Clowns e Palhaços

Gustavo Serrate
A preparação do palhaço
2
Jornalista81 · Brasília, DF
14/1/2008 · 109 · 7
 

A grosso modo, eu penso que a diferença entre "clown" e "palhaço" é que os Clowns possuem um humor mais sutil, os movimentos são livres mas de certo modo suaves e delicados baseados na pantomima (que é diferente de mímica para quem não sabe), usam vestimentas mais comuns com pequenos toques extravagantes.
O humor do palhaço é mais pastelão e brincalhão, costuma ser mais divertido e extravagante, esbanja alegria (mesmo que sem querer), usa roupas bastante largas ou apertadas que valorizam os aspectos engraçados de seu corpo. Em questão de sutileza eles não são muito bons e é isso o que os torna tão dignos de atenção. Eles são desastrados.
Não confundir com Branco e Augusto. Existem Clowns Brancos e Augustos e existem também palhaços Brancos e Augustos. São subcategorias de cada "espécie".
Não há nada de certo ou errado em nenhum dos dois. Não é mais certo ser clown ou mais certo ser palhaço. A escolha varia de acordo com o temperamento de cada pessoa. Há quem prefira o clown e há quem prefira o palhaço, questão apenas de opinião, mas é preciso saber que há uma diferença entre os dois.
Na questão da nomenclatura há outro problema. O termo PALHAÇO é muito estigmatizado e as pessoas não dão valor a arte por possuírem um preconceito formado. A palavra PALHAÇO é usada até como forma de ofensa, então essa palavra acaba tornando-se inadequada e pedindo que seja criada uma nova nomenclatura.
Na questão do Clown, o problema é o nome americanizado. Não que isso seja um grande problema, mas existem outros termos portugueses que poderiam ser mais interessantes já que pode-se criar uma arte completamente idependente do que vemos no exterior, portanto, o nome americanizado seria inapropriado.
Para quem ainda não entende. O clown está mais para Charles Chaplin. O palhaço está mais para três patetas. Existem diversos gêneros de palhaço e essa é uma arte bem mais profunda do que imaginamos que seja. Os palhaços circenses, os palhaços de rua, os palhaços de palco, etc, são todos palhaços, mas ser palhaço é muito mais do que pintar a cara e fazer palhaçada.
O curioso é que quanto mais um palhaço "TENTA" ser engraçado, mais sem graça ele é. O palhaço realmente divertido de se olhar é aquele que age verdadeiramente, espontaneamente. Ele não busca ser algo, ele já é. Ser palhaço exige um esforço muito grande de autoconhecimento, de auto-aceitação e de expressão corporal. Está quase ligado a espiritualidade do indivíduo pois ele não pode simplesmente agir, ele precisa saborear cada movimento, cada gesto precisa ser "friamente calculado".
Você me fala de máscaras... - Com uma máscara é fácil ser engraçado! - Eu rebato seu argumento com a velha frase "Clown, a máscara que mais revela" . É paradoxal, mas para ser um verdadeiro palhaço é preciso, antes de tudo, despir-se de todas as nossas MÁSCARAS e armaduras sociais. Somente quando estamos limpos podemos ser suficientemente verdadeiros ser um palhaço.
No fundo todos somos palhaços.
Só que a maioria de nós não assume.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
fada
 

Adoro palhaços. Eles plantam riso e alegria na alma da gente.

fada · Natividade, TO 13/1/2008 22:00
sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

Axe'

Pois eh.... frase boa essa:

É paradoxal, mas para ser um verdadeiro palhaço é preciso, antes de tudo, despir-se de todas as nossas MÁSCARAS e armaduras sociais. Somente quando estamos limpos podemos ser suficientemente verdadeiros ser um palhaço.
No fundo todos somos palhaços.
Só que a maioria de nós não assume.


Limpesa, eh uma coisa paradoxal, na pratica da acao, e se for avaliado o sentido da palavra no que somos socialmente.

Acho valido, que somos todos 'palhacos', sendo a vida um palco, a vida uma arte.

Ser PALHACO pode ser o mesmo se tornar numa crianca feliz que improvisa e cria, com alegria. Uma crianca entretanto, pode nao ser um... 'palhaco'!!!

Existem atualmente tantos "palhacos" que deveriam aprender a ser criancas.

*a questao da nomenclatura, clown X palhaco, eu acho que isso depende do modo cultural que vc respira a vida; as experiencias vividas num outro contexto cutural podem ser as mesmas, ou nao, das nossas, traduzidas no geral na lingua e expressoes feitas na base do povo portugues. As duas palavras sao a mesma coisa no final, eh so uma questao de traducao. Senao... o 'palhaco' acaba tendo que se comportar de maneira nao livre, espontanea, se a gente der muita corda pra esse tipo de avaliacao intelectualizada. --- **digo isso, porque sou artista, e tambem, leitor de partituras, ou seja, pra muita gente parece a mesma coisa, mas, existe uma distincao bem evidente no ATO de se fazer musica, dentro de uma orquestra sinfonica, (lugar que nao aceita muito o SER PALHACO - o ser liver que improvisa e cria arte), e, o outro lado, do musico, que nao le partitura, mas cria e improvisa com a musica; como um palhaco, diria, improvisa todo dia diferente, mas a mesma melodia no que compoe, e interpreta.

Axe'





Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 14/1/2008 12:50
sua opinião: subir
Rangel Castilho
 

Salve, Jornalista81!!

Achei interessante você lembrar dos Tres Patetas
e não lembrar do Arrelia, do Carequinha,
artistas bem brasileiros...

Rangel Castilho · Anastácio, MS 15/1/2008 11:18
sua opinião: subir
bardoGIL
 

Não curto o termo americano, cuja tradução é PA-LHA-ÇO. Assim mesmo, bem abrasileirado. Mas entendo que a "mudernidade" é danada e vai incorporando à nossa linguagem um patuá de termos "estranjas".

Vejamos o caso do nome deste nosso sítio: OVERmundo. A coisa pega tanto que clown até já figura nos dicionários de língua portuguesa. Argh!!! Eu mesmo vi um certo OVERclowm fazer barulho por aqui. Mas isso já é outro papo.

Eu entendi perfeitamente o texto do Jornalista81 e respeito todas as preferências. Neste caso específico, prefiro generalizar com o uso do termo palhaço para os dois casos, apenas adjetivando para diferenciar: palhaço de circo e palhaço de rua.

É isso aí. Viva a alegria de viver e de poder rir fazendo rir.

bardoGIL · Palmas, TO 15/1/2008 17:24
sua opinião: subir
Leonardo Silva
 

a questao da nomenclatura, clown X palhaco, eu acho que isso depende do modo cultural que vc respira a vida

Falou o colega Mestre Jeronimo. Corretíssimo.

A única diferença entre clown e palhaço é a língua utilizada. Um é em inglês enquanto o outro é em português. Se for diferenciar clown de palhaço, teria que diferenciar todas as palavras que significam palhaço no mundo inteiro.

Interessante o artigo. Pode buscar mais referências no MUNDOCLOWN, o primeiro site brasileiro exclusivamente dedicado aos palhaços: www.mundoclown.com.br

No MUNDOCLOWN tem uma seção... "Os caminhos do palhaço", com matérias e informações importantes sobre os primeiros passos, diferenças e tipos, entre outras coisas.

Abraço!

Leonardo Silva · São Paulo, SP 24/5/2008 13:51
sua opinião: subir
Fabíola Mozine
 

Acho o palhaço parte do patrimonio cultural do Brasil. Uma tradição que vai ser influenciada pelas "modernidades" mas que carrega na sua raiz a simples arte que revigorar o espírito com bom humor.
Essa tradição vem desde tribos indigenas (atualmente visto na tribo Krahô em Tocantins) que tem seus hotxuás (nome indigena para palhaço). Ele é um palhaço sagrado que tem a difícil tarefa de manter a auto-estima da tribo e ajudar a superar as adversidades com o humor.
Aí está a importância de ser um palhaço (ou um clown).

Fabíola Mozine · Rio de Janeiro, RJ 26/6/2009 16:51
sua opinião: subir
Maurício C S
 

Um texto bem bacana e simples pra quem está começando a se interessar pela arte. Só que deu uma escorregada na história dos nomes, clown, no caso, vem do germânico que significa torpe, rude etc, já o palhaço vem do italiano, referente aos homens que se vestiam de palha em certas festividades.....
De resto o texto está ótimo, trata muito bem a proximidade dos dois personagens principais e suas diferenças, mínimas e delicadas mas diferentes.

Maurício C S · Indaiatuba, SP 11/2/2010 23:03
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados