De Arcoverde ao Recife, à Yokohama e Buenos Aires

Projeto Gráfico: Manoela Leão / Ilustração: Lula Marcondes (O Norte)
Capa do CD
1
Caçapa · Recife, PE
23/11/2006 · 162 · 24
 

Localidade de São Domingos, no município de Arcoverde, sertão de Pernambuco: Seu Né, o último remanescente do bando de cangaceiros liderado por Virgulino Lampião, recebe a visita de familiares que acabam de chegar do Recife. Trazem consigo o primeiro CD gravado por Tiné, seu neto-sobrinho – um jovem de classe média educado na capital – e ao soar a primeira faixa do disco, o já idoso Seu Né se levanta da cadeira, se põe a dançar e exclama: “Isso é que é música!!â€

Cerca de seis meses depois de lançado o CD, um produtor musical japonês, Makoto Kubota, em visita ao Brasil com a finalidade de conhecer mais a fundo o carnaval e a música produzidas em Pernambuco, se encanta com o disco e resolve incluir a faixa “Vento Corredor†(composta por mim e por Tiné) na coletânea Nordeste Atômico, Vol.1, lançada no Japão em 2005. Participam da coletânea 13 artistas pernambucanos e 01 paraibano.

Em 2006, a cantora argentina Florencia Bernales, também em visita a Pernambuco para conhecer o carnaval e a produção musical do Estado, descobre o CD já citado e decide regravar a mesma “Vento Corredor†no seu próximo disco que será dedicado à interpretação e à recriação de canções latino-americanas, contemplando compositores consagrados como o venezuelano Simón Diaz e o brasileiro Elomar, mas também abrindo espaço para canções e músicos ainda desconhecidos para além do seu local de origem.

Que CD é esse? Quem é esse Tiné? Você tem razão em estar se questionando, afinal de contas o disco em questão, apesar de relativamente conhecido pelo público da região metropolitana do Recife e da região de Arcoverde, é praticamente inédito no resto do país. E é justamente esta a razão que me levou a escrever este texto: tentar torná-lo um pouco mais acessível ao público brasileiro... e mundial.

..............................................

Este disco nasceu de uma idéia inusitada, imaginada por Tiné, de estabelecer uma parceria entre os nossos ofícios de compositor e arranjador. Partindo das melodias vocais e das letras criadas por ele, escolhi a instrumentação e compus as partes dos coros, das cordas, dos sopros e da percussão, definindo a estrutura formal das canções, de modo que os arranjos se tornassem quase que inseparáveis das composições.

Natural de Arcoverde, mas criado em Recife, Tiné manteve o vínculo afetivo com a sua cidade natal, podendo assim, assimilar a impressionante musicalidade do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, e ao mesmo tempo se aventurar na multiplicidade de informações que a cena musical da capital permite absorver.

Tendo como referência fundamental a tradição musical do sertão (o samba de coco, o baião de viola) e outras formas musicais que lhe são familiares (o choro e o samba, por exemplo), procurei criar uma música que demonstrasse claramente essas influências, ao mesmo tempo em que abrisse caminhos e idéias originais, e até mesmo estranhas a essas tradições.

Um elemento importantíssimo nesse processo foi a técnica de contraponto. Utilizada há séculos por compositores eruditos com extrema complexidade, pois consiste no emprego de duas ou mais melodias simultâneas ao invés do simples acompanhamento, mas também utilizadas em formas populares como o próprio choro, esta técnica possibilita um notável enriquecimento da textura musical e foi o principal método de composição empregado nos arranjos.

Mas tudo isto soaria falso se não ficasse clara a qualidade das composições e o talento dos músicos convidados, revelando amplo domínio e experiência no trato com as formas musicais abordadas aqui. Assim tornou-se possível esse disco, trilhando o caminho da elaboração, sem prejuízo da fluência e da naturalidade tão vitais para a música brasileira.

Caçapa.
Recife, fevereiro de 2004.
Texto extraído do encarte do CD “Segura o Cordãoâ€

.............................................
Muitos ouvintes (inclusive alguns daqueles que admiram o disco) referem-se ao “Segura o Cordão†como sendo um disco de música regional, ou roots, como preferem outros. Acredito que esta classificação, ou rótulo, carrega um tom um tanto pejorativo e reducionista que atrapalha um pouco a justa apreciação do seu valor (ou da sua falta de valor, decida você mesmo!) como obra musical, e talvez até afaste um público em potencial (mesmo que este seja pequeno) em Pernambuco e no Brasil.

É claro que o disco demonstra uma inegável fidelidade ao espírito da tradição musical brasileira, e especialmente a do sertão nordestino; mas também é fato que outros elementos e processos musicais foram fundamentais para o resultado final (fato este que não interfere necessariamente no seu valor artístico, é bom lembrar). Ao lado da força rítmica do samba de coco e do baião, da sonoridade áspera das violas, do modalismo melódico e harmônico, encontra-se a técnica de composição nascida na Europa e que exige consciência e raciocínio no trato com o material musical (o contraponto); encontra-se a idéia (disseminada pelo rock dos anos 60) do ábum conceitual, na qual todas as partes, e até mesmo a ordem das faixas, influenciam no resultado final; encontra-se a utilização de ferramentas digitais fundamentais para o processo de composição dos arranjos: o software para editoração de partituras e a linguagem MIDI para criar as “plantas baixas†e as “maquetes†sonoras apresentadas aos músicos convidados antes das gravações.

E mais importante do que tudo isso: como explicar a indentificação imediata de um japonês, de uma argentina e de um ex-cangaceiro ao entrarem em contato com o disco?

Será que isto é mesmo música regional?

.............................................
Ficha Técnica

Segura o Cordão – Tiné (2004)

01. Mané Bacurau (Tiné)
02. Vento Corredor (Tiné e Caçapa)
03. Grito, Relampo, Trovão (Nilton Jr.)
04. Lula Calixto (Tiné)
05. Festa no Coco (Assis Calixto e Geraldo Lima)
06. Sete Cachorro (Tiné)
07. O Pato (Neuza Teixeira e Jaime Silva)
08. Cobrinha (Tiné)
09. Lavandera (Tiné)
10. Cruzeiro Velho (Tiné)
11. Batalha (Tiné)
12. Um Vento Só (Tiné)
13. Almu'Addin (Hugo Linns)
14. Segura o Cordão (Tiné e Nilton Jr.)

Produção musical e arranjos: Caçapa

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Caçapa
 

A ficha técnica de "Vento Corredor" é a seguinte:

música e letra: Tiné e Caçapa
arranjo: Caçapa
voz e pandeiro: Tiné
voz e violas de 10 cordas: Caçapa
vocal: Maneco
vocal e apito: Nilton Jr.
flauta em sol e flauta baixo: Sérgio Campelo
violão baixo: Hugo Linns
guizos e maracas: Gilson Filho
surdo 16": Sidclei

Caçapa · Recife, PE 21/11/2006 20:43
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
ronaldo lemos
 

Nossa Caçapa, muito bacana o artigo, as fotos e o áudio. Haja curto-circuito etno-musico-gráfico!

ronaldo lemos · Rio de Janeiro, RJ 22/11/2006 00:37
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Caçapa
 

Oi Ronaldo! Muito obrigado!
Aproveito para citar os músicos convidados e os instrumentos utilizados no disco, o que só reforça ainda mais o que o texto sugere:

voz - Maciel Salu e Nilton Jr. (O Pandeiro do Mestre)
coro - Isaar, Alessandra Leão, Karina Buhr (Comadre Fulozinha), Dona Cila do Coco e Maneco.
voz e percussão - Samba de Coco Raízes de Arcoverde
rabeca - Siba
flautim, flauta em dó, flauta em sol e flauta baixo - Sérgio Campelo (do Sagrama)
bandolim, bandola, cavaco e manola - Maíra e Moema Macêdo (Choro Brasil)
violão de 7 cordas - Cláudio Negrão (Sexteto Capibaribe)
violão baixo - Hugo Linns (da banda de Renata Rosa)
caxixis, mineiro, maracas, guizos, baje, queixada, triângulo - Gilson Filho (do Bonsucesso Samba Clube)
surdo 16" - Sidclei (Ticuqueiros e Isaar)


Caçapa · Recife, PE 22/11/2006 11:22
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Caçapa
 

E o disco ainda conta com belas ilustrações do arquiteto e artista plástico Lula Marcondes, nascido e criado em Olinda, mas residindo atualmente em Austin, no Texas...

Caçapa · Recife, PE 22/11/2006 11:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Caramba! Que ótima essa história toda de como foi feito o disco, o caminho todo dos arranjos (tem até contraponto!!), partituras (!) - dá pra fazer o solfejo da voz da flauta ouvindo o mp3! - e as considerações sobre ser ou não ser música regional (talvez seja música regional do mundo!) Acho que nunca fiquei tanto tempo numa só colaboração do Overmundo, hehe. Muito bacana.

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 22/11/2006 18:40
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Esso A.
 

É isso aí!
Viva a cultura pernambucana-nordestina-brasileira!
Viva a cultura dos nossos quintais universais.

Esso A. · Natal, RN 23/11/2006 21:28
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Caçapa
 

Pessoal do Overmundo, tenho uma dúvida: porque a diagramação do texto ficou com esse espaço vazio, se na fila de edição ele não estava assim? Tem jeito? Agradeço a atenção.

Caçapa · Recife, PE 23/11/2006 23:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Missionario Jose
 

esse disco é, sem medo de errar, uma aula!
caçapa, tu já parou pra ver alguma coisa - ou de repente já recebeu - sobre os direitos das vendas e execução lá no japão? eu outro dia tava olhando o NE atômico 1 e fiquei pensando nisso, se a nossa merreca chega até a ubc, e se não chega, onde foi que ela parou...
acho que uma discussão que a gente poderia ter aqui ou em outro canto do overmundo é essa: se por um lado a gente tem a rede pra disponibilizar nossas músicas, como é que a gente faz pra se organizar receber sem problemas os direitos das coisas que a gente licencia pro exterior?

Missionario Jose · Olinda, PE 24/11/2006 11:44
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Kuja
 

incrivelmente bem produzido!

Kuja · São Paulo, SP 24/11/2006 12:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Caçapa
 

Valeu, Zé!
Sobre a arrecadação dos direitos: os artistas (que muitas vezes são os próprios produtores fonográficos) receberam um pagamento pelo licenciamento das faixas incluídas na coletânea Nordeste Atômico Vol.1, relativo a uma tiragem de 20.000 discos. Ou seja: não é referente aos direitos autorais e conexos, trata-se de um valor destinado ao "dono" de cada fonograma (ou faixa). Quanto ao direito autoral, ele pode ser dividido em direitos fonomecânicos (sobre a venda) e direitos de execução pública (quando a faixa é veiculada no rádio, televisão...). Eu sou associado à UBC (União Brasileira dos Compositores) que fica encarregada de recolher, através de um convênio com a JASRAC do Japão, os direitos de execução pública. Já os direitos fonomecânicosm, se não me engano, podiam ser recolhidos através da ADDAF (antiga Associação Defensora de Direitos Artísticos e Fonomecânicos), que também tinha um convênio com a JASRAC; mas parece que a situação mudou! Se eu estiver errado alguém me corrija, por favor.
Até o momento não recebi nem direito de execução nem direito fonomecânico... mas isso é responsabilidade dos músicos (que devem correr atrás) e não de Makoto Kubota (o produtor da coletânea).

Caçapa · Recife, PE 24/11/2006 13:34
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Caçapa
 

Obrigado, Kuja!
Uma dica para os que curtiram o nosso trabalho: dêem uma olhada no texto Brincando com os tambores, escrito pelo jornalista paraibano Ricardo Anísio sobre o novo CD de Alessandra Leão, do qual também participo como arranjador, produtor musical e violeiro.
Um abraço.

Caçapa · Recife, PE 24/11/2006 13:45
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Oi Caçapa, acho que já está resolvido... Foi porque você botou vários pontinhos separando as partes do texto. O que não entendi é que nas filas tava tudo direitinho, né, só quando entrou mesmo no site é que aconteceu isso... Mas enfim, tá tudo certo agora!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 24/11/2006 16:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Caçapa
 

Obrigado, Helena! Agora ficou bem melhor!
O que você acha dessa idéia das partituras? Fiquei pensando em disponibilizar alguns arranjos meus no banco de cultura, associando as partituras com arquivos de áudio. Sei que muita gente não se interessa, mas sinto, há muito tempo a necessidade de compartilhar essas informações...

Caçapa · Recife, PE 24/11/2006 19:30
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Roberto Maxwell
 

O Kubota-san tem sido um dos maiores divulgadores da recente musica brasileira aqui no Japao.

Roberto Maxwell · Japão , WW 27/11/2006 04:01
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Rica P
 

Bom demais! Quero comprar! Tem aqui em sp? Qual o nome do selo? De repente na Pop's dá pra encomendar...

Rica P · São Paulo, SP 28/11/2006 02:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Alessandra Leão.
 

Olá Rica,
Tem um pessoal do Projeto Phormiga que tá vendendo o CD de Tiné e de outros artistas de Pernambuco, ai em São Paulo.
http://www.entrecantos.com/phormiga/

Alessandra Leão. · Recife, PE 28/11/2006 10:26
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Rica P
 

Obrigado! Tem mais coisa boa por lá, hein? Tenho o do Sergio Cassiano e o Responde a Roda, são demais...

Rica P · São Paulo, SP 28/11/2006 11:47
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Luisa Pitanga
 

Um dos cds mais lindos que já ouvi, agora só falta o show...beijos e parabéns!

Luisa Pitanga · Rio de Janeiro, RJ 29/11/2006 23:05
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Caçapa
 

Valeu, Luisa, Rica e Roberto.
Uma correção: a localidade de São Domingos faz parte do município de Buíque - também no sertão de Pernambuco - o qual é vizinho do município de Arcoverde.

Caçapa · Recife, PE 1/12/2006 12:03
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Duda Quadros
 

Querido Caçapa, PARABÉNS! este trabalho com Tiné é a prova da universalidade do imaginário cultural de nosso povo que, sem perder a contribuição da contemporaneidade assimilada, tem por fundamentação o profundo respeito e a ligação umbilical com as referências ancestrais presentes no trupé, no baião de viola, no toré... Sinto-me extremamente orgulhoso de ser teu amigo e irmão! Beijo no coração!!

Duda Quadros · Fortaleza, CE 28/12/2006 11:07
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Caçapa
 

Olá, Duda!
Muito obrigado pelo carinho e compreensão!

Quem se interessou pelo trabalho pode acessar as páginas de Tiné e Caçapa no site MySpace e ouvir outras faixas do CD Segura o Cordão.

Caçapa · Recife, PE 29/12/2006 12:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Parabéns Caçapa!!! Muito boa a matéria, informações relevantes demais! Reflexões inteligentes! Ainda bem que achei essa matéria sem querer... não ví na época em que foi publicada!
Agora dá licença que vou lá ouvir as outras faixas...
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 9/2/2007 17:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Circus do Suannes
 

Caro Caçapava. Gostei muito do teu texto. Parabéns.

Circus do Suannes · São Paulo, SP 30/7/2008 19:16
sua opinião: subir
Jadier
 

O CD do Tiné me foi apresentado por uma professora em Brasília. Achei o CD fantástico do começo ao fim. Os arranjos são incríveis, as letras fantásticas, enfim, é uma grande obra da música nordestina. E porque não dizer mundial! Recomendo a todos!

Jadier · São Gonçalo, RJ 25/8/2009 14:50
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Tiné zoom
Tiné
Arranjo de Vento Corredor: parte das vozes principais (1a. página) zoom
Arranjo de Vento Corredor: parte das vozes principais (1a. página)
Arranjo de Vento Corredor: parte das flautas (1a. página) zoom
Arranjo de Vento Corredor: parte das flautas (1a. página)
Arranjo de Vento Corredor: parte das violas (1a. página) zoom
Arranjo de Vento Corredor: parte das violas (1a. página)
Capa do CD Nordeste Atômico, Vol.1 (Japão, 2005) zoom
Capa do CD Nordeste Atômico, Vol.1 (Japão, 2005)

áudio

Vento Corredor (Tiné e Caçapa)

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados