Casa da Photographia comemora 10 anos com grande mostra em BrasÃlia
Em comemoração aos seus 10 anos, a Casa da Photographia realizará de 14 de dezembro de 2006 a 14 de janeiro de 2007, na Caixa Cultural de BrasÃlia, a exposição coletiva Mostra de 10 anos da Casa da Photographia. Serão 60 obras, todas em P& B, de cinco artistas. São eles: Filipe Cartaxo, ExÃdio Correia, Francisco Vieira, Paulo Lima, todos ex-alunos e Marcelo Reis, diretor da Casa da Photographia e também curador da mostra e dos trabalhos individuais.
Mesmo sendo cinco fotógrafos, com diferentes olhares, há semelhanças entre as fotografias de Filipe, ExÃdio e Paulo. Os três abordam a utilização da natureza pelo homem. Cartaxo, utilizando como cenário a contra-costa da Ilha de Itaparica, na Bahia, registra o cotidiano do povo daquela região. A sensibilidade do olhar de Filipe é sentida em cada corte, em cada ângulo, e na perspectiva de cada fotografia.
ExÃdio Correia em ensaio feito em Remanso, Chapada Diamantina, com muita sensibilidade, disponÃvel de forma consciente a poucos homens, faz uma pesquisa foto-literária. Neste trabalho é possÃvel saber que a fotografia, quase artesanal, é a verdadeira contracorrente dos próprios desejos humanos.
Já Paulo Lima, traz cenas densas, evidenciando uma poética na construção das imagens figurativas. Com um “ar†plástico e à s vezes de um moderno – no sentido de novo – jornalismo documental, nas suas fotografias percebe-se a presença numerosa do elemento construtivo da criança, hora ocupando todo o quadro, hora quase que imperceptÃvel, mas com densidade de igual valor.
As fotografias de Francisco Vieira e Marcelo Reis apresentam semelhanças ao abordarem a relação da realidade para o homem. No seu trabalho, Vieira usa como ponto central o operário. É um tema representativo, que expõe e destaca a força de trabalho dos que se ocupam em construir. As fotografias, uma homenagem ao trabalhador da construção civil, revelam a percepção do fotógrafo sobre o cotidiano de uma obra.
Enquanto isso, Reis utiliza elementos fundamentais para a sustentabilidade da modernidade, vista como um sistema funcional, para falar da solidão a qual o homem moderno é submetido ou mesmo condenado. O artista faz uma leitura crÃtica sobre as problemáticas que cercam o homem em sua vida moderna, tendo como pano de fundo a megacidade de São Paulo.
Criada em 1997, então como Núcleo de Pesquisas Fotográficas, a Casa da Photographia mantém, desde a sua criação, a proposta de divulgar projetos e trabalhos de novos talentos na área de fotografia, sempre buscando o apoio e a coerência dos próprios fotógrafos veteranos, que através de palestras, cursos ou atividades práticas propiciam o aprendizado de técnicas e estilos. Em 2001, a Casa da Photographia passou a assumir, mais intensamente, a postura de Escola de Fotografia, buscando com isso uma rentabilidade que pudesse assegurar a continuidade de todas as suas atividades, já que a instituição é totalmente privada.
Coordenada por Marcelo Reis, fotógrafo de atividade plena, a Casa da Photographia mantém cursos técnicos e conceituais. Além disso, em 2004 se tornou Produtora Cultural e já começou com sucesso. Produziu a exposição Nossas Almas, de Francisco Vieira, na Caixa cultural do Rio de Janeiro e o lançamento do livro A Leveza do Concreto, do mesmo artista.
Foi também da Casa da Photographia a produção do II Festival Nacional de Fotografia – A Gosto da Photographia, uma série de palestras, exposições e oficinas. Realizado nas cidades de Salvador, Cachoeira, Feira de Santana, Vitória da Conquista e São Félix, o festival reuniu os maiores nomes da fotografia local e nacional, a exemplos de Mario Cravo Neto, Christian Cravo, Rogério Ferrari, Marcelo Reis, Evandro Teixeira, Fernando Stickel, Carlos Carvalho, dentre outros.
Serviço
Evento: Mostra de 10 aos da Casa da Photographia
Local: Caixa Cultural de BrasÃlia
Endereço: SBS, quadra 4, lote ¾, edifÃcio anexo, 4 andar – BrasÃlia. CEP: 70092900
Contato: 61 3206 8982 | 61 3206- 86-8671
Mais informações
Marli Santana
Assessoria de Imprensa 71 3263 1388 / 3248 9797 / 9153 1971
Fico bastante feliz com a qualidade de fotógrafos que a casa da photographia, ao longo de dez anos, tem formado. Sem duvida há uma sinceridade nos olhares que me deixa encantado.
Parabéns, aos integrantes da mostra e voce Marcelo
Abraço!
Marcelo Reis,Grande empreendedor artÃstico baiano!
Parabéns e muito axé!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!