Cultura Negra & Hip Hop: A mesma coisa?

1
Daniel Tocha · Belo Horizonte, MG
5/12/2006 · 77 · 10
 

As pessoas parecem atribuir o sucesso da cultura Hip Hop entre as massas devido ao fato assumido que Hip Hop é cultura negra. É um engano, mas que eu posso entender, pelo fato de que a maioria das pessoas envolvidas com o Hip Hop são negras.

Entretanto, quando você assiste a televisão, você não vê muito Hip Hop, ou até mesmo rap. Só a MTV passa vídeos de rap, (mas não significa que os artistas são do real Hip Hop). Assim, quando o telespectador casual caminha ao longo da "seção de Rap/R&B/Hip-Hop" do canal, o que aparecem são faces negras. Então, é natural para o telespectador casual pensar que Hip Hop é cultura negra.

Eu estou aqui hoje para desafiar este mito. E isso é justamente o que é: um falso mito. Seguramente, a maioria dos emcees expostos são afro-americano, mas e sobre o DJs? E sobre os escritores de graffiti? E sobre os b-boys e b-girls? E sobre todas as pessoas que respeitam a cultura e seguem isto e amam isto? E sobre as pessoas que contribuem para revistas de Hip Hop e zines? Se pudéssemos contar todas essas pessoas, poderíamos ver facilmente que esse Hip Hop não é nenhuma cultura negra.

Não partiu como cultura de negro, ou, porque Hip Hop sempre foi sua própria cultura. Me deixe dizer isso novamente, por via da dúvida se você não pegou isso: Hip Hop sempre foi sua própria cultura. Nem todos os pais e padrinhos do Hip Hop eram afro-americanos. Os breakers originais eram negros e na maioria hispanicos. O primeiro escritor de graffiti, Taki, era grego. Falando de graff, "Visto" não é preto. Eu poderia ir sem parar, mas seria bastante longo e chato, assim eu pararei um pouco por aqui com meu ponto que o Hip Hop é composto de raças diferentes, grupos étnicos diferentes, estilos diferentes, e culturas diferentes. Hip Hop ainda é composto de todas estas coisas, como também grupos de idade diferentes, nacionalidades diferentes, e diretamente com pessoas diferentes.

Assim, você pode ver por que as pessoas no Hip Hop não estão agindo na cultura negra? Você pode ver por que as pessoas precisam saber a verdade, que o mito da Cultura afro-americana é diferente de Hip Hop, embora os dois têm uma relação. Cultura asiático-americana é diferente de Hip Hop, embora os dois têm uma relação. Cultura hispânico-americana.... etc. Você sabe o que eu estou tentando dizer. Hip Hop é sua própria cultura.

por Daniel Tocha -para o site www.consubter.rg3.net / 2004

compartilhe

comentários feed

+ comentar
dj yuga
 

Salve Tocha!

Tamo aqui tbm... esse Overmundo é bem frequentado, pessoas antenadas e conectadas "num bom lugar".

"Hip Hop é sua própria cultura." bom isso...

No mais... vibrações positivas sonoras

DJ Yuga

dj yuga · Belo Horizonte, MG 13/2/2007 03:21
sua opinião: subir
topmaster
 

Olá sou novo por aqui...na verdade meu primeiro reply mas pode crer tem toda a razão. Eu cresci nessa cultura, participei dei minha contribuição, mas a maioria confunde, tanto que sofri sim preconceito por ser branco, filho de argentino, e ter nome espanhol. É mole ? Mesmo assim afastado eu continuo curtindo o movimento, sempre.

Topmaster

topmaster · Santo André, SP 13/2/2007 04:48
sua opinião: subir
... ... ...
 

O hip hop apenas adotou o povo negro e deu, como pai adotivo o que o pai (o provedor de cultura chamado nação não davam para os excluidos0 e deu-lhes cultura e diversão. Hip Hop é cultura negra até um dado momento, depois disso ela se torna ampla e mundial e multicolor, se alguma pessoas dizem movimento negro, é por respeito, e outras (as mais exaltadas) por preconceito, mas creio qe é por via destes últimos que o movimento é fraquejado, pois ele consomem o estilo e se afastam das discursões, e o movimento hip hop está estagnado e sem o elemento do qual Bombata defendia: conhecimento. De fato o movimento negro tende a se distanciar deste clima de festa que é o Hip Hop postura sistema (e olha aí a ironia, pra quem pirava vendo a negra li no RZO, agora a vê no video show, mostrando sua coleção de chapeus), a discursão é necessária, e creio que este espaõ eh pequeno pra isso, mas deve-se tocar o dedo na ferida! Parabens pela coragem!!!

... ... ... · Anápolis, GO 24/2/2007 15:20
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
... ... ...
 

Correção: O provedor de cultura chamado governo.

... ... ... · Anápolis, GO 24/2/2007 15:24
sua opinião: subir
... ... ...
 

Hip Hop Postura Sistema

... ... ... · Anápolis, GO 24/2/2007 15:25
sua opinião: subir
cavalo_na_chuva
 

você falou certo por linhas tortas. da mesma forma que a cultura negra e o hip hop se confundem, o graffiti se juntou ao hip hop por essa confusão. estamos falando de culturas marginais (não é violência, mas permancer a mercê da sociedade mesmo) e essa margem é um lugar de muita tensão, onde ocorrem muito mais choques culturais do que no centro da cidade. sem a união, o subúrbio jamais emergeria na cultura da cidade, por isso que vimos o graffiti se confundir com o hip hop, o hip hop se confundir com cultura negra, o rap se confundir com o estereótipo "música de skatista" ou "coisa de favelado". os atores sociais se apropriam dessas culturas e fazem uma mistura delas para se afirmarem como cidadão e afirmarem aquela cultura como algo legítimo. niniguém quer roubar nada de ninguém, simplesmente existir. no caminho para o não existir e existir, acaba acontecendo o contato do indivíduo com a cultura e a sociedade. como todos nós somos diferentes, podem surgir muitas "confusões" como essa. o mito nasce quando os veículos de comunicação de massa entram na história. Daí sim os estereótipos são criados.

cavalo_na_chuva · São Paulo, SP 5/4/2007 16:24
sua opinião: subir
GEJO- O MALDITO
 

ola daniel.

legal o texto ,mas so gostaria de destacar uns itens do texto .
taki ,não foi o primeiro writer,taggers,pixador,grafiteiro ou artista plastico . ele foi simplesmente um das centenas de writer que
circulavam por todo EUA . sim, ele pode ser o primeiro writer a aparecer no jornal tymes
. antes dos writer ligados a hip-hop existiam pessoas anonimas que faziam intervençoes em fotos de rua , cabine telefonica ,propagandas ,onibus . ou poetas se expressando . isto pode ser acompanhado em umlivro chamado chalking and drawings street new york de 1932 .


sobre ele ser grego ,nao quer dizer que ele nao era negro .

na grecia existem ate 2 geraçoes de writer ou de pessoas negras GREGAS que saoligadaas a cultura hip-hop . ou seja pai e filho negros ,mas sao gregos .
cultura hip-hop = negros,brancos,amarelos,verdes,azuis,roxos,laranja........



mas firmão , valeu o texto , pois normalmnet niguem toca neste assunto .
valew

GEJO O MALDITO
www.flickr.com/photos/gejo

GEJO- O MALDITO · São Paulo, SP 21/4/2007 14:09
sua opinião: subir
Mano Braz
 

PRA MIN O HI-HOP É UMA CULTURA.E OS NEGROS SE INDENTIFICARAM MAIS COM ESSA CULTURA POR QUE AQUI NO BRASIL POR EXEMPLO TEM O RAP QUE É A TRILHA SONORA DO HIP-HOP E QUE ESTA SEMPRE REPRESENTANDO O NEGRO PELAS LUTAS E CONQUISTAS ATRAVÉS DAS LETRAS RIMADAS PELO MC(MESTRE DE CERIMONIA) EM CIMA DAS BATIDAS SOLTADAS PELO DJ.
O MOVIMENTO HIP-HOP TEM VARIOS TIPO DE DANÇA QUE É EMBALADAS PELOS B-BOY E B-GRILS
O MOVIMENTO HIP-HOP TEM A SUA ARTE VISUAL QUE É O GRAFFIT
E É ISSO O MOVIMENTO HIP-HOP ESTÁ DE PORTAS ABERTAS PRA QUEM SE INDENTIFICAR COM ALGUMAS DAS SUAS ARTES.

Mano Braz · São Paulo, SP 9/11/2007 19:25
sua opinião: subir
Birão Ramin Soul
 

Ei muito legal seu ponto de vista, mais voce esqueceu de cita que o Hip Hop não é americano e sim Jamaicano... vai la traz em 1945 ou 1940 e ve de onde surgiu o hip hop, ok?

Birão Ramin Soul · São Paulo, SP 1/9/2010 15:45
sua opinião: subir
Daniel Tocha
 

Birão, agrdeço pelo comentário. Contudo vou lhe fazer uma observação.
O fundador da cultura Hip Hop sim era jamaicano e não o Hip Hop. Ele fundou a cultura lá em Nova Iorque. E isso foi em 1973. Leia o meu texto "A história da Cultura Hip Hop"
E em relação à Jamaica nos anos 1940/50... o que surgiu na verdade foi a era dos soundystems mais ou menos enqaunto surgia o ska. dos soundsystems surgiu o dub e o talk over.... isso sim pode ter sido influencia para o dj kool herc fazer suas festas em 1973 que originaram o Hip Hop, mas dizer que o hip hop é jamaicano por causa dessa influencia é como dizer que o hip hop é sul americano, já que os bboys tiveram uma forte influencia das musicas latinas e porque maioria dos bboys eram latinos. Ou entao seria como dizer que o hip hop é chinês, porque se influenciou fortemente também em filmes de Kung Fu. Assim como se influenciou.
RESUMINDO: Hip Hop é um cultura nascida nos EUA atraves de pessoas de diversas etnias, cada uma com suas proprias influencias e estilos. Não é negro nem branco. É cultura. Somente isso.

Daniel Tocha · Belo Horizonte, MG 1/9/2010 16:20
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados