Diários da 31ª Mostra - Dia 3, o Dia do Frei

Sony Pictures Classics, Amir Bar-Lev - Divulgação
Marla trabalhando
1
Fernando Mafra · São Paulo, SP
28/10/2007 · 77 · 2
 

O dia começa com mais um atraso, dessa vez por pura falta de organização própria. O que me leva a perder o início de

Nanking - Unibanco Arteplex 13:30

Mas isso não me causa danos, chego pouco antes da queda de Pequim, neste documentário americano sobre o massacre de Naking durante a segunda guerra. Considerando que o último filme de ontem (Lust, Caution) se passa na China já ocupada mostrando seu movimento de resistência, esse torna-se um ótimo fechamanto para o assunto, colocando o tenebroso pano de fundo para o cenário histórico.

No ano passado assisti "A Última Bomba Atômica", documentário sobre os sobreviventes de Hiroshima, e agora vejo outros efeitos devastadores da guerra, como os japoneses como agressores. Assim como o de Hiroshima, um dos melhores da minha Mostra, com nota 4.

Longe Dela - Unibanco Arteplex 15:10

Sendo o filme na mesma sala, eu poderia ter ficado por lá mesmo e garantir um lugar melhor. Mas as necessidades básicas da vida me forçaram a deixá-la e enfrentar a fila novamente com alguns amigos e conhecidos - enquanto esperávamos para entrar fico sabendo que a cópia de "Glória ao Cineasta" ficou presa na alfândega e não chegou à tempo da seção de hoje, e comecei a temer por minha primeira seção de amanhã.

Um filme sóbrio e complexo, mais parado, mas de excelente qualidade, da estreante como diretora Sarah Polley (também conhecida como a menininha das "Aventuras do Barão de Munchausen" - de Terry Gilliam), também nota 4.

Pintora aos 4 Anos - Unibanco Arteplex 17:00

Mesmo lugar outra sala. Um documentário sobre uma pintora prodígio que fascinou o mundo da arte até ser teoricamente desmascarada por uma reportagem televisiva. Além da garota e sua família em si, o filme discute também os conceitos de arte, a fascinação das pessoas por crianças prodígio e seu próprio papel como registro fiel da realidade. O filme envolve, tanto que a platéia reagia vividamente aos acontecimentos; mas pessoalmente gostaria de ver mais sobre os assuntos ligados aos acontecimentos. Ainda sim muito bom, nota 4 também.

Assim como ontem, hoje incidentalmente criei um padrão: Frei Caneca. O que tem sua forte dose de praticidade, já que não preciso ficar me deslocando.

Antes de encerrar as atividades dei um pulo na Central da Mostra para pegar os ingressos de Quinta e investigar os rumores sobre "Glória..." - não eram infundados, mas na hora que perguntei o filme já havia chegado, um alívio.

Quinta-feira também será um dia Frei Caneca, veremos como se porta.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Higor Assis
 

Ninguém ganhou mais que 4 ainda

Higor Assis · São Paulo, SP 25/10/2007 09:47
sua opinio: subir
Fernando Mafra
 

Ao mesmo tempo estou generoso e pão duro. Ando dando várias notas boas mas até agora ninguém atingiu seu máximo potencial. Nao pra mim pelo menos ;)

Fernando Mafra · São Paulo, SP 27/10/2007 19:50
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados