CAPOEIRA e um SENADOR aluno de MESTRE BIMBA

1
Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW
25/7/2007 · 24 · 5
 



Iêê... da licençia...

Adeus Adeus... Boa Viagem... ja foi embora...


A Capoeira é um ritual que espiritualiza o homem. O capuera educado é um ser inteligente e ginga na vida com a mente sã e o corpo sã!

E... La Nave Foi... & gingando, a BA em particular, chorou a partida de mais um de seus renomados filhos -inclusive, filho de santo.

Saravá!!!

Antonio Carlos Magalhães, o ACM, é filho, pai, mestre pra uns, ja pra outros, seo ACM não é um santo, mas, sobretudo é um grande... “$anto” - !?

Marinheiro Marinheiro... marinheiro só... quem te ensinou a vadiar...

Pra quem não sabe o ACM foi “filho de bimba”. E, aluno de Mestre Bimba é um bamba na roda, como falam popularmente, Brasil afora. ACM gingou com Bimba na BA e graduou pro Senado, na Roda da Vida.

A Capoeira é um ritual, uma arte completa e complexa. Capoeira é muito mais que uma simples repetição de movimentos físicos, ou de passos de dança disfarçados como muitos falam, seja por falta de conhecimento e por estar sendo mal educado, pelo Mestre, o guia e educador.

Conforme escreve o Muniz Sodré no Mestre Bimba, Corpo e Mandinga, edição de 2002: [ a capuera dos velhos mestres baianos jamais foi esporte, e sim jogo. É o mesmo que dizer que sempre foi arte, cultura. * pg 22 ].

Sim, a cultura da Capoeira é um JOGO. Pratico dessa forma meu ritual, pra quem eu educo gingando, cantando e tocando os instrumentos... sobretudo, pra graduar a Capuera pra gingar na Roda Da Vida!

Mas infelizmente pra evolução do JOGO, temos hoje “muita gente” que "F.I.C.A." querendo promover pro povo que a Capoeira é esporte, pois, estão VISA-ndo investimento nos jogo$ olimpico$, e outras rodas do genero esportivo, aonde os princípios do ritual e a cultura da Capoeira são colocados para um segundo plano. O povo então está sendo direcionado pra se tornar um marionete do si$tema, e eles querem dar ordem feito feitor em quem não concorda com o que dizem ser melhor (?) -- pra Capoeira; ou, pros intere$$es que querem acumular ?!

Capoeira é um ritual e uma arte vai além da vã imaginação dos empresários gananciosos, os feitores modernos. Sobreviveu, resistiu a muitas investidas dos opressores, e continuaremos a derrubá-los no presente!

A Capoeira é uma luta de revolução cultural. Isso feito a partir do exemplo dado na ‘ginga’ dos ideais revolucionários do povo e dos lideres, os Mestres da Nação do Quilombo dos Palmares; e outros.

O Senador ACM aprendeu os fundamentos de mandinga e táticas de 'emboscada com seo bimba e provavelmente gingou NA REAL durante as muitas rodas que fez no Jogo Parlamentar- e outras. ACM deu e levou rasteira de muita gente, gente ‘fina’ e gente ‘gros$a’.

Não podemos ignorar o fato de que suas movimentações capueristicas são dignas de ser avaliadas e estudadas para o capuera usar pra se beneficiar e ao Quilombo.

O resultado do jogo de ACM (na real!) prova que ele é um campeão.

Enfim... na ladainha do que vc faz pra merecer uma medalha de mérito cultural no Brasil... será que faz sentido graduar uma medalha pra quem foi um Mestre no Senado - ?!

ACM também contribuiu para a educação do povo, com algumas das manobras que parlamentou gingando no jogo que promoveu.

E, se de um lado agora tem gente protestando em verso e prosa contra ACM, outros o exaltam, como um verdadeiro ‘mestre’ que muito fez por eles.

Sendo a melhor maneira de se proteger contra o ‘veneno’ é ter uma parte dele... se conclui mandigueiramente que:

1- Devemos inspirar os alunos, e os profissionais (os mestres), pra se educar e se tornar um capuera vencedor. Seria valido sugerir que o estilo de ginga ‘Mestre ACM’ fosse também um 'golpe' de pratica no programa aplicado para os que gingam - inclusive, na roda da ginastica.

2- O estilo de 'ginga ACM' serve pro eleitor gingar pra aprender como se defender das ‘ponteiras’ e outros golpes mortais da Capoeira que recebem todos os dias de xepa (e feriados idem!) jogo baixo que graduam os parlamentares e outros empresários e os mestres$ feitores que ditam as regras do jogo, na Roda, Na Vida.

Claro, dizendo isso não é pra se pensar em eudeusar ACM como sendo um capuera modelo, nem como se fosse um ‘santo’ -- pois de $anto todos temos um lado ‘a’ e outro ‘b’ >>> olha o RAPPA.... - na Roda !?

Devemos gingar pra evoluir e usar dos benefícios que a Capoeira nos oferece na sua totalidade, e não aceitemos que coloquem uma etiqueta comercializada de que Capoeira é um mero esporte, banalizando o nosso ritual e a Memória Da Luta dos que resistiram contra a opressão feita pela ignorância e arrogância do feitor.

Zum zum zum...... Capoeira, educa um, e derruba o opressor!

Capoeira é arte e ritual e devemos sobretudo gingar na vida com a inteligência pra graduar na educação e lutar contra “outros (2007) 500” mal pagos e nem recebidos e resolvidos do IN$$ - e outros movimentos C.I.A. que temos pra gingar NA REAL!!!

Fica então registrado a Ladainha que serve também para saudar com mais um adeus adeus boa viagem pra um ‘filho de bimba’ (da Capoeira), e um bamba dos políticos mandigueiros que gingaram na Roda do Parlamento do Quilombo Nacional Do Brasil.

Axé Babá!!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Mansur
 

A espetacular cultura afro-brasileira...
Qt ao ACM...que tenha tido uma boa passagem...
em frente...

Mansur · Rio de Janeiro, RJ 23/7/2007 18:11
sua opinião: subir
Mansur
 

abs

Mansur · Rio de Janeiro, RJ 23/7/2007 18:11
sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

Pois eh Mansur... essa 'ladainha' aqui... da ate 'choro' ahahah -?

abr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 23/7/2007 18:28
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Mestre, Legal - Realmente não devemos escorregar ante o coro dos tantos que comeram do pirão do ACM e hoje, no modismo, cospem no prato. Não sei medir a coisa real dos feitos bons do ACM, mas se esforçou e expôs-se nas lavagens das igrejas misturando-se suas crenças, e é isto Saravá, meu mestre. andre
- Quanto as Olimpiadas - Querem tirar da Capoeira o espirito cortês, e impor-se o espírito do massacre. andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 26/7/2007 21:55
sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

Andre...

Esse 'jogo' eu tambem gingo em outras rodas, e meio 7 mundo de seo 7 afora... alias, o Luis Fernando, cineasta que ta produzindo o filme do Mestre Bimba, mandou uma nota do ACM que tem um trecho que eu gostaria de passar aqui:

ACM, me disse ter conhecido e tomado algumas aulas com Bimba quando fazia o CPOR em Salvador e que Bimba deu aulas ali, para a tropa por um curto período de tempo, tendo-o como um dos seus piores e menos talentosos alunos. Depois começou a falar do bem que ele como pediatra, sentia a capoeira fazer com as crianças baianas, me dizendo que aconselhou sempre às mães de colocarem seus filhos na capoeira, embora não fosse comum naquela época, crianças fazendo capoeira.

Daih, a gene pode avaliar que ACM, inteligente, sabia muito bem do valor da Capuera, e aonde ia, sua ginga: dos votos - !?!

Ate aih, pra concluir, sem finalizar o jogo... se ACM foi 'isso ou aquilo' lah dentro desse 'quilombo' na roda do planalto central, o que interessa pra gente, na REAl, eh tirar proveito do que se pode, pra aprender o que se deve, pra saber como LUTAR com eles... "eles"!

Pois, pra falar que 'a' e b' - ;ado b lado a, eh isso e aquilo, mas, ficar na sua conviniencia, esperando acontecer...

Bom, falam muitos esses "sabios" e perfeitos de vontade, e outros afazeres, mas, na hr de pegar na enxhada, por exemplo, pra dar exemplo, jaque diz que ACM, por exemplo, so nao presta, etc... bom... gregos e troianos... se ficam esperando... chegam quem?

Os marcianos.... ! - ?

Pois os EUA.. ja estao lah vadiando.. - !

Eh, da pra rir e chorar... inte pra ladainhar...

quem sabe faz agora, nao espera acontecer... falar eh facil... prova o que diz, faz o que faco...

Iee... volta do mundis...

Saude pra vc camara...

JC

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 26/7/2007 22:55
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

áudio

Sao Bento - ritmo

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados