Carnaval do Recife 2007 começa antes em São Paulo

Paulo Pereira
Corte real do Maracatu Nação Estrela Brilhante
1
AD Luna · São Paulo, SP
11/11/2006 · 163 · 3
 

Para se entender a propalada diversidade da música pernambucana, os interessados deveriam, pelo menos uma vez na vida, partir em peregrinação para as bandas de lá. De preferência, durante o Carnaval. É nessa época que se pode presenciar a reunião de praticamente todas as manifestações musicais do estado, além dos "agregados". As aspas vão para os artistas nacionais e internacionais que contribuem para enriquecer a folia e a troca de sensações sonoras.

A festa está um pouco longe, é verdade, mas se você mora em São Paulo pode conter um pouco da sua ansiedade ou curiosidade dando uma chegada no Citibank Hall, no dia 15 de novembro. Lá, a partir das 19h, acontece o show de lançamento do Carnaval Multicultural do Recife 2007. Alceu Valença, Spok Frevo Orquestra, Silvério Pessoa, Lula Queiroga, Antônio Nóbrega e Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado são as atrações do palco; no meio da galera, apresentam-se o Maracatu Nação Estrela Brilhante, a Companhia de Dança da Escola Municipal de Frevo e o grupo de Caboclinhos Sete Flechas.

Levando-se em conta seus respectivos estilos, todas as atrações são excelentes. Porém, todavia, contudo, AD Luna dá seu pitaco: não perca de maneira alguma o Maracatu Estrela Brilhante e a Spok Frevo Orquestra.

O primeiro foi o campeão do Carnaval do Recife 2006 na categoria "maracatu de baque virado". O Estrela foi fundado em julho de 1906 e hoje é um dos orgulhos da comunidade do Alto José do Pinho. Sim, é o mesmo território do punk rock hardcore do Devotos.

A estrondosa percussão do Estrela Brilhante é comandada pelo polêmico mestre Walter de França. Alguns reclamam que o tratamento que ele dá a seus batuqueiros é um tanto quanto duro, mas é inegável o carisma e a competência do homem. A pancada soa pesada, mas harmônica. Não menos figura é a rainha e presidenta da agremiação, Dona Marivalda (foto). A sede do maracatu está instalada em sua própria casa.

Já a Spok Frevo Orquestra vem deixando público e crítica de queixo caído por onde passa. O conjunto é liderado pelo jovem maestro Spok, que comanda um timaço de dezoito músicos. Spok tem sido apontado como um dos grandes renovadores do frevo - ritmo genuinamente pernambucano. Além da Orquestra, o rapaz vez por outra toca ao vivo nas bandas dos citados Alceu e Nóbrega, Fágner, Elba Ramalho, Naná Vasconcelos e Sivuca.

No ano passado, a performance da Orquestra surpreendeu no Tim Festival. Este ano, a sua música foi parar na China. O primeiro CD da Spok Frevo Orquestra, "Passo de Anjo", lançado em 2004 de forma independente, agora volta às lojas pelo selo Biscoito Fino.

SERVIÇO

Carnaval Multicultural do Recife em SP
Dia e hora: 15/11/2006, às 19h
Local: Citibank Hall, Rua dos Jamaris, 213, Moema
Ingressos: R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30, já disponíveis nas lojas da FNAC Pinheiros e Paulista

SITE CARNAVAL MULTICULTURAL DO RECIFE: www.recife.pe.gov.br/carnaval

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Kemla Baptista
 

Vi algumas imagens por aqui!
Mas qual o efeito que essa iniciativa maravilhosa causou nas pessoas em São Paulo?

Kemla Baptista · Olinda, PE 11/12/2006 10:55
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
AD Luna
 

Olá, Kemla! Tudo bem? Eu não pude ir, porque toquei no mesmo dia. Mas, foi um sucesso. Essa iniciativa, na verdade, acontece desde 2003 (eu, inclusive, fui um dos organizadores dessa), mas só este é que foi aberta para o público em geral. Dá uma olhadinha na festa de lançamento do carnaval de 2005, em SP: http://showlivre.uol.com.br/videos.php?evento_id=1567&conteudo_id=5391

AD Luna · São Paulo, SP 11/12/2006 11:10
sua opinio: subir
Agenda do Recife
 

Já esse ano o carnaval em Recife começa em março ( dia 09 ) isso se deve ao ano bisexto. O pessoal ja ta tudo ansioso por aqui.

Agenda do Recife · Recife, PE 12/1/2011 13:59
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados