Computação em nuvem e inteligência coletiva

1
André Cardoso · Rio de Janeiro, RJ
22/4/2009 · 80 · 7
 

Oficina Overmundo internet colaborativa e introdução à web 2.0

A oficina sobre produção colaborativa de conteúdo na Web proposta pela turma do Overmundo (Thiago Camelo e Helena Aragão) foi um encontro que possibilitou um bate-papo sobre a hipertextualidade e a Web 2.0.

Serviu também para divulgar o Rumos 2009, projeto do Itaú Cultural representado no encontro por Guilherme Kujawski, coordenador do Núcleo de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural e do Itaulab - laboratórios de mídias interativas e centro de pesquisa para produções acadêmicas e artísticas.

Helena deu início ao encontro pedindo que nos conectássemos via Tweeter e fossemos postando as nossas considerações sobre a oficina. Bem poucos presentes tinham login no Twitter, o que muito me surpreendeu. Ora, estávamos reunidos para falar sobre essa imensa teia de compartilhamento que enfim a internet se transformou. Se no início tínhamos uma postura passiva, de expectador com a internet, hoje somos os principais responsáveis por fazê-la respirar.

O laboratório de multimídia da UFRJ é dotado de uma dezena de iMacs onde podemos nos conectar e tweetar sobre a Oficina. Falamos de tudo um pouco, desde os primórdios da linguagem do computador até a essa nova era que apenas começa a se desenhar, apesar das inúmeras possibilidades já existentes e atuantes: blogs, redes de relacionamento, compartilhamento de arquivos e, a atual ponta desse iceberg: o Twitter.

Aproveitei a webcam do meu iMac para fotografar o evento tornando a coisa mais interativa ainda, tirando as fotos e repassando para o e-mail de alguns presentes.

O que me espanta e me atrai na era Web 2.0 é essa facilidade e liberdade de interação que é ao mesmo tempo rápida e fácil X complexa. Complexa porque se partirmos da era do boom dos blogs, onde todo mundo começou a ter seu blog, fotoblog, videblog etc. lembraremos de como era simples e direto o processo e sua propagação. Não que tenha deixado de ser, mas, a pergunta que fica é: com tantos novos gadjets que têm surgido para incrementar um blog, não teria ficado a sua publicação mais difícil e inacessível? Aliás, um exemplo disto foi um projeto que fez a surpreendente constatação de que usuários do Orkut não percebiam que o login criado para acessar sua conta também serve como correio eletrônico. Ou seja, o e-mail criado para entrar no Orkut não é percebido como um e-mail pela grande maioria. Então todas essa novas possibilidades que a Web 2.0 nos apresenta será talvez percebida muito tardiamente por uma grande parcela? E quando isso acontecer estarão ainda em desvantagem para o que estiver em voga na época? Essa é a minha percepção feita assim de maneira simples. Bem posso estar enganado já que o cenário atual esteja talvez tentando quebrar essa barreira. Estamos passando a ser mais interativos com a internet e isso fará com que as novas possibilidades sejam mais rapidamente absorvidas.

Voltando ao tema do encontro percebemos através da exposição do Guilherme Kujawski sobre o Rumos 2009, os interesses em comum com a proposta do Overmundo: O Rumos apóia projetos culturais no país e o Overmundo é o canal para essa produção mostrar a sua cara.

Foi muito interessante conhecer uma dezena, talvez centena de novos sites que a Helena apresentou pra gente e que estão disponíveis no Delicious do Overmundo. Temos a difícil tarefa de manter blog, orkut, myspace, facebook, tweeter, e-mail atualizados aí saímos desse encontro com outras ferramentas de acesso que não podemos ignorar. Esse “boca a boca virtual” é que nos permite conhecer o que está sendo feito ao redor do globo de forma rápida e direta. E nesse sentido o Twitter está desempenhando bem o papel de ator principal do momento porque sabe lá Deus o que irá pintar daqui pra frente.

A cada instante que surge alguma idéia boa a gente pensa inevitavelmente no que mais falta aparecer. É aquela história quando você pensa que já viu de tudo...

Senão, vejamos: quando vimos algo de interessante na internet o que fazemos? Abrimos o nosso e-mail, copiamos o link, enviamos para o nosso grupo de amigos. É assim que certamente todos nós já recebemos muitas coisas legais via e-mail bem como as irritantes correntes que, para mim, ainda são a maior praga da rede, maior até que os vírus! Aí alguém olha para esse simples ato de compartilhar mensagens e pensa: porque não criar uma espécie de microblog onde possamos postar nossas notícias, idéias e impressões? Nasceu o Twitter.

As boas idéias geralmente são as mais simples e elas surgem a todo instante e pode vir de qualquer lugar embora quando nós brasileiros inventamos alguma moda temos que quebrar a barreira do “terceiro mundismo” para podermos ser ouvidos, convenhamos, idéias são absorvidas mais facilmente quando vindas da terra do Barack.

E assim a internet vai caminhando. Felizmente estamos conseguindo acompanhar essa computação em nuvem e esperamos poder contribuir para o seu desenvolvimento também.

http://culturalcoletivo.blogspot.com/

compartilhe

comentários feed

+ comentar
graça grauna
 

Parabens pela iniciativa.

graça grauna · Recife, PE 19/4/2009 09:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Oi André, que bacana você ter postado suas impressões por aqui (e no seu blog). A proposta de se postar uma espécie de cobertura da oficina no Twitter foi apenas uma das possibilidades de interação - como você mesmo demonstrou tirando fotos e regidindo esse texto, havia várias maneiras possíveis. Aliás, a tag #rumos2009 tem a cobertura tanto da oficina do Rio, quanto a de Recife e de Brasília (em breve, possivelmente, terá a de Porto Alegre também). Só uma observação: não citei um projeto na Rocinha. Conheci pessoas que têm Orkut e não sabiam que tinham email nas oficinas que demos em alguns lugares da cidade, para exemplificar como o Orkut tem se mostrado uma ferramenta poderosa para fazer muita gente se habituar com a internet. Sem dúvida, há um mundo de possibilidades bacanas na rede e o objetivo da oficina é mostrar um pouquinho dele. Legal que você tenha gostado! Abraço

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 19/4/2009 19:20
sua opinião: subir
Cida Fernandes
 

Tomara que vocês façam mais e mais oficinas!

Cida Fernandes · Rio de Janeiro, RJ 21/4/2009 16:20
sua opinião: subir
Bruno Lara
 

Bacana a iniciativa, espero que dê certo e torço por vocês!
Pois a Era Jurássica já acabou!

Valeu


Bruno Lara · Rio de Janeiro, RJ 21/4/2009 21:24
sua opinião: subir
Murilo Arruda
 

Muito bom o texto, André! ;-)

Murilo Arruda · Salvador, BA 22/4/2009 09:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
opoertadabaixada
 

Bom parabébns vamos em frente!

opoertadabaixada · Belford Roxo, RJ 22/4/2009 11:29
sua opinião: subir
George A. de Araújo
 

André Cardoso,
Bom aproveitamento !
E Helena você está batendo um bolão, aliás, batendo um "aulão" ! :^)
PARABÉNS !

George A. de Araújo · Rio de Janeiro, RJ 22/4/2009 12:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados