Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Digga that groove

1
Jorge Rocha · Belo Horizonte, MG
22/11/2007 · 120 · 10
 

Agora vai ! Depois de um tanto de pesquisa, trabalho, reuniões de pauta e técnicas, finalmente foi lançado o primeiro site acadêmico sobre Jornalismo Colaborativo, chamado Digga. O lançamento oficial ocorreu no dia 14 de novembro, no terceiro dia do V Seminário sobre Convergência Digital e Cibercultura, na Universidade Fumec - oficial porque a bagaça já estava no ar, em um período de testes; uma espécie de "o ensaio é aqui". Apresentar Digga ao distinto público ficou a cargo de Felipe Torres, Mariana Celle e Ana Paula Condessa - os dois primeiros, bolsistas do projeto de pesquisa que desembocou no site e a última, bolsista do projeto de extensão que realiza os seminários. Sim, tudo se liga, o universo é uno - não estamos a falar de conexões por aqui, ô ?

Mas, dirão os detratores - porque este sempre existirão e, ai ai, se reproduzem -, pra que outro site de Jornalismo Colaborativo, meu Deus ? E eu lhes respondo, distribuindo bofetadas aos borbotões: leiam aqui, relapsos, e entendam que tratamos, neste site, "a implementação do Jornalismo Colaborativo como prática e objeto de estudo". E, por entendermos que é preciso também mostrar aos alunos de Comunicação Social a importância das práticas jornalísticas colaborativas, a matéria especial que se encontra no ar fala justamente sobre Jornalismo Colaborativo - divididas aqui e acolá.

O que ganhamos com isso ? Primeiro: a pesquisa - que se encontra em seu segundo ano - evidenciou formas de o jornalista lidar com audiência em um processo colaborativo, portando-se como o que chamamos de "cartógrafo da informação". A seguir, elaborou categorias de análise para avaliar de forma os processos colaborativos ocorrem, de modo a orientar a função wejornalística voltada à colaboração. E foram este processos que definiram a formatação de Digga: um site de experiências webjornalísticas que procura provocar - em vários sentidos - o trabalho conjunto entre equipe de redação e audiência.

E estamos somente começando.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Roberto Maxwell
 

Jorge, que tal buscar os envolvidos no trabalho para uma entrevista sobre o processo de construção do portal, as tecnologias...

Roberto Maxwell · Japão , WW 20/11/2007 01:44
sua opinião: subir
Jorge Rocha
 

gracias, roberto. a moçadinha aí citada já está escrevendo seus proprios depoimentos para postar aqui. um abraço.

Jorge Rocha · Belo Horizonte, MG 20/11/2007 02:00
sua opinião: subir
Mi [de Camila] Cortielha
 

Jorge, o Digga é muito legal. Tem um probleminha no primeiro link "aqui", que leva pro perfil; falta um "b" em "webjornalística"; e tags nesse artigo aí: jornalismo-colaborativo, no mínimo!

beijos da Mi

Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 20/11/2007 07:39
sua opinião: subir
Saramar
 

Parabéns e sucesso nesta empreitada.
Seu texto está ótimo.
Agora vou lá ver o Digga.

beijos

Saramar · Goiânia, GO 20/11/2007 12:34
sua opinião: subir
leandroDiniz
 

o link ta quebrado?

leandroDiniz · Niterói, RJ 22/11/2007 22:44
sua opinião: subir
Psychojoanes
 

esse site da fumec tá bichado.

Psychojoanes · São Domingos do Prata, MG 22/11/2007 23:35
sua opinião: subir
Atila Naddeo
 

Olá Jorge. Pode até ser bom...mas é impossível conferir...Para mim, todos os links estão quebrados. Tentei acessar várias vezes. Verifique e nos informe. Abração.

Atila Naddeo · Brasília, DF 23/11/2007 07:22
sua opinião: subir
Mah Caldeira
 

Ué gente, o site é www.digga.fumec.br

Adorei a iniciativa! =)

Mah Caldeira · Belo Horizonte, MG 23/11/2007 19:37
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Jorge Rocha
 

conferindo: dias 23 e 24. todos os links em funcionamento. nenhum problema observado.

Jorge Rocha · Belo Horizonte, MG 24/11/2007 08:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
LAILTON ARAÚJO
 



VOTEI NO TRABALHO...


AMIGOS E AMIGAS...

Para o bem do OVERMUNDO

E da liberdade do autor – leiam:

http://www.overmundo.com.br/overblog/tirem-do-ar-moleques

http://www.overmundo.com.br/forum/debate-geral-o-que-e-cultura

Desculpem! Foi necessário!

Grande abraço!

Lailton Araújo

LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP 25/11/2007 18:25
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados