Olá ,pessoal,
Compartilho as dicas de cinema da minha coluna mensal na revista Hype. Visitem-me: http://papopop.net
valeu!
De olhos abertos
O diretor Fernando Meirelles desagradou até José Saramago em alguns momentos da adaptação de Ensaio Sobre a Cegueira. Corajoso, imprimiu sua própria visão à história de uma epidemia de cegueira que coloca à prova todos os valores da civilidade humana. Tudo se passa em uma cidade qualquer de um paÃs aleatório. Mas, na tela, é possÃvel reconhecer pelo menos São Paulo e Nova Iorque.
Dentre tantos cegos, a personagem de Juliane Moore é misteriosamente a única que vê e que passa o filme todo se dedicando religiosamente a garantir a sobrevivência alheia. E percebe, assim como o espectador, que muitas vezes a linha que separa a racionalidade da irracionalidade é muito tênue. Saramago, que bem sabe disso, criou mesmo uma das mais geniais metáforas da sociedade contemporânea.
Valores perdidos
Tire suas próprias conclusões sobre o que é fantasia e o que é realidade em Labirinto do Fauno. Em meio à luta armada entre guerrilheiros e partidários do general Franco, surge a imagem de Ofélia, uma doce criança que descobre um universo de seres mÃticos que podem salvá-la do sofrimento de ser maltratada pelo padrasto e da ausência de sua mãe.
A fábula de tom polÃtico de Guillermo del Toro nos ensina que os sonhos ingênuos de uma criança podem atenuar a dura verdade da guerra e das tragédias pessoais. A direção de arte é bela, com influências surrealistas. Contrasta com a tristeza da história que homenageia os valores de fé e pureza ao mesmo tempo em que evidencia o sofrimento do povo espanhol em anos de chumbo.
Passe Livre
Pode ser que você não goste de Linha de Passe. O novo filme de Walter Salles é mesmo meio monótono, mas cumpre o papel de documentar o dia a dia de uma tÃpica famÃlia da periferia paulistana. Estão lá a personagem da mãe solteira, que deu uma Palma de Ouro em Cannes à atriz Sandra Corveloni, e quatro filhos, entre eles Dario, o jovem que sonha em ser jogador de futebol e é interpretado por Vinicius de Oliveira, aquele menino de Central do Brasil revelado por Salles em 1998.
A maior graça do filme é a forma menos pretensiosa de explorar o tema preferido do cinema nacional. São histórias de vida que mostram que a superação e o fracasso podem estar mesmo muito próximos. O que vale, afinal, não é o esforço? Pessimista, talvez, mas revelador.
Diego,
Sou obrigado a dizer que está equivocado quando afirma que Saramago não gostou. Ele próprio afirma isso no "making off" quando o Meirelles assiste a pré-estréia ao lado do autor em Lisboa. A reação de Saramago e as rápidas crÃticas feitas no próprio cinema foram gravadas por algum membro da equipe do cineasta. Nervoso e ansioso, o cineasta pergunta ao escritor o que achou do filme e este responde prontamente que gostou e que o filme passa bem a mensagem do livro. No mesmo documentário Meirelles afirma que preocupou-se com as "exigências" de Saramago quanto ao cenário, idioma e atores. Saramago pediu que a cidade fosse uma mistura de São Paulo, Santiago, Lisboa e Nova Iorque. Pediu também que o idioma fosse universal para que a mensagem chegasse à todos facilmente. Sobre os atores fosse de diversas nacionalidades. Meirelles atendeu a todos os pedidos.
Eu não assisti os outros filmes que indicou. Vou assistir e depois te procuro pra discuti-los. hehehe
Abração!!!
Excelentes as suas dicas e trabalho bem feito. Abraços.
Juscelino Mendes · Campinas, SP 29/11/2008 23:16
Parabéns pelo trabalho Diego.
Já assisti Labirinto de Fauno, realmente é um bom filme. Com certeza irei assistir os demais.
Abraço!
Assistà "Ensaio sobre a cegueira". As cenas do "presÃdio" onde a população é confinada são pesadas, Fernando não nos poupou. Mas foi brilhante! Não há como não fazer uma reflexão que somos todos iguais diante das misérias humanas. Excelente.
crispinga · Nova Friburgo, RJ 30/11/2008 11:14Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!