Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

CINECLUBE TUPINAMBÁ

Henrique Formigão
Exibição de filmes no bairro Morada do Poente
1
Cineclube Tupinambá · Araruama, RJ
11/11/2011 · 7 · 2
 

CINECLUBE TUPINAMBÁ AGORA VAI ATUAR
EM TODOS OS BAIRROS DE MORRO GRANDE


Em seu terceiro ano de funcionamento, o Cineclube Tupinambá, que vem realizando exibições semanais abertas a toda a comunidade e também em escolas, quer chegar a todos os bairros do Distrito de Morro Grande. Para isso, preparou um Projeto e está em busca de parcerias e apoiadores.
Com sua atuação, o Cineclube - que em seu nome homenageia a cultura dos primitivos habitantes do lugar – vem consolidando uma rede de comunicação entre os membros da comunidade e utilizando o meio audiovisual para difusão de conhecimento e entretenimento.
O cinema é reconhecido como um poderoso agente de conscientização e, pensando assim, o grupo dirigente do Cineclube Tupinambá vem selecionando filmes que tratem da importância da preservação do meio ambiente, da cultura rural e que sejam culturalmente enriquecedores.
Mas as sessões de cinema no centro de Morro Grande ou, agora, nos bairros de Califórnia, Bom Jardim, Boa Vista, Paracatu e Iri, não são os únicos objetivos do Cineclube. Oficinas de fotografia, registros dos costumes, da história e da cultura locais, em filmes, vídeos, fotos e gravações em áudio são alguns dos muitos projetos da turma.
O Cineclube Tupinambá poderá vir a ser, com o apoio decidido que já conquistou da população de Morro Grande, e com a parceria da Araruama Solidária, o ponto de apoio do crescimento cultural de toda uma comunidade. E quando dizemos cultural, estamos pensando em coisas como o sítio arqueológico, as técnicas tradicionais da lavoura, as ervas medicinais, os contos e lendas, a sanfona, o xote de roda, e tudo aquilo que faz de Morro Grande um lugar único, com suas características e sua história especial.
O cinema e outras formas de registro audiovisual podem preservar e enriquecer essa cultura, de forma prazerosa, possibilitando o crescimento pessoal e profissional de todos os que participam ou vierem a participar deste empreendimento.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
joao xavi
 

pô, maluco! eu tenho o coração fraco! não faz assim comigo não que eu choro fácil, fácil...
muito legal ver a continuidade e a independência dos tupinambás de morro grande.
gostei principalmente de duas coisas:
1) das propostas das oficinas, o que é fundamental pra aproximar ainda mais a galera de morro grande com o projeto e instigar a participação direta de mais pessoas;
2) o entendimento e o desejo de conservar a cultura local de morro grande que, como dito, faz do lugar único e especial.

sou fã de vocês.
vamo q vamo!

joao xavi · São João de Meriti, RJ 12/11/2011 07:10
sua opinião: subir
heraldo hb /.
 

cada vez mais fã do trabalho dessa galera!
:)

heraldo hb /. · Duque de Caxias, RJ 28/12/2011 13:03
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados