Diários da 30ª Mostra - Dia 2

Fernando Mafra
A fila ofendida do Cine Bombril
1
Fernando Mafra · São Paulo, SP
29/10/2006 · 101 · 4
 

Sábado 21 de Outubro de 2006

Logo que decidi comprar o passe de 20 filmes eu pensei "Eu merecia ganhar a programação e o catálogo. Já torrei uma grana no passe, o mínimo que podiam fazer é me dar isso." Pois bem, na fila para pegar ingressos do dia seguinte descobrimos que tínhamos de fato direito à programação e um poster, e os coletamos devidamente.

Filme 1 - Dias Gelados. Cine Bombril. 14:10

Como não tinha reservado ingresso, peguei a fila da bilheteria normal. Uns amigos apareceram e pediram que pegássemos ingressos para eles. Totalizando duas pessoas pegando quatro. Fôssemos dois casais de namorados, ninguém veria problema, entretanto as pessoas imediatamente atrás ficaram enfurecidas, mas como sempre ocorre nessas situações, não falaram conosco, falaram para o ar. Como não estavam falando comigo, eu não ouvi. Provavelmente chamaram alguém de mau-educado, de cult, falaram algo sobre os pobre-coitados que têm que comprar ingressos (estranho, eu paguei pelos meus).

Esse lance de cortar a fila é meio um dilema pra mim, eu geralmente não ligo. Mas olha o abuso: o cara na minha frente comprou cinco ingressos .

Depois do almoço, minha primeira visita ao Cine das mil e uma utilidades. E foi uma reação mista. O café é bom, e um preço legalzinho, 1.40. Bem mais barato que no Vienna na entrada do Conjunto Nacional. Entretanto, os direitos dos não-fumantes não são observados já que eu e umas outras pessoas fumamos ao lado de uma placa de proibido.

A sala em si tem poltronas fantásticas, largas e macias e com um descanço de braço sensacional, o defeito fica no encosto da cabeça que te projeta pra frente. Já a projeção foi problemática. Em dado momento o filme passou uns belos minutos fora de foco. Strike 2 para o Bombril.

Encontrei vários conhecidos, inclusive meu primo e sua mulher em momentos completamente distintos.

Depois do filme há tempo suficiente para uma esticada até a Galeria do Rock e aquela ao lado que não me lembro o nome, mas que tem as lojas boas de CD (sem propaganda!).

Filme 2 - Fica Comigo. Cinemateca. 20:30.

Há uma pequena corrida pela cidade para pegar os ingressos dessa e da próxima sessão e buscar a namorada do meu amigo. Na Cinemateca, a mulher logo atrás fica preocupada por não ter credencial para comprar ingressos, e explica com um forte sotaque chinês que é estrangeira. Chegamos sãos e salvos à sessão, e a tempo de mais um cafezinho. Mesmo preço do Bombril mas com direito a açucar mascavo e canela.

Além disso, há um outro charme na Cinemateca (mesmo sob reforma). Pra quem não sabe, o lugar costumava ser um matadouro, o prédio é bonito e não tem nada de modernoso (um contraste à sala Bombril), com exceção do banheiro, que é um dos banheiros mais legais que já usei.

Infelizmente, a sala é pequena, e as poltronas só tem a vantagem de estarem bem conservadas. Nenhum problema na projeção. Já o público conseguiu ser o pior até agora: um grupinho atrás de mim fazia comentários idiotas, e no começo da sessão um deles fez uma ligação(!).

Filme 3 - The Punks Are Alright. Sala Uol. 23:50.

A Sala Uol tem dois grandes problemas. Primeiro, é uma das grandes isoladas da mostra, um lugar meio chato de chegar, na boca da Vila Madalena - especialmente problemático em um sábado à noite. Mas tivemos sorte e ainda dava tempo de fazer uma boquinha. Surgiu então o segundo problema: quase não há lugar decente imediatamente perto. Andamos alguns quarteirões para comer uns churrasquinhos até que apetitosos.

A vantagém da sala é o seu tamanho: enorme. Nada de modismos stadium, mas nada de visão ruim também. Não havia muita gente, e gostei do filme. A boa surpresa no final foi a presença do diretor Douglas Crawford que respondeu a algumas perguntas. Depois, posou para uma foto e pediu que eu mandasse minha crítica overmundiana a ele, e-mail que estou devendo ainda, aliás.

A noite terminou por volta das duas da manhã, quando começa a postagem aqui e mais uma vez durmi o ao som dos pássaros madrugadores.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Mi [de Camila] Cortielha
 

Rola de linkar os espaços de São Paulo... Às vezes até no Guia daqui tem!

Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 26/10/2006 12:36
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Arianne Pirajá
 

que legal. é foda quando certas pessoas que vao assistir coisas [sejam elas filmes, espetáculos ou palestras] não se tocam e agem dessa forma. já vi tanta coisa em platéia de teatro. e é porque tenho pouco tempo de frequência...
bom, brigada pela dica sobre colocar o texto no banco de cultura. acabei de entrar no overmundo e não sei bem como funciona, enfim... segui seu conselho.
:)
abraços.

Arianne Pirajá · Teresina, PI 28/11/2006 04:02
sua opinião: subir
Arianne Pirajá
 

ah. quando as letras, é que eu sempre escrevo assim mesmo, tudo minúsculo no meu blog e eu soh copiei e colei ele aqui! heheh.
acho mais rápido. e bonitinho. ;P
mas coloquei tudo certinho com letras maiúsculas e tudo mais no b. de cultura.
bjs

Arianne Pirajá · Teresina, PI 28/11/2006 04:04
sua opinião: subir
Arianne Pirajá
 

hehe. ok.
mas essa coisa de postar um arquivo quando for pôr algo no banco de cultura pra que serve mesmo? não corre algum risco de usarem meu texto pra algo que eu nao saiba o que é?
bom. só essas dúvidas. prometo que não pergunto mais nada! hehehehe

Arianne Pirajá · Teresina, PI 28/11/2006 15:01
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Toque nostálgico no moderno Bombril: Cortinas escondem a tela completamente. zoom
Toque nostálgico no moderno Bombril: Cortinas escondem a tela completamente.
Cinemateca: Longa fila para sessão lotada. zoom
Cinemateca: Longa fila para sessão lotada.
Cinemateca: A suposta chinesa também ficou atrás de mim na fila para entrar. zoom
Cinemateca: A suposta chinesa também ficou atrás de mim na fila para entrar.
Sala Uol: Douglas Crawford muito simpático. zoom
Sala Uol: Douglas Crawford muito simpático.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados