É sucesso na escola!

1
Luiz Antonio Cavalheiro · Cordeiro, RJ
23/6/2007 · 176 · 10
 

Num momento em que as notícias nos jornais, quando a Educação é pauta, não são as melhores em sua grande maioria, há que se abrir parênteses para mostrar o que os meus olhos de educador estão vendo e os meu ouvidos têm a satisfação de escutar...
É assim que acompanho uma experiência de sucesso num colégio público, em Imbariê, 3º distrito de Duque de Caxias/RJ, orquestrada pelo arte-educador Adilson Sarti, um professor dinâmico e comprometido com as mudanças que todos nós buscamos alcançar pela Educação e a Cultura.

Como tudo começou...

Em 1998, o professor Adilson Sarti começou a lecionar Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Estadual Dr. Alfredo Backer, e logo percebeu as dificuldades de acesso à cultura bem como o grande índice de violência na comunidade, agravado pelo fantasma das drogas. Os alunos pareciam viver à margem da sociedade, discriminados e com baixa auto-estima. Ao lado disso, percebeu no contato com os alunos, dons, talentos e muito potencial para serem trabalhados, incentivados e, acima de tudo, canalizados em favor da formação cultural daquela comunidade e do próprio despertar da cidadania.
O professor pensou, inicialmente, em realizar uma "semana literária" e, logo depois, não satisfeito, ampliou o projeto abrangendo toda forma de expressão artística: algo que trouxesse alegria, prazer, emoções, risos e movimento, muito movimento. Uma verdadeira efervescência cultural ao final do 1º semestre escolar, período em que os alunos e professores já estão sonhando com o justo descanso de meio de ano...

O nascimento

Em 1999, nasceu a I OFICINA DE ARTES. Com um pouco de receio e ansiedade por fazer um evento tão grande, o professor Adilson Sarti começou a divulgar a idéia entre alunos e outros professores, numa grande ação interdisciplinar. Logo as sugestões foram surgindo e o trabalho foi tomando corpo: livros precisavam ser lidos e adaptados para o teatro, músicas foram sendo selecionadas e viraram coreografias variadas, grupos de dança surgiram, bandas de músicas foram formadas, alunos criaram seus próprios textos, cenários e figurinos. Os ensaios modificaram o ritmo da escola. Professores, alunos e a própria comunidade respiravam arte, poesia e música, quase o tempo todo. O trabalho foi árduo, porém recompensado com o sucesso que superou as expectativas do Colégio e do próprio professor.

A cada ano, um novo fruto colhido

Atualmente, o Colégio Estadual Dr. Alfredo Backer comemora os resultados de tamanha ousadia em sua IX OFICINA de ARTES. E como a estrada percorrida já é relativamente extensa, o colégio consegue outro grande feito: trazer para o ambiente escolar ex-alunos que se organizam em grupos para participações especiais. Ex-alunos e comunidade são sempre recebidos com entusiasmo e alegria.

Além dos próprios muros

Com a cabeça cheia de planos e com a preocupação em fazer da Oficina sempre um grande espetáculo, o professor Adilson Sarti segue na luta por uma educação que aposta no protagonismo juvenil, onde o aluno é o sujeito transformador da sociedade em que vive.
Segundo o professor, o trabalho dos alunos ganha nova dimensão: sai para visitar outras escolas e também municípios, sempre a convite de pessoas que prestigiam o evento. Além disso, o colégio está formando um público que já reconhece o valor transformador da cultura e aprecia arte.

Consciência Crítica

A preocupação com novas vivências e com a formação de uma consciência crítica também fazem parte do projeto. O idealizador afirma que os alunos, acompanhados pelos professores, visitam, na medida do possível - pois falta condução, dinheiro e apoio - museus, teatros e cinemas.
É com orgulho que o Colégio Dr. Alfredo Backer proporciona, através desse projeto, acréscimos à bagagem cultural de seus alunos. Quem conhece o trabalho da Oficina de Artes sabe que esta conquista é possível. Com os olhos brilhantes de quem acredita naquilo que faz, o professor Adilson Sarti afirma com convicção: E nada mais preciso do que a Arte-Educação para fazer isso acontecer.

No Olho do Furacão

O mais interessante ainda é perceber que o professor Adilson arregaça as mangas e não fica no comando de tudo apenas nos bastidores. Nas apresentações que envolvem, dentre outras manifestações, Mostras de Poesias, Teatro e Musicais, ele participa ativamente com trajes, maquiagem e, principalmente, com a emoção que toda atividade artítica requer. Talvez por isso ele consiga tanto êxito no Projeto que realiza, contagiando de forma plena e envolvendo toda a comunidade.

A IX Oficina de Artes acontece do dia 02 ao dia 06 de julho deste ano. Iniciando a sua programação diária às 9h e 30 min.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Tetê Oliveira
 

Cavalheiro, um belo projeto desenvolvido pelo professor Sarti e toda a comunidade do colégio. Muito legal mesmo!
Quanto à edição, ficaram faltando espaços entre alguns parágrafos e eu colocaria as palavras (citações) do professor entre aspas, e não em itálico. Fora isso, na digitação, vc "comeu" um S no penúltimo intertítulo.
Abraço e ótima Oficina de Artes pra essa galera!!!

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 21/6/2007 22:06
sua opinião: subir
Luiz Antonio Cavalheiro
 

Oi, Tetê!
Valeu pelo toque! Já fiz as modificações.
Grande abraço e obrigado.

Luiz Antonio Cavalheiro · Cordeiro, RJ 22/6/2007 07:32
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Belo texto, Cavalheiro!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 22/6/2007 09:17
sua opinião: subir
Luiz Antonio Cavalheiro
 

valeu Egeu! É minha estréia no overblog!

Luiz Antonio Cavalheiro · Cordeiro, RJ 22/6/2007 10:09
sua opinião: subir
Adilson Sarti
 

Ei companheiro,
Muito obrigado por mostrar a nossa arte, a nossa verdade com a sua arte de pintar com as palavras!
Abração!

Adilson Sarti · Duque de Caxias, RJ 23/6/2007 12:21
sua opinião: subir
EdQue
 

Cavalheiro. É muito bom que o trabalho de nossos professores seja divulgado. No momento em que a mídia reduziu a qualidade no ensino às notas dos SAEBs e ENEMs da vida. É importante que alguém lembre que não queremos educar apenas para o mercado, mas formar homens e mulheres que saibam amar e apreciar a beleza da arte.

EdQue · Brasília, DF 23/6/2007 17:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
linney
 

Bom saber que a comunidade e a escola estão envolvidas com
artes quase o tempo todo.
Parabéns a todos pelo trabalho.
Bela reportagem.
Belas fotos.

linney · Canoas, RS 24/6/2007 00:09
sua opinião: subir
Marluce Freire Nascasbez
 

Cavalheiro,

Belíssimo trabalho, parabéns!

Um aBRAÇO para ti e para o Adilson.

Marluce

Marluce Freire Nascasbez · Carnaíba, PE 24/6/2007 20:02
sua opinião: subir
Roberto Maxwell
 

Cavalheiro, da um abraco no Adilson por mim. Cara, ha quantos anos que eu nao tenho noticias dele!!!!

Roberto Maxwell · Japão , WW 25/6/2007 12:57
sua opinião: subir
Ize
 

Cavalheiro, que coisa bonita a divulgação que vc fez desse trabalho tão importante do professor Adilson. Olhei as fotos das oficinas que ele oferece e fiquei impressionada. Tb naveguei pelo site do colégio que mostra que competência e compromisso político tb podem ser ingredientes da escola pública que atende às classes menos favorecidas. Gostei muito de saber que lá tem um curso de formação de professores. Com certeza vou visitar a escola com meus alunos da Pedagogia da UERJ e divulgar esse trabalho entre meus colegas.
Parabéns para vc e para o Adilson

Ize · Rio de Janeiro, RJ 27/6/2007 00:08
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Adaptação  de O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. zoom
Adaptação de O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
aluno em show de pirofagia. zoom
aluno em show de pirofagia.
alunos em exibição de dança contemporânea. zoom
alunos em exibição de dança contemporânea.
Aluna colorindo o muro da escola. zoom
Aluna colorindo o muro da escola.
Prof. Adilson Sarti após espetáculo de abertura da Oficina de Artes. zoom
Prof. Adilson Sarti após espetáculo de abertura da Oficina de Artes.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados