Da pizza de jambu à biopirataria

1
CCorrales · São Paulo, SP
13/3/2007 · 201 · 16
 

Tudo começou quando li no Overmundo sobre um lugar conhecido nacionalmente em Belém, do Pará, por sua pizza de jambu. Fiquei surpresa e feliz. Agora entrei para o rol das pessoas que já ouviram falar de pizza de jambu.

Segundo Vladimir Cunha, que deu a dica no site, esse lugar, "Café Imaginário é também um dos pontos preferidos da turma que gosta de música instrumental e de espaços alternativos em Belém" e é frequentado por "artistas, músicos, jornalistas, artistas plásticos e demais integrantes da fauna boêmia local".

Pra quem não sabe, jambu é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará. Também é conhecida como agrião-do-pará. O jambu é muito utilizado na culinária paraense, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá (ai, que delícia!) e o pato no tucupi.

Que novidade para uma paulista! Adoro tacacá, mas nunca imaginei o jambu como ingrediente de uma pizza. Fiquei louca para experimentar. Morei quando criança em Belém, mas saí aos 4 anos e nunca mais voltei!

Daí, foi um passo para descobrir um pouco mais sobre meu querido jambu e compartilho aqui as informações do site Biopirataria.org:

* A medicina tradicional recomenda suas folhas e flores na elaboração de infusões no tratamento de anemia, dispepsia, malária, afecções da boca (dor de dente) e da garganta e, contra escorbuto, e também como antibiótico e anestésico.
* Existem Patentes sobre o princípio ativo da espécie em nome de companhias japonesas, para produção de cremes cosméticos - máscara facial. No Japão é usada ainda, para proporcionar hálito fresco, em produtos como goma de mascar e creme dental.

Segundo a organização, que considera "questionável a prática de patenteamento de plantas e cultivares tradicionalmente usadas pelas comunidades da Amazônia e o registro de seus nomes como marcas", há também registros por empresas dos EUA (em 1973), Inglaterra (1976) e União Européia (2001).

Apesar da história da biopirataria ter começado nos idos de 1500, com o pau-brasil, essa questão é muito atual e promete muito "pano para manga" no futuro. É uma questão de soberania nacional! Vamos desenvolver essa discussão?

compartilhe

comentários feed

+ comentar
GGama
 

Falar de Belém é bom demais. É diferente.
Queria complementar que a melhor pizza de Jambu que já comi é da Xícara da Silva...maravilhosa!
Além disso já existe a unha de caranguejo com jambu. Pode? coisa de louco!
Agora, provar a rabada no tucupi com jambu é absolutamente inesquecível.

GGama · Belém, PA 13/3/2007 10:55
sua opinião: subir
CCorrales
 

Boas dicas... vou anotar no meu caderninho para quando for a Belém.

CCorrales · São Paulo, SP 13/3/2007 11:26
sua opinião: subir
apple
 

Sobre essa questão da biodiversidade da Amazônia dizem que os livros escolares dos EUA não consideram que a Amazônia seja brasileira...parece que é considerada como um patrimônio mundial... (leia-se que os EUA utilizarão quando melhor lhes aprouver)

Será q é assim? Já ouviram falar?

apple · Juiz de Fora, MG 13/3/2007 13:26
sua opinião: subir
Bruno Rabelo
 

A amazônia é gigantesca. Com muitos problemas estruturais de todos os tipos. A biopirataria vai correr solta por muito tempo. vejam, por exemplo, o Cupuaçu que foi registrado pelos japoneses em 2002. Um absurdo.

Bruno Rabelo · Ananindeua, PA 13/3/2007 15:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
André Gonçalves
 

aqui tem pizza de carne de sol, mas acho que já nao é assim uma novidade...

André Gonçalves · Teresina, PI 13/3/2007 16:00
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
CCorrales
 

Bruno, pelo que li esse site Biopirataria.org foi criado justamente em função do que ocorreu com o cupuaçu. Eles tem uma campanha tipo "o Cupuaçu é nosso".
Aliás, fica o registro, já que estamos fazendo um inventário informal do que tem de bom na região Norte/Nordeste (acrescida pela participação de André): cupuaçu é bom demais.... em creme, em sorvete, em bombom.

CCorrales · São Paulo, SP 13/3/2007 16:08
sua opinião: subir
Bruno Rabelo
 

Será que o cupuaçu japones é bom?????? =)

Bruno Rabelo · Ananindeua, PA 13/3/2007 16:18
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Achei interessante a discussão proposta. Sinto falta disso por aqui. Quem sabe seria o caso de abrir um tópico em algum dos fóruns pra colocar em pauta a questão ambiental (biopirataria incluída).
Abraço e parabéns pelo texto e pela idéia.

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 13/3/2007 16:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Pedro Vianna
 

Realmente a pizza do Café é imbatível. Pra começo de conversa quem criou a receita foi o dono, o artista plástico Simões. Hoje não tem uma pizzaria em Belém que não sirva pizza de jambu, algumas mais requintadas com camarão regional e até camarão rosa. Mas nada tira o charme da pizza do Café, não é só a pizza é o ambiante saca. O café é o mais tradicional bar de malucos da cidade, se bem que já foi bem melhor, mas ainda é um reduto boêmio com direito a muito jazz e música popular de primeira. Eu recomendo...

Pedro Vianna · Belém, PA 13/3/2007 18:52
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
CCorrales
 

Minha irmã geóloga vai ao Pará dentro de alguns dias. Vou passar todas as dicas overmundanas para ela. Obrigada pelos comentários e pelo interesse Abraços a todos.

CCorrales · São Paulo, SP 14/3/2007 23:11
sua opinião: subir
Roberta Carvalho
 

Realmente nada se compara à pizza do Café imaginário... mastigar tomando uma cerpinha e ouvindo jazz e bossa... depois sentir a língua tremer com os efeitos anestésicos do jambu... É bom registrar que tem que ser com molho de pimenta do cheiro e azeite... mas pra adicionar mais lugares que nos aprazem com delícias da região, vale conhecer a Portinha... Como o próprio nome já diz, uma "portinha" no meio do Centro histórico de Belém recheada de delícias... são esfirras, empadinhas e risotos com jambú, salgadinhos com pupunha, doces com cupuaçu, além dos tradicionais tacacá, vatapá, caruru, maniçoba... uma delícia pra encher os olhos e a barriga...

Roberta Carvalho · Belém, PA 16/3/2007 19:45
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberta Carvalho
 

http://www.overmundo.com.br/guia/portinha
http://www.overmundo.com.br/guia/cafe-imaginario

seguem os links dos tais lugares citados.

Roberta Carvalho · Belém, PA 16/3/2007 19:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
CCorrales
 

Maravilha, Roberta!
Morei pequenininha em Belém (saí aos 4 anos) e meu pai era de Santarém. Minhas ligações com o Pará são antigas, mas só fui conhecer o tacacá e o cupuaçu em Sampa, já adulta.
Temos que divulgar mais as coisas boas daí. Bjs

CCorrales · São Paulo, SP 16/3/2007 22:46
sua opinião: subir
Tê Jardim
 


Deu água na boca. Eu só provei a pizza do Xícara, e pra mim já tá bom demais...

Quanto à biopriataria, bem, tenho uma opinião formada ainda sobre bases frágeis, mas que choca muita gente.

Penso, sinceramente, que a culpa é nossa. Sim. Nossa, de quem nasceu no Norte (eu sou de Porto Velho-RO) e não tem a iniciativa de explorar (de maneira sustentável, claro) os nossos tão famosos recursos naturais.

Ao meu ver, é uma questão de comportamento arraigado à natureza ribeirinha, de pescar o almoço na frente de casa e colher o açaí no quintal pra acompanhar.

É compreensível! Com uma sobrevivência tão prática, quem vai se preocupar em desenvolver pesquisas e projetos para melhor aproveitamento de tudo o que a Amazônia nos oferece?

Aí não se pode chorar quando alguém que vem de fora é capaz de enxergar as possibilidades.

Por favor, não estou aqui defendendo atos ilegais, estou apenas colocando que, se não está certo tirar proveito das falhas da nossa segurança, ainda estão tentando agir pelo lado errado. Acredito que seria muito mais efetivo investir em nós como pesquisadores.


Mas ainda 'tô com uma vontade de uma pizza de jambu...

Tê Jardim · Belém, PA 15/4/2007 12:04
sua opinião: subir
CCorrales
 

Tê, acho que independente da diversidade de opiniões, o fundamental é que essa questão seja mais discutida. A maioria da população não está a par da discussão.
Abraços

CCorrales · São Paulo, SP 15/4/2007 13:53
sua opinião: subir
Paulo Almeida
 

A pizza de jambu, invenção do Simões e Cia, já se difundiu tanto que já esteve na Ana Maria Braga, na Ilha de Caras, e é talvez o único prato contemporâneo que já se inclúi no rol dos ditos "pratos típicos" da região...mas a do Café Imaginário continua sendo a melhor de todas, principalmente porque a massa preparada pelo Simões só recebe elogios dos paulistas que experimentam.

Quanto a questões da Biopirataria, uma ação radical e simples para acabar com isso seria quebrar todas as patentes farmacológicas mundiais. Jambú ou Ginkobiloba, se faz bem a saúde, deveria ser acessível a todos.

Paulo Almeida · Belo Horizonte, MG 15/10/2008 13:41
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados