Documentário celebra 30 anos do Menino Maluquinho

Ziraldo Alves Pinto: escritor relembra a história de seu personagem mais famoso
1
Caio Tozzi · São Paulo, SP
28/1/2011 · 0 · 0
 

O Menino Maluquinho, emblemático personagem do cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto, surgiu nas páginas do livro homônimo no início dos anos 80, em um período em que o Brasil redescobria sua própria história.

Mal sabiam eles - Ziraldo e o próprio Maluquinho - que, 30 anos depois, se tornariam duas figuras importantes para a literatura brasileira. O primeiro como um dos escritores mais consagrados do gênero infanto-juvenil que, neste período, escreveu obras clássicas como Uma Professora Muito Maluquinha, a Coleção Corpim (que trazia o saudoso Joelho Juvenal), O Bichinho da Maçã, dentre outras. O segundo por representar, de maneira genuína, a criança brasileira em uma obra literária.

Esta história agora está contada no documentário “Ele era um menino felizO Menino Maluquinho, 30 anos depois” produzido pela produtora paulista Vila Filmes. Com 30 minutos de duração, o filme traz Ziraldo para as telas, três décadas depois, contando as mudanças que livro e personagem trouxeram para sua vida. “Esse negócio de virar autor para criança foi muito bom para a minha vida”, avalia em seu depoimento.

O cartunista, então, volta ao período de sua participação no jornal O Pasquim para traçar ao espectador seu processo de transição do cartunista politico para o autor infantil, passando pela criação do livro e o sucesso de seu lançamento na Bienal do Livro de São Paulo em 1980. “Já foi daquele jeito, aquelas filas intermináveis”, lembra.

A Bienal do Livro, tão importante nesta história, não fica de fora do filme. O documentário também acompanha o escritor em suas disputadas e tão tradicionais tardes de autógrafos na edição do evento de 2010. Leitores e fãs de todas as idades dão seus depoimentos sobre como o livro foi marcante em suas vidas.

Ele era um menino feliz O Menino Maluquinho, 30 anos depois” é um filme de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini e vai rodar festivais ao longo do ano de 2011.

Clique aqui e assista ao trailer oficial do documentário.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados