Cordel do Cícero

1
Rosiane Farias · , AC
13/5/2006 · 5 · 0
 

A inspiração para o livro No tempo em que dançava homem com homem, de Cícero Manoel Pinto do Carmo, o Paulista, poeta e compositor popular, nasceu da lembrança do cativeiro. ?O patrão amarrava no tronco e mandava bater, havia rebelião. Pra festejar o acabamento da confusão era dançar até amanhecer. Neste tempo do cativeiro aqui nesta terra não tinha mulher, quando tinha festa tinha que dançar homem com homem.?

Foi por volta de 1943 que ele chegou ao Acre vindo de São Caetano do Sul (SP), onde nasceu para trabalhar como guarda-livros. Seringueiro, ex-soldado da borracha, desde 20 anos escreve versos de literatura de cordel, letras musicais e poemas.

Cícero é uma figura folclórica, cheio de prosa, que chama à atenção por seu traje: o modelo da roupa é o mesmo (calça e camisa na mesma cor), confeccionado com o mesmo tecido, em cores vivas, como o amarelo, laranja, azul e vermelho. Para compor, os grandes cordões e anéis banhados em prata, a bota, o chapéu estilo vaqueiro e o óculos escuro. Ele circula pelas ruas do centro de Rio Branco com uma maleta onde guarda seus livretos.

Onde encontrar: (068) 3223-1065

tags

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados