guitarra), Diogo Macueidi (baixo), Lucas Pocamacha (guitarra e vocais) e Marco Pecker (bateria).

Destaque em festivais como o Mada e aparições estratégicas na MTV e na revista Bizz fizeram o grupo elevar seu passe no underground nacional e mostrar que o rock gaúcho pode ir muito além dos esteriótipos iê-iê-iês que vemos hoje.

A banda está prestes a lançar o segundo disco (pela Senhor F Discos) e viajar para a primeira mini-tour fora do País. Confira o bate-papo via e-mail que tive com o guitarrista Lucas Pocamacha e saiba por que a banda não sai dos playlists dos iPods mais atentos. Confira.

Overmundo: Hoje, o Superguidis é "a banda gaúcha que não usa terninho e não faz jovem guarda, new wave, mod". Como vocês encaram essa categorização?
Lucas: Com naturalidade! E com alívio! Ainda bem que dá pra notar isso (risos)! Por incrível que pareça, ainda tem gente que vê a gente desse modo. A gente é gaúcho por um motivo meramente geográfico... não somos diretamente influenciados pelos Stones e a principal influência gaúcha no nosso som é a ironia non sense da Graforréia! Não teria como soarmos rock gaúcho na atual fase das nossas vidas. Mas tem outras bandas assim... a Pública e O Apanhador Só são nossos “colegas de causa” (risos)!

Overmundo: A idéia que temos aqui no Rio é que as bandas do sul fazem rock sessentista, ou reggae ou emo, em sua maioria. Como se sentem sendo meio "outsiders" desses estereótipos?
Lucas: Ótimos! A gente já tá velho pra essas coisas! Mas não é de propósito, saca? Simplesmente não são esses os sons que fazem a nossa cabeça! Não desmerecemos o trabalho de bandas clássicas daqui. Devemos muito a eles! A coisa é meramente musical mesmo!

Overmundo: As referências do grupo estão baseadas, em sua maioria, na década de 90. Fale um pouco sobre as bandas que vocês curtem. Lucas: Nossa! Tem muita coisa pra falar sobre isso (risos)! Comecemos pelo Pavement: foi uma das primeiras bandas que nos deixaram de queixo caído depois dos dinossauros [Dinosaur Jr.]! Até hoje são influencia direta! A inocência e a inteligência das guitarras e dos arranjos deles são tudo que a gente busca na nossa música; Nirvana: precisa falar mais alguma coisa?; Weezer: são os caras que fazem o pop mais redondo que eu conheço! A gente é muito fã deles! A idéia de fazer um refrão que dê vontade de assoviar é totalmente inspirada nesses caras; Guided by Voices: é final de 80, mas tá valendo! Literalmente tudo que esses caras fazem nos influencia; Mudhoney: guitarras podres!

Overmundo: Vocês lançaram o primeiro CD no ano passado pelo Senhor F Discos. Por que decidiram lançar um álbum em tempos de downloads e crise no mercado fonográfico? Fora que ele está disponível para baixar no próprio site do selo!
Lucas: Pois é, a gente precisa de dinheiro pra viajar! E tem gente que ainda compra disco! Ainda mais de bandas independentes! A galera tem esse bom coração (risos). Um disco é necessário! Pra divulgação e pra valorizar o trabalho de gravar! O mercado das majors tá em crise! O independente tá aquecendo as turbinas ainda! Colocamos o disco pra baixar no site faz pouco tempo... quando começamos a gravar o outro! Vendemos 1.500 cópias do primeiro! Superou e muito a expectativa! Agora o papel dele é ser baixado por quem não conseguiu comprá-lo!

Overmundo: A mídia e o público local receberam bem o disco. Como tem sido esse retorno em outros estados?
Lucas: Aqui no RS é estranho! Tem muita gente que gosta muito do disco! Mas a galera do “rock gaúcho” não saca muito! Em todo lugar que vamos tem sempre alguém cantando junto e pedindo musicas nos shows! É incrível! Fomos pro RN agora e até lá tinha esse tipo de resposta! É difícil de acreditar! Ficamos impressionados! Muito gratificante!

Overmundo: As letras de vocês também fogem um pouco do usual. Acho que o exemplo mais emblemático é o de "Spiral Arco-Íris". De onde vem a inspiração para escrever?
Lucas: A inspiração são as coisas que acontecem e nos deixam tristes ou nos tocam de alguma maneira. Os sentimentos em si... todo mundo sente. A idéia é descrever eles sem soar óbvio ou batido, saca? Talvez por isso a coisa soe diferente algumas vezes. É quase uma consulta no psicólogo (risos).O processo é o seguinte: eu ou o Andrio chegamos com a música e a letra montados já com o arranjo... no ensaio a gente lapida e dá pra música a cara que ela deve ter! É bem divertido! Experimentamos bastante!

Overmundo: Em julho vocês embarcam para uma mini-turnê pela Argentina e Uruguai. É a primeira vez que vão tocar fora do país?
Lucas: Aham! Primeira vez! Na verdade, a gente não sabe muito o que esperar (risos). Vamos tocar com uma banda muito boa chamada El Mató a um Policia Motorizado, da Argentina! Esperamos que a galera que gosta deles, goste da gente também!

Overmundo: Além do trabalho de divulgação do disco, das apresentações, dos clipes... quais são os próximos passos do grupo?
Lucas: Gravamos o segundo disco agora em fevereiro! Vamos lançar no fim de junho! Daí os planos se resumem a tocar onde der! Ou onde o dinheiro deixar (risos)! Mas vai rolar clipe e tudo mais! O lance é se ligar na comunidade da banda no Orkut! As novidades estão todas lá!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Thiago Camelo
 

Ei Mattoso!! Muito legal a "série" (já posso chamar de série?) que vc vem fazendo sobre as bandas independentes do Brasil. Será que vem mais por aí? Espero realmente que sim. Grande abraço!

Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 28/5/2007 17:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

hahaha. pois é! nem foi tao planejado assim... poderia ter feito um esquema com as tags e tal. mas fica a dica! já fiz com o lasciva (rio), as bandas de niterói e agora o superguidis (rs). de repente posso fazer cada vez com a banda de um estado diferente...

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 28/5/2007 18:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Que tal a tag: bandas-do-brasil ??
Abraço!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 31/5/2007 08:00
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Guilherme.

Muito loco, também acomanhei sua matéria com o Lasciva e estava ótima também.

Valeu por nos mostrar as algumas bandas independentes. Demoro para criar a tag, tem muita coisa por ai! Gostei bastante da primeira música.

Higor Assis · São Paulo, SP 1/6/2007 14:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
João Rafael
 

heheh!!na vez de Minas pode escolher o Trianon! (minha banda!)

João Rafael · Sabará, MG 1/6/2007 14:35
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

fala higor! valeu pelo elogio! tem muita banda bacana espalhada por aí! e minha idéia e trazer algumas desses grupos pra vitrine do overmundo.

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 1/6/2007 16:20
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

fala rafael! já gostei do nome! quem sabe não armamos algo? me passa o site de vcs!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 1/6/2007 16:21
sua opinião: subir
João Rafael
 

Caro Guilherme, vou ficar te devendo...o site é www.trianon.art.br mas está temporariamente fora do ar...mas vou separar um material pra você!Até mais!

João Rafael · Sabará, MG 1/6/2007 16:39
sua opinião: subir
Mi [de Camila] Cortielha
 

Mattoso, adorei a entrevista! Superguidis já estava na relação de bandas queridas, mas depois de entender melhor da onde eles vêem e ler essa lista de influências imbatíveis, acho que virou favorita! :D

Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 2/6/2007 12:24
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Paola Franco
 

Massa! Os caras fizeram show aqui em Goiânia no dia 31/05 e mandaram bem. Agora ficamos no aguardo do disco novo!

Paola Franco · Goiânia, GO 2/6/2007 20:11
sua opinião: subir
Labes, Marcelo
 

Ouvindo aqui, agora, o som dos caras, preciso te agradecer por tê-los me apresentado. Carai! Som bom, sim senhor! Mas vamos lá, né, ainda restam esperanças de que o rock gaúcho deixe de ser somente Cachorro Grande e Wander Wildner. Aliás, Bidê ou Balde é muito bom. Entra na série? Pode? Grande abraço, Guilherme!

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 2/6/2007 23:59
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

mi:
pra quem curte o rock alternativo dos anos 90 o superguidis é uma grata surpresa!

paola:
fica de olho no site deles que o disco tá pra sair.

labes:
bide ou balde é bem bacana sim! dica anotada! quem sabe não pinta uma entrevista com eles?!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 3/6/2007 09:55
sua opinião: subir
Walquíria Raizer
 

Guilherme, já te falei outras vezes o quanto gosto do som dos caras...
...tem até uma personagem do meu livro que ouve descaradamente...rsrs
...então nem preciso te dizer que adorei a entrevista. Belo presente pra nós.
Obrigada mesmo.
Beijos.
(Ah. Fiquei em 8° lugar no concurso Outono de Poesia...e não tinha oito não viu?! rsrsrs)
Beijão.
Wal

Walquíria Raizer · Rio de Janeiro, RJ 3/6/2007 12:02
sua opinião: subir
marcelo santiago
 

a menos que a própria banda queira que as músicas deles estejam sob uma licença Creative Commons idêntica à do Overmundo, vc não pode colocar as músicas deles aqui.

o próprio Hermano Vianna escreveu isso aqui: "tudo que o que o Overmundo publica fica automaticamente licenciado em Creative Commons - a música também... Os autores têm que autorizar esse licenciamento...Se não autorizou o melhor é tirar a música e deixar o link para o MySpace."

Então, fica a dica para evitar futuros problemas.

E parabéns pela entrevista.

marcelo santiago · Sabará, MG 9/8/2007 13:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
C.E.P
 

ótima entrevista.
Abs

C.E.P · Rio de Janeiro, RJ 7/9/2007 19:18
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

O grupo embarca em julho para shows no Uruguai e Argentina zoom
O grupo embarca em julho para shows no Uruguai e Argentina

áudio

Ouça a música "Malevolosidade", do disco "Superguidis" (2006)

Instale o Flash Player para ver o player.

Ouça a música "Spiral Arco-Íris", do disco "Superguidis" (2006)

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados