Quatro músicos. Dez anos de carreira. Em 30 dias, 21 shows. Uma paixão - o metal. Os números traduzem a turnê da banda paraense Disgrace and Terror. Em comemoração aos dez anos na estrada, o grupo de rock pesado vai circular por seis cidades da Europa e mostrar seu trabalho autoral e influências do metal oitentista.
A Disgrace and Terror é a primeira banda nortista do gênero a se apresentar no exterior. A tour começa nesta quarta-feira (6), na cidade de Faro, em Portugal. A partir de então serão mais vinte shows em cidades diferentes com destaque em importantes festivais do gênero como em Madrid, na Espanha e em Guimarães, também em Portugal. A turnê segue até o dia seis de novembro e passará pela Bélgica, Holanda, Polônia e Alemanha.
Em meados de 2001, a Disgrace and Terror surgiu com a proposta de fazer um thrash/death metal agressivo, para resgatar o melhor do metal da década de 1980. Influenciados por Metallica, Slayer, Exodus, e Kreator, os quatro amigos Rot Marinho (vocal), Renato Costa (guitarra), Aldyr Rod (bateria) e Rômulo Machado (contrabaixo) abraçaram a ideia e decidiram se profissionalizar.
No ano seguinte fizeram a primeira aparição nos palcos paraenses, durante a segunda edição do Festival Barulho Brutal. Ainda em 2002, se apresentou em grandes festivais do gênero, tais como World Cremation, Xtreme War Lust, Belém Underground II, Kaverna Fest Rock e São Luis Rock Festival. Em Belém, abriu shows de bandas conceituadas no cenário nacional: Krisiun, Funeratus, Torture Squad, Nervo Chaos, Andralls, Claustrofobia e Executer, além das bandas norte-americanas Malevolent Creation e Cannibal Corpse, e a banda inglesa Onslaugth.
O vocalista, Roterdan Marinho, conta que a banda iniciou a partir da afinidade entre os vizinhos da mesma rua. "Morávamos na mesma rua e decidimos formar uma banda. A partir de então, não paramos. Já são dez anos unidos pela amizade e pelo amor à música", diz.
Os paraenses carregam na bagagem um CD-demo, intitulado "The War", com cinco faixas, gravado em 2003 e muito elogiado pela crÃtica especializada, um split-CD "Terror Nuclear" com quatro músicas inéditas. No ano seguinte, gravaram o CD "Shadows Of Violence", que inclui 12 faixas autorais. Recentemente lançou para a turnê europeia uma edição especial - um CD com 16 faixas, com os grandes sucessos autorais: "Gas Chamber", "Bomberman", "Infection", "Slaves of Hate" e "The Sensation Is Dead".
Os dez anos de carreira serão mostrados aos europeus numa apresentação de uma hora, carregado no repertório autoral - marca registrada dos paraenses. "No nosso repertório não tocamos musicas de outras bandas, apenas músicas de nossa própria autoria, todas cantadas em inglês, entre elas algumas bem solicitadas pelo nosso público como: "Terrorism", "The Sensation is Dead", "The War" e "Gas Chamber", todas estas e mais outras que também estão em nosso CD Edição Especial da Turnê Européia", comenta Roterdan Marinho.
As canções marcantes com letras que abordam temas como violência, terror, sangue, guerra e morte, retratam o cotidiano do homem e seus medos. "Nossas canções mostram a realidade do homem cercado pelo medo. Abordamos esses temas não fazemos apologia a eles", ratifica o vocalista.
A Disgrace and Terror European Tour 2011 é concretização de um sonho. O convite surgiu de um amigo paulista que agencia bandas de rock pesado para o exterior. Os shows foram fechados com um ano de antecedência. Segundo Roterdan, a expectativa para iniciar a turnê é imensa, já que é a primeira vez que uma banda da região Norte do paÃs, que pratica o estilo Heavy Metal, realiza tal feito. "Somos os primeiros nortistas a se apresentar na Europa. Buscamos esse reconhecimento dentro do nosso paÃs e conseguimos ultrapassar nossos ideais. Essa turnê é o resultado de dez anos de batalha. É o reconhecimento do nosso trabalho", afirma o vocalista.
Há cerca de três meses os quatro paraenses vem ensaiando diariamente para as apresentações da turnê. De acordo com lÃder do grupo, "os ensaios começaram desde o ano passado, mas nos últimos meses eles se intensificaram, pra que entremos no ritmo que a viajem impõe. Estamos nos preparando muito para superar a ansiedade. Essa é a viajem das nossas vidas. É a nossa maior turnê".
A banda que nasceu pelo amor ao metal e se manteve pela amizade durante esses anos é considerada pelo grupo como um hobby. Todos os integrantes tem outras ocupações, como enfatiza Rot: "Não vivemos exclusivamente de música. Eu e mais outros dois integrantes somos servidores públicos. Tudo começou como uma diversão. Gostamos do que fazemos. E fazemos música por amor".
A banda paraense Disgrace and Terror participou, também, da 6ª edição de um dos maiores festivais do underground brasileiro, o Brutal Devastation, em Belo Horizonte (MG). A banda iniciou, em 2006, a primeira parte da turnê de divulgação do álbum "Shadows of Violence" que passou por dez cidades, em seis estados do Norte/Nordeste do Brasil, com destaque para a participação no tradicional Festival Forcaos, em Fortaleza (CE).
Até o dia seis de novembro, a Disgrace and Terror European Tour 2011 circula os paÃses europeus. É a primeira vez que uma banda da região Norte do gênero, com influência do thrash metal e heavy metal, praticados nos anos de 1980, realiza o feito de iniciar uma turnê internacional no continente europeu. Rot Marinho, Renato Costa, Aldyr Rod e Rômulo Machado se apresentam em Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Polônia e Alemanha.
"Desgrace and Terror European Tour 2011"
Para conhecer o trabalho da Banda, acesse: www.myspace.com/disgraceandterror
www.facebook/disgraceandterror e www.twitter.com/disgraceterror
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!