Num momento em que as notÃcias nos jornais, quando a Educação é pauta, não são as melhores em sua grande maioria, há que se abrir parênteses para mostrar o que os meus olhos de educador estão vendo e os meu ouvidos têm a satisfação de escutar...
É assim que acompanho uma experiência de sucesso num colégio público, em Imbariê, 3º distrito de Duque de Caxias/RJ, orquestrada pelo arte-educador Adilson Sarti, um professor dinâmico e comprometido com as mudanças que todos nós buscamos alcançar pela Educação e a Cultura.
Como tudo começou...
Em 1998, o professor Adilson Sarti começou a lecionar LÃngua Portuguesa e Literatura no Colégio Estadual Dr. Alfredo Backer, e logo percebeu as dificuldades de acesso à cultura bem como o grande Ãndice de violência na comunidade, agravado pelo fantasma das drogas. Os alunos pareciam viver à margem da sociedade, discriminados e com baixa auto-estima. Ao lado disso, percebeu no contato com os alunos, dons, talentos e muito potencial para serem trabalhados, incentivados e, acima de tudo, canalizados em favor da formação cultural daquela comunidade e do próprio despertar da cidadania.
O professor pensou, inicialmente, em realizar uma "semana literária" e, logo depois, não satisfeito, ampliou o projeto abrangendo toda forma de expressão artÃstica: algo que trouxesse alegria, prazer, emoções, risos e movimento, muito movimento. Uma verdadeira efervescência cultural ao final do 1º semestre escolar, perÃodo em que os alunos e professores já estão sonhando com o justo descanso de meio de ano...
O nascimento
Em 1999, nasceu a I OFICINA DE ARTES. Com um pouco de receio e ansiedade por fazer um evento tão grande, o professor Adilson Sarti começou a divulgar a idéia entre alunos e outros professores, numa grande ação interdisciplinar. Logo as sugestões foram surgindo e o trabalho foi tomando corpo: livros precisavam ser lidos e adaptados para o teatro, músicas foram sendo selecionadas e viraram coreografias variadas, grupos de dança surgiram, bandas de músicas foram formadas, alunos criaram seus próprios textos, cenários e figurinos. Os ensaios modificaram o ritmo da escola. Professores, alunos e a própria comunidade respiravam arte, poesia e música, quase o tempo todo. O trabalho foi árduo, porém recompensado com o sucesso que superou as expectativas do Colégio e do próprio professor.
A cada ano, um novo fruto colhido
Atualmente, o Colégio Estadual Dr. Alfredo Backer comemora os resultados de tamanha ousadia em sua IX OFICINA de ARTES. E como a estrada percorrida já é relativamente extensa, o colégio consegue outro grande feito: trazer para o ambiente escolar ex-alunos que se organizam em grupos para participações especiais. Ex-alunos e comunidade são sempre recebidos com entusiasmo e alegria.
Além dos próprios muros
Com a cabeça cheia de planos e com a preocupação em fazer da Oficina sempre um grande espetáculo, o professor Adilson Sarti segue na luta por uma educação que aposta no protagonismo juvenil, onde o aluno é o sujeito transformador da sociedade em que vive.
Segundo o professor, o trabalho dos alunos ganha nova dimensão: sai para visitar outras escolas e também municÃpios, sempre a convite de pessoas que prestigiam o evento. Além disso, o colégio está formando um público que já reconhece o valor transformador da cultura e aprecia arte.
Consciência CrÃtica
A preocupação com novas vivências e com a formação de uma consciência crÃtica também fazem parte do projeto. O idealizador afirma que os alunos, acompanhados pelos professores, visitam, na medida do possÃvel - pois falta condução, dinheiro e apoio - museus, teatros e cinemas.
É com orgulho que o Colégio Dr. Alfredo Backer proporciona, através desse projeto, acréscimos à bagagem cultural de seus alunos. Quem conhece o trabalho da Oficina de Artes sabe que esta conquista é possÃvel. Com os olhos brilhantes de quem acredita naquilo que faz, o professor Adilson Sarti afirma com convicção: E nada mais preciso do que a Arte-Educação para fazer isso acontecer.
No Olho do Furacão
O mais interessante ainda é perceber que o professor Adilson arregaça as mangas e não fica no comando de tudo apenas nos bastidores. Nas apresentações que envolvem, dentre outras manifestações, Mostras de Poesias, Teatro e Musicais, ele participa ativamente com trajes, maquiagem e, principalmente, com a emoção que toda atividade artÃtica requer. Talvez por isso ele consiga tanto êxito no Projeto que realiza, contagiando de forma plena e envolvendo toda a comunidade.
A IX Oficina de Artes acontece do dia 02 ao dia 06 de julho deste ano. Iniciando a sua programação diária às 9h e 30 min.
Cavalheiro, um belo projeto desenvolvido pelo professor Sarti e toda a comunidade do colégio. Muito legal mesmo!
Quanto à edição, ficaram faltando espaços entre alguns parágrafos e eu colocaria as palavras (citações) do professor entre aspas, e não em itálico. Fora isso, na digitação, vc "comeu" um S no penúltimo intertÃtulo.
Abraço e ótima Oficina de Artes pra essa galera!!!
Oi, Tetê!
Valeu pelo toque! Já fiz as modificações.
Grande abraço e obrigado.
valeu Egeu! É minha estréia no overblog!
Luiz Antonio Cavalheiro · Cordeiro, RJ 22/6/2007 10:09
Ei companheiro,
Muito obrigado por mostrar a nossa arte, a nossa verdade com a sua arte de pintar com as palavras!
Abração!
Cavalheiro. É muito bom que o trabalho de nossos professores seja divulgado. No momento em que a mÃdia reduziu a qualidade no ensino à s notas dos SAEBs e ENEMs da vida. É importante que alguém lembre que não queremos educar apenas para o mercado, mas formar homens e mulheres que saibam amar e apreciar a beleza da arte.
EdQue · BrasÃlia, DF 23/6/2007 17:52
Bom saber que a comunidade e a escola estão envolvidas com
artes quase o tempo todo.
Parabéns a todos pelo trabalho.
Bela reportagem.
Belas fotos.
Cavalheiro,
BelÃssimo trabalho, parabéns!
Um aBRAÇO para ti e para o Adilson.
Marluce
Cavalheiro, da um abraco no Adilson por mim. Cara, ha quantos anos que eu nao tenho noticias dele!!!!
Roberto Maxwell · Japão , WW 25/6/2007 12:57
Cavalheiro, que coisa bonita a divulgação que vc fez desse trabalho tão importante do professor Adilson. Olhei as fotos das oficinas que ele oferece e fiquei impressionada. Tb naveguei pelo site do colégio que mostra que competência e compromisso polÃtico tb podem ser ingredientes da escola pública que atende à s classes menos favorecidas. Gostei muito de saber que lá tem um curso de formação de professores. Com certeza vou visitar a escola com meus alunos da Pedagogia da UERJ e divulgar esse trabalho entre meus colegas.
Parabéns para vc e para o Adilson
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!