Circular é preciso

Google Maps
Catálogo Circuito Fora do Eixo 2009 reúne 85 pontos de produção em todo o Brasil
1
Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG
31/3/2009 · 94 · 4
 

Na última terça-feira (24), foi lançado um inédito programa de incentivo à música mineira, o Programa Música Minas, iniciativa do Fórum Música Minas em convênio com o Governo de Minas. Foi anunciado um pacote de ações que englobam passagens aéreas nacionais e internacionais, financiamento de shows em capitais brasileiras, produção de um catálogo e participações em feiras internacionais, num montante de R$1,5 milhão do Tesouro do Estado.

O coletivo Pegada por meio do Circuito Mineiro de Música Independente, participou da construção deste programa, já falou sobre o Edital de Passagens em seu blog e, em breve detalhará o programa.

Parece que o cenário musical brasileiro concorda que o próximo passo é realmente armar turnês. Talvez inspirados pelo modelo norte-americano de viagens compridas e cheias de shows pequenos, percebe-se no Brasil várias iniciativas que demonstram a preocupação e a valorização de excursões. Conheça algumas outras delas abaixo.

  • O Circuito Fora do Eixo disponibiliza em seu blog de tecnologia um catálogo de núcleos produtivos que investiram força de trabalho na construção da rede Fora do Eixo no ano de 2008. O Catálogo Circuito Fora do Eixo 2009 reúne 85 pontos de produção em todo o Brasil.


  • O portal Senhor F lançou no começo de 2009 o "Mapa de Casas de Shows da América do Sul". O mapa é um projeto aberto e colaborativo e já conta com 30 casas de shows de quatro países (Argentina, Peru, Uruguai e Brasil, claro). Segundo o editor de Senhor F, “queremos contribuir para estruturar um circuito independente que abranja todas as principais cidades do continente”.

  • A Casas Associadas é uma associação de casas de shows independentes do Brasil que "tem como objetivo conectar os espaços que dão oportunidade a bandas autorais para apresentar seu trabalho", segundo informações do site.


  • Juliano Jubão, músico, produtor e integrante do coletivo Pegada, disponibilizou um mapa com alguns pontos de referência básicos para bandas que pretendam se aventurar na capital de Minas Gerais.


  • Em 2008, Sérgio Ugeda (Amplitude), Eduardo Ramos (Slag Records) e Gabriela Munin (Tronco Produções) organizaram oito turnês pelo interior do estado de São Paulo entre Setembro e Dezembro. Algumas bandas se apresentaram todos os dias, durante 30 dias.


  • O projeto BH Indie anunciou há poucos dias uma parceria com iniciativas de Montes Claros para promover trocas de shows entre bandas de Belo Horizonte e da cidade do norte do estado.


  • O Circuito Mineiro de Música Independente, que se encontra em turnê com eventos de formação pelo interior do estado, e conta com representação em 9 cidades mineiras, também promete para 2009 ações de circulação estadual.


  • Publicado originalmente em http://coletivopegada.wordpress.com/2009/03/26/circular-e-preciso/.

    compartilhe

    comentários feed

    + comentar
    Hermano Vianna
     

    muito bacana e útil essa lista de iniciativas - que elas se multipliquem!

    Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 28/3/2009 11:47
    sua opinião: subir
    graça grauna
     

    muito bom. Sucessos.

    graça grauna · Recife, PE 29/3/2009 20:28
    sua opinião: subir
    Helena Aragão
     

    Ótimo, Mi! Interessantes as iniciativas do mapa de casa de shows e das casas associadas, de certa forma têm objetivos afins, tomara que consigam formar uma verdadeira rede de espaços independentes. O Rio carece de espaços como esses... Abs

    Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 30/3/2009 10:31
    sua opinião: subir
    Mi [de Camila] Cortielha
     

    Helena,
    realmente o Rio de Janeiro é carente em espaço para o trabalho independente, tomara que isso mude breve!
    beijos,

    Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 30/3/2009 15:02
    sua opinião: subir

    Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

    filtro por estado

    busca por tag

    revista overmundo

    Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

    +conheça agora

    overmixter

    feed

    No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

    +conheça o overmixter

     

    Creative Commons

    alguns direitos reservados