Direitos Animais uma questão política e ética

1
Preto Velho · Belo Horizonte, MG
21/10/2006 · 109 · 21
 

Parece que a questão dos direitos animais está começando a ter mais relevância política. O Jornal Le Monde Diplomatique famoso pelo seu posicionamento crítico ao neoliberalismo, tem reservado um espaço nas últimas edições para direitos animais e atualmente está publicado no site o dossiê "Libertar os animais, reumanizar a vida".

Resguardadas devidas críticas ao movimento “antiglobalização” da ATTAC, grupo que tem pessoas em comum com o Jornal, esse fato é de extrema importância. Somente quando o veganismo (dieta e filosofia que prega a não-violência com animais) e os direitos animais forem encarados com semelhante seriedade que é encarado, por exemplo, os direitos humanos que poderemos pensar em abolir a atual situação em que (sobre)vivem animais não-humanos. Interessante pensar que algum tempo atrás toda e qualquer discussão envolvendo animais estava ou ligada apenas à ecologia ou a um “gostar de animais”, que bom que isso está ganhando novos horizontes.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Marcelo Uchoa
 

Rapaz!!!!!!Assisti ao documentário "A carne é fraca".....fiquei chocado com as cenas que desconhecemos.........por trás do bife do almoço...........Precisamos urgentemente rever nossos hábitos.............. Valeu o link...............

Marcelo Uchoa · Aracaju, SE 17/10/2006 19:54
3 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Hellbaby13
 

É importante que as pessoas conheçam do assunto e assim reflitam.

Hellbaby13 · Belo Horizonte, MG 19/10/2006 22:06
3 pessoas acharam til · sua opinio: subir
apple
 

Existe o conceito de cadeia alimentar. Nas cadeias alimentares, o vegetal está na base, depois vem o animal que se alimenta da planta, o animal que se alimenta do primeiro animal, o animal que se alimenta do segundo animal.

Então, veja bem, é natural que um animal se alimente de outro.

O ponto crítico do homem em relaçâo 'a natureza é que o
homem valendo-se de sua inteligência avança de forma gananciosa e astronômica sobre a natureza...

apple · Juiz de Fora, MG 21/10/2006 10:45
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Preto Velho
 

Cris,

O conceito d cadeia alimentar é muito simples, existem seres autótrofos (que geram sua própria energia), serem consumidores e seres decompositores. Nós, animais humanos, somos seres consumidores, ou seja, não fazemos fotossíntese. Bem, ser vegetariano(a) não é fazer fotossíntese e sim consumir produtos de origem vegetal.

Como deve saber, somos onívoros e não carnívoros. Já é de longa data provado que o vegetarianismo é uma dieta possível para humanos e até incentivada. Não sou eu que está dizendo que o vegetarinismo é bom e deve ser recomendado, são organizações não-vegetarianas e mundialmente respeitadas como a American Heart Association (AHA), Food and Drug Administration (FDA), Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Kids Health College of Family and Consumer Sciences (Universidade da Geórgia) e a Associação Dietética Americana (ADA).

Sobre o conceito de natural, é uma longa discussão. Primeiro que não acho natural o genocídio animal, muito menos da forma industrial que vem sendo cometido. E segundo, não vivemos em situação natural para nos proclamar que comendo carne cheia de hormônios, herbicidas, pesticidas, dioxinas e antibióticos estamos seguindo a natureza. Isso é simplista.

O problema para mim é simples. E começou com o antropocentrismo e o especismo. Os homens e mulheres se colocando como tiranos sobre o planeta terra, escravizando outras etnias e espécies. Leia um pouco sobre o "outro lado" da história, eu recomendo:

Sítio Vegetariano
Terráqueos

Abraços

Preto Velho · Belo Horizonte, MG 22/10/2006 10:38
3 pessoas acharam til · sua opinio: subir
shiron
 

mais espaço pros animais! eh!

shiron · Belo Horizonte, MG 23/10/2006 12:30
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
apple
 

Lógico que o conceito de cadeia alimentar é simples, mas não devemos complicar se não houver necessidade. Ao falarmos de forma simples é vantajoso para o processo comunicativo
porque nos fazemos compreender com mais facilidade.

Evidente que os seres componentes de uma cadeia alimentar são produtores, consumidores ou decompositores... Não há duvidas! Por favor, não falemos de teia alimentar porque não existe necessidade na presente discussão.

Repito que o consumo de carne é natural porque os animais servem de alimentos para outros animais. Além disso, como você mesmo disse somos historicamente onívoros: consumimos de tudo!

Você pode abster-se de produtos de origem animal. Entretanto terá que entender mais sobre nutrição do que as pessoas que nâo desejam fazer essa exclusão alimentar.

Não só os animais, mas também os vegetais chegam aos centros consumidores com altos indíces de compostos quÍmicos (inseticidas, fungicidas, herbicidas).

apple · Juiz de Fora, MG 23/10/2006 21:36
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Preto Velho
 

Cris,

Não sei se entendi seu comentário sobre a cadeia alimentar, devo ter te interpretado mal, me desculpe. Deixo minha réplica nesse ponto quanto a "naturalidade" de se comer carne. Você está querendo dizer que é natural comer carne pq ALGUNS animais comem ALGUNS outros animais? Note, que são ALGUNS e não todos. Mesmo que fossem todos, não veria isso como um argumento, dizer que existe uma coisa na natureza não justifica os nossos atos. Para isso pegue o exemplo do infanticídio e canibalismo, muitos animais praticam esses atos e nem por isso comemos uns aos outros ou matamos nossos filhos.

Note que dizer que a carne contém índice muito mais alto de elementos inorgânicos e tóxicos que qualquer vegetal não é meu argumento central e sim um "algo a mais" para nossa discussão.

Resumindo: se comer carne significa morte e tortura de animais não humanos e se ALEM DISSO carne faz mal para a saúde. Então, eu concluo que é antiético essa prática. Mas, isso é algo novo na vida da maioria das pessoas. É uma mudança de COMO VIVER e não só de COMO PENSAR, então entendo perfeitamente seu lado de relutante quanto a idéia. Mudar um hábito tão arraigado e defendido pela nossa cultura é quase que nadar contra correnteza, mas se nós concluirmos que é injusto, então devemos considerar a mudança. É de pessoas como vc que o destino de animais dependem...

Preto Velho · Belo Horizonte, MG 25/10/2006 14:53
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
apple
 

Preto Velho,

Discordo totalmente da comparação entre canibalismo e hábitos carnívoros... não tem a mínima proximidade estatística.

Ah! E a natureza tem estabilidade com a presença de predadores. Retire um para você ver a desordem que ocorre no ecossistema considerado...

apple · Juiz de Fora, MG 26/10/2006 00:01
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Preto Velho
 

Cris,

Vc precisa de proximidade estatística? A grande maioria dos animais é poligâmico. Então é natural ser poligâmico? É muito perigoso dizer que tal coisa é natural pq ocorre com outros animais. Por outro lado os grandes primatas, familia a qual os seres humanos participam, são em sua maioria herbívoros. Se eu tentasse justificar por essa lógica eu tbm teria éxito e não chegariamos a uma conclusão.

O desequilibrio que o planeta vive é absurdo. Uma das maiores causas é o consumo de carne. 80% da Amazônia está sendo destruída para pecuária e plantação de soja, que onde 100% do seu farelo é utilizada para pasto de "animais de consumo". Se comer carne ajudaria a equilibrar? Não acredito mesmo. Olhe o último relatório da soja que o Greenpeace fez.

Abraços

Preto Velho · Belo Horizonte, MG 26/10/2006 11:13
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
Preto Velho
 

O LINK CORRETO.

Preto Velho · Belo Horizonte, MG 26/10/2006 11:35
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
apple
 

Preto Velho,

Se é natural ser poligâmico? Veja bem! O ser humano tem uma série de sentimentos, dentre os quais podem estar o ciúme, a insegurança, ...

Além disso, quanto maior o número de parceiros sexuais, maior é a chance de propagação de doenças venéreas. Isso é ruim para a pessoa envolvida diretamente na questão e também para a sociedade. É dia sem trabalhar, gasto público com saúde, hospitais cheios, ...

Ah, sim! Questão do homem impactar demais a natureza é verdade...

apple · Juiz de Fora, MG 26/10/2006 19:50
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
apple
 

Preto Velho,

Tem o seguinte colega: para falarmos sobre a Amazônia temos que trabalhar melhor alguns pontos, como a extração de madeira.

Se a pecuária precisa de mais área do que a agricultura? Em princípio, diria que sim. Mesmo que indiretamente...

Planta é base de cadeia alimentar, gado já não é... E tem perda de energia de um nível trófico a outro... A energia da planta não é inteiramente incorporada no gado. Mais para a frente tem mais perda de energia do gado para nós.

Por isso que as cadeias alimetares não possuem muitos níveis tróficos! A dissipação de energia impede...

apple · Juiz de Fora, MG 26/10/2006 19:58
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
apple
 

Preto Velho,

Você acha que as pessoas conseguem equilibrar suas dietas apenas com vegetais? Digo na prática, logicamente...

apple · Juiz de Fora, MG 26/10/2006 20:01
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Preto Velho
 

Cris,

Que bom que estamos chegando a vários pontos conclusivos ou pelo menos conseguimos esclarecer nossos pontos!!! Fico feliz.
Então vai novas respostas por ordem:
- Por isso que acredito que não basta seguir o "natural", temos que usar nossa porção cognitiva para tomar decisões que vão muito além de "instinto". (apesar de q não concordo com a idéia de ser "natural" comer carne)
- Para implantação da pecuária na Amazônia, é necessário a derrubada de árvores, as que são úteis são vendidas como madeira ilegal. Esses são os dois grandes motivos da destruição da amazônia, seguida da produção de soja que é para alimentação de gado. Quanto a perda de energia, esse é um dos argumentos "vegetarianos". Perde-se ao invés de se ganhar quando se cria gado, usa-se mal a Terra e ainda a polui de forma absurda. Sabia que na Amazônia tem mais GADO que GENTE? Quase 80% da carne consumida no Brasil provém daquela região, o Carrefour é o grande distribuidor dessa carne. A contribuição do brasil para a destruição da camada de ozônio é gigante, justamente pela queima de florestas e pela liberação de gás metano. Esse gás é mais letal ainda que o CO2 e provêm de gases liberados pelos intentinos de vacas leiteras e gado. Sobre gastos ambientais, procure dados comparativos. Quantos litros de água se gasta para produzir um quilo de carne ou um quilo de grãos??? Os números são assustadores, descubra vc mesma.
- Cris, dá sim!!! E como dá. Como te disse vários orgãos de saúde nos EUA e na Europa já recomendam a dieta vegetariana. No Brasil já surgem os primeiros grandes livros sobre alimentação desse tipo. Eu sugiro o livro "Alimentação Sem Carne", do DR Eric Slywitch de SP, ele é nutrólogo bem conceituado no assunto. As coisas começam a sair da escuridão... A Revista dos Vegetarianos tbm tem marcado essa transição.

Abraços!

Preto Velho · Belo Horizonte, MG 27/10/2006 10:59
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Preto Velho
 

Veja que link interessante que encontrei.
O preço da carne barata: desmatamento e escravidão

Preto Velho · Belo Horizonte, MG 27/10/2006 11:01
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
apple
 

Logicamente que para mim dá para implantar a dieta vegetariana sem prejuízos 'a minha saúde, caso eu queira... Não será inviável, no meu caso, ler e depreender informações da literatura científica.

Perguntei em relação 'a população brasileira, por exemplo...

apple · Juiz de Fora, MG 27/10/2006 23:05
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Preto Velho
 

O Brasil é riquíssimo em alimentos de origem vegetal. Aqui temos banana a preço de banana, castanha do pará, açaí. Cada localidade tem sua especialidade. Na amazônia por exemplo as pessoas de baixa renda tem vivido basicamente de açaí, que é fonte de ferro e outros minerais, além de ter uma boa quantidade de proteínas. Mas o básico feijão com arroz já supre a necessidade protéica diária, essa combinação de cereal - arroz - e leguminosa - feijão - possui toda cadeia de aminoácidos necessários para o metabolismo. O ferro tbm pode ser muito bem absorvido na alimentação normal das pessoas, bastando comer folhas verdes escuras com uma fonte de vitamina C, um suco de laranja para acompanhar o almoço ajuda! Tem um trabalho de uma professora da PUC do rio, muito interessante. Ela foi pro nordeste e pensou que encontraria muita pobreza, realmente viu muita gente mal nutrida, mas ao mesmo tempo viu uma imensa riqueza de vegetais que eram dados para engorda de animais ou que eram jogados fora. Rapidamente ela ensinou aquele povo a utilizar desses vegetais de tão fácil alcance e riquíssimos em ferro, zinco, antioxidantes, proteínas, etc... É uma reeducação muito valiosa. Se houvesse interesse governamental nisso com certeza seria ainda mais fácil replicar essas vivências.

Abraços

Preto Velho · Belo Horizonte, MG 28/10/2006 17:02
2 pessoas acharam til · sua opinio: subir
apple
 

O texto que você indicou diz:
"Uma região é responsável por 80% do crescimento da produção brasileira de carne: a Amazônia."

Você disse:
"80% da Amazônia está sendo destruída para pecuária e plantação de soja, que onde 100% do seu farelo é utilizada para pasto de "animais de consumo"."

Tem uma divergência de dados aí...

apple · Juiz de Fora, MG 28/10/2006 21:24
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Preto Velho
 

Não tem não. Das áreas que estão sendo destruidas na Amazônia 80% são para virar pasto e para plantação de soja. Essa soja, 100% do farelo dela é usado para alimentação animal. O restante, a leticina e o óleo é vendido nos supermecados ou para indústria de balas e doces,,

Preto Velho · Belo Horizonte, MG 29/10/2006 21:24
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
jujuba
 

Eu amo animais! Eles merecem mais respeito do que muita gente por aí...

jujuba · Santo André, SP 31/1/2007 13:59
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
Leandro Costa
 

Lembrando que para que se haja o mínimo de respeito a alguém, não precisamos necessariamente ter que amar este alguém. Basta respeitar o animal, se colocar no lugar do outro.

Leandro Costa · Florianópolis, SC 11/3/2007 14:54
1 pessoa achou til · sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados