Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

CULTURA EM AGONIA - S.O.S. Museu Naif

acervo do Museu - www.museunaif.com.br/
Sede do Museu, localizada no Cosme Velho -RJ
1
Edna Queiroz · Rio de Janeiro, RJ
17/5/2007 · 107 · 11
 

Todo o corpo sofre quando alguma parte, por menor que seja, está seriamente afetada. Assim é o organismo cultural. E tudo ocorre por falta de medidas preventivas que possam garantir a saúde dos múltiplos órgãos que o compõe, bem como pela omissão e por verdadeiros abandonos por parte dos que têm o poder nas mãos de zelar pelo patrimônio cultural brasileiro em todos os seus aspectos.

Pois bem, o Museu Internacional de Arte Naif teve suas portas fechadas. Localizado no bairro de Cosme Velho – Rio de Janeiro, bem ao lado do acesso ao Cristo Redentor, por sinal, candidato ao posto de Uma das Sete Maravilhas do Mundo.

É uma triste realidade. Diretores, diversas instituições, o público estão em vigília constante na luta pela sobrevivência do museu. Gesto louvável, porém ao focar o âmago da questão, pergunta-se: haveria a necessidade de um movimento popular para sensibilizar os responsáveis pela propagação da cultura? Vemos mega-exposições itinerantes estrangeiras, que demandam altíssimas cifras, para o preparo de infra-estrutura, ambientação, mídia, desta forma, levando multidões ao evento. E o caso Guggenheim? Enquanto isto, diversos museus continuam padecendo por omissão de socorro; obras preciosas são abandonadas como num grande almoxarifado; por deficiência de segurança, peças são roubadas e há ausência de um quadro de pessoal especializado. Os problemas são muitos.

Que incentivo este fato representa para os diversos grupos de estudantes, conduzidos por aplicados mestres em visita guiada?
Seriam estes jovens as testemunhas oculares dos últimos momentos de vida de uma parte da nossa memória cultural? O que ficaria registrado em suas mentes? Talvez o recado nas entrelinhas dos acontecimentos apontando o destino final de qualquer realização da expressão artística. Seu trabalho vai terminar assim... – seria talvez o eco que os acompanharia durante a vida.

Transcrevo aqui a divulgação do evento a ser realizado no museu:

"VAMOS REABRIR O MUSEU NAÏF !

O Clube da Cultura, escolas, associações de Amigos do Cosme Velho e de Laranjeiras, artistas, intelectuais e pessoas solidárias vão fazer um grande evento no Museu Naïf, em prol de sua reabertura, no dia 18 de maio próximo.

Fechado para o público desde 14 de março, o Museu Naïf continua trabalhando e recebendo grupos de visitantes e de escolares em visitas marcadas.

Inconformados com essa situação, o Clube da Cultura, as escolas do bairro, lideradas pela CURIOSAIDADE, a Rede Social e o Corredor Cultural do Cosme Velho, O Trem do Corcovado, a Associação de Amigos de Laranjeiras, o Grupo Off Sina, e muitos outros se propuseram a transformar o dia 18 de maio, Dia Nacional dos Museus, num grande happening, com a participação de entidades locais.

As atividades começam às 10h e se estendem até 20h. Uma programação voltada para as crianças prevê a pintura de painéis, a presença de contadores de histórias, de artistas naïfs, espetáculo circense, coral infantil, apresentação de chorinho, dos Flautistas da Pro Arte, do projeto Musica no Museu, etc.

Na mesma oportunidade vai ser lançada a campanha de adesões à Associação de Amigos do MIAN.

Você poderá também votar na inclusão do Cristo como uma das sete maravilhas do mundo moderno!

VENHA AJUDAR A REABRIR AS PORTAS DO MUSEU NAÏF !!

A programação elaborada até agora prevê:
• 10:00 h - início da pintura de painéis - artistas naïfs e crianças
• 10:30 h - Contadores de histórias Grupo Sapoti (OK confirmado)
• 12:00 h - Chorinho (a ser confirmado)
• 14:30 h - Término da pintura de painéis - artistas naïfs e crianças
• 15:00 h - Grupo Off Sina (clowns) (OK - confirmado)
• 16:00 h - Coral da escola Curiosa Idade (OK- confirmado)
• 17:00 h - Flautistas da Pro Arte (a ser confirmado)
• 18:30 h - Música no Museu (a ser confirmado)"

=======================================================

Local: Rua Cosme Velho, n°. 561, a 30 metros da estação do trenzinho que leva ao Corcovado


Assista ao video: RJTV, de 15/03/2007, colando o link abaixo na barra de endereços:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM652039-7823-MUSEU+DE+ARTE+NAIF+FECHA+AS+PORTAS,00.html

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Rafael Biancardine
 

Boa!!
Há alguns anos visitei o museu e a pintura naif é bem interessante.

Acho que o evento para a reabertura do museu poderia estar na agenda também.

Rafael Biancardine · Rio de Janeiro, RJ 14/5/2007 11:48
sua opinião: subir
Edna Queiroz
 

Oi, Rafael,
Acabei de postar o evento lá.
Acho importante unir as nossas forças para salvar este e outros que estejam esquecidos por aí.

Edna Queiroz · Rio de Janeiro, RJ 14/5/2007 11:59
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Postei esse comentário aqui lá na dica da Agenda:

"Oi, Edna. Acho que valia uma matéria mais aprofundada a respeito. Me parece que o Museu Naïf sofre com alguns problemas que passam ao largo do Ministério da Cultura, como uma verba de apoio da Prefeitura que foi cortada e o problema de o terreno do museu ser de propriedade privada, o que dificulta a criação de uma ong. Fala mais pra gente a respeito..."

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 14/5/2007 16:28
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Edna Queiroz
 

Victor,
A idéia é excelente. As informações que tenho dos processos são superficiais. Sei que houve um abaixo-assinado dirigido ao Ministério da Cultura, do qual não participei, pois não recebi o email daquele manifesto. Sei também que o Ministro Gilberto Gil já se pronunciou, porém o povo está se mobilizando. A minha relação com o museu é de visitante. Não faz muito tempo, fiz um curso lá, que teve de parar por motivo do fechamento.

Pelo prazer de colaborar, eu até poderia me empenhar nesta pesquisa, porém estou muito envolvida com um projeto pessoal e com os preparativos de uma viagem.

Eu sugiro que se alguém puder enriquecer a matéria, o espaço está aberto. Poderíamos até criar um grupo aberto de "vigilantes da cultura", ou coisa parecida, onde pudéssemos colaborar com casos parecidos, em qualquer lugar do país, seja através de abaixo-assinados ou outros atos mais.

Se eu puder, passarei mais informação.





Edna Queiroz · Rio de Janeiro, RJ 14/5/2007 17:13
sua opinião: subir
dansudansu
 

O museu naïf era demais. Espero que continue a ser depois do sucesso desse evento. Se eu estivesse por aqui na data ia lá curtir as apresentações e colaborar com o movimento com a minha expertise de piqueteiro. Volta MIAN! Abs!

dansudansu · Rio de Janeiro, RJ 16/5/2007 08:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Edna Queiroz
 

Legal, Dansu. Estar sintonizado é também um forma de participação. Gostei da "expertise de piqueteiro".
Abraços

Edna Queiroz · Rio de Janeiro, RJ 16/5/2007 11:41
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Edna e amigos,
Como morador da região, freqüentei o Museu Naïf, por várias vezes, e considero que, se é certo que há problemas de falta de reconhecimento institucional (MinC, Prefeitura, etc.) havia também um problema de gestão interna.

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 16/5/2007 12:05
sua opinião: subir
Edna Queiroz
 

Valeu, Egeu.
A minha posição também é a de frequentadora.
Acredito que muitas das crises, a culpa seja do próprio paciente e, outras, dos que deveriam prestar socorro. Quando juntam os dois, o problema se torna mais grave. Mas em tudo, considero uma grande perda se aquele espaço deixar de existir.


Edna Queiroz · Rio de Janeiro, RJ 16/5/2007 12:16
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Edna,
Bela missão, triste sina.
É muito recorrente as coisas mais caras e menos visíveis de nossa cultura irem se esvaindo assim, por aí, feito sangria desatada. Fiquei reflexivo com a questões colocadas pelo Viktor e pelo Egeu. Algumas informações mais objetivas que precisam ser trazidas à publico (não exatamente por você, Edna, é claro) para que, com discernimento se possa ajudar, mais efetivamente. Sou muito com relação a este tipo de estratégia salvacionista eventual, romântica.
Fechou exatamente porque? Quem está gerindo os esforços para reabrir o museu? Qual é a situação jurídico- institucional? Tem uma associação de amigos registrada e atuante? E os artistas naïf, o que acham disso? Quem é proprietário do terreno? etc.
Acho que o assunto levantado pela Edna merece outros posts, de outros interessados no assunto. Quem sabe não surge uma estratégia de salvação real daí?

Abs,

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 16/5/2007 21:02
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Quiz dizer: (...sou muito cético com relação a este tipo de estratégia salvacionista eventual, romântica.)

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 16/5/2007 21:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Edna Queiroz
 

Spirito, concordo com você.
"Entre o céu e a terra", tudo é possível acontecer. Recebi o convite sob o título "VAMOS REABRIR O MUSEU NAÏF, transcrito acima, o que me levou a refletir um pouco mais a respeito dos espaços culturais como um todo - volta e meia é noticiado algum problema, porém por não ser prioridade, o assunto fica diluído em meio até mesmo de superficialidades, como namoro/separação de "celebridades" etc etc e tal. É uma triste sina, como você bem mencionou. Quem perde é a sociedade, é a cultura.
Boa idéia desenvolver o assunto.
A quem interessar possa, clique aqui para ler um artigo sobre Arte Naïf e o Museu.

Edna Queiroz · Rio de Janeiro, RJ 17/5/2007 20:29
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados