Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Criação de atelier de artes plásticas

Marcelo Uchoa
sem título
1
Marcelo Uchoa · Aracaju, SE
16/10/2006 · 73 · 3
 

A criação de ateliês para o desenvolvimento de atividades de artes plásticas nas escolas propicia às crianças e aos jovens estudantes a possibilidade de expressarem-se num ambiente adequado, que atenda às necessidades específicas das atividades desenvolvidas.

O atelier de artes plásticas é um ambiente que estimula a criatividade, o pensamento crítico, a disciplina, além de facilitar o desenvolvimento das atividades artísticas. Sua adequação deve incluir a colocação de pias, mesas compridas, cavaletes, prateleiras além de bancos e cadeiras adequadas. Deve, também, dispor de uma grande diversidade de materiais permitindo, assim, ao educando, a possibilidade de expressar-se utilizando variados meios, suportes, texturas e enriquecendo seu repertório de conhecimento.

A existência de local adequado, adaptado, planejado, é propício para o desenvolvimento de qualquer atividade, e no caso das artes plásticas, é ainda fundamental. Os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacional), apoiados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, orientam para que as aulas de artes sejam desenvolvidas na própria sala de aula como as demais disciplinas, entretanto, não se opõe a criação de ateliês, espaços destinados exclusivamente para as atividades de artes plásticas. A existência destes ateliês motiva e desperta o interesse do educando para as atividades artísticas. O ambiente artístico proporciona a desinibição, estimula a criatividade, além de oferecer toda a estrutura necessária para a realização das atividades.

Essas atividades, porém, necessitam de uma maior atenção quanto à estrutura que irá dar suporte para as suas execuções. O universo infantil deve ser estimulado, desafiado, confrontado, para que possa enriquecer-se nas suas próprias experiências. Ao aluno deve ser oportunizado a maior diversificação de materiais, suportes, técnicas e situações-desafio, objetivando o seu crescimento. Oferecer-lhe sempre os mesmos materiais, as mesmas manipulações, é não gerar um ambiente estimulante que permita a exploração de novas soluções, é atrofiar a criatividade, reduzi-la a desenhos e soluções caricaturais que não revelam o verdadeiro potencial do educando.

A busca destes objetivos deve envolver situações desafiadoras, principalmente, quanto ao uso de materiais e suportes novos que propiciem não só um maior conhecimento prático, mas que permita a utilização e manipulação de várias linguagens artísticas. Do suporte simples, bidimensional, para suportes mais elaborados onde possam explorar a tridimensionalidade; tintas que permitam uma nova exploração técnica, como o Nanquim, podem contribuir para a descoberta de novas possibilidades de expressão. A tinta acrílica ou a tinta a óleo, usada sobre tela, propiciará um maior prazer em descobrir-se pintando; suas utilizações permitiram não só atividades mais prazerosas como estimularão a criatividade, despertando o interesse da criança para a produção contemporânea de arte.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Marcelo Uchoa
 

Ei gente!!! Ajuda a construir..... qualquer dica me avisem.....

Marcelo Uchoa · Aracaju, SE 13/10/2006 16:35
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
apple
 

Quando cursei o nível médio, os professores eram demais!

Eles sugeriam atividades, mas a gente desenvolvia o quê achasse melhor...

Uns pintavam as paredes da escola, outros desenhavam em papel.

Tinha quem desenvolvesse peças teatrais! Outros trabalhavam com habilidades circenses...

Quando quisesse a gente podia mudar também, só que tinha que acabar um projeto para pegar outro!

Lembro de ter desenhado e pintado nas paredes da escola, feito colagens, tentava copiar desenhos, ...

Cada aluno era orientado individualmente.

Eu gostava, mas não queria dedicar tanto. Entretanto, tinha quem quisesse e que já tinha habilidades, entâo saiam trabalhos primorosos.

apple · Juiz de Fora, MG 13/10/2006 22:03
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
adriele
 

olá adori muito tudo oqvi, mais esrtou precisando de um contato direto com a arte vcs sabem de um curso ou alguma oportunidade em que eu possa viver esse sonho" arte"

adriele · Itaquaquecetuba, SP 5/11/2007 11:55
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados