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Da necessidade (desnecessária) de retrô nacional

Fernando Mafra
Ladrilhos, copos e mobília barata
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Fernando Mafra · São Paulo, SP
20/4/2007 · 177 · 35
 

No último domingo estava na Av. Paulista com uns amigos depois de sair do cinema. Para comer sugeri que fôssemos ao Burdog, uma excelente e tradicional lanchonete paulistana, como tantas espalhadas pela cidade. Desmotivados pela minha sugestão, tentamos mais dois lugares para variar um pouco, um deles era inexistente e o outro (a padaria Bella Paulista) estava com uma fila quilométrica. Resolvemos então acatar a sugestão de um dos membros do grupo e conhecer a Lanchonete da Cidade, supostamente o melhor hambúrguer da cidade (embora não tenha encontrado essa referência).

Fiquei confuso, já que minha sugestão do Burdog não foi acatada, e o esforço logo se mostrou equivocado pois tivemos que entrar numa fila de espera e em um evento raro meu estômago estava dando nó de tanta fome.

Ao entrar, o choque: O chão era de cacos de ladrilho, daqueles que você coloca nos fundos da sua casa quando o dinheiro acabou; como luminárias, copos furados; o balcão e as mesas eram de madeira com acabamento em esmalte branco; e as cadeiras de ferro e madeira com acolchoamento vagabundo revestidos de plástico imitando couro. Nas paredes fotos de São Paulo no que parece um misto das décadas de 60 e 70 (incluindo a famosa foto da Rua Augusta coberta de carpete).

Olhando o cardápio, logo notei que é impossível alimentar-se por menos de 14 reais. Pedi um sanduíche intitulado Paulistinha, de fato saboroso, mas a carne não estava no ponto que eu pedi; a porção de batatas fritas (que me neguei a comer devido ao preço abusivo) era previsivelmente pequena; já o serviço, bem, esse era demoradíssimo. Comi e quis dar logo o fora dali.

Há algum tempo a quantidade de “casas de hambúrguer” (o que aconteceu com a palavra lanchonete?) em SP aumenta assustadoramente, chuto grossamente que dois terços delas tenham uma temática anos 50. Que aliás não correspondem aos anos 50 brasileiros. Enquanto isso, o hype anos 80, que há muito já rendeu o que tinha, não acaba: tá certo, eu tenho muitas saudades da minha infância, adorava e adoro muitos dos brinquedos e programas dá época, mas tem uma hora que chega.

A tal Lanchonete da Cidade chega agora para cimentar essa onda de retrô eterno que tomou conta da cidade. Finalmente caiu minha ficha, e fiquei realmente perplexo com o quanto as pessoas são trouxas; me desculpem, mas não consigo encontrar outra palavra para descrever-nos, a Lanchonete da Cidade é o ápice. Há diversos locais legitimamente congelados na década de 60, 70 e 80 espalhados pela cidade, vários botecos e lanchonetes, mas garanto que o público do Cidade não tem coragem nem de passar perto. Para que a experiência real se podemos ter a versão limpinha?

Não somos apenas trouxas, somos covardes. Queremos viver algo mas não temos coragem de ter a experiência real, então buscamos o simulacro, é como um vídeo-game cultural. Colocamos a culpa em um fator externo qualquer, como a falta de tempo ou segurança, e corremos para experimentar o máximo da versão plastificada daquilo que falsamente desejamos, e no fim não compreendemos nada.
Estando na tal lanchonete me recordei da cena do filme Ghost World em que as duas personagens principais vão à “mais uma dessas lanchonetes anos 50” e debocham da autenticidade. Sempre que adentro um local estilo anos 50 por aqui me lembro da cena; mas ver aquela mesa vagabunda mais barata que meu sanduíche finalmente me fez compreender a sensação.

Claro que não sou um Indiana Jones culinário/cultural que desbrava qualquer boteco de esquina e encaro um churrasco grego na cara e na coragem. Mas também não me sinto bem brincando de estar em algo que sei ser uma imitação paspalha. É como o bar Favela em Moema, cuja idéia eu considero um insulto.

Eis uma das frases feitas mais chatas do universo, mas que no caso é verdade: “nada se cria, tudo se copia.” É por aí mesmo, vivemos numa situação em que tudo é cercado por marketeiros de todos os lados, cheios de idéias roubadas de outro lugar; e quando um consegue emplacar algo, todos vão atrás. A idéia de fazer algo retrô já não é original por princípio, e os imitadores logo a multiplicam ao insuportável. Estamos em uma constante fase de transição: quando o último termina de copiar a idéia, e todas as opções que temos são iguais, alguém começa algo de sucesso que irá puxar um novo ciclo xerox.

O verdadeiro mérito dos anos 80 e das décadas anteriores (mesmo as mais débeis) foram sua originalidade. Já década 00 ainda há de provar seu mérito em termos de um estilo reconhecível; várias modinhas já passaram e a única que persiste é a do retrô. Daqui a vinte anos, em uma “festa anos 00” teremos músicas do Blitz tocando em um bar estilo anos 50 com garçons fantasiados de Ronnie Von, por enquanto esse é nosso legado.

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