Caio, que contamina com emoção!

Google Imagens -  [Editada]
Caio F. Abreu - Google Imagens - [Editada]
1
Leandro Valle · Florianópolis, SC
20/2/2007 · 83 · 11
 

O texto do dramaturgo e jornalista gaúcho Caio Fernando Abreu é o ponto de partida para a pesquisa e criação dos atores Aline Meyer e Leandro Valle de Florianópolis - SC, eles pretendem montar a peça Zona Contaminada, apresentando uma adaptação inédita com somente dois atores em cena, o texto original traz 4 personagens e um coro, onde Caio os denomina de “coro dos contaminados”. Zona Contaminada, como diz o próprio autor “pode ser tanto uma comédia negra, modesta, ou um espetáculo alucinado” e partindo desta “autorização” Leandro Valle segue na adaptação que começou em 2004 e está sendo finalizada agora neste semestre.

O espetáculo será montado a partir do 2º semestre de 2007 com estréia prevista ainda este ano . A proposta central e através deste trabalho, tornar as obras de Caio F. mais evidentes em SC, PR e mais intensas ainda no RS, estado natal de Caio, que pouco o conhece. Claro que graduandos em artes cênicas e artistas interessados em dramaturgia conheçam algumas obras de um dos maiores contistas do Brasil, mas nunca é demais citar e apresentar Caio para todos, sobretudo para os veteranos que normalmente buscam na Itália de Dario Fo, na Irlanda de Beckett ou na Rússia de Tchekov, propostas de montagens, que com certeza contribuem e muito para o teatro brasileiro, mas que ao contrário, poderiam contribuir ainda mais com Caio e outros grandes nomes da dramaturgia nacional.

É importante lembrar que não há erro em exaltar e difundir textos internacionais, óbvio que a cultura é universal e deve atingir a todos, interessados ou simplesmente o público em geral, sempre de forma atraente e inovadora. Mas tratando-se de Caio Fernando Abreu, é uma grande honra torná-lo acessível cada vez mais.

Participando da montagem do texto Sarau das nove as onze no ano de 2001 no Teatro Metrópole (Teatro Municipal) em Taubaté – SP, Leandro teve a certeza de que o texto de Caio estava contaminado, não pelo vírus HIV, que infelizmente levou nosso dramaturgo em 1996, mas sim de emoção, protesto e mensagens de BASTA! para uma sociedade com uma arrogância atemporal, e sem limites para a auto-exposição da (des)graça humana, provando que o ser humano deixou de ser “humano” há muito tempo, tornando seus textos um verdadeiro presente para qualquer interprete! Mas além de emocionar, Caio fala, mesmo após o início de seu eterno silêncio, nos fala com suas crônicas, contos, textos, resenhas e reportagens. Com mensagens que valorizam a arte, a amizade e o respeito (principalmente o respeito às diversidades sexual e cultural no Brasil e no Mundo). Procure saber mais sobre Caio Fernando Abreu, e descubra a emoção daquele que nos seus 47 anos de vida, amou a vida, sem limites!

Links para conhecer Caio:
www.pt.wikipedia.org/wiki/Caio_Fernando_Abreu
www.mixbrasil.uol.com.br/cultura/panorama/caio/caio.shl
www.releituras.com/caioabreu_menu.asp

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Moysés Lopes
 

Leandro:

Muito legal teu texto e imagino que teu trabalho deva estar muito bacana também. Se me permites eu gostaria de fazer algumas observações acerca do teu texto:

1) No trecho "A proposta central e através deste trabalho, tornar as obras de Caio F. mais evidentes em SC, PR e mais intensas ainda no RS, estado natal de Caio, que pouco o conhece." afirmas que o RS pouco conhece Caio. Talvez não tenhas conhecimento mas em 2006 houve a mostra "Caio F: E Assim se Passaram Dez Anos” que proporcionou montagens, leituras dramáticas, filmes sobre roteiros adaptados e palestras ao público gaúcho. Podes encontrar mais informações nesta página.

2) No trecho que diz "montagens, que com certeza cotribuem" está faltando a letra "n" na palavra contribuem.

3) No trecho "principalmente o respeito as diversidades sexual e cultural no Brasil e no Mundo" está faltando uma crase em "às diversidades".

Obrigado pela atenção, e Viva Caio F. !

Moysés Lopes · Porto Alegre, RS 17/2/2007 08:37
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Leandro Valle
 

Olá Moysés, muito obrigado pelas observações, e as correções já foram feitas! Quanto à afirmação, soube da Mostra "Caio F: E Assim se Passaram Dez Anos" e fiquei muito triste por não ter participado. Bem, a intenção central da afirmação (que não ficou tão clara talvez!) é justamente criar uma discussão positiva e uma total divulgação do trabalho de Caio F., principalmente aqui no Sul, e quanto mais opiniões, sugestões e mostras, melhor! Sim, Viva Caio F.!

Grande Abraço, suas observações acrescerão melhorias no meu trabalho! Obrigado!

Leandro Valle.

Leandro Valle · Florianópolis, SC 18/2/2007 17:28
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Pedro Vianna
 

Grande iniciativa Leandro. Sem dúvida a obra de Caio Fernando Abreu é mais do

Pedro Vianna · Belém, PA 20/2/2007 11:13
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Pedro Vianna
 

(ops) que merecedora de atenção. Parabéns...

Pedro Vianna · Belém, PA 20/2/2007 11:15
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Leandro Valle
 

Obrigado Pedro! Que bom que gostou e, obrigado pela atenção a mim e a Caio...

Grande Abraço!
Leandro Valle.

Leandro Valle · Florianópolis, SC 20/2/2007 14:37
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Daniel Olivetto
 

Pôxa, que bacana... Caio é um super cara mesmo... já leu um conto dele do "Morangos Mofados" chamado "Aqueles Dois"? Lindo demais...

Vida longa ao trabalho e muita luz pra vocês!

Abração

Dani

Daniel Olivetto · Florianópolis, SC 26/2/2007 10:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Leandro Valle
 

Opa, olha quem tá aqui?! Surpresa boa rapaz! Hum, legal que curtiu, pois li "Morangos Mofados" sim, há anos atrás , risos. Mas não me lembro muito bem, acho que é o do Raul e Saul, né?! Sim, magnífico! Lembrei! Ah, porque são fáceis os nomes, mas acima de tudo, porque adoro qualquer linha escrita por Caio F. Obrigado pela Energia Dani, ela é muito boa! Abração também, nos vemos...

Lê!

Leandro Valle · Florianópolis, SC 27/2/2007 00:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nanni
 

Fiquei curiosa pra assistir ao resultado disso, Leandro!
Me amarro nos textos e na vida do Caio, tudo muito ptofundo, intenso e interessante - aliás, adjetivos bem relativos, mas que na obra e na vida do Caio encontram um sentido próprio, né!?
Curto o 'Morangos mofados', meu preferido e recomendadíssimo. E se tiver oportunidade, dê uma olhada nos contos d'O Ovo apunhalado'.

Super abraço e sucesso!
Beijos

Nanni · Florianópolis, SC 20/3/2007 23:24
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Leandro Valle
 

Li, leio e lerei Morangos Mofados, sem dúvida uns dos meus livros prediletos. Você sabia que existe uma colecão chamada "CAIO 3 DO ESSENCIAL DA DÉCADA DE...." São três obras uma para cada década, lançadas a algum tempo atrás por Jorge Cabral, cunhado de Caio F. e pela Editora Ediouro, recomendo e vou atrás deles, rs. Quanto ao espetáculo "Zona Contaminada" acho que será para ano que vem, 2008. Quero e estou fazendo um planejamento estratégico para que essa montagem seja perfeita, e por isso todos os trâmites envolvendo a obra e a produção do espetáculo serão executados minunciosamente, e isso leva tempo...Ah, mas a cada dia percebo que nós...temos TODO o tempo do mundo, né? pressa por quê? Sigamos produzindo nosso pensamentos, desejos e projetos e compartilhando com cada ser que nos preenche com palavras, amizade e amor! É isso, nos vemos por aí, obrigadão pela energia,

Beijão!

Leandro Valle · Florianópolis, SC 21/3/2007 19:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nanni
 

Conheço sim essa coletânea do Caio! Tenho o da década de 80, que, pra mim, é a parte que tá mais 'no ponto'.
Aguardo a montagem, então. Temos todo o tempo do mundo ;D

Um beijo!

Nanni · Florianópolis, SC 11/5/2007 18:40
sua opinião: subir
Nanni
 

E a montagem, quando sai? Porque se já saiu e você não me avisou, eu não te perdôo!
beijobeijo

Nanni · Florianópolis, SC 8/10/2007 18:44
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados