DISPAROU, VIROU ARTE!

Ulisses Holanda
Pôr-do-sol em Babaçulândia
1
jjLeandro · Araguaína, TO
26/11/2007 · 352 · 20
 

Quando ele faz mira e dispara, é fatal! Não se trata de um caçador empedernido, daqueles antigos, que ao arrepio da lei de proteção da fauna e flora (que então não existia), saía por aí atirando a esmo e decorando paredes com troféus de caça.

De fato este também é um caçador. Ele é implacável, tem uma pontaria certeira e imobiliza o objeto ou o ser que entra em sua alça de mira, mas é um caçador de imagens. Isso mesmo, estou falando de um fotógrafo!

Um jovem fotógrafo araguainense com pouco mais de trinta anos de idade e um trabalho maduro: Ulisses Holanda (colaborador aqui do Overmundo). E neste sentido quero dizer consciente, estudado, destro no conhecimento das possibilidades que seu equipamento pode permitir.

“Interessante para mim a fotografia ter um sentido de liberdade, embora quando enquadro a imagem, ela é definitivamente capturada na reprodução. Acho que sinto isso por possibilitar ao meu leitor de imagens, como acontece comigo, viajar nas múltiplas interpretações que ela permite”. Assim, de uma maneira bem particular e simples, ele define o seu ofício.

Ofício que aprendeu há mais de uma década: exatos 14 anos.
“Foi uma verdadeira guinada em minha vida, pois na primeira semana eu já sabia o que realmente queria ser: um artista”, revela com humildade.


CORREIOS E FOTOGRAFIA


Em 1993, Ulisses Holanda era funcionário dos Correios e acreditava numa carreira como carteiro dentro da instituição. Quando uma máquina fotográfica entrou em sua vida, começou a pôr os pés fora da instituição. Mas não foi assim de repente.

“Ainda fique um tempo com as duas ocupações, pois a fotografia não era então capaz de me sustentar”. Mas quando comprou uma máquina melhor (Zenit), e arriscou-se de vez na profissão, não se decepcionou. “Dois anos depois, em 1995, melhorou bastante. Eu já tinha muitos clientes. Um deles era uma ONG que patrocinava projetos de atendimento a crianças carentes de periferia. Eu fotografava em projetos em Araguaína, Wanderlândia, Tocantinópolis, Axixá e Buriti do Tocantins, além de ter uma boa clientela em Araguaína”, confessa com orgulho seus primeiros passos na fotografia.

Daí em diante procurou especializações, realizando cursos em São Paulo e Goiânia, participando de feiras e exposições para atualização de sua arte. Como resultado da dedicação pessoal e do afinco profissional, além das várias exposições individuais de fotografia, emplacou trabalhos em cartões telefônicos Brasil afora.
Seus trabalhos mais recentes estão em duas exposições simultâneas em Araguaína e Babaçulândia, cidades do Tocantins.

São resultados do aprimoramento técnico e do aguçamento da maneira de ver o mundo. “Procuro detalhes nas coisas e particularidades nas pessoas, algo que esteja invisível por causa da correria diária, mas que se revela para a câmera”, define sua técnica.

EXPOSIÇÕES

Realização de quatro grandes exposições:

Exposição em 19 de agosto de 2002
Tema: Beleza de Araguaína - 12 fotos - Hoje faz parte da galeria de fotos da Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura de Araguaína;

Exposição em 19 de dezembro de 2004
Tema: Araguaína meu cartão-postal - 16 Quadros - Hoje faz parte da galeria de fotos da sala vip do aeroporto de Araguaína;

Exposição em 12 de Novembro de 2007
Tema: Arte em Foco - 14 quadros - Em exposição no ITA - Instituto Tocantinense de Artes em Araguaína até 30 de novembro;

Exposição em 19 de novembro de 2007
Tema: Um Olhar sobre Babaçulândia – 14 quadros - Exposição itinerante que percorrerá escolas, centros comerciais, associações de moradores e povoados do município, revelando as belezas e os pontos turísticos do município. Ainda sem data prevista para encerramento.


OUTROS TRABALHOS

Em 2004, fez o lançamento de dois cartões da Brasil Telecom com foto do Parque das Águas e Panorâmica de Araguaína vista a partir do morro onde se situa o Cristo Redentor.

Em dezembro/2004, lançamentos de seis diferentes cartões-postais de Araguaína.

Em abril/2005, lançamentos de outros cinco cartões-postais.
Novembro de 2007, lançamentos de mais dois cartões-postais.


AS FOTOS DESTA COLABORAÇÃO SÃO DAS EXPOSIÇÕES DE ARAGUAÍNA E BABAÇULÂNDIA

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Cintia Thome
 

JJ

Bom trabalho e divulgação do artista-fotografo que é digno pela luta e por eternizar o nosso Brasil com sua camera. Parabens, um trabalho bem elaborado e de real importância para o País. E viva a Arte Brasileira!

Cintia Thome · São Paulo, SP 23/11/2007 17:25
sua opinião: subir
Tom Damatta
 

Olá, JJLeandro.

Acho bacana que aqui no site sejam publicadas matérias como esta sua, que mostram a importância de um profissional fundamental para o registro da História e para as publicações impressas. A profissão ainda é muito desvalorizada.

Li atenciosamente a matéria. Ficou muito boa. Merece, entretanto, uma revisão. Posso encaminhar a você por email o que percebi neste sentido de que falo. Meu email é tomdamattauol.com.br.

Percebi que o link que você deixou na matéria leva ao perfil do Ulisses no site. Ele tem algum cadastro em sites específicos de fotografia? Se sim, seria interessante acrescentar outros links que nos levasse a conhecer o trabalho.

Fiquei sabendo de uma exposição dele, acho que na prefeitura. Não vi, pois não pude ir. Legal conhecer melhor o trabalho por meio desta sua colaboração. Parabéns. Merece ser fotada para figurar na home. Gostei do título também. Parabéns

Tom Damatta · Araguaína, TO 24/11/2007 11:00
sua opinião: subir
Saramar
 

JJLeandro, excelente seu texto de divulgação deste verdadeiro artista que conseguiu realizar seu sonho.
Excelente colaboração.

beijos

Saramar · Goiânia, GO 24/11/2007 12:59
sua opinião: subir
Ulisses Holanda
 

jj meu amigo, obrigado pela matéria.
Tento a cada dia aprender um pouco para melhorar o meu trabalho, não sei quase nada. Tenho muito a aprender.
Como diz: ...ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre (Paulo Freire)

abraço.

Ulisses Holanda · Araguaína, TO 24/11/2007 13:57
sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Leandro.
Sua matéria está à altura do profissionalismo do Ulisses. Conheço o como fotografo há anos. Outra característica de sua personalidade é o coleguismo. Diversas vezes pude contar com o seu trabalho, quando do fechamento de edições do jornal Folha de Araguaína. A publicação do seu texto aqui contribui no registro histórico da atuação de Ulisses como profissional da fotografia. Ele, Araguaína e a fotografia merecem. Acabo de enviar um email a você com indicações de edição. A cachoeira da Cebola eu não conhecia. Não é a mesma do Jenipapeiro., à esquerda do KM-14 (acho) na estrada Araguaína-Filadélfia?

Antonio Rezende · Palmas, TO 24/11/2007 14:38
sua opinião: subir
Antonio Rezende
 

Agora pintou uma dúvida aqui: do Jenipao é a que fica em uma propriedade particular (mesma referência do comentário anterior), onde uma sequência de duas ou três quedas (salvo engano) formando piscinas naturais termina em um pequeno cânion? Fiquei na dúvida. Estive lá há algum tempo para conhecer e fotografar.

Antonio Rezende · Palmas, TO 24/11/2007 14:42
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Jj

Colaboração perfeita para os que aqui vem na certeza de encontar material de importancia para quem é da area da arte visual. Parabens
E Perfeitas imagens de um Brasil desconhecido pra mim. abç.

Cintia Thome · São Paulo, SP 25/11/2007 18:23
sua opinião: subir
Sinvaline
 

Leandro, perfeição as fotos. Aí em Araguaina ele poderia fazer um trabalho com os indios. Sempre que venho das aldeias venho chorando minha falta de talento para fotos...
valeu
sinvaline

Sinvaline · Uruaçu, GO 25/11/2007 21:14
sua opinião: subir
Vitória Nascimento
 

Boa matéria sobr o fotógrafo de Araguaína, Leandro. O Overmundo permite mesmo divulgar quem faz cultura no Brasil. Fotografar é uma arte. Araguaína então é também rica em cachoeiras? Fica perto de Carolina, né? Um abraço!

Vitória Nascimento · São Luís, MA 25/11/2007 22:03
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

O cara tem um trabalho bom e você soube mostrar isso.

Marcos Paulo Carlito · , MS 26/11/2007 19:58
sua opinião: subir
Kais Ismail
 

É Lindo o trabalho dele!!
Uma bela fotografia, é uma poesia que pode ser entendida por todas as linguas de todos os povos. E o Ulisses, é um grande poeta! Tal qual o seu divulgador.
Valeu, jjLeandro!

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 26/11/2007 21:31
sua opinião: subir
Carlos ETC
 

Ótimo artigo, Leandro!
E parabéns pelo seu trabalho também, Ulisses!
Abraço
http://interludios.blogspot.com

Carlos ETC · Salvador, BA 27/11/2007 12:05
sua opinião: subir
victorvapf
 

JJ , mesmo com todos os recursos da tecnologia, lentes que ja teem a capacidade do olho humano, etc e tal, nunca farao um aparelho que tenha a sensibilidade humana! Parabens pelo texto!

victorvapf · Belo Horizonte, MG 27/11/2007 14:30
sua opinião: subir
Thaiane
 

Ótimo texto!
Votei pois ele me encorajou a seguir essa carreira que me atrai tanto. Vou seguir os passos de Ulisses e me tornar uma fotografa tão competente quanto ele. Assim desejo.
Abs.

Thaiane · Contagem, MG 27/11/2007 18:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
FILIPE MAMEDE
 

Excelente colaboração Leandro. A fotografia, seja ela, estilizada ou, fotojornalística, não deixa de ser uma arte. Aproveito para colocar dois links aqui. Têm tudo a ver com a tua colaboração. Um abraço.
LINK 1: http://www.overmundo.com.br/overblog/fotografias-o
LINK 2: http://www.overmundo.com.br/overblog/das-imagens-da-moca-caetana

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 27/11/2007 18:45
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

LEANDRO,
e que arte, na mão de um artista assim,
um abraço, andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 27/11/2007 21:11
sua opinião: subir
Noelio Mello
 

Leandro.
Maravilhoso texto. palavras que contam vida, emoções, fantasias, realidades, esperanças. Ulisses Holanda é merecedor. Essa foto me parce aos meus olhos encantados catadas das entranhas dos céus. Simplesmente linda.
Bela reportagem. Comovente.
Abraços
Noélio Mello

Noelio Mello · Belém, PA 27/11/2007 21:28
sua opinião: subir
Juliaura
 

Bela apresentação do bonito trabalho de lindas fotos do Ulisses, Leandro.
Parabéns a vocês.

Beijin.

Juliaura · Porto Alegre, RS 28/11/2007 08:49
sua opinião: subir
Benny Franklin
 

Leandro, Salve!
Excelente matéria. A fotografia quando é tratada com seriedade, me excita! Bravo Ulisses. Bravo Leandro!
Abçs.

Benny Franklin · Belém, PA 30/11/2007 12:12
sua opinião: subir
Goiama Lopes
 

Leandro,seu trabalho associado com o trabalho de Ulisses,dar a verdadeira dimensão da riqueza de nossa região.Parabéns.

Goiama Lopes · Araguaína, TO 25/2/2008 22:14
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Cachoeira do Jenipapo - Babaçulândia zoom
Cachoeira do Jenipapo - Babaçulândia
BR 153 - Araguaína zoom
BR 153 - Araguaína
Pescador da foto atrás e Ulisses em Babaçulândia durante exposição zoom
Pescador da foto atrás e Ulisses em Babaçulândia durante exposição
Ulisses e visitantes na exposição de Araguaína zoom
Ulisses e visitantes na exposição de Araguaína
Cachoeira da Cebola - Babaçulândia zoom
Cachoeira da Cebola - Babaçulândia
Cartões telefônicos - Araguaína zoom
Cartões telefônicos - Araguaína

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados