Colabore com o portal Domínio Público

1
SirBrazilianWax · Bauru, SP
29/10/2006 · 120 · 4
 


O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

A falta de acessos e colaboraçoes nesse site esta fazendo que seja pensada sua desativação.
Colabore

compartilhe

comentários feed

+ comentar
SirBrazilianWax
 

www.dominiopublico.gov.br

SirBrazilianWax · Bauru, SP 25/10/2006 16:31
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

o portal Domínio Público é realmente uma inciativa sensacional do Ministério da Educação. Precisa sim da colaboração de todos. E precisa ser descoberto por muito mais gente. Mas acho que não corre risco de ser desativado não. Acho que isso é um boato que circulou via email sem nenhuma razão de ser (alguém sabe mais sobre isso? Se eu estiver errado, por favor me corrijam.) As estatísticas do portal mostram um crescimento ótimo de visitas este ano (começou com 21 mil visitas em janeiro e em outubro teve quase 320 mil)

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 1/11/2006 16:34
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
SirBrazilianWax
 

Quem sabe esses tais boatos tenham também sido uma eficiente estratégia para que o site fosse mais visto ou, ao menos conhecido.

valeu

SirBrazilianWax · Bauru, SP 1/11/2006 16:56
sua opinião: subir
andrea dutra
 

dizem que é mentira que o site tem poucos acessos... que esse spam foi mais uma daquelas... mas de qq maneira, valeu! pq eu, por exemplo, nao conhecia o site e agora conheço!

andrea dutra · Rio de Janeiro, RJ 17/7/2007 18:25
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados