Alvinho Cabral é um músico inovador. Com 15 anos de estrada, o compositor já foi do rock hardcore ao pop contemporâneo, passando sem dúvida pelo samba, que é seu forte, como pode ser visto no trabalho com o Fino Coletivo.
Depois de parcerias musicais com Wado, Sonic Junior, Junior Almeida e participar em diversos festivais do país e da Europa, o alagoano Alvinho fixou residência no Rio de Janeiro, onde formou o Fino com compositores conterrâneos e cariocas como Siri, Marcelo Frota e o xará Alvinho Lancellotti.
Com um novo projeto saindo do forno em parceria com a compositora Clarisse Barreiros, em minha opinião a melhor voz entre as cantoras de Alagoas, a dupla estréia seu Cine Lux Musique, uma música pop sofisticada, bem feita e pronta pra ser devorada...
Conversei com a dupla sobre essa boa nova. Segue abaixo nossa conversa:
Marcelo Cabral – Clarisse, o Alvinho está há mais tempo na música, me conte da sua trajetória até esse encontro.
Clarisse Bareiros - Em Maceió eu tocava em uma bandinha de pop rock que se chamava Four Fusion. Daí em 2002, Alvinho e Wado me convidaram para participar do disco “Cinema Auditivo”, onde cantei em sete faixas. Foi uma experiência maravilhosa porque eles me colocaram pra inventar linhas vocais, assim tinha que soltar minha criatividade e surgiu a parceria em “Ossos de Borboleta”.
Fiz também duas músicas com o Junior Bocão (ex-Mopho), “O Avesso da Razão” e “A Outra Face”. Ele gravou “A Outra Face” no primeiro CD do Casa Flutuante. Ainda em 2002, participei do Festival de Música do Sesc, cantando uma canção da Lucy Serralvo, chamada “Meu Silêncio”.
Foi nessa época também que gravei “Pé de Carambola” no seu disco “Marcelo Cabral e Trio Coisa Linda”.
M - Que ficou uma coisa linda. A música está no Banco de Cultura do Overmundo.
C – Muito bom!
M – Você também fez uns shows temáticos em Maceió bem bacanas.
C - Foi o meu primeiro show, o “Clara Canta Chico” (Buarque). Uma maravilha. Adorei fazer e o pessoal também gostou de ouvir.
Em 2005 arrumei 7 mulheres apaixonadas por música e dirigi e participei do “Bossa Mais Nova”, um espetáculo lindo em homenagem ao Tom e ao Vinicius, no qual fizemos um recorte dos anos 50 e transportamos mais de 2000 pessoas, em quatro apresentações, para aquele mundo em preto e branco.
Depois disso fui morar em São Paulo, e me veio o Alvinho com essa proposta irresistível...
M – Cine Lux Musique. O que nos aguarda? Qual é a de vocês dois?
Alvinho Cabral – Música sintonizada na freqüência mundial. Elementos acústicos e eletrônicos em canções de beats fortes, melodias doces e dançantes.
C - O Cine Lux é um projeto em gestação por muito tempo...digo, emocionalmente, porque já havia essa vontade de trabalharmos juntos. Acho que a do Cine Lux é fazer música pop, música pra dançar, sem aquele peso pejorativo que muitas vezes dão ao pop...
Outra coisa bacana é trazermos influências do hip hop e do R&B em canções com sonoridade brasileira. É muito boa essa história de podermos misturar as coisas.
M – Vocês estão em estúdio agora certo? Pra quando sai o disco?
A - Estamos em processo de gravação, temos algumas faixas já disponíveis, estreando agora no Overmundo. O disco sai no segundo semestre, no começo do verão.
M – Alvinho, fale da sua experiência como produtor. Quais trabalhos você participou na produção?
A - Ajudei a produzir o primeiro disco do Sonic Junior, os três discos do Wado (e Realismo Fantástico), o do Fino Coletivo, agora assino a produção do Cine Lux Musique e o Daniel Medeiros é o engenheiro de som do disco.
M - O compositor paraibano Totonho disse que “Alvinho Cabral é um músico conhecedor de sotaques de sambas do recôncavo, sua unheca lembra a do lendário Mão de Vaca, carioca que revolucionou as batidas de samba com João de Aquino”.
Realmente é uma pegada de mão direita muito particular que você tem no violão que o diferencia. Inconfundível. Além disso, já vi suas apresentações ao vivo, conte como é isso de usar efeitos e distorções no violão.
A - O Cine Lux, apesar de não ser samba tem na sua sonoridade muita influência do gênero. No meu caso, acho que parte do samba que cresci ouvindo, tocado pelo meu pai com violão e a cerveja do lado.
No que faço atualmente me aproximo mais das sonoridades mais modernas, gosto de sintetizar o som do violão, de timbrar como uma guitarra, uso pedais que dão um som incomum.
Gosto da idéia de tirar de um instrumento acústico de madeira, com cordas de nylon, um timbre eletrônico gerado artificialmente por pedais bons, baratos e brasileiros. Daí plugo o violão já processado pelos pedais em amplificadores de guitarra.
M - Já tem alguma apresentação avant première do Cine Lux programada? Como vai funcionar o ao vivo? Os admiradores de seus trabalhos anteriores em Maceió podem esperar por algum show de vocês em Alagoas?
A - Estamos gravando o disco e preparando o show ao mesmo tempo. Ainda não estreamos, já recebemos convites pra tocar em São Paulo, Alagoas e no Rio de Janeiro, mas até junho, acho que ainda é cedo para um primeiro show. Somos bem perfeccionistas e queremos montar um bom espetáculo.
Quanto a como vamos funcionar ao vivo, posso adiantar que a banda nos shows vai ser fiel ao disco, embora sempre prezando pelas improvisações e grooves.
Com certeza, Alagoas vai ser o local de um dos nossos primeiros shows. Eu e Clarisse somos de lá, boa parte da nossa vida ainda está lá, adoro Maceió, adoro o público da minha terra e adoro meus amigos, vai ser muito importante pra gente fazer o show de estréia lá.
www.cineluxmusique.com
Sou fã do Alvinho, um cara extremamente talentoso e com um feeling muito foda pra música. Ele tinha me falado do trabalho novo, que ia mandar um som e, antes disso, você disponibiliza aqui, Marcelo! Bacana, você antecipa as produções "alagoanas" e garante a primeira mão ao overmundo! parabéns pela entrevista e pelo trabalho realizado!
E claro, parabéns ao "Cine Lux Musique"!
Uôôôô, que voz absurda dessa gata!
Bom, talento e competência sobram nos dois. O Alvinho pela forma peculiar de tocar, pela seriedade no trabalho, e a Clarinha, além de linda, uma pessoa maravilhosa (põe mais R$0,30 na dívida) canta maravilhosamente. Minha parceira talentosa. Precisamos fazer mais canções juntos. Sucesso aos dois.
Sóstenes Lima · Maceió, AL 5/5/2007 10:02alvinho já era fofo 2 vezes.
claudiomanoel · São Félix, BA 5/5/2007 12:55
Simplesmente lindo!!!!
Que dupla hein ?
Muito bom, como já era de se esperar dessa dupla.
Parabéns, Clara e Alvinho! E aqui permanecemos aguardando por vcs e seus sons.
Boa sorte nessa nova jornada... e em todas as outras, claro!
Grande beijo.
ótimo! já baixei as duas músicas!
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 5/5/2007 20:32
Do Alvinho, fã desde os primeiros contatos com o som dele.
Da Cacá, fã desde a infância por diversos motivos. E agora, com um a mais.
Os dois juntos... nossa! É pra quebrar tudo! Ficou lindo, doce, marcante. Bom! Muito bom! Parabéns!
Beijo grande e sucesso!!!
Show de bola o artigo, muito bem montado e bem informativo e cultural. Concerteza, as músicas são 10, abraço a todos e sucesso!!!
Thiago Conrado - www.souniversitario.ilax.com.br · Piúma, ES 6/5/2007 20:28
Muito bom! quero ouvir o cd todo!! =)
po Alvinho so tive tempo de apreciar agora... muitoooo BOM! ficou gostoso de escutar esse som. Quero escutar o Cd todo tb!
Clarisse!
Que lindo! Você, sua voz, a música, tudo!
Toda a sorte do mundo. Sempre torci e vou torcer sempre por você, mesmo a muitos Km de distância.rsrs.
Beijo grande, saudades. Fica com Deus.
Os conheço há tempos... são pessoas de muita catiguria, talento e gentileza.
Parabéns de verdade.
CLARA, CLARIDADE, SURPRESA-EXPLOSÃO !
AURA, LUMINOSIDADE, “CINE LUX”, CLARÃO.
CLARA, VI RELÂMPAGOS, OUVI TROVÃO
CLARA BELA SEREIA E O SOM ENCANTADOR DE SUA VOZ
e seu talento SERIA O TRITÃO
BOA PRESENÇA DE PALCO, VOZ BEM COLOCADA, AFINADA, AGRADAVÉL SENSAÇÃO. NAQUELA NOITE NO ARMAZÉM DOM JOSÉ, a CASA literalmente ficou FLUTUANTE
Quanto ao Alvinho é um autêntico e talentoso “Mestre,Guerreiro, Zumbi das Alagoas para os ‘Rios de Janeiro’ e do Mundo”
CLARA, CLARIDADE, SURPRESA-EXPLOSÃO !
AURA, LUMINOSIDADE, “CINE LUX”, CLARÃO.
CLARA, VI RELÂMPAGOS, OUVI TROVÃO
CLARA, BELA SEREIA NO SOM ENCANTADOR DE SUA VOZ
e seu talento SERIA O TRITÃO
BOA PRESENÇA DE PALCO, VOZ BEM COLOCADA, AFINADA, AGRADÁVEL SENSAÇÃO. NAQUELA NOITE NO ARMAZÉM DOM JOSÉ, a CASA literalmente ficou FLUTUANTE
Quanto ao Alvinho é um autêntico e talentoso “Mestre, Guerreiro, Zumbi das Alagoas para os ‘Rios de Janeiro’ a dezembro e do Mundo”
gostaria q este fosse apagado por incorreção gramatical, corrigidas e aperfeiçoadas no mesmo texto abaixo. Agradço!
Mauro Fabiani · Maceió, AL 15/1/2008 15:10Este segundo texto merece ser mantido por estar aperfeiçoado e corrigido, enquanto o primeiro deveria ser imediatamente apagado. Agradç
Mauro Fabiani · Maceió, AL 15/1/2008 15:13Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!