Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

CAIXA MÁGICA -Musicalização -Teatro - Brincadeiras

Marcelo Uchoa
1
Marcelo Uchoa · Aracaju, SE
16/12/2006 · 137 · 3
 

Os grupos de brinquedos desenvolvidos pelas crianças são, segundo estudiosos da psicologia infantil, ricos em situações que favorecem o pleno desenvolvimento, além de representarem o mais importante fator para o desenvolvimento da criatividade.
Na escola moderna a criança é constatemente estimulada a apropriar-se de conhecimentos científicos, de equações e formulas. Esta, prepara a criança para viver num mundo alicerçado no conhecimento científico, o que, muitas vezes, acaba negado-lhe o direito a uma infância que a desafie enquanto criança.

Os obstáculos à criatividade na escola surgem no pré-escolar e acompanham todo o período escolar da criança; no pré-escolar, a diminuição do tempo reservado para os grupos de brinquedo e a imaginação, na escola de ensino fundamental, a disciplina e a ordem exageradas, o excesso de importância atribuída entre os sexos; no ensino médio, o pré conceito em relação às profissões artísticas; e, na vida universitária, a valorização de conhecimentos acumulados em detrimento da criatividade.

Poderíamos citar ainda, a própria negação da arte como fonte de conhecimento. O conhecimento artístico é visto como algo dissociado do processo de aprendizagem, algo que é desenvolvido apenas para relaxar e passar o tempo e não como algo que possa contribuir para o desenvolvimento do educando.

O projeto “CAIXA MÁGICA” visa resgatar o gosto pelas músicas, pelas brincadeiras, lendas e histórias que sempre preencheram o imaginário infantil. Através do resgate das músicas folclóricas de roda, das brincadeiras, lendas e da teatralização de estórias do imaginário popular.

Somos educadores e desenvolvemos em Aracaju, a mais de uma década, constantes projetos visando contribuir com a educação de crianças e adolescentes. Nossa preocupação sempre foi primar por atividades culturais que visem transferir conhecimentos sobre a cultura, enquanto divertem e distraem.

O projeto “CAIXA MÁGICA” dá continuidade a nossos objetivos buscando resgatar, desenvolver, refletir e contextualizar as manifestações folclóricas ligadas à infância.

Objetivamos desenvolver a musicalidade, a coordenação motora, a percepção, a criatividade, o prazer da leitura, além, de contribuir para o enriquecimento cultural dos participantes; desenvolver atividades recreativas-culturais, que estimule a vontade de conhecer nossas manifestações culturais e que possam essas, ser úteis no processo educacional.

ELENCO:

1-HAMILTON MARQUES - Educador, Professor de Dança, Bailarino,
Coreógrafo, Diretor do Grupo de Dança da UNIT e Radialista.

2-MARCELO UCHOA – Educador, Artista Plástico, Licenciado em Artes - UFS, Acadêmico de Jornalismo - UFS, professor de Arte do Colégio da Aplicação – UFS, Cenógrafo Teatral.

3-GRUPO PÉ DE SERRA

4-EDSON FILHO – Maquiador.




compartilhe

comentários feed

+ comentar
Tiago Araujo Melo
 

isso é muito bom! e necessário!
toda boa sorte do mundo!

Tiago Araujo Melo · Aracaju, SE 25/1/2007 00:51
sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Vocês têm algo como o projeto e material que desenvolveram para isso? Caso alguém queira copiar o projeto para outro lugar do país?
Realmente é um trabalho absolutamente necessário... falta isso! Cada vez mais cedo começam a cobrar das crianças a eficiência, o destaque, são tantas atividades que elas esquecem de brincar, de serem criativas.
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 16/2/2007 18:23
sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Ah! E parabéns!!!!!!!!

Ana Cullen · Brasília, DF 16/2/2007 18:23
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados