Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Chega de OVERPANELINHA!!!

Ilustração buscada no Google.
Quem é quem na escolha do que é bom ou ruim no Overmundo?
1
Antonio Rezende · Palmas, TO
3/1/2007 · 229 · 43
 

Fiz comentários no Observatório sobre o processo de edição e votação no site, que para mim é falho. O assunto está em debate desde o dia 18, a partir da publicação OVERPONTOS E EDIÇÃO, de Helena Aragão. Nos comentários, denuncio a existência de OVERPANELINHAS. Considero inaceitável que siglas (fantasmas?) e até crianças tenham peso de voto por conta do Karma elevado. Ao que parece, tem gente de conteúdo duvidoso pondo no chinelo gente estradeira, como jornalistas, escritores e educadores, entre outros colaboradores sérios cadastrados. Nem imagino quem vai vestir carapuça, se recolher num canto ou até mesmo se juntar a quem propõe um tratamento de choque contra isso. Quem ousa pôr o dedo na ferida? Ela tem casca grossa? Eu ponho!
Vamos acabar com as OVERPANELINHAS?! Como?!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Antonio Rezende
 

Para acessar o OBSERVATÓRIO, clique no link LEIA, que aparece à direita da tela, bem abaixo de MEU PAINEL.

Antonio Rezende · Palmas, TO 30/12/2006 12:19
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
apple
 

Não entendi o quê você quis dizer com siglas... Você está colocando siglas (erroneamente) como sinônimo de apelidos/pseudônimos?!

Bem, se houver algum problema em ter apelido, o problema é do site por ter aceitado o cadastro! Agora não pode exigir a conversão de apelido em nome real...

Tenho direito a privacidade e não pretendo colocar nome ou foto aqui por nada!

apple · Juiz de Fora, MG 31/12/2006 07:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
apple
 

O problema das "panelas" é chato, mas você vê isso acontecendo demais! Muitas vezes, o voto vai para o "amigo' e não para a contribuição em si. Outras vezes, o voto deixa de ser dado pela "inimizade"...

Uma questão a acrescentar 'a discussão é a necessidade/desejo de "dançar conforme a música"...

apple · Juiz de Fora, MG 31/12/2006 08:06
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Criss...

O que disse em relação à possibilidade da existência de "fantasmas" no site, votando freneticamente nesse ou naquele "colaborador" é o que disse, o que disse, o que disse...
Tenho esse direito de pensar e opinar, assim como você tem o de defender a sua privacidade. Mas, convenhamos, ao menos uma coisa nos torna verdadeiros aqui: o fato de a gente publicar, comentar, votar, enfim, existir dentro do que é proposta real e interessante no Overmundo. Essa interação é importante para construir um site melhor.

Siglas? Ah, sim. PT, PMDB, PQP (e sei mais lá o quê)... são siglas? O que você entende por pseudônimo afinal? Eu sei bem fazer a diferença. Quero ser claro e não extenso. Descobri um tal XYZ (não lembro as letrinhas do tal agora) que nunca publicou um "a" aqui, nem mesmo uma dessas nossas fotos "misteriosas", e tem um karma enooooorme pra votar e votar e votar e votar em quem bem lhe convém dentro de um mesmo grupinho. Também descobri um garoto (esse mostra a cara) que pelo karma que tem deve ser um gênio ainda não descoberto. Preocupa-me o fato de eles (são só dois exemplos) terem poder de decidir o que é conteúdo bom ou ruim. O que você acha disso, hã?!

De minha parte, estou satisfeito por ter soprado o trombone e ouvir um eco bom de gente que tem zelo pelo Overmundo. O assunto está em debate porque é uma necessidade. Mudanças virão, pelo que estou sabendo. E isso é muito bom. Eu não quero projeção no Overmundo. Quero é interagir, contribuir nas filas de edição e votação, sempre que puder, votar segundo o que penso sobre qualidade dos conteúdos e, sobretudo, evitar que nulidades se sobreponham a trabalhos bons. É isso aí.

Ademais, me resta dizer. Eu quero mais é bater perna por aí, filosofando sobre as possibilidades infinitas e improváveis de virar um passarinho danado de voador e arisco, pra viver de brisa, comendo do bom e do melhor, contemplando de forma panorâmica esse mundão de meu Deus, velhaco até não sei que tanto para me livrar de pedradas e tal. Mesmo não tirando os pés do chão, consciente da dura realidade de ser e existir como sou e estou.

Um abraço fraterno e bem tocantinense!

Antonio Rezende · Palmas, TO 31/12/2006 12:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
jonny
 

Liberdade de expessão é isso aí, se existe panelinhas eu tô fufu, pois me considero Zé povinho, no bom sentido é claro. Humildade acima de tudo, não tenho canudo acordo ás 05:00hs prá ir pro batente e só retorno após ás 20:00hs com 1hr de almoço, quase não tenho tempo prá ler jornais mais estou sempre antenado com o que acontece a minha volta. Em Tempo: Hoje é meu primeiro dia publicando e comentando e sinceramente fiquei preocupado com esse papo de Overpanelinha!!
Esquenta não!! Quem é bom já nasce feito!!
Essa frase é antiga......

jonny · Duque de Caxias, RJ 31/12/2006 22:46
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
jonny
 

Esta foto é da minha carteira Profissional.
Foi bem tirada!!!

jonny · Duque de Caxias, RJ 31/12/2006 22:59
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Bem-vindo, Jonny.

Antonio Rezende · Palmas, TO 1/1/2007 00:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bia Marques
 

Olha Rezende, não sei bem qual é a coisa que te inspirou a levantar essa lebre... Posso falar da minha experiência aqui. Quando cheguei futuquei tudo que é gente, li de um tudo, ouvi músicas de tudo quanto é canto desse Brasil e, por empatia, sou mais atenta ao que algumas figuras publicam. Embora isso não me imobilize e sempre parto das filas de edição pra ver o que tá aparecendo de novo, de diferente e por aí vai. Outro dia falava com dois overmanos (MT e MS) que se encontraram aqui em Campão e ressaltei que, no meu entendimento, o overmundo é um dos espaços mais libertários que conheço. Aqui lanço minha idéia, ela passa pelos sentidos de gente que nunca vi na vida e o retorno vem em publicações e comentários que me acrescentam muito, às vezes em conteúdo outras em emoção. Qual a sugestão que você traz pra enriquecer isso? O título é antipático à beça "vamos acabar..." de repente a boa é somar, acrescentar e melhorar, acabar acho besta, inconsistente feito plano de político que promete acabar com miséria, falta de educação... Se o que você entende por "panela" é o que entendo por empatia, então não tenho o que discutir, porque dessa empatia que mencionei lá em cima, já rolaram sambas muito interessantes, romances coletivos sendo escritos a muitas mãos, músicas ganhando letras, enfim... Voa passarinho e semeia pra ver onde isso dá.

Bia Marques · Campo Grande, MS 1/1/2007 21:10
8 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Minha experiência está sendo semelhante à sua, Bia. É com esse propósito que estou aqui: somar, acrescentar. Concordo com você: “...o overmundo é um dos espaços mais libertários que conheço. Aqui lanço minha idéia, ela passa pelos sentidos de gente que nunca vi na vida e o retorno vem em publicações e comentários que me acrescentam muito, às vezes em conteúdo outras em emoção.”
O que me inspirou a levantar a “lebre” das “panelinhas”, do modo como disse no questionamento aqui e em comentários no Observatório (veja o texto OVERPONTOS E EDIÇÃO, de Helena Aragão), foi a constatação de que há cadastros duvidosos no site. Percebi, no caso da lista de perfis do Tocantins (isso estaria ocorrendo em outros estados?), a existência de colaboradores duvidosos, votando freneticamente, sem essa preocupação com a qualidade que tanto prezamos. Siglas e até crianças estão turbinando seus karmas e votando, votando, votando. Isso não deve ser motivo de preocupação?
A empatia de que você falou e até mesmo a formação de grupos pela afinidade, além de outras possibilidades de relacionamentos e parcerias através do site, tudo isso é perfeitamente natural e interessante. Não considero isso panelinha, mas grupos de relacionamento construtivo.
Espero que você reveja seu conceito em relação ao meu questionamento. Eu quero mais é voar mesmo, como passarinho. Assim como você, eu sei que “dessa empatia que mencionei lá em cima, já rolaram sambas muito interessantes, romances coletivos sendo escritos a muitas mãos, músicas ganhando letras, enfim... Voa passarinho e semeia pra ver onde isso dá.”
Estou batendo asas, espreitando com velhacaria e afeto, buscando espaços onde acho espaços, dependendo das caras, bocas e gestos. Vida longa à nossa liberdade de ser, estar, pensar e dizer aqui.
2007 promete. E muito.
Um beijo carinhoso, Bia.

Antonio Rezende · Palmas, TO 2/1/2007 06:30
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bia Marques
 

A questão é: como identificar esses criaturos de votação insana? Como limitar (ai que palavrinha né?) esse avanço? Um espaço assim pressupõe o acesso livre com tudo de bom e estranho que isso implica, né não?

Bia Marques · Campo Grande, MS 2/1/2007 13:14
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Veja bem, Bia. Identificar não é difícil. Limitar (é preciso dizer certas palavrinhas) também não é. Se tenho 5 endereços de email, posso ter 5 cadastros no Overmundo. Se arranjo mais endereços de email, posso fazer mais cadastros e tal. Isso parece estar acontecendo.
Acho que o cadastro devia ser feito por pessoa (identificada com mais dados, de modo que fique comprovada a idoneidade do colaborador) e não por email. Até já sugeriram que, no ato do cadastro, seja necessário informar RG e CPF, por exemplo.
Seria interessante também termos um sistema que definisse a pontuação de karma de modo a diferenciar quem colabora verdadeiramente de quem apenas fez cadastro e está votando indiscriminadamente, acumulando pontos de karma e definindo de forma tendenciosa posições de destaque no site. Por isso é que usei o termo "overpanelinhas", talvez inadequadamente. Melhor seria eu ter usado "fantasmas" mesmo.
Isso, no entanto, é um problema a ser resolvido por quem é responsável pela administração do site. A gente tenta levantar lebres e colaborar, participando dos debates e sugerindo o que acha interessante. A interatividade e a construção coletiva, afinal, são o grande diferencial deste espaço.

Antonio Rezende · Palmas, TO 2/1/2007 14:01
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Pedro Rocha
 

Oi Rezende,

Você colocou uma questão muito importante, apesar que de forma superficial no texto. Mas sem problemas, o debate está começando e isso é o mais importante.

No caso de sigla, eu me sinto na obrigação de esclarecer que a sigla que segue meu nome "Grupo TR.E.M.A." não se trata de forma alguma de uma panelinha ou coisa do tipo que tem por objetivo se promover através do overmundo. É um grupo (Território de Expressão no Mundo Anônimo) que discuti e tem proposta editorial. Claro, sempre voto nas colaborações de integrantes do grupo, mas não me furto de fazer as críticas necessárias nos comentários.

Dito isto, resta dizer que depois que o overmundo anunciou que ia integrar os maiores perfis a sua equipe de edição, essa corrida desenfreada por votos está cada vez mais visível. Seja por perfis sendo catapultados de um dia pro outro, seja por comentários vazios e forçados em grande quantidade.

Eu sempre achei que os votos recebidos deveriam ter um peso muito maior que os comentários e votos dados, mas apenas essa mudança no cálculo do karma não resolveria o poblema. Temos que pensar soluções ou mesmo conviver com isso de uma forma que a propria comunidade se manifeste no sentido de regular isso.

No mais, dizer que jjLeandro realmente deve ser um gênio.

Pedro Rocha · Fortaleza, CE 3/1/2007 02:46
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
apple
 

Não achei totalmente boa essa postagem porque essa discussão está seguindo no Overblog...ficou redundante!

Por outro lado, muita gente nem sabe que existe Overblog mesmo...

apple · Juiz de Fora, MG 3/1/2007 03:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ganso Gracioso
 

Meus textos geralmente ficam com muitos votos. Quase nunca são escolhidos para a página principal. Acho que um deles, foi o que teve mais comentários. Não sei porque não ficou na página principal.

Na verdade, esse overmundo, assim como as demais "instituições" brasileiras, é pautado em panelinha mesmo.

A vida continua em combate ao pistolão!

Ganso Gracioso · Alto Alegre, SP 3/1/2007 14:02
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
arlindo fernandez
 

concordo
somente com panelinhas que estes produtos chegam a ter votos.Enquanto isso eu vou achando engraçado e "normal"...
Afinal estamos lidando com "homens" - estamos na aurora do con hecimento.Na manhã da espécie.

Salve Rezende!
É assim mesmo... depois piora.(risos).
abraços

arlindo fernandez · Campo Grande, MS 3/1/2007 16:08
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Pedro Rocha...
Tomara que o site ache mesmo um bom caminho. E que a gente tire ao menos um bom arranjo entre farrapos. Entendo que o Overmundo tem uma proposta interessante. Há necessidade de ajustes. Isso é natural. Não tenho nada contra siglas, pseudônimos ou quem quer que seja. Sinceramente não posso avaliar a genialidade de ninguém.

Antonio Rezende · Palmas, TO 3/1/2007 16:51
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Criss... a intenção de publicar isso aqui foi chamar a atenção para o debate que acontece no OBSERVATÓRIO. O assunto está em debate lá desde o dia 18, a partir da publicação OVERPONTOS E EDIÇÃO, de Helena Aragão.

GANSO GRACIOSO...
Acho que não é prudente generalizar. Já deu pra ver que tem gente séria de montão querendo fazer do Overmundo um site cada dia melhor. Você não acha?!

Antonio Rezende · Palmas, TO 3/1/2007 16:56
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Higor Assis
 

Engraçado que as panelinha não votaram e talvez nem olharam o que aqui esta escrito. Este tipo de engajamento eu aprovo e tamu junto e misturado caro amigo. Abaixo a panelinha.

Higor Assis · São Paulo, SP 23/1/2007 14:50
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bia Marques
 

espia as novidades lá no observatório!

Bia Marques · Campo Grande, MS 23/1/2007 17:38
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marcela Fells
 

OLha o recaque

Marcela Fells · Belo Horizonte, MG 2/2/2007 18:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andreia Costa
 

Engraçado mesmo, encontrar uma discussão como esta em um espaço que parece tão democrático.
A primeira impressão que tive do espaço foi de ser um lugar legal.
Nem de longe pensei em possíveis "fantasmas" votando ... -inocente?Para que mesmo, ganhar pontos e ficar na primeira página ??? É pouco pra mim, é esse o objetivo? Estou fora. Primeira página para mim é o começo, mas gosto mesmo de ver revista de trás para frente. Já fui na parte do perfil, visitei os da minha cidade, depois o que estavam mais longe, depois os que tinham nomes sugestivos ou que pareciam vir de outro planeta ... cada dia olho um tipo.
Vi muita coisa boa pra mim, vi coisas boas para os meus amigos - indiquei, e vi coisas que pensei que não devia estar ali, mas já que estavam tudo bem.
Voto para interagir com quem escreveu, pois nem sempre tem e-mail para entrarmos em contato. Mas vá lá, estamos no mundo "real" e algumas questões concretas merecem ser questionada, a minha fala para os "profissionais da palavra", profissionais no sentido de competentes, não se sintam desprestigiados pelos números.
Olhem o conteúdo dos comentários, esses não têm como serem falsificados por "fantasmas".
E tem uns fantasminhas até engraçadinhos, é bom e a gente se diverte com eles.

Andreia Costa · Belo Horizonte, MG 8/3/2007 17:11
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Viva esse espírito participativo e construtivo de que você fala, Andreia. Viva!!!

Antonio Rezende · Palmas, TO 8/3/2007 22:42
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bia Marques
 

Salve Andreia...

Bia Marques · Campo Grande, MS 9/3/2007 01:09
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Eu bissexto demais, Bia. Logo me desaperreio.

Antonio Rezende · Palmas, TO 10/3/2007 00:20
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Andreia Costa
 

salve Jorge.

Andreia Costa · Belo Horizonte, MG 10/3/2007 12:32
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Zéduardo Calegari Paulino
 

Tenho um outro olhar para analisar esta questão. Sou publicitário de formação, e tenho atuado como designer gráfico e de web, então me volta para como o Overmundo oportuniza as informações para todos graficamente, e acho que o sistema atual é péssimo para quem entra, e ótimo para quem já fez sua rede de leitores (que a galera tem chamado de panelinha).

Explico melhor: o problema não é o numero de votos para ser publicado nem se tem ou não panela, é como a pagina inicial trata as publicações! Quando você entra no Overmundo, dá de cara com quem já recebeu "trocentos" votos, é um hall da fama. Para você ver as publicações na fila de edição, tem que clicar no link para isso, ai você cai numa lista, e tem que ir clicando em uma por uma para ler... Muito clique complica o que justamente o Overmundo quer simplificar: a vinda do novo!

Se o Overmundo foi feito para revelar novos talentos, então tem alguma coisa errada, pois uma página inicial que beneficia quem já está no auge é completamente excludente com justamente... os novos talentos.

Minha sugestão é que na página inicial apareçam as publicações que acabaram de entrar na fila de edição em cada setor, e que vá mudando conforme for entrando mais coisas, ou que tenha um timer que vá trocando os textos para todo mundo ter a oportunidade de ser visto, os cinco minutos de fama que todo mundo tem direito neste mundo.

Assim, quem entra no Overmundo dá de cara com o que está rolando de produção nova neste instante agora! Ou seja: o iniciante vai pra primeira página (que é onde deveria estar as novas publicações) e põe logo a cara a tapa. Ai cada um tem a oportunidade de deixar sua obra pra ser votada. Desse jeito, fica melhor pra privilegiar as produções mais fresquinhas. E, garanto, fica bem mais justo pra 40 ou 60 votos. O povo, quando tem oportunidade de forma simples e clara, dá mesmo o seu recado.

Na mesma página inicial, coloca-se um outro link para os mais votados, que é onde vai para esta nossa atual home. Ali fica sendo tipo um hall da fama. Se eu quero saber o que o povo esta achando que é bom demais, vou pra ali e engordo os votos do povo ou não, mas de qualquer jeito já dei de cara com o que tem e novo já, na primeira página. Mesmo que eu vá depois fazer festa com quem já esta bem demais, antes fui obrigado a dar uma olhadinha em quem está batalhando pra ir pro hall da fama. Ou seja: inverto os valores atuais e coloca então eles o lugar certo.

Se não entenderem, me digam, que eu desenho um novo lay out e envio procês

Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande, MS 4/4/2007 18:43
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Andreia Costa
 

Oi Zeduardo.
Entendi sua colocação sobre o layout da página, mas acho que falar "péssimo" pesou um pouco. Estou chegando agora e também tenho minhas restrições sobre alguns projetos. Sou designer gráfico por formação e acho que vale um pouco de carinho com os colegas que devem estar de lá fazendo de tudo para dar certo. Sei que você justificou sua fala nas linhas abaixo, mas sabe com é, em linguagem digital nem sempre a turma lê até o final para entender o contexto.

Outra coisa, já tive publicação na primeira página, então não acho que seja o critério de pontos que leva o link para a capa.

Mas como estamos em um local democrático tenho certeza que o pessoal vai considerar sua ajuda e sugestões.

Vamos melhorar nosso Mundo, overMundo.

Andreia Costa · Belo Horizonte, MG 4/4/2007 20:34
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bia Marques
 

Zé, falava em carne e osso com você sobre isso a pouco e me escusando pela cacofonia que saiu, Andreia disse o que eu queria. Considerando que isso já ocorreu duas vezes nesse mesmo debate, continuo apreciando o desenrolar da coisa toda, sem perder as alterações por que tem passado o site desde o primeiro comentário.. Até mais... e sempre.

Bia Marques · Campo Grande, MS 5/4/2007 01:56
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Zéduardo Calegari Paulino
 

Pertinente a sua colocação, Andréia.

Mas, pra você entender melhor o tamanho do que digo, ai vai:

Sei que toda mudança recebe não logo de cara. Resistência ao novo faz parte do código genético, pra que mexer em time que parece estar ganhando?

Veja: de dez pessoas que chamei pra vir prá cá (e olha que chamei mais), sete desistiram, porque acharam "muito complicado de publicar".

O Overmundo parece pensado só para os três que continuaram. Esses três fuçaram o site, aprenderam a mexer nele (alguns a duras penas) e dois continuam.

Eu na verdade, deveria ficar quieto se fosse só pra pensar em mim e nos curiosos privilegiados, pois desde que entrei já freqüentei várias vezes a primeira página e publiquei quase tudo que escrevi. Porém eu e outros overmanos são as exceções, não a regra.

E essa história que o Overmundo deu errado... amigo, ouve o que você está dizendo, diz em voz alta. O Overmundo daqui a dez anos faz absolutamente diferente, queira você ou não. Abra sua mente, desapegue de conceitos arraigados e olhe novos horizontes.

Penso como um publicitário. E, apesar da publicidade ser uma ferramenta usada para o mal, ela pode ser usada para o bem. Um dos bons usos dela é fazer melhor para quem precisa, é tornar prático, simplificar. A garrafa de coca-cola mudou milhares de vezes desde a sua existência, e é exatamente por isso que ela deu certo. Pensou-se em como deixá-la mais... acessível!

Você, como eu, deve sonhar que aqui seja um espaço libertário, com inclusão garantida para todos, que, se possível, cada cidadão brasileiro possa ter sua voz, pois o Ovemundo vai bem mais que os objetivos que vocês escreveram na sua cartilha. Isso foi só o começo, agora está bem maior, mais diverso. É preciso acomodar todo mundo! De outra forma, como assim disponibilizar? Se eu disponibilizo algo, é geral, e não para uma minoria que tem um Qi mais elevado, ou a paciência de ler todas as regras e dar infindáveis cliques.

Século XXI, era do fast tudo. E mesmo que eu não goste disso (eu detesto), eu sou minoria, não represento todo mundo. Se você insiste num sistema que tem uma galera gritando que está ruim e que exclui mais de 50% de quem está dentro dele por qualquer motivo, é porque ele já deu errado!

Olhem em volta, galera, leiam o que todo mundo diz... vocês mesmo já fizeram as contas de quantos tem perfil e quantos realmente participam! E se uma mudança simples no desenho da interatividade pode ajudar a reverter muito disso, porque nem mesmo cogitar?

Do jeito que está rola competição, rola uma tendência a formar uma pirâmide social, que por mais que alguns neguem, existem sim, senão tantos não acusariam. Existe poder na jogada sutil, mas tá ai. Existe apego, preconceito, quase uma divisão de castas. Existe leve, na infância, mas todos os sinais estão ai.

Não quero tentar agradar todo mundo (impossível). Quero tornar prático, inclusivo, agradável, um lugar de boas vindas de coração aberto.

Que até haja competição saudável, mas que possa rolar de verdade entre todos, inclusive seduzindo os menos curiosos a entrar no jogo bom de trocar arte, educando a abrir o coração e gostar mais de fuçar por tudo.

Presta atenção, moçada. O poder hierárquico é perigossissimo e vem pro ego de um jeito muito doce. Façamos como os irmãos japoneses. Tudo que é tecnológico por lá deve ser usado por crianças, idosos os menos favorecidos, senão, não serve pra ninguém. Acho que a analogia fica clara, não?

Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande, MS 5/4/2007 02:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Juliaura
 

Todo muito aí já viu,
notou, reparou
que overmundo
já passamos de 12 mil?

(postado no observatório em 31.03)

No balanço das horas, já passamos de 12.500.

Quer dizer, é o estado da arte:
- luta de classes sempre houve.
- Evita já chamara a atenção de Perón para o aspecto singelo de que não há amor sem interesse.
Se isto não é natural, como nos lembra Brecht, é porque é puramente cultural, coisa de gente.
Se tá no mundo, tá no overmundo.

Juliaura · Porto Alegre, RS 6/4/2007 18:48
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Que bom que o debate sobre a publicação continua. Sobre o que está posto nos comentários anteriores a respeito do que argumenta o Zéduardo Caligari, penso que seria interessante fazer isso chegar ao conhecimento do pessoal que administra o site. Quem sabe criando um ponto de discussão no OBSERVATÓRIO...

Antonio Rezende · Palmas, TO 6/4/2007 19:33
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
victorvapf
 

Voce nao colocou fogo, so emprestou os "fosforos"...Victorvapf hehehe!

victorvapf · Belo Horizonte, MG 22/9/2007 12:34
sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Antônio,
Cheguei aqui meio tarde. Mas por outra publicação descobri o seu texto, ler e votar. Creio que quem quer continuar escrevendo num site sério não pode mesmo se descuidar. Preservar esse espaço que vai naturalmente mudando é fundamental. Mas que as mudnças sejam sempre para melhor. Grande abraço.

Joana Eleutério · Brasília, DF 17/11/2007 20:34
sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Ôpa, Joana. Já havia até esquecido isso aqui. Vou mergulhar na publicação de que você fala. Sempre quis o overmundo como um espaço alternativo e aberto, mas de qualidade.

Antonio Rezende · Palmas, TO 17/11/2007 21:20
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Me parece que as coisas no Overmundo acabam acontecendo por meio de networks, ou seja, grupos que se formam em torno de algo. Há os que se formam por afinidades, os que se formam por interesse, e sei lá quantos mais. Tudo no mundo moderno parece se dar assim, em network.

É uma acontecimento natural, penso. Caso difícil.

Uma proposta seria chamar os overmanos para um debate sobre a consciência do voto (não votar por amizade mas pelo conteúdo)

A propósito tem um acolaboração que trata sobre isso aqui: http://www.overmundo.com.br/overblog/que-o-overmundo-nunca-vire-orkut-amem#c

Marcos Paulo Carlito · , PR 18/11/2007 00:31
sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Vi a colaboração do Leandro, D. Carlito. Além de você, a Joana deu o toque. Acho bacana que mais e mais pessoas se posicionem nesse sentido. Todos por um Overmundo aberto, livre e interativo; mas com foco na seriedade e na qualidade. Eu estou com quem pensa assim.

Ah. O victorvapf com aquele papo de "fogo e fósforos"...

Agora me fez rir. Vejam só a foto do perfil dele. Alguém (um moleque de boné?) passa quase sumido entre a vegetação seca (uma lavoura de milho?). Os braços, mãos, bolsos e pernas (pra correr na hora do incêndio, claro) escondidos na densa "coivara". Quanta combustão! rsrs

Vê lá, victorvapf! Não deixa de avisar os vizinhos. Fósforo com menino em mato seco é um perigo.

Viva o Overmundo, gente!

Antonio Rezende · Palmas, TO 18/11/2007 11:42
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

O que você chama de seriedade?

Marcos Paulo Carlito · , PR 18/11/2007 14:21
sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

O que a palavra significa, Carlito, literalmente: seriedade. O que você demonstra ter em relação ao site no comentário que fez anteriormente. Trouxe opinião (Tudo no mundo moderno parece se dar assim, em network.), proposta (Uma proposta seria chamar os overmanos para um debate sobre a consciência do voto; não votar por amizade mas pelo conteúdo) e um chamamento para uma colaboração que suscita mais debate nesse sentido.

Antonio Rezende · Palmas, TO 19/11/2007 00:10
sua opinião: subir
j.alves
 

Pra mim essas coisas de panelinhas, e politicas dentro do overmundo, até acho uma coisa estranha, voto no que gosto, e nao me incomodo se em quem votei nao votar nas minhas coisas. mas enfim??

j.alves · São Paulo, SP 21/11/2007 18:37
sua opinião: subir
overclown
 

chego muuuuito tempo depois aqui.
leitor curioso, estou vendo tudo.

entendo a formação de grupos dentro da comunidade. ela se dá por afinidade, das mais variadas formas. agora, o que percebo é que há mesmo uma relação desavergonhada neste sentido. gente que está trocando voto para ter acúmulo de karma e, consequentemente, cacife na hora de definir sobre publicação de colaborações. isto até seria aceitável como possível, se tivesse acontecendo de forma honesta, ou seja, com os membros dessas redes ou OVERPANELINHAS (prefiro este apelido. rs) tendo responsabilidade na hora de votar pela qualidade e não pela amizade. mas o que tenho visto aqui é exatamente o contrário disso. há muita publicação duvidosa ganhando os destaques. muitas delas sem sequer terem sido revisadas com rigor nas filas de edição. isto é uma demonstração clara de que estão votando até sem saber em que estão votando.

muito pertinente esta lebre levantada. o mesmo assunto volta agora ao debate nas seções do observatório.

reprovável mesmo a atitude de membros que agem assim.
deixem as palhaçadas para mim. já disse.
pelo menos não ajo com maldade.
meu negócio é fazer rir.

overclown · Alcântara, MA 23/11/2007 19:15
sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Ué, seu palhaço... (êpa! rsrsrs)
ou melhor, seu Overclown...
e você também passou por aqui?

Bem vejo que andou vasculhando coisas mesmo. Não foi por menos que uns e outros pediram sua decapitação virtual, pelo menos temporariamente; sim, digo assim porque sinceramente não vi crime nenhum nos debates até ácidos em que você se meteu. Pensa que não acompanhei todo o rebu que se reacendeu?

Vê lá, hã?! Comporte-se bem para talvez nos trazer de volta sua aparição colorida e humorada. Tomara.

Sapatos como luvas, né? Pois bem feito! rsrsrs

Antonio Rezende · Palmas, TO 2/12/2007 07:41
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Todo muito aí já viu,
notou, reparou
que overmundo
já passamos de 12 mil?
(postado no observatório em 31.03)

No balanço das horas, já passamos de 12.500.

Quer dizer, é o estado da arte:
- luta de classes sempre houve.

...

O comentário é da Juli, em 6 abril.

Nesse exato agora somos 23.194 e o criador continua atordoado com as criaturas e assombrando as almas santas à semelhança de um outro, mais acreditado, esse por alguns bilhões de crentes.



Sua opinião:

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 6/12/2007 09:18
sua opinião: subir
Fifo Ribeiro
 

vem cá

alguém aqui ainda se ilude com democracias?

e quantos aqui já votaram e comentaram num troço que nem leram (ou que nem gostaram)

aliás, meu voto vale 2 pontos, mano, vamos fazer uma suruba democrática!

Fifo Ribeiro · Porto Alegre, RS 2/9/2008 21:34
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados