Cinema e Ocupação

Rita Fagundes
1
Rita Fagundes · Aracaju, SE
21/3/2006 · 14 · 8
 

Desde o dia 14, cerca de 600 agricultores ligados a Via Campesina estão acampados na Empresa Syngentana, localizada a 15 km de Cascavel.

A Empresa Syngenta, considerada a maior contaminadora genética do mundo, possui um laboratório na àrea que fica nas margens do Parque Nacional do Iguaçu. Conforme o artigo 11 da lei 10.814/2003 o plantio nesse local constitui crime ambiental, pois está vedado o plantio de sementes de soja transgênica nas áreas de unidades de conservações e respectivas zonas de amortecimento.

Enquanto os companheiros da Via Campesina permanecem no local, denunciando essa irregularidade contra a vida e o meio ambiente, a Associação de Cultura e Comunicação Popular Araguaia realizou sessões de cinema, de caráter educativo, socializando através do audiovisual o debate sobre os transgêncos e a biodiversidade.




compartilhe

comentários feed

+ comentar
cyrano
 

Diz aí quais foram esses vídeos, linqa eles, pra ação (e os próprios vídeos!) serem mais divulgados, RIta.

cyrano · Belo Horizonte, MG 20/3/2006 11:33
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Rita Fagundes
 

Cyrano, tô aprendendo a usar isso aqui...
Valeu pelo toque!!!

Rita Fagundes · Aracaju, SE 20/3/2006 14:26
sua opinião: subir
Rita Fagundes
 

O IBAMA-PR determinou ontem a aplicação de multa no valor de R$ 1 milhão contra a multinacional Syngenta Seeds Ltda.

Rita Fagundes · Aracaju, SE 22/3/2006 15:34
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

oi Rita: fica achando que sua nota é muito curta - muita gente aqui no Overmundo não deve ter nenhuma idéia do que está acontecendo - o que é essa empresa, o que ela faz ali, o que a a Vila Campesina, que tipo de video/filmes são exibidos etc. Não seria mais bacana você escrever um texto maior explicando tudo e dando links para quem quiser se informar ainda melhor?

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 23/3/2006 01:32
sua opinião: subir
Pedro Rocha
 

Isso Rita, você tem um grande tema na mão, desenvolva. Converse com os companheiros da Via Campesina, com o que eles acharam dos filmes e o que tão achando da ocupação. Qual a rotina da galera na ocupação... Tem muita coisa a ser dita.

Pedro Rocha · Fortaleza, CE 23/3/2006 08:44
sua opinião: subir
Tati Magalhães
 

Acho o tema bem interessante também, até para desmistificar uma série de pré-conceitos da sociedade em torno das lutas do campo. É importante mostrar as atividades culturais e educativas no cotidiano dessas pessoas e o papel que pode cumprir a cultura também neste debate, de estímulo a reflexões a partir de situações criadas ou documentadas, colocando mais poesia em vidas já tão sofridas... de onde surgiu a proposta, o que é exibido, como eles recebem essas mensagens, que impacto elas têm.. são questões que merecem ser divulgadas aqui!

Tati Magalhães · Maceió, AL 23/3/2006 11:06
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

E talvez o que sinto mais falta é de uma voz na primeira pessoa, tipo "estive lá", para tirar um pouco o tom de release da nota. O negócio aqui não se chama Overblog à toa. É para incentivar o uso do tom pessoal e de uma narrativa mais experimental que os blogs trouxeram para a internet

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 23/3/2006 12:03
sua opinião: subir
Rita Fagundes
 

Então pessoal, há mais de 1 ano estamos documentando a ocupação. Estamos editando, depois socializaremos o documentário com a galaera...
Valeu pelos toques!!!

Rita Fagundes · Aracaju, SE 1/4/2007 03:52
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados