CNC organizará Espaço TEIA Cineclubista

Fernando
1
Pimentel Neto · Rio Claro, SP
25/3/2006 · 69 · 1
 

A exibição de curtas, médias e longas metragens nacionais seguida por debates e a realização de oficinas de iniciação cineclubista deverão ser as principais atividades que acontecerão no espaço do Ponto de Encontro Cineclubista que o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes - organizará no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera em São Paulo, entre os dias 5 e 9 de abril, dentro da programação da TEIA de Cultura, Educação, Cidadania e Economia Solidária.

Promovido pela Rede Brasil de Produtores Culturais, o evento será palco para o I Encontro Nacional de Pontos de Cultura. Segundo o Presidente do CNC, Antonio Claudino de Jesus, “o espaço servirá ainda como ponto de encontro, convivência e de articulação dos cineclubistas de todo o país, que deverão participar do I Encontro nacional dos Pontos de Cultura, e também como um centro difusão de informações sobre o cineclubismo junto a rede de pontos de cultura”.

Coordenada pelo Ponto de Cultura Rio Claro, através do CREC – Centro Rio-Clarense de Estudos Cinematográficos - a organização e a programação do espaço estão sendo elaboradas em colaboração com diversos outros cineclubes do país e recebendo apoio de outras entidades do audiovisual, bem como de diretores e produtores através da disponibilização gratuita de seus filmes.

Segundo o Presidente do CREC e coordenador do Ponto de Cultura Rio Claro, João Baptista Pimentel Neto, a idéia de propor à coordenação do evento a disponibilização de um espaço para a realização de atividades cineclubistas nasceu da constatação de que além de existirem cerca de duas dezenas de cineclubes atuando dentro do Programa Cultura Viva, um significativo número de outros Pontos de Cultura tem demonstrado grande interesse em realizar atividades relacionadas à difusão audiovisual.

“Talvez, até pelo fato de a produção e difusão de produtos audiovisuais, serem atividades de grande relevância dentro das propostas apresentadas pelo Programa Cultura Viva, constatamos que o cineclubismo tem sido um tema bastante debatido pelos Pontos de Cultura nos vários Encontros Regionais e listas de discussão relacionadas ao programa. Diante disso, resolvemos propor a coordenação do evento e ao Conselho Nacional de Cineclubes o estabelecimento de uma parceria que garantisse à existência dentro da TEIA de um espaço com programação exclusivamente focada em atividades cineclubistas. A idéia recebeu apoio imediato de ambas as partes e neste momento estamos finalizando a estruturação da programação buscando ampliar ao máximo as parcerias com cineclubes e pontos de cultura de todo o país”.

A TEIA é uma iniciativa da Rede Brasil de Produtores Culturais com o apoio do Ministério da Cultura, SESC, PNUD e divers.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Löis Lancaster
 

Achei uma notícia muito bem construída, mas com "imparcialidade", não há muita opinião pessoal. Não é esse o intuito do Overmundo, manifestar opiniões?

Löis Lancaster · Rio de Janeiro, RJ 23/3/2006 15:33
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados